Opinião > Uber é concorrência ilegal e predatória Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Tulio

    O Deputado aponta as falhas do ÜBER mas não se preocupa em explicar os motivos que levaram milhares a migrar para o serviço. O monopólio do serviço de táxi e suas barreiras de entrada acabaram deixando mal acostumados os taxistas, que ainda se apropriam de benefícios fiscais pagos pela sociedade, sem retornar um centavo sequer para os usuários do serviço. Enfim, a retórica do Deputado é a de um partido que se assumiu como vanguarda, a vanguarda do atraso.

    Responda
  2. Parafina

    Nossa, eu não li isso!! A única coisa boa dessa reportagem são os comentários, onde é gratificante ver que não somos todos cegos ao que nos é imposto. Infelizmente a cegueira ainda é grande pois CARLOS ZARATTINI, 56,é "deputado federal (PT/SP) e vice-líder do PT na Câmara"!!! Será que um dia vai aparecer um aplicativo similar para nossa saúde, segurança e educação para não haver mais CARLOS ZARATTINIS com poder??? Tá anotado aqui seu nome Deputado

    Responda
  3. Froog

    O que o senhor defende e não confessa é a burocracia estatal. Nada de defesa de taxistas ou de qualquer outra categoria. Trata-se da mesma mentalidade ultrapassada de uma esquerda carcominda que se retro alimenta.

    Responda
  4. Kleber

    Pessimo secretário e pior ainda escrevendo. Como sempre o Peette quer controlar tudo via Estado. Assim sobram mais Boquinhas para os companheiros

    Responda
  5. vigilante

    Alguém já foi recusado por um táxi? bem vindo a concorrência....abaixo o monopólio....vão parar de trocar de carro todo ano sem IPI....

    Responda
    1. Carolina Ramos

      Eu me lembro de uns anos atrás, pouco antes do Uber surgir: em dias de chuva e em horários de pico era simplesmente impossível achar um táxi vazio em Belo Horizonte. Fui recusada por vários, e já cheguei a ficar 40 minutos na rua esperando. Me pareceu óbvio que a frota de táxis não estava dando conta. Os taxistas só não querem sair da sua zona de conforto e privilégios.

  6. vigilante

    De ilegalidade parece que o deputado conhece, no mínimo próximo a ele. Mas a justiça não liberou? Leia que o companheiro Jânio Escreveu.

    Responda
  7. Professor LVL

    Sr. Ex secretario Espera com essa posicao ganhar votos dos mafiosos taxistas? Talvez ja que integram agremiacao similar a sua em praticas ilegais. Boa sorte

    Responda
  8. Marcao

    E não esquecendo de dizer, o caro deputado, muito caro, não anda de UBER , taxi e onibus, e sim, carrinho zero pago pelos contribuintes.....

    Responda
  9. roberto

    Nossa Zaratini, que texto tosco defendendo uma categoria isenta de impostos, com carros novos a 40 por cento de descontos enfim mais uma classe de privilegiados dentre os sem nenhum. Leia o texto de Jânio de Freitas do domingo passado, reflita por favor.

    Responda
  10. Guerreiro Jovem

    Concordo, porque o transporte público individual e coletivo é dever do Estado, assim o controle cabe ao estado e não podemos transferir esse controle para estrangeiros, porque o Uber é estrangeiro. Vai em um outro país e diga como serão as regras do transporte, isso fere a soberania nacional, você não irá conseguir. Não podemos ser imediatistas e nos deixar levar pelo momento sem pensar nas consequências futuras de algo que não encontra limites e o poder público existe pra isso.

    Responda
    1. Guerreiro Jovem

      Realmente, saúde, educação e outras coisas são dever do estado mais o particular quando pode opta pelo particular, mas ninguém pode abrir uma porta e dizer que é um hospital ou uma escola, porque para isso é necessário cumprir as exigências legais e ter autorização do poder público para funcionar. Não sou contra o Uber, apenas acho que deve cumprir com a legislação vigente e que só poderiam funcionar aqueles que previamente tiverem autorização do poder público.

    2. Carolina Ramos

      Saúde e educação também são dever do Estado, mas por serem mal e porcamente fornecidas acabam sendo substituídas por particulares. O consumidor tem que ter o direito de escolher pra onde vai o dinheiro do seu trabalho. O Uber mostrou o que nem os taxistas nem o Estado queriam: é possível SIM oferecer um produto de qualidade por um preço menor do que nos era oferecido.

