Opinião > Debate urgente Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Levinas Bateson

    Com relação a zica, há uma grande hipocrisia no ar: impede-se que a mulher aborte em função de uma decisão coletiva. Mas a responsabilidade, o ônus e o sofrimento de cuidar da criança será individual (da própria mãe). Isso sem considerar o sofrimento da própria criança. Se a decisão de permitir o nascimento é coletiva, os cuidados deveriam ser, também, de responsabilidade compartilhada por todos. Ou seja, quem e contra o aborto no caso da zica, deveria "adotar" uma criança nessa condição.

    Responda
  2. Levinas Bateson

    Não sei se concordo com o editorial. Estamos discutindo se o aborto deve ser questão de direito coletivo ou individual. Um plebiscito seria permitir, ou não, passar o direito da esfera coletiva para o individual. Não sei se isso ficaria claro. Outra coisa, não sei se é oportunismo, ou se pode colocar tudo no mesmo balaio: permissão para interromper a gravidez em função do zica, e aborto como direito amplo. São coisas diferentes. Em função da zica, creio que o Supremo pode decidir.

    Responda
    1. Levinas Bateson

      Quanto à descriminalização do aborto, creio que caberia ao Congresso. Não vejo porque de um plebiscito. Aliás, como tudo que é ligado à cultura, pode ser medida paulatina. Primeiro se negocia no Congresso modificação na lei permitindo sob certas condições, e aos poucos, conforme se avança nos costumes, vai se ampliando. Acho difícil que se passe essa ideia de maneira ampla. Isso, aliás, seria estratégico. Em tempo: sou favorável a descriminalização.

  3. Sidneyc

    Se a Folha quer entrar nesse debate que o faça com estatísticas decentes, como demonstrou no Estado ontem Fernando Reinach. Nos EUA os casos de microcefalia representam 0,6% dos nascimentos/ano, portanto, no Brasil é impossível termos somente 150 casos. Além disso, como demonstrou Reinach, a maioria vive muito bem. E porque um plebiscito somente sobre microcefalia, porque não colocamos também sindrome de down? Que tal antes cobrarmos o Estado por políticas publicas na saúde e saneamento básico?

    Responda
  4. Dewey

    De maneira humorada Ronald Reagan comentou sobre o aborto: "Eu notei que todo mundo que é a favor do aborto já nasceu." Tema polêmico sobre o qual não existe consenso. Nosso desconhecimento sobre como o cérebro funciona é abissal. Como concluir que uma pessoa que nasce com um cérebro menor não terá chances de se tornar um cidadão produtivo? Quando é sobre nos é aborto; quando é sobre as galinhas é sobre omelete.

    Responda
    1. Levinas Bateson

      Pois é, como saber se uma pessoa que nasce sem neurônios, por exemplo, não ira se tornar um gênio?

  5. MARCÃ O

    Alegam que os nossos 4.000 casos de zika são fruto do bolivarianismo. A festejada neo-liberal Colombia tem 22,5 mil...

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.