Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. norsonbotrel

    Só um porém. Embora o bolsa-ESCOLA seja uma boa ideia, o bolsa-FAMÍLIA não é.

    Responda
    1. Miro Junior

      O Lula chamava de bolsa esmola porque era uma esmola mesmo, só o seu governo é que conseguiu transformar o que era uma simples esmola no maior programa de transferência de renda do mundo......Aguém se lembra do FHC/PSDB ganhar algum prêmio / reconhecimento mundial pelas suas obras sociais?

  2. rinaldo ribeiro

    Caríssimo, por que não mais temos acesso aos comentários dos colegas sobre seus ilustres pensamentos? Sinto falta deles...

    Responda
  3. Rosano

    Falta de informação!! Saia da caserna e vá a campo fazer pesquisa.

    Responda
  4. Fefo

    É, Gilberto, pena que o Buarque não seja candidato ao governo de São Paulo, para, de fato, salvar nossa educação pública... De resto, nós paulistanos, se quisermos mesmo ter educação pública de qualidade, temos que nos mudar para Cajuru, não é mesmo?

    Responda
  5. Miotto

    Aqueles que criticam o bolsa família, no mínimo desconhecem os problemas sociais que o país tem. Qual seria o futuro dos filhos de famílias com baixa escolaridade, sem perpectiva de emprego,onde a renda não chega a um salário mínimo? certamente não seria um futuro promissor. Só com a intervenção de um governo com sensibilidade social teria coragem de peitar as elites e investir altas somas nas camadas de baixa renda. Antonio C uritiba

    Responda
    1. norsonbotrel

      Ao contrário. Os que criticam sabem de dezenas de casos em que famílias se acomodam com o bolsa-família em vez de usá-lo como medida temporária para sair da situação de pobreza e miséria. Já o bolsa-escola premia as família que mantém filhos na escola. Essa contrapartida não existe no bolsa-família em si. Entendeu ou precisa desenhar ?

  6. Miotto

    Não há dúvida de que já tinha o programa bolsa Escola, mas a coisa era tão insignificante que não passava de um milhão de familias que utilisavam o benefício. Coube ao governo Lula unificar os pequenos programas existentes e elevar para mais de doze milhões de familias, transformando num dos maiores programas de investimentos sociais. A bem da verdade é bom que se diga: governos anteriores faziam alguns programas sociais quando havia riscos de convulsões sociais.ex:saques em mercados.

    Responda
    1. norsonbotrel

      Nossa. O dia em que um milhão de pessoas for algo insignificante, nem sei em qual planeta eu vou estar...

  7. paca

    Tenha um pouco de vergonha e bom senso, rapaz

    Responda
  8. paca

    Gilberto, você é totalmente suspeito para dar qualquer opinião. Uma pessoa que se diz jornalista, tão tendencioso como você, só um periódico tão tendencioso quanto você para tê-lo em seu quadro de "jornalista". Te coneço ve.lho de lonnnnnnnnnga data.

    Responda
  9. Claudemar Bombem

    Coube ao Lula fazer a coisa funcionar, porque de teoricos e sociologos de escritorio e campus estamos cheios. ha decadas todos dizem o que deve ser feito, entretanto, botar o bloco na rua ( para nao dizer o c. na reta ) so o Cristovao e o Lula o resto e´aproveitador porque deu certo, se desse errado os culpados seriam eles e os teoricos iriam escrever outras utopias, faturar em programas oficiais e publicacoes e no fim da linha nada aconteceria... voce esqueceu do pai " SUPLICI "

    Responda
  10. Macunaíma Brasil

    Não interesse quem é o pai do bolsa família, interessa mesmo é quem gera empregos e distriui renda de fato. E nesses quesitos Lula é imbatível!! Dilma neles!!

    Responda
    1. norsonbotrel

      Em roubar e em criar mensaleiros é que ele é imbatível.

  11. Edson Almeida

    Todo dia esse nobre intelectual nós traz uma surpresa, como sempre, sobre o sombrero de zé pedagio, agora defende o bolsa familia, que para os mesmos já foi chamado de bolsa esmola, é comum vermos o candidato ditador dizer que vai aumentar o valor do bolsa familia, será que depois de eleito, não vai acabar esquecendo, pois o mesmo parece sofrer de aminésia, sempre esquece das promessas de campanha. É muito simples basta olhar para o sistema de ensino publico do Estado. "Quanta decadência" Tir

    Responda
  12. Rafael Leitao

    O prefeito em Campinas se trata de José Roberto Magalhães Teixeira(PSDB) para ficar mais nítido para os leitores que possam conhecer apenas pelo nome "reduzido" do ex-prefeito que dirigiu a cidade de 83 a 84 e depois de 93 até o seu falecimento em 96.

