Ilustríssima > A quem serve a classe média indignada? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Na ótica distorcida do entrevistado, a classe média deveria sair à s ruas para apoiar o governo mais corrupto da história do PaÃs. Não é verdade que a classe média tenha se associado à plutocracia. Quem se associou aos plutocratas foi o PT.
Discordo do autor qdo diz que a Igreja católica dominava o cenário. Era ela, quase que um dpto religioso do império comandado por um imperador, por vezes iluminista. É tanto verdade, que não foram construidos conventos ou mosteiros, pois queria o Império mantê-la manietada. Lembramos a prisão em trabalho forçados e dois importantes bispos da Igreja.
Muito boa análise, salvo um ou outro ponto inconsistente. Além disso, ter cuidado com a linguagem e o uso de termos como "coxinha", o que distancia a análise de quem precisa considerá-la com abertura e faz o entrevistado acabar pregando pra convertido.
Para entender melhor, é necessário ler o livro. Criticar sem fundamento é mera imprudência.
Puxa, começou bem, eu também acredito que esse "culturalismo" brasileiro é de um determinismo e fatalismo ridÃculo. Se isso fosse verdade lugares como a Ãsia não teriam se modernizado à s velocidades fantásticas que vemos. Mas daà o nosso intelectual iconoclasta parte para o discurso de defesa dos criminosos que estão destruÃndo o Brasil com o princÃpio do "um emprego para cada cumpanheru". #FAIL!
É falso dizer que deficiências culturais não nos prejudicam e um exemplo derruba toda a falácia: no perÃodo de bonança nacional as famÃlias brasileiras gastaram o dinheiro extra com bugigangas eletrônicas ou tênis de marca, enquanto as famÃlias chinesas (produzindo bugigangas e tênis de marca para os brasileiros) investiram na educação dos filhos, cuidando do seu futuro. O Povo cigarra, definitivamente, não é composto por coitados, mas por imprevidentes. O povo formiga se tornará rico.
Ainda mais falso é desconsiderar a posição privilegiada da China na economia geopolÃtica, o que repercute na sua população (posição essa que só foi garantida com décadas de fechamento econômico a despeito dos interesses das elites globais). Não adianta nada a população ser formiga em um lugar que não oferece as condições pra ela melhorar sua vida. Os fatores culturais não são mais decisivos que os sociais. Acho que é isso que o entrevistado quis dizer.
O pretenso cientista não pesquisa com dados reais mas usando de sua ideologia, movida pelos seus medos e outros instintos; Ao invés de cobrar atitudes que só o cidadão pode tomar faz um mal imenso aos pobres brasileiros ao tratá-los como coitados. Destua alguém fazendo-o acreditar que é incapaz.
Como já foi dito, a corrupção é um problema de desvio de caráter do ser humano, não tem nada a ver com o capitalismo. A forma como isso é "punido" num paÃs como o Brasil é o que a alça a proporções monumentais.Não me surpreende que esse presidente do Ipea, como está no cargo por indicação polÃtica da esquerda, tenha esse tipo de visão, só ficaria surpreso se houvessem muitos seguidores desse tipo de pensamento absolutamente ultrapassado e hipócrita, mas como se vê pelos comentários, ele está só.
Lixoh intelectual banido de sociedades desenvolvidas e que realmente só consegue prosperar nos paÃses intelectualmente incipientes da América latina e Ãfrica.
LegÃtimo tolo representante da "inteligência brasileira", que emburreceu o PaÃs e o jogou nas mãos da esquerda populista.
TÃpico e claro exemplar do famoso "idiota sul-americano" com necessidade de pagar a dÃvida resultante do recebimento de um cargo no governo de plantão.
A desfaçates do entrevistado é chocante. Deve ter sido aluno do paulo freire e fala para alunos de paulo freire.
Vc já leu Paulo Freire, educador reconhecido mundialmente? Saia desses esquemas mentais limitados e mesquinhos. Paulo Freire está acima de qualquer disputa partidária eleitoreira. Procure se informar antes de atentar irresponsavelmente contra o conhecimento.
Toda e qualquer interpretação um pouco mais profunda na sociedade e história brasileira, se apresenta como um tapa na cara da oligarquia. Bela matéria.
A tendência à corrupção é intrÃnseca ao ser humano. Mas ela se multiplica quando a certeza da impunidade se estabelece. Vamos debater as ideias do presidente do IPEA!!!
Onde já se viu?O sistema capitalista ser o mais corrupto,pois foi isso que sem adjetivo quis dizer.Só pode ser mais um aloprado de ESQUERDA.
