Opinião > Atraso na educação Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. melo

    Concordo com todas razões expostas, mas pergunto se a mais de vinte anos atras, ainda no nascituro MOBRAL, por que se "esqueceu" que a função da Televisão era para educação a distância? Por que os programas e cursos são levados ao público somente pela madrugada e não antes dos jornais da noite? Sabendo que é um concessão do governo por que não fazer cumprir esta função social de EDUCAR ESCOLARIZANDO? A universalização da educação deixaria de ser utopia envolvendo pais e filhos em uma só cruzada.

    Responda
  2. Arami

    Estão esquecendo que para o governo do PT interessa é quantidade e não qualidade. Todos na escola, não interessa se aprende. Tenho uma neta que estava na 3ª série e não sabia ler, tampouco escrever, além disso não sabia contar até 10. Veio morar comigo, fui na escola e solicitei que voltasse para a 2ª. série e comecei a ensiná-la em casa. Com o esforço meu e das professoras a menina fez a 2ª. novamente e a 3ª. série. Já está na 4ª. série, mas com aprendizado e motivada.

    Responda
  3. alberto vieira machado

    A "Patria Educadora"..., que pena, parou no "marketing...aliás, não parou porque a propaganda é maciça, mas como diria Eça, "quando cai o diáfano veu da fantasia, surge a dura realidade" ...Posição 58 em 65 países...será que NINGUÉM vai nos falar NADA????

    Responda
  4. Levinas Bateson

    Na verdade, houve enorme aumento (25 por cento) de novas matrículas no ensino básico com FHCe, e queda nas matrículas com Lu lla e Dil ma. Ok, isso pode ser creditado à queda na taxa de nascimento, mas não estou bem certo. Quanto à qualidade deplorável, há uma série de fatores, que passam por ausência de bibliotecas, falta de valorização do corpo docente, falta de engajamento da comunidade, despreparo dos diretores... Claro que famílias que possuem biblioteca em casa oferecem mais aos filhos

    Responda
    1. Presto

      Denis acreditar que ser da área tamanha quantidade de post . O melhor ser dito que sistema estar aparelhado . Será a usp do singer cantor estar ? Tudo aparelhado. exercício , por isso não se mexer. Receber caças Gripe e armamento novo . sol dadinhos estar satisfeito com brinquedos . Estatais nem falar . só calangos por toda a parte . ter que resistir .

    2. Levinas Bateson

      (7) Acontece que o MEC, assim como qualquer pasta que tem muito dinheiro, é cobiçado por políticos, e não por técnicos especialistas. O MEC é completamente aparelhado por peti stas comissionados. Por isso é atravancado

    3. Levinas Bateson

      (6) O ensino médio prepararia para a universidade. Só que , para a grande maioria dos jovens, a universidade é ideia fora da realidade. Então o conteúdo do ensino médio se torna absolutamente alienante para tais estudantes, que precisam de conhecimentos mais práticos para o dia a dia. O governo está muito atrasado em relação a qualquer reforma na educação.

    4. Levinas Bateson

      (5) Com relação ao ensino médio, e os últimos anos do ensino fundamental, a evasão é o grande problema. Por que isso se dá? É o seguinte: a criança vem repetindo de ano, e fica atrasada, defasada com relação a idade. Com 16 anos ainda não acabou o ensino fundamental. Desanimada, desiste de estudar para trabalhar a ajudar a família. Além disso, o currículo, especialmente do ensino médio, não é interessante, não tem aplicação prática para os adolescentes.

    5. Levinas Bateson

      (4) Há um erro na reportagem, pelo menos quando se refere a áreas urbanas: as crianças sempre são matriculadas perto de suas casas. Geralmente vão a pé.

    6. Levinas Bateson

      (3) Há alguns aspectos que foram mencionados na reportagem: violência urbana: de fato, isso monopoliza a família e desvia a atenção dos estudos. Aliás, nunca se deve esquecer que o tráfico alicia o jovem. É uma concorrência difícil.

    7. Levinas Bateson

      Assim como as que possuem computadores e tablets. Mas, sem dúvida, quando há engajamento, valorização, da escola pelas famílias, envolvimento das famílias com a instituição, professores interessados e preparados, e diretores engajados, a coisa funciona. Mas o que vemos, sempre é a ausência do Estado. O currículo não é revisto pelo MEC, os professores e diretores não são valorizados, há os desvios nas verbas praticados pelos políticos... Aliás, o PTê é um desastre na área

  5. jarbinha

    Quando foi implementado o salário mínimo pra os professores, o então governadores minas Arcio Nves entrou na justiça para que o estado não cumprisse a regra, pagando salários aviltantes aos docentes. Nem o estado do Piauí, o mais pobre estado brasileiro, pagava salário tão baixo aos professores.

    Responda
  6. aleluia

    Novamente a sempre lembrada frase (dele ou atribuida a ele) Mané Garrincha= Eles fingem que me pagam e eu finjo que jogo futebol. Aqui nos fingimos que damos educação e eles fingem que estudam, chegando aos '18 anos como semi-alfabetizados sabendo apenas assinar o nome e rudimentos de aritmetica. Nem alimentados direito chegam eis que roubar merenda escolar é um esporte praticados por inumeros educadores, que com isso conseguem ganhar igual ou j maisdo que catedraticos de universidade .

    Responda
  7. Dewey

    É indiscutível o papel que a família representa no aprendizado, mas o nível socio-econômico da mesma por si só não explica o mau desempenho escolar. Isso porque nem toda família de classe D ou E é disfuncional. As disfuncionalidades que prejudicam o aprendizado estão geralmente relacionadas com o alcoolismo, o uso de outras drogas no âmbito familiar e a ausência de valores. Sem diagnósticos corretos, seguiremos perseguindo moinhos de vento como Don Quijote de la Mancha.

    Responda
    1. Presto

      O maior Don Quixote que conhecer ser a estocadora de ventos para poder mover moinhos fantasmas .

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.