    Responda
  13. Miro Junior

    Gilberto, paga mais uma prestação para o PSDB. O Eduardo Suplicy é o grande defensor da idéia e um dos responsáveis pela sua criação, depois a Martha Suplicy em 2001 consolidou no Programa Renda mínima o primeiro exemplo do que depois seria o Bolsa Família do Governo Lula. O resto é só tró-ló-ló de quem teve oportunidade de fazer e nada fez.

    Responda
  14. Camilo_Coelho

    Até que enfim alguém lembrou do Magalhães Teixeira!

    Responda
    1. Camilo_Coelho

      Mas façamos uma ressalva: aquele PSDB do Magalhães é outra história perto desse que tá aí. Idem para o PT.

  15. Bia

    É verdade, o Bolsa-Família tem muitos pais, mas, sem dúvida, o governo Lula soube adotá-lo e implementá-lo, agregando a ele outros projetos, como o primeiro passo, o que o tornou menos assistencialista. Quanto ao programa de renda mínima, defendido inclusive pelo Suplicy e adotado em muitos países, acho-o excessivo. Melhor ficar com o Bolsa-Família. Ainda bem que os dados do IPEA mostraram uma diminuição da miséria no Brasil, reflexo dos programas sociais.

    Responda
  16. Rafael Conrado

    esqueceu de dizer que na época o Cristovam era do PT.

    Responda
  17. William Ashbless

    Parabéns! Em meio a um ambiente em que a imprensa virou simples porta voz do que dizem A, B ou C, propagando versões sem análise ou critério, justo o Gilberto Dimenstein resolveu publicar os fatos como são e não como partes interessadas gostariam que fossem. Espero que a moda pegue, afinal é para isso que serve a imprensa, ainda que muitos tenham esquecido.

    Responda
  18. alquimista

    Que vexame, Sr. Dimenstein! Quando conquistaste alguma credibilidade com tua coluna - lá pelos anos oitentas - o foco era a educação e a política educacional. Mas os vírus e bactérias tucanas te contaminaram irremediavelmente. Se estivesses estudando numa das universidades federais - quando o cínico e mal-intencionado PRS estava à frente do ME - deixadas à míngua e sem recursos até para pagar as contas de água e energia, não serias hoje cabo eleitoral do PSDB/DEM/PFL/PDS/ARENA.

    Responda
    1. norsonbotrel

      Tá doendo a verdade, João ?

  19. Meunome (não trenho)

    Deixam de fazer justiça aos precursores: ACM (sim senhor), Suplicy, Betinho, D. Ruth, Zilda Arns e muitos outros. Parece que querem reduzir o esforço de lembrar a problemática da gestão no Brasil. Ao fim do governo militar, TUDO PELO SOCIAL, ou alguém não lembra. Parece que o esforço pelas desigualdades regionais e sociais não teve um CELSO FURTADO! (sim senhor). JK e até Getúlio foi chamado PAI DOS POBRES. Por incrível que pareça há uma tentativa de banalizar a solucionática, sem citação MAI

    Responda
  20. Meunome (não trenho)

    Unificação de programas sociais anteriormente existentes é sábio! Negar suas origens não é sábio. Uma coisa anula a outra? Também não! Falta calma para enfrentar um processo realmente difícil que é se submeter ao julgamento popular. Aconselho: "Assumir erros nos discursos". Todos nós podemos errar. Não pretendemos apontar erros e acertos, porque não seremos ouvidos. Parabenizo o ilustre diretor de jornal por sua pesquisa. Entendo que o maior benefício para os pobres e demais foi o fim da INFL

    Responda
  21. Orivaldo Briza

    Acho que ficou faltando citar o senador Eduardo Suplicy que muito antes quando do projeto de Programa de renda mínima andou por esse país todo divulgando a idéia que para muitos, inclusive eu que sou e era fã do senador não passava de uma utopia.Ainda é mas serviu como embrião desse programa.