Não é se de admirar que o IPEA, após um erro atrás do outro em suas pesquisas, esteja totalmente desacreditado hoje em dia. Com um presidente com idéias tão atrasadas e escrevendo tamanhos absurdos, não se poderia esperar nada diferente. São tipos como ele no governo que explica a atual crise polÃtica e econômica no paÃs. Um misto de arrogância, ignorância e incompetência.
A tempos a função do ipea, constatada com a mais simples análise é manipular dados e o eleitorado, e não produzir informações úteis à sociedade.
Pois é,é uma cretinice sem fronteira.Aliás,da esquerda é melhor que se pode esperar.
Sinceramente, ao concluir afirmando que o fracasso do PT se deve ao "discurso único da mÃdia conservadora", o autor "voltou" para seu grupo de manifestantes do PT/CUT/UNE.. A "inteligentizia" brasileira, que cobre a camisa vermelha com roupão de democracia, acha que o povo "coxinha" não percebe a realidade presente.
A corrupção está sempre atrelado ao Estado gigantesco. Onde há mais Estado, há mais corrupção, independentemente do regime de governo. Ocorre que onde os ideais de esquerda imperam (no bom sentido), temos o Estado controlando tudo. Os regimes de esquerda estão fadados ao fracasso, pois se o Estado provê, para que eu vou me esforçar?
Triste, muito triste. Pessoa tão ideologicamente pueril no uso e aplicação de (seus?...)argumentos, a ponto de mencionar "coxinhas" (sem contrapô-los à "esquerda caviar" à qual se emparelha) numa entrevista pretensiosamente "cientÃfica" , hoje dirigindo um órgão que reputávamos coisa séria, dá pena. Não dele, de nós. Narcisista por demais confiante nos seus "35 anos de estudos" (...) no que chama de "ciência" (brincadeira...), deixa claro o seu real interesse: vender livro.
Esse senhor não passa de um imbecil de primeira grandeza.
A atual "defesa" do governo resume os vilões à meia dúzia de agentes e mais a mÃdia. O "resto" é tudo bobo. Em outras palavras, é a confissão bolivariana de incompetência de sempre, aplicada aos que assumiram em 2003.
Nada mais natural o que diz esse petista. A lógica é defender com unhas e dentes as boquinhas e boconas. Ele não é o presidente do Ipea, subordinado ao Ministro do Planejamento? .A mensagem é clara: "todos os paÃses capitalistas são corruptos, então coxinhas, não encham o saco escrotal nosso, que a corrupção petistas é uma marxistaria perto da grande corrupção."
O autor fala o que todos sabem, com linguajar acadêmico. Fica parecendo diferente. 1) O PT partiu para as coalizões, para suavizar e viabilizar a mudança de governo. 2) Quando viu melado, se lambuzou. Só não fala, porque não pode, que é bom desistir do PT.
O autor do livro como todo petista clássico mostra sua cegueira em relação ao próprio partido. Tudo que ele argumenta como apropriar-se do estado para fins de interesse pessoal é exatamente o que o PT fez nestes 13 anos. Usar exemplo de Eua e frança é no mÃnimo ridÃculo para uma pessoa que se diz Doutor. Olha Taiwan, Cingapura, Austrália que não tem recessão há 20 anos...Lamento constatar mas pessoas como este senhor estão contaminadas de um pensamento equivocado comunista.
Estudou a sociedade brasileira por 35 anos e não aprendeu nada esse senhor... mais um houbsbariano sonhático esperando o verdadeiro "socialismo do século XXI". quando li "coxinha" na entrevista quase parei de ler os argumentos patéticos do doutor...
Se é doutor,deve ser de igual valia aos dotourados do senhor Lula da Silva:Zero a ESQUERDA.
Ao fim da leitura, parece que não sobrou nada, a não ser mimimi. A esquerda avacalha o liberalismo, destrói seus pilares básicos, substitui por corrupção e incompetencia. Quando tudo dá previsivelmente errado ainda assim o autor culpa o liberalismo pelas atitudes dos "bons selvagens" esquedistas. Com um vies ideologico deste no comando do IPEA, não há como sair dado confiável.E ainda usa o termo "coxinha" para os incorformados... Poor Brazil.
Puro blábláblá esquerdofrênico, tosco e de baixÃssimo nÃvel. Ancorado, como sempre, nas velhas e emboloradas mitologias da esquerda, já mais do que desmoralizadas pelos fatos e pela realidade.
