Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Sandro Lima - GEOF PGRN UEMS

    Vale acrescentar que uma placa solar importada da Alemanha e instalada no Brasil pode aumentar em até 50% sua produtividade, principalmente devido à irradiância solar no Brasil ser bem maior que na Alemanha. De fato pouco foi feito para motivar a comercialização e a produção dos sistemas tecnológicos envolvidos, mas tenho esperança de que com o marco regulatório lançado em Brasília esta semana, teremos maior proximidade das universidades com as empresas do setor, criando um ambiente adequado.

    Responda
  2. Lia

    e na Alemanha tem pouco sol.imaginem...

    Responda
  3. CJP

    O colunista precisa se informar melhor de que não se está fazendo quase nada sobre energias renováveis no Brasil. Vi ontem o documentário da Globo News, O crescimento e os desafios das energias eólica e solar no Brasil, em que "Em cinco anos, foram construídos 285 parques eólicos no Brasil, a maioria no Nordeste. No ano passado, o setor gerou 40 mil empregos diretos e indiretos. O Sol responde por apenas 0,01% de toda a energia do Brasil, mas essa realidade já começou a mudar." dá uma olhada lá

    Responda
  4. Déjà vu

    "..Enquanto isso, por aqui, tivemos de nos virar com uma tecnocrata do setor elétrico (leia-se: barrageiro) que, ocupando sucessivamente o ministério de Minas e Energia, a Casa Civil e a Presidência da República, nunca se entusiasmou nem com a energia solar nem com a eólica (ventos)" ***“Subdesenvolvimento não se Improvisa; é obra de Séculos" NR

    Responda
  5. BethO

    Dizem que a área do Sahara, se fosse coberta de painéis solares, poderia suprir toda a eletricidade da Europa. Mas qual seria o impacto no clima destes painéis refletindo para o céu a maior parte da energia solar?

    Responda
  6. Fernando Sérgio

    E, não faz muito tempo, nossa governante falou à CE de forma arrogante, que o Brasil sim estaria ensinando como superar crises (a econômica, naquela ocasião). É a realidade paralela em que vive o governo brasileiro já faz um bom tempo. O problema é que muita gente ainda acredita nisso.

    Responda