Mariliz Pereira Jorge > Neymar tem que ser negro? Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. dix-huit

    Racismo é uma forma de "derrubar", covardemente...

    Responda
  2. distribuicao de renda

    Leia a pesquisa publicada no mês de novembro de 2015 pela prefeitura de São Paulo. Assim vc entenderá sobre a importância do Neymar dizer que é negro e sofre racismo. Falta de informações doença na alma e na cor da pele.

    Responda
  3. dix-huit

    Conheço judeus antissemitas. Pode ser que existam negros anti afrodescendentes...

    Responda
  4. dix-huit

    No filme americano "Imitação da vida", anos 50/60, a jovem "br/a*nca" envergonhava-se da mãe ne*g/ra...

    Responda
  5. dix-huit

    No Brasil há pessoas de pele (morena?) que se envergonham de suas origens ra*c/ia*is. Pode ser que Neymar seja uma delas...

    Responda
  6. dix-huit

    Neymar é um dos melhores jogadores de futebol do mundo. Mas, intelectualmente alienado. Daí sua dificuldade em se posicionar contra o racismo...Neymar precisa estudar mais para se fortalecer intelectualmente...Neymar tem dinheiro. Mas é pobre. Se é que vocês me entendem...

    Responda
  7. Pegorer

    Preconceito, crime sempre praticado desde o campo até a sala de aula da universidade ou da vida. Sou muito branco, ao contrário de um certo Sr.X, que manipulava o chefe e não queria que me contratassem mesmo sendo concursado. Um colega dele me convidou. Ele não se conteve e, pelo chefe no RH, me passou para a divisão dele e uma situação letal onde sofri dois atentados. O bullyng continuou! Depois de 15 anos contou que foi porque minha irmã não lhe correspondera 30 anos antes c/14 anos.

    Responda
  8. Edmilson Silva

    Como cutuca a canção popular: "Ninguém sabe se ele é branco, se é mulato ou louro". Soa estranho, entretanto, a autora sair distribuindo rótulos parágrafo sim outro não. Em que pese a questão da auto-escolha do matiz da tez, coisa que o IBGE cumpre à risca, fico com ditado popular: passou de branco, preto é. Por fim, viva a liberdade de expressão.

    Responda
  9. Edmilson Silva

    Como cutuca a popular: "Ninguém sabe se ele é branco, se é mulato ou louro". Soa estranho, entretanto, a autora sair distribuindo rótulos parágrafo sim outro não. Em que pese a questão da auto-escolha do matiz da tez, coisa que o IBGE cumpre à risca, fico com ditado popular: passou de branco, preto é. Por fim, viva a liberdade de expressão.

    Responda
  10. Litho

    Se Neymar fosse prestar exame vestibular é evidente que ele pleitearia as cotas reservadas aos afro-descendentes. Ou se declararia branco? O que importa é que toda forma de racismo deve ser combatida e principalmente no futebol,onde a diversidade racial sempre esteve presente desde priscas eras. A salientar, que o maior jogador de futebol de todos os tempos ,Pelé, é negro .

    Responda
  11. jesper39

    Se a mídia deixasse de lado o sensacionalismo, as coisas deixariam de existir; mas como dá Ibope.........

    Responda
  12. Emilia Silva

    Impor a denominação "negro" para alguém que não se enxerga assim é uma das maiores falhas do ativismo negro no Brasil. A miscigenação é um dos nossos aspectos mais interessantes. Famílias têm diversos tons de pele, cor de olhos e tipos de cabelos. Talvez Neymar e seus olhos esverdeados entenda que não cabe na definição "negro". O fato é que no mundo todo quanto mais escura a cor da pele mais perto da pobreza. Como valorizar o negro e respeitar as diferenças do país é um grande desafio.

    Responda
  13. eline

    Contra o racismo ou qualquer tipo de preconceito. Mas também contra as autoritárias patrulhas ideológicas que pretendem regular comportamentos.

    Responda
    1. Pegorer

      Meu apoio

  14. coxinha

    concordo com Neymar,pois não acho ele negro,pois muito anos a traz tinhas as mulatas do sargenteles,e ninguém falava em racismo,chamar de macaco,não é só a cor,pois o ator Toni ramos tbm pode ser chamado pelo seus pelos,no negro são é brasileiro,nada parece com africano,o mais riculo o cantor Carlinhos B,que tem um cabelo horroroso,quem nem a Ãfrica se usa,somos brasileiro

    Responda
  15. Rodolfo

    A colunista comete o grande erro de colocar o preconceito na mesma vala comum daquelas pequenas coisas que relegamos no dia-a-dia, q ñ vale a pena "dar trela", q é melhor "ignorar". Racismo é um problema seríssimo. Esconder ou "ignorar" essa questão faz o jogo do racismo e não o contrário. As críticas à postura do jogador são feitas nesse viés. O jogador pode ou ñ se posicionar conforme queira. Mas poderia usar o apelo q tem junto a milhões de fãs p/ trazer msg de tolerância e respeito.

    Responda
    1. Rodolfo

      Mas a decisão é sempre dele. Certamente essa situação pode tê-lo feito pensar (ou não). Racismo não pode ser invisibilizado. É uma chaga que precisa ser debatida, divulgada, combatida abertamente. Esse episódio é importante porque tem o potencial de proporcionar isso.

  16. elvis

    Complementando meu comentário,Neymar não tem de ser negro....ele é negro.

    Responda
  17. elvis

    Na minha opinião Neymar deveria sim se posicionar contra o racismo,ele deveria se aceitar como negro que é,qual o problema em ser preto (como ele diz)?Essa é uma discussão tola que não vai acabar nunca.

    Responda
    1. não tenho

      Pena que ele não sente negro, pois como pessoa publica e famosa é espelho para muitos .

  18. P

    Em estádio lotada uma das muitas partes (perfil) existente, não estão preocupadas com cor, tanto quanto os formadores de OPINIÃO, estes torcedores querem uma forma de desestabilizar o CRAQUE, daí a Irrelevância do Craque para este PERFIL de torcedor!!

    Responda
  19. Gisele

    Na minha opinião Neymar não comenta devido estar atualmente extremamente rico e não se importar com xingamentos do público do time adversário quê financeiramente nunca chegará nem aos seus pés, independentemente da cor que o seja.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.