  11. Bolla

    Repetir o bordão "chegou uma nova tecnologia" só limita o foco da discussão sobre o Uber.Meros meios virtuais, aplicativos não são novidade; só pra chamar táxis há vários.A questão verdadeira é o resultado nas ruas: donos de carros licenciados como particulares prestando serviço de transporte, sem estarem --carros e motoristas-- credenciados para tal.Está visto, portanto: o manto tecnológico não esconde q o Uber atua como agenciador de mão de obra clandestina.O q diz a legislação brasileira?

    Responda
    1. Guerreiro Jovem

      Concordo com você. Porque ninguém pode atuar como médico sem ter cursado medicina e ter o CRM e ninguém pode advogar sem após ter concluído o curso de direito e passar no exame da ordem, ou seja, não podemos deixar o Brasil virar uma bagunça, porque no caso do transporte público individual há uma legislação a ser obedecida e não se pode admitir que qualquer um saia por aí prestando esse serviço. O congresso nacional precisa limitar o uso desses aplicativos a pessoas autorizadas.

  12. Sidneyc

    Não mencionou a máfia dos alvarás,que com o advento do Uber, com certeza sofrerá pesadas perdas pois não serão mais necessários,impactando políticos e sindicato dos taxistas, os controladores dessa máfia. O ex secretário, cuja gestão foi horrorosa diga se de passagem, não esconde a volúpia do controle estatal, mas esquece que o Uber já venceu a batalha, pois o usuário o escolheu, no Brasil e no mundo, pela relação custo x benefício. Viva o mercado e a tecnologia!

    Responda
    1. Sidneyc

      Guerreiro Jovem, pouco importa se a empresa é estrangeira ou nacional, o fundamental é o consumidor ter mais opções à sua escolha. Basta regulamentar o Uber, coisa que políticos e sindicalistas não querem por razões corporativistas. Há espaço para todos trabalharem e a competição só irá ajudar ao consumidor.

    2. Guerreiro Jovem

      Você está equivocado, porque se existe algo errado tem o ministério público para investigar e punir os culpados, mas em nada tem haver com liberar geral o transporte Público individual, porque existe uma legislação a ser respeitada e não é uma empresa estrangeira que vai ditar as regras aqui e isso com certeza irá prevalecer.

  13. SFW

    já sendo secretário municipal de transporte e se dando o trabalho para escrever sua opinião sobre o Uber precisava se informar mais sobre o assunto, só ando de Uber por ele ter uma avaliação muito mais criteriosa do motorista do que o DTP/SP, quem avalia o motorista é o usuário e mais do que isso, eu tenho imediatamente acesso ao carro que usei os dados do motorista e todo o percurso. O resultado disso é a criação de uma rede de confiança, a mesma que agora não tenho no trabalho do sr. Deputado

    Responda
  14. Wellington Nagato

    eputado não conhece nada do Uber e do seu funcionamento e muito menos da proposta que ele tem e do quanto ele vem funcionado muito bem em outros países e grandes cidades. É inegável que em todos os países ele foi visto como algo ruim e predatório mas se pegar cidades como São Francisco, Uber é um sucesso por lá e realmente ajuda as pessoas a economizarem e a diminuir o trânsito. Eu sempre vejo críticas ao uber da mesma forma que o Sr. Olha, e infelizmente muito mal argumentado e se base alguma.

    Responda
  15. CARDINALI

    O autor do texto leu o que escreveu? Ele fala tudo aquilo que um cidadão quer ouvir: aplicativos como o Uber libertam os usuários dos esquemas atrasados, viciados e incompetentes.

    Responda
  16. conha

    Caro Deputado quem financia suas campanhas? As empresas de ônibus ou a associação dos taxistas Morra

    Responda
  17. Carolina Ramos

    Deixar que o Uber funcione estimula a livre concorrência. Por isso mesmo a ideia de "monopólio do Uber" me parece bastante descabida. Se o Uber cobrar um preço abusivo, provavelmente aparecerá outro aplicativo para desbanca-lo. É justamente o que o Uber propõe: concorrência, liberdade para que o consumidor escolha o meio de transporte que se adeque às suas necessidades. Ah, e qual é a novidade da "concorrência predatória"? Que eu saiba o cidadão comum enfrenta isso diariamente.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.