Luiz Felipe Pondé > Pragmatismo da fé Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Religião nunca será um negócio,muito embora existam negócios que se utilizam da religião para prosperarem . A visão ateÃsta do autor é factÃvel quando diz " que o pertencimento ao corpo profissional, as religiões pode fazer de você uma pessoa fria e pragmática" . Religião não melhora nem piora ninguém ,mas a conduta está baseada única e exclusivamente no livro das sagradas escrituras, a BÃblia . Ademais é preciso separar sempre "o joio do trigo" .
Por isto não acredito e muito menos sigo religiões. Religiões foram criadas por homens, Deus nos deu simplesmente 7 princÃpios, os chamados PrincÃpios de Noé. Quem os segue, não precisa de religião.
Pondé, este seu texto tem a ver com o fato de você ter ido recentemente a igreja Betesda em SP e ter conhecido o Pastor Ricardo Gondin?
No judaÃsmo, os rabinos (sucessores dos antigos fariseus criticados por Jesus) são mais terrenos e pragmáticos do que os mÃsticos cabalistas, ainda que a Cabala seja menos emocional e sentimental do que a média do misticismo cristão. Mas a mÃstica cristã também pode ser mais metafÃsica, menos sentimental, casos de Mestre Eckhart, Nicolau de Cusa, Santo Alberto Magno. Mas, no fundo,a surpresa do articulista surpreende. A realidade que ele constata é óbvia, e diversas obras tratam do tema.
O campo da fé é vastÃssimo. Mais vasto do que o Ocidente, ao qual o autor se limitou. De fato, no Catolicismo os padres seculares costumam ser em geral 'mundanos', e podem decepcionar os mais ingênuos. Mas monges e freiras em geral escapam destas limitações, são mais autênticos e mais espirituais. No mundo islâmico, os 'doutores da lei' (a Sharia) são em geral mais pragmáticos e terrenos do que os mÃsticos sufis. No HinduÃsmo e no Budismo, mutatis mutandis, a coisa se dá nestes mesmos padrões.
Não sou religiosa, mas espiritualizada. Muitas vezes me indago, como que religião pode ter ligação com sacrifÃcio, dor, sofrimento.. Isso pra mim não é religião, mas uma deturpação. usar animais , seres que não tem como se defender num ritual é muita maldade e falta de senso.
Este "mercado" de salvação de "almas" é um dos poucos que crescem exponencialmente neste Brasil... Ocuparam todos os cinemas de minha cidade, agora ocupam todas as esquinas, até das mais miseráveis favelas! Proliferam no caldo da ignorância atávica e germinal de nossa gente; tiram deles o dÃzimo e a capacidade de se indignar com tanta picaretagem. Uns profissionais sem a menor dúvida!
"Andá" com fé eu vô, que a fé não costuma "faiá" (Gilberto Gil).
A espiritualidade, quando se formaliza em religião, inevitavelmente perde em autenticidade. Também a religião, por tratar de algo que é impossÃvel de demonstrar, ou provar, torna-se campo fértil para o charlatanismo e a pilantragem. Ainda assim, acho que são úteis e necessárias, melhor com elas do que sem elas. Mesmo porque charlatanismo e pilantragem não são exclusivos da religião,estão amplamente disseminados por todos os campos da atividade humana.
Opostos entre si, religião e ciência são esferas do conhecimento humano q condicionam o olhar, impedindo-o de se lançar ao transcendental q nos abarca infinito afora -- ou adentro.
...eu tenho a teoria , que em toda religião , a cúpula é formada por ex-fiéis , e atuais ateus... ..não consigo imaginar , por exemplo, os pastores televisivos com um mÃnimo de fé em algo que não seja o luxo que tudo aquilo proporciona .
Interessante Pondé! Já havia pensado nisto quando me deparo com padres doutores e pensadores. Neles, há sempre uma tangente de reserva. Quantos aos pastores, a fragmentação e interpretação é tanta que o pragmatismo é mais detectável. Neste seguimento, quem não retorna aos ensinamentos do seminário, perde-se no caminho.
É verdade, deuses são baratos, mas seus representantes no mundo dos mortais custam caro. Mas alguns representantes custam caro demais...
“O maior Pecado para com os nossos semelhantes, não é Odiá-los mas sim tratá-los com Indiferença; é a essência da desumanidade.” - George Bernard Shaw
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Luiz Felipe Pondé > Pragmatismo da fé Voltar
Comente este texto