Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. hugosiq

    Cfe essa Folha, a prisão do Sr. Odebretch se mantém para garantir que não tente novamente interferir nos desdobramentos das investigações. Como comparar os manifestantes com o empreiteiro preso? O dano causado pelos manifestantes é infinitamente menor que os desvios investigados pela Lava-jato, além de não oferecerem risco ao desenrolar do processo. E com as arbritariedades policiais que aconteceram duvido que existam elementos para permitirem alguma condenação.

    Responda
  2. Amauri

    Resumo: soltem os corruptos e corruptores de bilhoões. Mantenham presos os que brigam por causa de 30 centavos. A cara da sociedade verde amarela.

    Responda
  3. Augusto

    Baderneiros só entendem cassetete, bala de borracha e gás. Outro tipo de diálogo eles não querem. Gostam de se fazer de vítimas.

    Responda
  4. Urtigão

    Aqui no Brasil quem é considerado arruaceiro não é punido. Veja o Stédile MST e o Lula que confiam na baderna e na violências dessas milícias. Inclusive o Lula toda vez que se mostra acuado ameaça chamar o exército do MST para promover quebra-quebra.

    Responda
  5. Manrico

    Excelente artigo. É profundamente lamentável que essa chusma de bandidos mascarados venha continuamente deturpando as manifestações democráticas pacificas e legitimas com suas ações criminosas. Senhores juristas: quem sai às ruas, mascarado e carregando mochila com instrumentos de destruição, precisa ser condenado. Façam as leis necessárias para esse fim.

    Responda
  6. Luizen

    Será que depois de assistir vídeos sobre as manifestações de ontem, dia doze, o articulista não vai dizer alguma coisa? Basta ver o vídeo deste jornal mesmo para entender porque temos uma pê eme de uma incompetência sem tamanho. Ontem, se o articulista reparar bem, limpando as lentes dos óculos, os baderneiros estavam de farda... E eu não to aqui defendendo esses meninos que queimam ônibus, não. Mas um bom repórter precisa ir às ruas também...

    Responda
  7. Alex

    Que comparação absurda! Em primeiro lugar quem, determina quem fica preso ou solto são juízes que interpretam as leis - não é a vontade popular. E segundo, porque os danos causados à sociedade pela corrupção desses grandes empreiteiros, desviando verba da saúde, educação, saneamento, etc. com o superfaturamento de obras públicas (e provável elisão fiscal, entre outros desvios de conduta e delitos), são muito maiores do que aqueles causados por "desordeiros".

    Responda
  8. Grazi

    Realmente não se combate violência com esse nível de tolerância. Essas leis que tratam dos crimes de pequeno potencial ofensivo só vem estimular a criminalidade. O Brasil deveria seguir o exemplo de Nova York : tolerância zero.

    Responda
  9. Nando Somo

    Essas molecagens deveriam ter penas severas.Mas como esperar legislação adequada de um legislativo que não inspira confiança?Aí é que começa a coisa...

    Responda
  10. Emilia Silva

    Adorei Gaspari, parabéns

    Responda
  11. Bolla

    Segundo o discurso pronto do MPL: (1) black blocs não são um grupo, mas uma tática, um jeito de atuar; (2) não cabe a ele -- MPL -- criminalizar os black blocs. Acha que com isso livra a própria cara. Em vez de expulsar os arruaceiros q acintosamente postam pelotões mascarados nas manifestações que organiza, o movimento lhes dá guarida. Precisa ser tb responsabilizado!

    Responda
    1. Emilia Silva

      Boa!

  12. Mani

    As vezes temos a impressão que a opinião pública guia a justiça. Ótima análise.

    Responda
  13. PH Andrade

    A diferença está na própria lei. Os crimes cometidos pelos arruaceiros são considerados de "baixo potencial ofensivo", cuja pena é inferior a dois anos (ver Lei nº 9.099/95, art. 61 e ainda Lei nº 11.313/06, art. 1º), e são passíveis de penas alternativas, como pagamento de cesta básica ou prestação de serviços comunitários. O Juiz não quer se amolar e libera o sujeito. Devia determinar pelo menos que pintasse prédios públicos, fizesse leitura para cegos ou algo equivalente.

    Responda
  14. dandrade

    Perfeito. Decisões desse tipo desmoralizam cidadãos de bem. Os ataques são mais que evidentes. Lamentável.

    Responda
  15. Ubaldo

    São vândalos sobejamente conhecidos a despeito das máscaras...Pertencem à facções de esquerda que manipulam seus seguidores de baixa estima com o discurso esgarçado dos "pobres contra ricos".

    Responda
  16. Luciana

    Concordo inteiramente, só gostaria de saber porque é permitido mascarados, muito estranho poder andar sem ser identificado.

    Responda
  17. Totó

    Os baderneiros e desonestos contam com o apoio da JUSTIÇA, especialmente dos desembargadores e ministros dos tribunais superiores. Não acontece nada com os baderneiros infiltrados em sindicatos de professores, bancários, e outros mais. Agora temos o governo do Estado de São Paulo, flertando com o MST à procura de votos. Está no hora de fechar estra barraca.

    Responda
  18. Celo

    Sr Elio. Conforme o comentarista da JP, o advogado formado pela São Francisco, Joseval Peixoto, eles foram soltos porque assim a lei estabelece. Pagaram fiança e saíram. Mesmo que sejam apanhados novamente só podem ser considerados reincidentes após o julgamento e não houve nenhum por enquanto. São leis diferentes para situações diferentes. Acredito que os advogados da FSP poderão lhe esclarecer melhor do que eu - não tenho formação jurídica.

    Responda
  19. MarceloCoelho

    Os arruaceiros não são presos porque são "de esquerda", e no Brasil, desde o fim do regime militar, está tudo dominado pelo esquerdismo mais tosco, inclusive o judiciário, que os solta quando são detidos. Não pode prender porque esses são considerados excluídos, coitados, vítimas, então, a eles, tudo é permitido.

    Responda
  20. negobaco

    É absurdo. e Este povo continua a agir sem pensar, sem usar a cabeça. Ficam depredando tudo e protestando pelo aumento do preço das passagens, qdo o foco deveria ser o protesto contra a corrupção. O aumento do preço de onibus é apenas uma correção mediante a inflação, para que os serviços possam continuar funcionando. É mesmo um povo ignorante, ou mal intencionado, talvez o mesmo que não sabe votar, que não escuta, que não quer ler e nem saber. É preciso definitivamente ter foco.

    Responda
    1. LuckyLuciano

      Só há duas palavras no seu texto que se encaixam nos fatos: mal intencionado! Vc acha que agiram sem pensar? sem usar a cabeça? Me parece que essas depredações são uma nuvem de fumaça para tirar o foco da gravidade da política nacional e jogar no aumento de preços dos transportes públicos de ...São Paulo e atrair a ação dura da polícia. Parece coisa bem orquestrada. Estão conseguindo!

  21. ze guilherme

    Dois pesos e duas medidas e Inversão de valores! Desordeiros foram pegos em delitos flagrantes. Em relação aos empreiteiros, não se justifica a "prisão temporária" (eufemismo para prisão preventiva com cunho de dedurar) a não ser para coagi-los a falar o que sabem e o que não sabem.

    Responda
  22. Maria

    O colunista ilustra perfeitamente tanto a incompetência da PM quanto a esquizofrenia que rege a vida institucional neste país.

    Responda