Pois é, só lembrando, nos paÃses "socialistas", um dos grandes problemas era a corr upção, o nepo tismo, o favorecimento de certos grupos... então, não é do capit alismo, né!?
Pois é, e falando no Ipea, há alguns meses, quando foi divulgado a inflação de 2014, constatou-se que cerca de 1 milhão de pessoas haviam retornado à miséria, a despeito dos programas sociais. Semana passada, o Ipea divulgou, no site oficial da presidência, que não havia aumentado a miséria, a despeito da inflação muito acima do ajuste do Bol sa famà lia. Ora, duas informações completamente desencontradas! Aliás, pela lógica, a segunda só pode ser falsa!
É lamentável que o Ipea, cujo objetivo é "fornecer suporte técnico e institucional à s ações governamentais para a formulação e reformulação de polÃticas públicas e programas de desenvolvimento brasileiros", seja comandado por um sociólogo, e não por um economista, com uma visão do mundo mais parecendo a de um ideólogo da Revolução Cultural chinesa e completamente dissociado da realidade brasileira.
O pete destruiu o Ipea, aparelhando-o ideologicamente, assim como fez com muitas outras coisas, como a diplomacia, também aparelhada e apequenada.
suas reflexões (se é que se pode chamar isso de reflexão) são reflexos distorcidos pela ideologia ultrapassada
Umas pérolas de tolices. Parece, ao final, que o único caminho é a verdade, desde que seja a dele.
texto de coxinha vermelho
No capitalismo sem intervenção do estado, corrupção é ineficiência e aumento de custos e, portanto, fadado a desaparecer com a livre concorrência. Já quando o estado entra, protege as empresas corruptas e a corrupção tende a se espalhar. Lembremos que, por definição, apenas um agente público pode ser corrompido. Nas relações puramente privadas elas são desonestidades que surgem mas tendem a desaparecer na livre concorrência.
Eu não diria que a corrupção tende a desaparecer com a livre concorrência. Mas certamente as oportunidades de corrupção são muito menores do que na situação de um Estado grande, intervencionista e discricionário se envolvendo e dirigindo a economia.
A maior prova que ter um diploma não significa nada e que qualquer um pode publicar um livro, principalmente tendo o Estado para ajudar financiá-lo. Nos paÃses onde o capitalismo é mais consolidado a corrupção é mÃnima e onde é mais frágil e dependente do estado é máxima. O socialismo é a corrupção por natureza, institucionalizada, não por menos China, Rússia, Cuba e Coréia do Norte são hoje os campeões da corrupção. O Brasil populista também.
E a Venezuela chavista, hoje no topo do ranking da corrupção.
Tudo é movido por interesse. Para atrair a abelha, a planta tem um cheiro que agrada ao inseto. O cachorro fica próximo de quem lhe beneficia. O dinheiro compra coisas boas, o que o torna algo cobiçável. O cargo público é dotado de poder para beneficiar ou prejudicar, o que atrai interessados nesse poder, pessoas que, com o cargo, exigem vantagens para atender pedidos. Os interessados nos favores se mostram dispostos a remunerar o serviço. Sempre foi assim, sempre será assim.
Acho que o autor desvia o foco, colocando em aspectos estruturais ou ideológicos o que é meramente falha gerencial.
Pa combustÃrvi du Trem Balão Painho Lu + Mainha du BR ... piuiiii ! piuiii ! Deplora a Situação Afaga os Privilégios... DSAP DSAP ... piuiiii ! piui piu piu pi pi puuu parada obrigatória p/ discursos na Estação das Honestidaaardi.[ painho ] "Nunca na históra dessa paizaja peituda de impostos..."
O doutoe ai é um ignorante.... desconhece que a corrupção existe na humanidade desde milhares de anos atrás, não foi o "capitalismo" (ele nem sabe o nome do sistema criado na Inglaterra a partir do século XIX, que é Liberalismo e não capitalismo, "capitalismo" é um termo marxista criado para gente como ele falar) que criou a corrupção, a corrupção é inerente ao ser humano, Judas se vendeu por 30 dinheiros para trair Cristo, o doutor não sabe disso? Deveria ir se instruir para não falar besteira
Corrupção é inerente ao socialismo, é só ver o que os companheiros do autor fizeram aqui no Brasil, Venezuela e Argentina.
Pedir para esse aà não falar mais besteiras é como pedir para um pet ista nunca mais mentir. ImpossÃvel.
