Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Logan

    Poque so no Lulopetismo ? Essa simplificacao devque tudo de errado no Brasil e culpa so do PT e ridiculo! O Brasil, sob governo do PT deu acesso a classe menos favoricida da nossa populacao a servicos e produtos que antes nunca tinham. Agora querer demoninar um partido por praticas que sempre estiveram a alcance de poucos e querer ferir a inteligencia de todos. Demetrio, Eu nao sou burro tanto quanto ve. Pensa que Eu sou. Chega de hipocrisia! O buraco e mais embaixo!

    Responda
    1. Andrômeda

      Ridículo é negar que tudo de ruim que acontece no país não é culpa do PT, negar isso é negar o óbvio do óbvio, procurar discurso negando isso é mergulhar no surreal, no insólito, no absurdo, pois não engana ninguém, nem mesmo os petistas empedernidos, é como negar que exista água no mundo, chega mesmo ás raias do delírio, da demência, da loucura desesperançada!

  2. ernesto,lu,tato

    Excelente Magnoli! A negação é marca registrada dos petistas e do PT.Um governo que se diz pelos pobres mas que concedeu os enormes lucros aos grandes empresários e aos banqueiros parece-me paradoxal.E ainda tem a Dilma que continua a insistir que não cometeu crime "porque a Lei não existia" e que o Impeachment é Golpe.É hilário ver o PT falar em golpe!

    Responda
  3. Déjà vu

    "O empreendimento da negação atinge um Cume Paroxístico no diagnóstico sobre o triste outono do modelo lulopetista. Segundo Jessé, a crise em curso decorre da reação do "grande Capital especulativo" contra o governo Dilma, q tentou "comprar a briga" contra a "grossa corrupção" Universal do capitalismo" *** “E, por favor, não Confunda o meu ponto de Vista com Cinismo. Os Cínicos de Verdade são aqueles q Dizem a você q Tudo vai dar Certo.” George Carlin

    Responda
  4. Ted

    Muitas pessoas morrem e nunca ultrapassam a fase da negação segundo Kluber-Ross.

    Responda
  5. nunes

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  6. Hamilton

    Mais um tapado pseudo esquerdista.

    Responda
  7. Andrômeda

    Estado máximo quer dizer povo escravo, é a escravidão que os esquerdistas antidemocráticos almejam, que almeja o PT e acólitos.

    Responda
  8. Andrômeda

    Esse tal de Jessé escreveu tanta cretinice que só mesmo num país atrasado intelectualmente como o nosso para merecer qualquer destaque. Suas idéias são típicas daqueles absurdos em redações do Enem que viram anedota.

    Responda
  9. Wilson

    Os apoiadores pe tis tas vivem em uma segunda realidade, de histeria profunda. O hist érico não crê naquilo que vê, mas naquilo que diz e repete. Incorrigíveis.

    Responda
  10. Urtigão

    Eu fico impressionado como um "Jessé de Souza da vida", um completo descerebrado consegue um emprego ganhando acima de R$ 20.000,00. É o milagre da multiplicação de nulidades desse governo incompetente.

    Responda
  11. Urtigão

    Num país de desempregados a pergunta que fica é como o Jessé de Souza um descerebrado consegue emprego? Resposta: No governo LULOPETISTA.

    Responda
  12. Dewey

    O criminologista Donald Cressey definiu três fatores de causa que necessitam estar presentes para que uma pessoa cometa uma fraude: motivação, oportunidade e racionalização. Das três a a racionalização é a mais complexa. Racionalização é na verdade a tentativa de justificar uma má ação, do tipo, "todo mundo faz por não eu?" No caso do Lavajato a justificativa para as más ações é feita com a desculpa de que tudo é feito em nome do partido, ou de uma causa. Ou, o fim justifica os meios.

    Responda
    1. Lou

      no caso dos petistas os fins justificam os meios para enriquecimento pessoal

  13. Augusto

    Aos petistas aqui de plantão. Contra fatos não há argumentos: os corruPTos quebram a Petrobras e o Brasil. Sem falar que organizaram a maior rede de corrupção que se tem notícias no mundo. O resto é conversa fiada de cegados pela ideologia.

    Responda
    1. CEMC

      Contra fatos, não há argumentos: a maior parte dos envolvidos na Lava a Jato, não são integrantes do PT. Há muito mais integrantes do PP e do PMDB. É só checar a lista.

