Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Patrick

    Lula nunca foi um estadista, sempre esteve preocupado com seu projeto de poder e de seu partido, em se perpetuar no governo, para isso iludindo os pobres e se aliando aos ricos, mesmo quando era possível fazer reformas importantes, em sua reeleição, onde não teria resisitência do congresso, devido a sua alta aprovação popular, o que ele fez, nada, preferiu ficar mais 4 anos no palanque e traballhar para eleger o poste, aí quando o boom das commodities se encerrou e a fonte secou a festa acabou

    Responda
  2. andremaybach

    Não concordo que os pobres foram mais beneficiados que os ricos, foram mais beneficiados que a classe média. Os ricos estão rindo à toa com esse governo do PT. Itaú,Bradesco, nunca ganharam tanto dinheiro quanto agora.Empreiteiras fizeram a festa. E o Sr colunista está pregando que a esquerda é contra a reforma da previdência .Seria bom o colunista estudar mais os números antes de escrever . Não é possível direita,esquerda,centro serem a favor de um sistema que gera 124 bi/ano.

    Responda
  3. felipebritto

    Não aguento mais conversa fiada de sociólogo e cientista politico. Tentam mostrar que só a esquerda funciona, o que na prática é o contrario. Mas é disso que vivem, né?

    Responda
  4. Ted

    O colunista parece concordar com a tese de que os fins justificam os meios.

    Responda
  5. Ted

    Todos os envolvidos em "mal feitos" devem ser punidos exemplarmente para mostrar às novas gerações que o crime não compensa.

    Responda
  6. toninho

    o que me deixa incomodado é que eu não vejo um nome na oposição para ser uma alternativa de poder ao que estamos vendo hoje, num país que este presidente da câmara faz e desfaz, ri da nossa cara e os parlamentares e juizes não fazem nada? é de doer, estamos num deserto de idéias e propostas.

    Responda
  7. Angelo Criado

    O colunista é sensato.

    Responda
  8. Analista MG

    Eu concordaria completamente com o colunista se a direita estivesse bem, mas está péssima, está dividida, não tem ideias e somente fala em mal feitos, mal feitos, ninguém aguenta mais. Portanto, concordo em parte. Quanto a 2018, a tendência de hoje, três anos antes, é isso: tendência. O futuro dirá. De qualquer forma, o eleitor brasileiro vota, de maneira geral, com o bolso. E votará em quem passar mais credibilidade em relação a não lhe tomarem o seu queijo. Ou a lhe darem mais queijo.

    Responda
  9. Lobo

    O pensamento" esquerdista está em crise desde a sua concepção: Os principais entraves para sua implementação são a matemática e a biologia.

    Responda
  10. Spina

    Celso, esse papo que o governo Lulla reduziu a miséria é furado. A "nova classe c" é lorota, acorda.

    Responda
  11. phaal

    O PT não tem chance em 2018! Os eleitores fiéis sempre ficavam na faixa dos 30%, mas isso era antes de todos esses escândalos. E conquistar mais 20% não foi uma tarefa muito difícil quando "tudo ia as mil maravilhas" e a Petrobras podia comprar todo mundo. Agora, alem da economia fraca, muitos deixaram de acreditar!Quem nunca gostou do PT continuará não gostando, mas vai ser impossível reconquistar quem acreditava e se sentiu traído! Kd aqueles artistas vestindo vermelho e defendendo abertament?

    Responda
  12. jrschneidersoccer

    Lula não está morto politicamente, mas é o que sobrou do cadáver PT. sem ele ....haverá vários partidos clamando o legado político/populista.

    Responda
  13. capanjo

    A esquerda Brasileira e o Brasil ! A confusão dita na coluna é observada em seu aspecto ideológico e politico pois a chance foi dado pelo voto nas urnas depois das sucessivas malogradas experiências do neo-liberalismo e do impeachement de Collor e os ditatoriais 30 anos de militarismo iniciado com o golpe de 64.Então a esquerda brasileira a frente do planalto é o mesmo que o recém nascido perante o 500 anos da elite e a direita nos destinos da nação! O povo em 2018 é gauche!

