Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Pedro Neto

    Concordo com o articulista em tudo. Menos quando diz que a Petro-brás vende um petróleo 50% mais caro e uma gasolina 35% mais cara que o mercado internacional. Será que não conhece a composição do preço do litro do combustível? Então, explico: - 10% são impostos federais (PIS, COFINS, etc) - 28 % é imposto estadual (ICMS) - 16% é a margem de distribuição e postos - 15% custo do álcool misturado - Sobra 31% (R$ 1,30 ou U$,33) para a Petrobrás. Bem menos que o preço pago para refinarias nos EUA

    Responda
  2. Expressar a Verdade

    A melhor solução para nós cidadãos que somos consumidores de combustíveis e pagadores de impostos é a privatização da Petrobrás e quanto ao governo é ele sair de fininho e não esquecer de fechar a porta. Fooora PTistascomunistas vocês estão acabando como o Brasil!!

    Responda
  3. -

    Os combustíveis foram subsidiados por mais de dez anos, sem alta da gasolina e do óleo diesel o que foi muto bom para o país, mas agora com a queda de 70% no preço do Petróleo e não havendo mais dinheiro para subsídios, a Petrobrás se complica pois investiu demais no Pré-Sal e não tem retorno. Se o petróleo não voltar a pelo menos 50 dólares ao barril em 5 a 6 anos esta empresa vai ser privatizada a preço de banana.

    Responda
  4. Ferolla

    Você conhece Vinicius, algum projeto, planejamento ou política econômica de longo prazo proposta no Brasil? Parece que, além da corrupção, esta é a nossa maldição. C..

    Responda
  5. Dewey

    Enquanto as outras petroleiras possuem meios para se adaptar aos novos preços do mercado, a Petrobras continua mais inchada do que nunca. Sua única saída para não quebrar é continuar cobrando preços artificiais e inflados ao consumidor. E por baixo dos panos, detonar qualquer projeto que implique no desenvolvimento de carros elétricos no país.

    Responda
  6. MarceloCoelho

    Nos tempos áureos do barril a 100 dólares, e da descoberta do pré-sal, L u l ã o esfregou as mãos (sujas de petróleo), achando que o poder eterno estava no papo, baseado no populismo sustentado pelo petróleo. Deu nisso aí. O que a Petrobras vai ser quando parar de decrescer? Um posto de gasolina, talvez?

    Responda
  7. BethO

    Ninguém toca no ponto que a gasolina brasileira sempre esteve entre as piores do mundo, tão ruim que adicionar etanol melhorou a "coisa". Seria interessante uma comparação de quantos km anda um carro com o nosso xarope e com gasolina decente.

    Responda
    1. carlmarx

      Nossa gasolina não é ruim por culpa do refino, nossa gasolina é ruim por culpa da baixa octanagem. Neste caso deus não "quis ser" brasileiro, preferiu ser venezuelano, dando a eles um oléo leve (e pra nós um óleo pesado) ou seja é uma gasolina quase pura. O refino é mais fácil.