Há uma enorme parcela, também, do governo, no que diz respeito a ineficiência de serviços e no custo deles. Ora, dizer que é culpa de empresas privatizadas e uma bobagem, pois em paÃses mais eficientes também são privadas. Por que no Brasil a telefonia é cara e há tantas reclamações? Porque a Anatel (agência reguladora) não funciona! A igualdade e justiça social não se faz espontaneamente. É preciso eficiência do Estado. Mas é para isso que ele exite, não?
Me parece que, se o modelo tivesse sido bem seguido, funcionaria. Ou seja, privatiza-se, diminui-se o Estado, mas o Estado fiscaliza, coordena, organiza... Então as agências reguladoras precisam ser fortes, eficientes, e não podem ser aparelhadas. Se o governo PeT detonou as agências, a culpa é do liberalismo, ou do capitalismo?
Outra coisa, pois mais que se critique os EUA, lá tem alguma mobilidade social, que seja da classe média para cima. Há inúmeros empreendedores que ascenderam. Vejam a enorme lista na área de informática..... (Bill gates, Steve Jobs, e milhares de outros)
Há aspectos interessantes na entrevista. Contudo, até hoje não consegui vislumbrar, de fato, que esse governo é voltado para a ascensão dos pobres. Sinceramente, o que vejo é esse governo usando os pobres. Outro aspecto, é que não dá para minimizar uma corrupção que torna o estado ineficiente com o argumento de que outros governo foram corruptos, ou que outros paÃses possuem corrupção.
A culpa então é da classe média e do FHC ?
Todo esquerdista tem essa pretensão, de ser onisciente, os únicos e reais conhecedores da verdade revelada. Suas certezas só ficam atrás dos fracassos de suas ideias no mundo real.
Bem observado! Foi o que ele disse. Ele colocou a classe média como gado conduzido, acéfalo, sem nenhuma capacidade reflexiva, e ele - o autor -, como um ser onisciente.
1) A corrupção é endêmica ao ser humano e não ao capitalismo. A educação e o desenvolvimento do indivÃduo é que o torna apto à cidadania. 2) Hoje em dia para se ganhar uma discussão polÃtica basta inserir a palavra 'racismo'.
Esqueceu de mencionar o governo federal mais podre, corrupto e incompetente dos ultimos 500 anos, o da mandioca e do Brahma !
Pra ele os "erros" ou "malfeitos" no que se refere (eta dilmes) são culpa dos vizinhos tuc/a/n/os, que contaminaram o pete... ahhh o pete, tão lindo e sonhador em construir um Brasil grande, e vem os mal/va/dos cap/ital/is/tas a nos esp/o/liar, sem d/ó nem pi/ed/ade....
O autor parece usar o argumento que os antigos chamavam de reductio ad absurdum. Fazer uma suposição com vÃcio de origem e depois demonstrar as consequências da sua aceitação ou rejeição. Qualquer um que tenha pisado em solo americano ou europeu sabe que esses lugares estão longe de serem perfeitos. Não existe maior crÃtico do governo americano do que o povo americano. Entretanto apesar da falta de perfeição eles conseguiram construir paÃses mais avançados do que o nosso. A questão é, por quê?
O colonialismo pode ser a resposta. Se o capitalismo não pode ser inclusivo, ele precisa selecionar alguns poucos que se beneficiem dele. Essa seleção se deu histórica e geopoliticamente pelo colonialismo. Mas hoje, a concentração de renda é tão absurda que o colonialismo se intensificou dentro desses próprios paÃses, desmontando o estado de bem estar social e alastrando a crise.
A resposta é simples: Nos EUA nem se discute essa bobagem chamada de socialismo. Isso nem passa pela cabeça do americano comum.
Pior do que afirmar que corrupção é fruto do capitAlismo, o que obviamente é falso, pois a corrupção precede o capitalismo em mais de 2 mil anos, é não reconhecer que a criminalidade varia quantitativamente entre os paÃses e no tempo. Basta medir e fazer o gráfico.
Concordo contigo. Minha sensação é que estamos vivendo em um perÃodo em que falta sensatez
As melhores respostas sobre as diferenças de desenvolvimento entre paÃses foi dada pelo Prof. Niall Ferguson, de Harvard. Segundo ele não existe relação com clima, geografia, religião ou etnia. As diferenças existem porque os chamados paÃses desenvolvidos souberam construir instituições que funcionam a revelia das ideologias polÃticas e suas leis são baseadas na razão e não na religião. Nunca é demais lembrar que até meados do século XIV o oriente era muito mais rico do que o ocidente.
a s n e i r a s
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ilustríssima > A quem serve a classe média indignada? Voltar
Comente este texto