    2. Gutto

      Quebraram? Quantas vezes nos últimos 13 anos o país pediu empréstimo ao FMI? Quantas vezes o país pediu $ do Fundo sob a governança de um liberal? Qual o valos das reservas internacionais hoje? Qual era em 2002? Vá estudar!

  14. Augusto

    Houve um tempo em que o IPEA era respeitado e ouvido. Agora com um presidente que usa termos como "classe média coxinha...", tornou-se uma filial do petismo corrupto e incomPeTente.

    Responda
  15. AgnaldoTrombim

    Mea culpa só do outro lado. Pior negação e querer não permitir que a verdade seja acessada por todos. Fingir que o capital especulativo e seus representantes não atuam para manter a concentração de nossas riquezas e pior que doença. É ser criminoso. E cúmplice dos crimes ainda encobertos. Doença de caráter tem cura?

    Responda
  16. Amarildo

    A crise atual começou em 2012, qd Dilma baixou os juros a 7,5%, uns dos menores de nossa história, pra inibir o investimento especulativo em prol de um de médio/longo prazo, necessário pra infra estrutura. Os financistas não gostaram e começaram a pressionar e induzir a crise pra forçar novamente a subida dos juros. Junta a isso a instabilidade política de 2013, a lava jato que só foi adiante por desespero eleitoral e a incompetência política de nossa presidenta e temos a crise atual.

    Responda
    1. Amarildo

      Câmbio: outro motivo para o ataque especulativo é o lance estratégico para desestabilizar governos cujas políticas são prejudiciais ao ganho financeiro, forçá-lo a subir juros para voltar a favorecer o rentismo e mantê-lo politicamente preso à volatilidade de capitais. Foi precisamente o que aconteceu a partir de 2012.

    2. Amarildo

      Inflação: obrigado pela constatação de que ela não era um problema à época, apesar de todo o alarde da mídia para que o fosse. O teto da meta era 6,5% e como eu disse ele só foi ultrapassado no último ano, em 2015. Então não, ela não "vinha fora da meta muito antes do último ano". Acho que vc nos deve um mea-culpa por seus dois primeiros comentários. Mas não é à toa que vc tenha isso em mente de tanto a mídia martelar pra ativar o aspecto psicológico da inflação.

    3. MarceloCoelho

      E se o câmbio sofria pressões especulativas eram resultado dos desequilíbrios que as políticas da Dilma criaram. O câmbio só sofre pressões especulativas quando a economia e os preços relativos estão desequilibrados por artificialismos. Não tem como baixar juros sem equilibrar a situação fiscal, esse foi o grande erro.

    4. MarceloCoelho

      Não Amarildo a inflação já vinha fora da meta muito antes do último ano, e subindo, é só verificar. Em 2012 foi de 5,83%, em 2013 de 5,91%, em 2014 de 6,41%, e em 2015 chegou a 10,67%. Isso porque Dilma controlou preços de energia e combustível, senão seria ainda maior; e com isso acabou com a Petrobras e desestruturou todo o setor elétrico.

    5. Amarildo

      Negativo. A inflação só veio a se tornar um problema no último ano. O aumento dos juros se deu na época pra estabilizar o câmbio, que sofria pressões especulativas (qquer um que invista sabe disso) e ainda teve que lidar com oscilações violentas do dólar. Mas devo concordar com a crítica ao voluntarismo da Dilma que, como eu disse, é incompetente politicamente: só soube avaliar os aspectos econômicos e negligenciou os políticos. PS: é muito fácil acusar os outros da própria ignorância. Respeito.

    6. MarceloCoelho

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  17. Alencar

    Muito interessante paralelo com a psiquiatria social ou, melhor dizendo, com a psicologia das profundezas da civilização ou da sociedade.

    Responda
  18. Waner

    Adorei este artigo, pois me informou da entrevista com o presidente do Ipea: esta sim, uma análise bem exata de nosso país e do nosso "complexo de vira-lata".

    Responda
    1. Lili

      Concordo, pois só assim li a entrevista.

  19. RCC

    Um bom texto do Magnoli, mas com dois equívocos fundamentais. O primeiro é generalizar o lulopetismo como “disquerda”, com o suporte de figuras como Renan, Jader Ranalho e Collor de Merla. Uma ofensa à esquerda moderna e esclarecida. Segundo, ver como “intelectuais” figuras como esse Jessé. Um desrespeito ao livre pensamento e uma contradição em termos: se for intelectual não pode ser petista, se for petista não pode ser intelectual, afinal, o maior ícone deles é apenas um analfa demagogo.

