Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Sensato

    Minhas previsões para 2016: Queda de 3% no PIB e inflação de 10%. Isso, claro, se Dilma continuar no cargo.

    Responda
  2. jimi 7890

    Como foi que a Venezuela chegou na situação atual??. nas suas devidas proporções, estamos no mesmo caminho. Fidel fez escola: é na democracia que se constrói uma ditadura, dia após dia. Tomemos tento.

    Responda
  3. Dewey

    Quem determina os juros no Brasil são os detentores da dívida pública. Toda vez que o governo gasta mais do arrecada, tem que se valer dos bancos privados para se financiar o que faz com que sobre menos dinheiro na praça. Como a demanda continua, o preço do dinheiro aumenta. Por isso é uma falácia afirmar que o aumento dos juros é para controlar a inflação.

    Responda
  4. Dewey

    Os altos juros que pagamos no Brasil não são causa, são efeito. Por que os juros são tão altos? Quando o governo gasta mais do que arrecada, ele é obrigado a recorrer ao dinheiro do setor privado, principalmente os bancos, para se financiar. Resultado: sobram menos recursos para as empresas -- e o preço do dinheiro sobe. O problema se agrava porque o COPOM na verdade baseia as suas decisões na opinião de investidores e detentores da dívida, justamente quem tem maior interesse em juros altos.

    Responda