Opinião > Há lobbies e lobbies Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. marcosta

    Só falam em regulamentar. Mais leis, mais teorias, mais procedimentos pra emperrar mais ainda a máquina burocrática, que, sabidamente, não dá o retorno que se espera, haja vista os recursos "investidos" - eu chamaria de gasto. Quando se quer, se faz e pronto! Quando não querem, apelam para a lei. Simples assim!

    Responda
  2. Brenno

    O quê ocorreu não foi lobby mas corrupção de autoridades. Isto já está regulamentado no Código Penal.

    Responda
  3. manoveio

    A questão não é, nem nunca foi, de regulamentação. É sim de caráter e de punição exemplar.

    Responda
    1. Amauri

      manoveio: seu comentário é utópico e populista, as pessoas são movidas por interesses, por domínios de mercado. As empresas tem como finalidade ocupar os espaços, e o governos são os regulamentadores, são que dizem "pode, não pode, quando pode, etc..." isto sempre existiu e sempre irá existir. O comentário de Dewey é exemplar, a regulamentação do lobby nos EUA é um exemplo a ser seguido. É deixar em pratos limpos desde as eleições a quais interesses o candidato A ou B pretende atender.

  4. Mari Ribeiro

    O que se deve entender é que, na outra ponta, o governo do país, em suas negociações e contratos publicos, não pode favorecer uma determinada empresa. A contratação de empresas de consultoria, como as de Jose Dirceu e do filho do Lula, tem influencia direta e óbvia nas decisões do governo, favorecendo um ou outro empresário em detrimento dos demais. Sem contar o que eles ganharam com isso...

    Responda
  5. Dewey

    A atividade de lobbying foi regulamentada nos EUA em 1946 para prevenir abusos e corrupção. O detalhamento da lei é tão abrangente que obriga o lobista a declarar até almoços em que participa e que sejam pagos pelos clientes, ou presentes, por menores que sejam. As despesas com lobby nos EUA passa dos U$3 bi por ano, o que suscita uma questão importante, ou seja, o fato de que as grandes corporações poderem gastar livremente para ter os seus interesses atendidos a despeito do interesse geral.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.