    Responda
    1. Miotto

      Sem desmerecer áqueles que tiveram a idéia de tão relevante cunho social como a bolsa família; onde a criança não pode esperar o seu pai conseguir emprego para depois comer; o maior mérito deve ser creditado ao Presidente Lula . por que? boas idéias todos tem, por em prática, é outra coisa. Antonio

  22. SENNA

    Tudo bem que o programa tenha beneficiado milhares de famílias carentes. A questão principal é a transfrormação do programa em mamatas, sangue-sugas, cartéis, etc., além de estimular a pobreza, diga-se, preguiça. Moro na região Norte (Sudeste do Pará), onde há muitos que não merecem receber o "bolsa-esmola" como dizia o PT, outros recebem e gastam em cachaça... É nesse ponto que vejo a fragilidade do governo em punir os responsáveis (poder público) pelo desperdício do dinheiro público.

    Responda
    1. norsonbotrel

      Se não acredita é porque nem foi ver não é ? Mas acontece sim, aos montes !

    2. Miotto

      Não acredito que com oitenta ou cem reais uma pessoa vá deixar de querer trabalhar, é claro que um ou outro caso pode acontecer, mas um presidente não pode governar um país para índices de 2% ou 5% ele governa para a maioria. Esse argumento não é válido. Atonio

  23. Joseph

    O Bolsa Família é do PSDB. Foi planejando na Daslu Foundaition, com participação do Emerson Capaz e do Xiquinho Skarpa, sob a consultoria da Merval Pereira SC ME e comentários do Bolíva Lamurier no jornal do Rami. E o melhor deste programa é que se trata de uma espécie de alforria. Neguinho que rala de garçõn pode participar de talk shows a qualquer hora sem precisar levar comida para governador do Pernambuco!!!

    Responda
  24. Joseph

    O Bolsa Família foi criado pela Ruth Cardoso para módia de pagar pensão aos resultados não planejados do "pézinho na cozinha" do Maridão ( no fiundo, um mulato inzoneiro). Criado o Bolsa Família e algum cargo no escritório Heráclito & Fortes e outro na Globo de Madri, daí surgiu o Bolsa Família. Havia a Bolsa Luis Viton, no caso a nível de Madri, e havia também o Bolsa Esmola (Carregador de bacalhau no Senado). A Dona Ruth era sábia em tudo. E isto embora muitos pensem que ela não sabia.

    Responda
    1. Miotto

      O fato de não ser daqui, não importa, é brasileiro e tem que ser atendido aonde quer que esteja, portanto não procede tal argumento.

    2. Joseph

      Fala Pedro, Sabe quem fundou o Bolsa Família? Foi o Serra. O mesmo que criou os genéricos para acabar com a bagunça criada pela Luiza Erundina (... sem preconceito, mas cabeça chata, certo???) a qual ajudou muito muito mesmo no avanço da Aids da burrice. Sem falar que a Erundina acaou ajudando a entupir os hospitais de SP com gente que nao é daqui e que, por sinal, tá na cara que não é!!!!

  25. Joseph

    Aliás, quem criou o Bolsa Família foi mesmo o Serra. Isto foi um pouco antes dele criar o FAT e desenvolver o projeto que deu origem ao salário desemprego. Ao criar o Bolsa Família, o Serra instituiu junto o Salário Professor Tamanho Família e idealizou a sala de aula com duas salas por aluno. Aí vieram alguns alunos aloprados e deram início ao "trololó anti-DEM". De modo que a polícia precisou ir lá e até hoje há uma implicância dos antigos movimentos sociais (que atualmente são "patotas")..

    Responda
  26. Carlos

    O referido colunista como sempre ,puxando a sardinha para o lado do PSDB! A política de combate a pobreza,sendo correta ou não, foi implantada como política de estado no atual governo.

    Responda
  27. silva

    Ótima campanha para o PSDB senhor G.D... Por que não divulga também que o desastre da Educação Paulista chama-se PSDB, o qual o senhor possui grande admiração! Por que será? Só amizade colorida!

    Responda
    1. silva

      Ahhh ...Ohhh G.D., peça DNA...

  28. Denilto Carvalho

    Dimenstein não perde a oportunidade, rsrsrs.

