Opinião > Radicalização moderna Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. guibas

    Otimo tema de debate. A Internet, como uma ferramenta, só pode produzir mudanças em interação com outras esferas sociais. A polarização de grupo direita/ esquerda parece derivar da ausência, atualmente, de âncoras objetivas para esses sistemas de crenças, após a queda do muro e a crise de 2008. O isolamento, essencial para a polarização e o fundamentalismo, só entra em orquestração com as redes sociais sobre este pano de fundo. O fundamentalismo é um fenômeno de grupo tipicamente individualista.

    Responda
  2. Antonio

    Oooooh, que texto iluminado. Esta tudo explicado então: culpa da rede social. Grau de evidência de album de figurinha.

    Responda
  3. MARCÃ O

    Na política o personalismo de Trump é a máxima realização, impondo uma visão pessoal de mundo, e vendo que o mundo significativo é só daqueles indivíduos, sua posição social, raça e cultura. O resto não conta, não se compartilha, se exclue do grupo. Daí razão do crescimento do racismo, homofobia e nazi-facismo mundo à fora. Realmente a internet criou um mundo virtual, que muitos querem trazer à força para o real, como um jogo. Mas o sangue que escorre é real. E pode ser bonito e viralizar.

    Responda
  4. MARCÃ O

    Há uma pessoa em frente ao computador ou smartphone, verbalizando contra outra pessoa em mesma situação, que reverbaliza. O que se produz são reações puramente individuais, a radicalização vem do fato de achar que seu mundo é todo o mundo. Na política o personalismo de Trump é a máxima realização, impondo uma visão pessoal de mundo, e vendo que o mundo significativo é só daqueles indivíduos, sua posição social, raça e cultura. O resto não conta, não se compartilha, se exclue do grupo.

    Responda
  5. MARCÃ O

    Acho o termo redes sociais errôneo. São redes individuais, e esse é o problema, a radicalização vem do fato de que os pretensos diálogos são monólogos. Fisicamente não há interações. Há uma pessoa em frente ao computador ou smartphone, verbalizando contra outra pessoa em mesma situação, que reverbaliza. O que se produz são reações puramente individuais, a radicalização vem do fato de achar que seu mundo é todo o mundo. Na política o personalismo de Trump é a máxima realização, impondo uma visão.

    Responda
  6. Adriana De Simone

    Não foi o que eu disse na entrevista, mas bem manipulado, como tudo o que produz... A verdade é que as redes sociais exigem que se discuta e pense sobre assuntos e com pessoas que não compartilham o consenso político. É exatamente este tipo de confronto que permite que as pessoas coloquem em dúvida seus pressupostos. Adriana

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.