    Responda
  14. Guto

    Não são os eleitores deste jornal que fazem um vencedor nas eleições, vide o mapa de votação da última, são os eleitores de baixa renda.Se no corações e mentes deles existir o sentimento que leva por fora mas faz algo por eles pode ocorrer algo, principalmente porque nossa oposição é muito ruim , péssima em defender uma proposta liberal , no sentimento de muitos é mais do mesmo.

    Responda
  15. PH Andrade

    Cai na real, sr. colunista. A casa já começou a cair, e nesta data o Barba estará passando uma temporada na Papuda de Curitiba. O resto é um delírio especulativo. A prisão é certa.

    Responda
  16. Dewey

    O populismo é um fenômeno típico da América Latina; não existe nem nos países mais pobres da Ásia. Para aquelas pessoas que que acreditam que o governo é a única via para melhorar de vida, o populismo possui uma atração fatal, e quem se dispor a prometer utopias terá a atenção total dos eleitores. O eleitor médio não quer ouvir falar de ajustes fiscais, taxa de câmbio e inflação, mesmo que soubesse o que isso significa. E a Igreja continua prometendo que só os pobres herdarão o reino de Deus.

    Responda
  17. Expresse e Opine

    E eu perdi tempo lendo isto.

    Responda
  18. Presto

    se organização criminosa ser descoberta eh crise então estar afundando . em 2018 não sobrar nada .

    Responda
  19. Sensato

    A verdade é que o PeeTee sempre ganhou o voto do pobre pelo estômago. Sim, é mais que os anteriores tinham feito, porém, ao tirar do pobre muitas vezes a necessidade de trabalhar e estudar, tirou também um futuro mais promissor do país no médio prazo. Quantas gerações serão necessárias para recuperar o estrago feito pelo PeeTee?

    Responda
  20. P

    O que esta em jogo não é se a renda aumentou ou diminui. é Este conceito " PERPETUAÇÃO DE PODER", por um partido MANIQUEÍSTA, vinculado ao FÓRUM DE SÃO PAULO, como diz o Colunista R.A..."Desta Vez Ele Não Escapa" Somos Otimista!!

    Responda
    1. Miguel

      Caros, esquerda ou direita, o ser humano é egocêntrico. Não é por menos que a ciência reconhece que o maior sentimento humano é o egoísmo. A nossa esquerda, ao chegar ao poder, fez o que todo o ser humano faria: Vamos nos perpetuar no poder a qualquer custo. A prova disso, é que todos os movimentos socialistas vitoriosos no mundo, tornaram-se ditaduras odiosas. Aliás, confiram quantos seres humanos foram eliminados pelos regimes socialistas do século passado, entre eles, o da URSS e Cuba

  21. Marcos RS

    Incrível como o colunista passa ao largo do enriquecimento do Pixu.leco e de seus familiares, dos fortes indícios dos conchavos e acertos ocorridos durante e após seu período na presidência. Do aparelhamento inacreditável promovido por ele e continuado pela Man.dioca para benefício próprio e do partidinho ao qual pertencem, dos gastos públicos exagerados e irresponsáveis, dos empréstimos a outros países, do desmanche da saúde e educação, isso para ficar por aqui. Estamos todos cansados. Chega!

    Responda
  22. E M

    Ele é um cadáver político!

    Responda
  23. Zé Campos

    O que deixa o Lula menos forte são os ataques patrocinados da mídia.

    Responda
    1. Zé Campos

      Servulo (a alcunha já diz tudo) sua "pena" remunerada com recursos que desviaram da merenda das crianças.

    2. Zé Campos

      Será que a "merenda" vai fortalecer os adversários? Bem alimentados competem melhor.

    3. Presto

      dorme brasil .

    4. Presto

      Fan temos tirar porca , logo , deixar sangrar mais um pouco ate eleições 2016. ver votação pete .

    5. DENILSON

      Não meu caro, o que o deixa menos forte é ser o mentor do governo mais corrupto da história da humanidade. Rezemos para que o poste não piore as coisas até 2018 para que possamoa começar a limpar todo esse esgoto que é esse governo.