    Responda
  29. WILTAR

    Esses políticos não deviam ficar discutindo quem criou o "bolsa família" e dizer que irão aumentar o valor e o número de pessoas recebendo . Deveriam dizer sim como irão acabar com o bolsa família porque somente assim teremos um povo realmente digno e não dependente desses políticos mercenários que com essa bolsa compram a dignidade do cidadão.

    Responda
  30. Lucia Helena

    Políticos recebem salários à peso de ouro, justamente para o desempenho de seu mandato à contento. O que está errado, é essa pedagogia do endeusamento àquilo que eles fazem de maneira correta. Não precisa foguetório para comemorar inerência. Na minha modestíssima opinião,é bom para o País que a ÚNICA disputa digna, gire -dia e noite-em torno da paternidade das necessidades da população, pouco importando a sigla do partido .Fora disso, a política simplesmente NÃO FAZ SENTIDO!

    Responda
  31. André

    Caro Sr. Gilberto, às vezes essa sua postura em cima do muro não combina com vossa pessoa, se não deseja tomar partido, não tome, mas não faça estas comparações ridículas de PSDB PT, pois a diferença entre o Bolsa Família e qualquer outro sistema de transferência de renda é abismal. O Lula criou sim o Bolsa Família nos moldes de hoje, pois ninguém do PSDB conseguiu ou quis dar a dimensão que o Programa tem hoje. Governo FHC R$ 15,00 família - Lula até R$ 200,00 família é muito diferente. Abra

    Responda
  32. Felipe

    Cristóvão Buarque, então no PT.

    Responda
  33. Sol Rio

    Ola Gilberto.Tudo bem. Vce foi verdadeiro em sua explanaçao da historia do Bolsa Escola/Familia.Todavia, ao meu ver, pecou ao afirmar que o Lula deu uma "extraordinaria" dimensao ao programa!Lula nada mais fez do que unir outros programas, ja existentes - do gaz da luz, etc- em um so, tendo por alvo votos.Lamentavelmente, nao escapou nem o uso do lulez para finalizar o artigo.De todo jeito valeu!

    Responda
  34. marques vitorio

    Políticas governamentais, ações de desenvolvimento econômico social são criadas em todos os governos, mudam de nome, são maquiadas e muitas vezes propagadas falsamente, com o intuito de lesar a boa fé dos cidadãos. No caso do Bolsa Família, independentemente de eventuais criadores ou formuladores, o grande mérito foi fazer chegar ao cidadão carente os benefícios deste programa que, hoje, alcança toda a sociedade, com reflexos positivos na economia do País e na vida dos

    Responda
  35. Ricardo Alves da Paixão

    Muito bom o texto de Gilberto Dimenstein, só fiquei na dúvida se ele não esta sendo levado tendenciosamente pro lado do PSDB. Em época politica falar dessa maneira é tendenciosa. Ainda mais quando um dilmista esta lendo. Estou fazendo esse comentario por sempre ouvi dizer que a inprensa é imparcial naquilo que divulga. Será mesmo?

    Responda
  36. pimentel filho jair de andrade

    Boa tarde Sr gilberto por favor decline no seu mini curriculum sua simpatia partidaria, que pelo visto é TUCANA e sendo assim , não custa nada declinar e vai agradar muito seus leitores !! agradecido - jair pimentel filho

    Responda
  37. sala

    Voce parou de falar sobre educação? Me responda uma pergunta,... por gentileza! quem são os pais da aprovação automática nas escolas?

    Responda
  38. Suely

    A Bolsa-Família ou qq outro nome que tenha tido pode ajudar na medida em q a fiscalização sobre tão nobre arte seja efetuada.Deixar para a consciência e boa vontade das pessoas é ingenuidade.É dar pé ro las a porcos!Pode ter a finalidade de tirar a população abaixo da miséria das garras dos vampiros e sangue-sugas q dominam tal parcela da sociedade.Nada e ninguém consegue ter controle em determinados estados onde políticos fichas sujas,corruptos,coronéis,manda tários e sanguinários são manteú

    Responda
  39. Milton Mariani Junior

    A palavra- chave é extraordinária. Aí está a diferença entre o Bolsa Esmola e o Bolsa Família e que é claro você explicou. Valor do benefício e abrangência.

