Hélio Schwartsman > Mente quântica Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Não entendi bem como é esse modo quântico da mente que o autor propõe, porque não li o livro, mas não tenho dúvida que o materialismo puro e duro jamais explicará a consciência, e já disse isso, aqui na coluna, em outro comentário. Uma coisa que, em minha opinião, pode responder de maneira quântica no mundo macro, é essa questão do aquecimento global. A atmosfera (e os oceanos) pode estar acumulando energia "latente" sem apresentar uma resposta sensÃvel forte ao acúmulo de gases estufa...
Mas pode, a partir de um certo limiar, apresentar uma resposta rápida, e a temperatura aumentar subitamente. Não estou dizendo que vai acontecer assim, mas é uma possibilidade. O registro estratigráfico mostra episódios do passado em que houve rápida e forte elevação de temperatura, que ninguém sabe explicar bem por quê. A atmosfera é um sistema aberto, e muito complexo, é difÃcil colocar em uma equação todos os fatores e interações que ditam seu comportamento, por isso é difÃcil prever o clima.
filosofo bergsom:pensamento não pode ser extensão pois como pode matéria produzir ideias por exemplo?aristoteles disse que existe inteligibilidade em tudo pois nós como seres racionais só é possÃvel conhecer algo que é racional mas ai ele diz compreendemos de forma muito razoável longe mais muito longe de conhecer totalmente.
Tese muito interessante, indeed.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Mente quântica Voltar
Comente este texto