    Responda
  20. zodte

    com setenta anos e pouco conhecimento eu vejo nesta reportagem que o ser humano não pode ter poder sem limite o mesmo transformar a mente e ultrapassa o respeito ao coletivo( veja o que esta acontecendo na síria o povo morredo de fome devido ao governo etenizado no poder.)vomos mudar a constituição e politico so poder ser eleito uma vez. para a vaidade humana prevalecer e etenizar o nome pelo bem.

    Responda
  21. Montaigne

    A questão principal não é o tamanho do Estado, mas a transparência e averiguação da sua atuação verdadeiramente em prol da sociedade. Se por um lado o excesso de Estado é ruim, por outro, a presença mínima insuficiente é ruim também. Ambas as situações podem significar a apropriação dos interesses coletivos maiores por grupos políticos ou privados. A transparência, participação social e verificabilidade em prol da sociedade são os fatores que devem modelar o tamanho e atuação do Estado.

    Responda
    1. Montaigne

      Concordo que estado pequeno não quer dizer estado fraco. Mas a questão principal não é o tamanho. Isso deve se consequência da transparência do Estado, do acesso às informações, da participação social, de poder influenciar efetivamente nas decisões de gasto do Estado e poder verificar bem mais facilmente a sua aplicação, correção e adequação.

    2. Amarildo

      Muito bem colocado!

  22. LacortW

    Certo mesmo é a definição de R@ul Seix@s, esse monte de definição de pseudos intelectuais, só existe para encher as estantes de livros, com teorias que só servem mesmo, para quem não sabe ler. Sábios de verdade, são aqueles que seguem o curso natural da vida, aceitando, respeitando e contribuindo com o seu melhor para o bem da coletividade. Entre essas teorias e uma boa ficção, melhor que se leia a ficção, afinal a evolução e a bur#rice são inerentes do ser.

    Responda
  23. TONEW

    Vixxi encontrei um antigo "obreiro" dos velhos movimentos estudantis em "plena" função de tarefeiro! Os via em magotes no tempo de faculdade lá pelo meados dos anos 70's! Cegos, sectários e obtusos seguiam "diretrizes" as mais imbecis possíveis! Este vetusto senhor "ocupa" e aparelha o Ipeia... Mais uma desgraça ambulante destes tempos de trevas! Mas o Sol voltará a brilhar e todos serão esquecidos, uma notinha no rodapé na história do Brasil.

    Responda
  24. Ma

    FDS é midia pelega e guarda chuva de peetisstass incomodados

    Responda
  25. Ferolla

    Haja fase de negação para dar conta do texto desse Jessé , uma aula de escamoteação dos fatos que ele torce e distorce afim de balizar seu pensamento. A condição de pensador pressupõe honestidade intelectual... C.

    Responda
    1. Rogério Cunha

      É lamentável o que aconteceu ao IPEA nos últimos anos. Se transformou em um aparelho ideológico do Estado. O mesmo só não aconteceu com o IBGE porque seus servidores não se prestaram a esse tipo de serviço. O IPEA custa caro e deveria ter um papel preponderante nas escolhas estratégicas de médio e longo prazo. Que façam mais ciência e menos politicagem.

  26. JOSELINO

    Ao ler partes daquela entrevista achei que fosse o manifesto do presidente de algum centro acadêmico de alguma faculdade.

    Responda
    1. Peter J

      Mas, foi isso mesmo. De uma viúva do marxismo-leninismo-stalinismo inconformado com o fracasso da ideologia que ele venera post mortem da mesma.

  27. MarceloCoelho

    Esse Jessé Souza não tem gabarito nem para engraxar os sapatos do Holanda, do Faoro e do da Matta. É muita presunção desse cidadão, deveria recolher-se à sua insignificância.

    Responda
    1. toninho

      e tu não tens gabarito para engraxar os sapatos de jessé.

    2. Lou

      seres insignificantes ,arrogantes e pretensiosos são verdadeiramente os que formam o pt

    3. Lou

      svarat,você expressou bem a imagem desse tal jessé souza ou jessé da silva silva,dá tudo no mesmo... ...e a petralhada está de plantão

    4. Lili

      E o senhor tem gabarito para escrever isso?

  28. Orientense

    Qualquer argumento do Jesse ao articulista levar ao limite desqualifica o argumento tipo estado maximo e minimo, ao capital especulativo os ganhos dos bancos e assim por diante, sempre desqualificando por motivos na ligados - dengue nas olimpiadas etc. Assim é a oposição apesar do articulista de dizer de esquerda.

    Responda
  29. IanReis

    Bravo

    Responda