Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Litho

    Religião nunca será um negócio,muito embora existam negócios que se utilizam da religião para prosperarem . A visão ateísta do autor é factível quando diz " que o pertencimento ao corpo profissional, as religiões pode fazer de você uma pessoa fria e pragmática" . Religião não melhora nem piora ninguém ,mas a conduta está baseada única e exclusivamente no livro das sagradas escrituras, a Bíblia . Ademais é preciso separar sempre "o joio do trigo" .

    Responda
  2. ValveMark

    Por isto não acredito e muito menos sigo religiões. Religiões foram criadas por homens, Deus nos deu simplesmente 7 princípios, os chamados Princípios de Noé. Quem os segue, não precisa de religião.

    Responda
  3. Rosoares

    Pondé, este seu texto tem a ver com o fato de você ter ido recentemente a igreja Betesda em SP e ter conhecido o Pastor Ricardo Gondin?

    Responda
  4. Jorge Burckhardt

    No judaísmo, os rabinos (sucessores dos antigos fariseus criticados por Jesus) são mais terrenos e pragmáticos do que os místicos cabalistas, ainda que a Cabala seja menos emocional e sentimental do que a média do misticismo cristão. Mas a mística cristã também pode ser mais metafísica, menos sentimental, casos de Mestre Eckhart, Nicolau de Cusa, Santo Alberto Magno. Mas, no fundo,a surpresa do articulista surpreende. A realidade que ele constata é óbvia, e diversas obras tratam do tema.

    Responda
  5. Jorge Burckhardt

    O campo da fé é vastíssimo. Mais vasto do que o Ocidente, ao qual o autor se limitou. De fato, no Catolicismo os padres seculares costumam ser em geral 'mundanos', e podem decepcionar os mais ingênuos. Mas monges e freiras em geral escapam destas limitações, são mais autênticos e mais espirituais. No mundo islâmico, os 'doutores da lei' (a Sharia) são em geral mais pragmáticos e terrenos do que os místicos sufis. No Hinduísmo e no Budismo, mutatis mutandis, a coisa se dá nestes mesmos padrões.

    Responda
  6. emily

    Não sou religiosa, mas espiritualizada. Muitas vezes me indago, como que religião pode ter ligação com sacrifício, dor, sofrimento.. Isso pra mim não é religião, mas uma deturpação. usar animais , seres que não tem como se defender num ritual é muita maldade e falta de senso.

    Responda
  7. TONEW

    Este "mercado" de salvação de "almas" é um dos poucos que crescem exponencialmente neste Brasil... Ocuparam todos os cinemas de minha cidade, agora ocupam todas as esquinas, até das mais miseráveis favelas! Proliferam no caldo da ignorância atávica e germinal de nossa gente; tiram deles o dízimo e a capacidade de se indignar com tanta picaretagem. Uns profissionais sem a menor dúvida!

    Responda
  8. Bolla

    "Andá" com fé eu vô, que a fé não costuma "faiá" (Gilberto Gil).

    Responda
  9. MarceloCoelho

    A espiritualidade, quando se formaliza em religião, inevitavelmente perde em autenticidade. Também a religião, por tratar de algo que é impossível de demonstrar, ou provar, torna-se campo fértil para o charlatanismo e a pilantragem. Ainda assim, acho que são úteis e necessárias, melhor com elas do que sem elas. Mesmo porque charlatanismo e pilantragem não são exclusivos da religião,estão amplamente disseminados por todos os campos da atividade humana.

    Responda
    1. Bolla

      Opostos entre si, religião e ciência são esferas do conhecimento humano q condicionam o olhar, impedindo-o de se lançar ao transcendental q nos abarca infinito afora -- ou adentro.

  10. AlêPassos

    ...eu tenho a teoria , que em toda religião , a cúpula é formada por ex-fiéis , e atuais ateus... ..não consigo imaginar , por exemplo, os pastores televisivos com um mínimo de fé em algo que não seja o luxo que tudo aquilo proporciona .

    Responda
  11. Eduardo Cantarelli

    Interessante Pondé! Já havia pensado nisto quando me deparo com padres doutores e pensadores. Neles, há sempre uma tangente de reserva. Quantos aos pastores, a fragmentação e interpretação é tanta que o pragmatismo é mais detectável. Neste seguimento, quem não retorna aos ensinamentos do seminário, perde-se no caminho.

    Responda
  12. Paulus

    É verdade, deuses são baratos, mas seus representantes no mundo dos mortais custam caro. Mas alguns representantes custam caro demais...

    Responda
  13. Déjà vu

    “O maior Pecado para com os nossos semelhantes, não é Odiá-los mas sim tratá-los com Indiferença; é a essência da desumanidade.” - George Bernard Shaw

    Responda