Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. narrador

    Esta lei é tola. Como controlar o que duas pessoas falam em um táxi? Uso táxi com frequência, porque não sei dirigir e sei perfeitamente se e quando devo conversar com o taxista. Se a conversa não me agrada, respondo educadamente mas não estimulo o papo e ele acaba morrendo. Simples , não?

    Responda
  2. Alex1965

    Caro Hélio, a comparação não é das melhores. Motoristas são pagos para dirigir e, além disso, o passageiro sempre pode se recusar a discutir ou, no limite, mudar de táxi. Os professores, por sua vez, falam em nome do Estado (a educação é considerada um serviço público) e para plateia cativa, a qual pode ser aprovada ou reprovada conforme a sua reação à pregação ideológica.

    Responda
  3. Analista MG

    Se existe essa proibição, concordo totalmente com o colunista e isso inclusive deve ser inconstitucional. Proibição não. Treinamento e capacitação de motoristas para atendimento aos clientes, aí sim, isso é bom para todos, clientes, taxistas e o Poder Público. Mas temos que ver exatamente o que o Poder Público criou, por que ruídos de comunicação existem e entendimentos equivocados também.

    Responda
  4. Dewey

    Que exagero Hélio! Todos os países desenvolvidos possuem códigos de ética para os taxistas, a maioria emitida pelos departamentos de transporte. O da Austrália começa assim: "o candidato a motorista de taxi deve ter bom caráter". De todos os códigos, talvez o mais rígido seja o da Inglaterra onde os candidatos passam meses sob treinamento. No Brasil esses códigos ainda são mais importantes, pois praticamente não existe seleção ou treinamento para taxistas. Basta saber dirigir!

    Responda
  5. nunes

    É a ditadura hfreteba, querem controlar as pessoas, é simplesmente ridículo amordaçar os taxistas, impedir a liberdade de expressão, é inconstitucional.

    Responda
  6. Ayrton

    A questão é bem mais complexa, estamos perdendo as rédeas de nossas vidas. É lei para respeitar idosos, lei para não importunar uma mãe que amamenta, lei para não dar palmadas nos filhos, lei, e lei, e lei... A meu ver, todas essas leis poderiam ser dispensadas se houvesse mais investimentos em EDUCAÇÃO, pois somente ela pode dar às pessoas a capacidade de entender a importância de respeitar o outro em qualquer que seja a situação: na fila, no ônibus, na escola...em casa.

    Responda
    1. pajoriol

      Anne, muito bem. Falou e disse!!!!

    2. eduardo

      É isso, Anne! Nosso povo ainda precisa ser educado para o óbvio, dado aparentar que estamos regredindo para a idade média, como se vê desde o comportamento de jogar resíduos na rua até ao total desrespeito ao cidadão e instituições.

    3. nunes

      O atual governo é autoritário, não há dúvida, eles apoiam gente como os ditadores cubanos, o Maduro na Venezuela, o ditador de Angola, tá na cara qual é a intenção, é o controle das pessoas.

  7. eduardo

    O veículo é propriedade do cidadão, e dentro dele pode haver qualquer diálogo - como nas casas - competindo ao motorista (anfitrião) ter o bom senso de receber bem o cliente (visita) de forma cortês. Manter conversa amigável, perguntar ao passageiro se ele prefere ouvir algum tipo de música ou noticiário no rádio, ou mesmo não ser interrompido quando trabalha ou curte redes sociais, vai do semancol do motorista. Conduta para ambos: respeito, educação, higiene. Difícil, né? Precisa regulamentar?

    Responda
  8. MarceloCoelho

    Nenhuma surpresa nisso, é apenas a esquerda mostrando sua verdadeira face, que é a de querer controlar tudo, política, economia, e até o pensamento e a livre manifestação. Sempre foi assim, é essa a sua essência, e quem ainda não se deu conta disso é por ingenuidade ou má-fé. Mesmo os professores, não estão aí para doutrinar mas para ensinar, as tentativas de doutrinação são apenas mais uma expressão da sanha da esquerda de controlar o pensamento e criar robôs ideológicos por eles controlados.

    Responda
    1. narrador

      prezado svarat: a esquerda, infelizmente, não tem o monopólio do controle da vida dos cidadãos. se voltássemos no tempo e se, por artes mágicas estivéssemos de volta ao mês de janeiro do ano de 1969, se você abrisse a boca para questionar os militares no poder, você estaria em péssimos lençóis. Não se faça de desentendo meu caro, de poder e de controle, a direita entende muito ...