    Responda
  40. Marcos Lopes

    Cara, essa foi de lascar! Se for assim, a Madre Teresa de Calcutá, com suas doações foi a inspiração para o Bolsa Familia!! O Lula pegou um conjunto de programinhas sem nenhuma coordenação e sem nenhum investimento significativo e os transformou no maior programa de distribuição de renda da história! E agora todo mundo quer tirar a casquinha! Vc é a cara do PSDB: finge ser democrata e equilibrado, mas acaba distorcendo os fatos em benefício do patrão!!

    Responda
  41. figueiredo

    Eu dou risada com esta maneira de discutir. Nao tem o menor sentido. O Bolsa Familia existe porque um governante o colocou para funcionar, nada mais. Nos Estados Unidos e na Europa o bolsa familia existe a muito mais tempo, ou os demo-tukanos pensam que isto é privilégio do Brasil? Toda sociedade digna é solidadaria. Um esclarecimento aos demo-tukanos: Toda ajuda aos menos privilegiados acabam entrando no caixa da Elite, eles nao especulam, consomem prod. de prim. necesidade./p

    Responda
  42. Eleitor_Atento

    Ah, você deu voltas mas não comentou, Cristovão Buarque era governador do DF pelo PT... e Suplicy, todos sabem, também é do PT, mas na sua retrospectiva histórica acima você "esqueceu" desses dois pontos... porque será?

    Responda
  43. Eleitor_Atento

    O BF tem muitos pais, porque é um programa de sucesso, pois o fracasso é órfão. A colaboração do PSDB e principalmente do DEM foi em garantir a existência dos pobres... Tudo começou com Suplicy e seu projeto de imposto de renda negativo, depois encampado parcialmente por Buarque, e, alvíssaras, Cardoso aplicou a idéia em um tímido ensaio para tentar eleger seu sucessor, mas como foi tímido demais, não vingou...

    Responda
    1. marques vitorio

      O BF tem muitos pais, porque é um programa de sucesso, pois o fracasso é órfão. A colaboração do PSDB e principalmente do DEM foi em garantir a existência dos pobres ... Rsrsrsrsrssssss....... Essa foi de lascar!!!!

  44. Pedro De lima

    E a verdade aparece, finalmente!

    Responda
  45. Pedro Ramos

    Que tal um pouco de honestidade, qualidade rara nos seus posts, e deixar claro para os leitores qual era o Partido de Cristovam Buarque na época, da mesma forma que fez com os governos do PSDB? Sei que você tá na ficha de pagamento, mas canja de galinha e honestidade intelectual nunca fazem mal.

    Responda
  46. mantofil

    Não adianta ficar discutindo quem é o pai da Criança, digo, do bolsa família. Acho que devemos solicitar que a primeira dama faça um comentario aos jornalistas sobre isso.

    Responda
  47. wilmarcas

    Programas sociais devem ser impessoais. Não têm dono. Ninguém deve assinar como proprietário intelectual. O que deve sim existir é o interesse pela melhoria de vida dos cidadãos mais desamparados e uma política efetiva de apoio e orientação a essa leva de brasileiros. Rotular com autorias deste ou daquele partido ou político é pura demagogia. De certo também é que mais que a criação o fundamental é a implementação, a efetividade, que no caso do PT é por demais letárgica.

    Responda
  48. Celso Pereira

    Então o lula não criou nada, antes criticava e agora adota como filho. Se falava que o bolsa-escola era "bolsa-esmola" então o que ele fez foi ampliar a esmola.

    Responda
    1. Trabalhar não mata

      Criar mesmo, de verdade, ele não criou. Fez uma cópia e a renomeou. Poderia esta prática ser considerada plágio com fins eleitoreiros?

  49. Marcz

    O pai do Bolsa Família é o Sarney, com a criação do Vale Leite, o mesmo que criou o seguro desemprego que o Serra se diz papai.

    Responda
  50. DECIO PAGNI

    É, bolsa-escola virou bolsa-esmola. Agora ganha-se esmola sem colocar os filhos na escola com projeção de aumento da população, dos eleitores e redução da educação.

    Responda
    1. Eleitor_Atento

      Prezado, para fazer jus ao BF é preciso ter renda muito baixa, ter os filhos matriculados na escola (e com frequência comprovada), manter as vacinas em dia, e fazer exames periódicos em postos de saúde. Informe-se antes de destilar qualquer veneno...