Hélio Schwartsman > Entre as fadas e as bruxas Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. RCC

    Perseguido pela ditadura? Há controvérsias. Há também a versão de que, como um dos raros sindicalistas que não eram do PCB, teria se acertado com Golbery, para fazer oposição sistemática aos políticos que viriam a assumir a transição democrática. Pode até ser “inverdade”, mas faz todo sentido, pode crer que faz.

    Responda
  2. Lustoza

    Homens como Pepe Mujica estão repletos na historia mesmo que uma grande minoria são homens saudáveis pois se alimentam com aquilo que condiz com sua própria natureza e não desviando sua natureza fazendo de si um porco que se metem em coisas sujas e artificiais sujando e adoecendo a vida de bilhões pois como Napoleão disse : homens não como mujica e outros claro mas homens que infelizmente em sua maioria são como porcos que parecem gostar de se alimentar de ouro que quebrem os dentes.

    Responda
  3. Dewey

    As pessoas gostam de histórias, gostam de narrativas. É por isso que J. K. Rowling ficou famosa contando histórias nas quais as pessoas se sentiam incluídas. Se ela tivesse mostrado o Harry Porter como um perdedor no final, como gostam de fazer os filmes brasileiros, ela ainda seria uma ilustre escritora desconhecida.

    Responda
  4. Waner

    N_ão se elege um presidente pela sua honestidade, se assim fosse padres, pastores e inúmeros religiosos triunfariam facilmente. Se elege pensado ou em si próprio (o que posso ganhar com este ou aquele candidato) ou em formas mais altruístas (o que este candidato, se eleito, pode fazer para a sociedade). É claro que a honestidade é importantíssimo, mas como gosto de dizer, doações de empresas e grande parte, até mesmo, de outros tipos de doações para campanhas, tem conotações de corrupção prévia.

    Responda
  5. MARCÃ O

    Outra coisa, o espaço é curto, se veta uma parte fica sem entender o todo.

    Responda
  6. MARCÃ O

    Hélio, se quiser ser coerente com seu artigo anterior, sobre a coberta dos nus do vaticano, acabe com a moderação aqui. Outra coisa, todos os chingamentos a lula e o pt são aceitos, mas se mencionar o nome de outro partido é censurado. Tem que se fazer malabarismo para comentar

    Responda
  7. MARCÃ O

    Quanto ao aeroporto, como não se investiga, dá tempo de sumirem documentos, que serão dados como inexistentes.

    Responda
  8. MarceloCoelho

    O ser humano é mitômano, grande parte de sua estrutura psíquica é construída sobre mitos. A modernidade se considera racional, mas os modernos também são cheios de mitos. A ideia de socialismo é constituída praticamente só de mitos e não baseada em construção racional. O marxismo é o grande mito político da modernidade, hoje decadente, porque as tentativas de concretizá-lo como sistema político e econômico concreto mostraram suas gritantes fraquezas, mas ainda muito forte na esquerda.

    Responda
    1. Farol

      O marxismo seria o "ópio dos intelectuais" (Raymond Aaron).

    2. MarceloCoelho

      Outro grande mito da modernidade é o freudismo que, durante um tempo, muita gente acreditou que seria a explicação definitiva da estrutura psíquica humana, o que está longe de ser. Hoje também já está meio decadente, mas ainda tem bastante prestígio. Mas a humanidade logo encontrará outros mitos para substituí-los, porque não consegue viver "a seco", apenas na dureza da realidade concreta.

  9. MARCÃ O

    A China também nos inunda de produtos, mas em contrapartida comprar alimentos agrícolas para sua grande população, petróleo e minério. Os EUA são autosuficientes em tudo isso.

    Responda
  10. MARCÃ O

    Querem derrubar a China, nos cooptando, mas não têm muito o que nos oferecer. As relações comerciais claramente tendem a ser desequilibradas. Vão nos inundar de seu produtos, exterminando ainda mais a nossa indústria, nos transformando em um México, com milhares de pessoas querendo se mudar para o centro do império para serem objeto de chacota em terras yankees. Essa é uma tendência bem plausível, vide o que ocorreu com o México na ALCA-NAFTA.

    Responda
  11. MARCÃ O

    Agora estamos à beira de um novo alinhamento político forçado internacionalmente, cuja as experiências históricas recentes não são boas. E não sou só eu que vislumbra isso. Trata-se do que eu chamo efeito Trump (mesmo que não seja eleito, deixa um rastro de nacionalismo xenofóbico no centro do império). A Parceira Transpacífico é um equívoco. Querem derrubar a China, nos cooptando, mas não têm muito o que nos oferecer. As relações comerciais claramente tendem a ser desequilibradas.

    Responda
    1. Pedro Leon

      É impressionante como esse pessoal defensores do home acham culpados para tudo, menos pela incompetência e corrupção do partido. Não sabem nem fazer um projeto com a mesma qualidade de um aluno do primário.

    2. Libório

      Agora entendi marcão, tudo não passa duma grande conspiração internacional pra derrubar o home... ainda bem que vc descobriu isso, ufa...

  12. MARCÃ O

    Mas quem cometeu crimes deve ser punido. Agora, misturar a atuação política com a visão de mundo, o que está ocorrendo, é que não convém. Nesses últimos doze anos, muito foi feito consequentemente. O desenvolvimento e inclusão social saltaram aos olhos, de quem, como eu, tem cinquenta anos e vivi os períodos de ditadura, abertura, FHC e Lula. Agora estamos à beira de um novo alinhamento político forçado internacionalmente, cuja as experiências históricas recentes não são boas.

    Responda
  13. MARCÃ O

    O mal feito tem que ser punido, de qualquer lado. Mas parece que só se investiga a fundo de um lado. Um aeroporto foi construído próximo a terras de um parente de um grande homem público, a politica federal foi lá? Foi manchete de primeira página nos jornais? Empresas relacionadas em sindicâncias oficiais doaram para canditato a pleito diverso de outro candidato publicado diariamente nos diários. A Polícia Federal foi lá? Foi manchete de primeira página?

    Responda
    1. MarceloCoelho

      Marcão, o rei da enrolação.

  14. Déjà vu

    Tríplex do Luulla com vista para o Morro do Malluf! Rarará! Bravo Simão

    Responda
  15. Déjà vu

    “O luxo corrompe Tudo, tanto o Opulento que se deleita com ele, como o Pobre que o Cobiça.” - Rousseau

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.