Vinícius Torres Freire > O mundo do avesso Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Esse desarranjo vai se complicando sem solução a vista.No passado não havia dinheiro. O ouro ficava guardado sem render juros. A partir dos avanços técnicos do dinheiro ele virou mercadoria rara, reis e governantes se tornaram grandes clientes, e o sistema foi evoluindo promovendo ganhos contÃnuos, seguros, crescentes. No Brasil permanece a escassez. No mundo o dinheiro extrapolou gerando colossal volume, mas a economia global se desorganizou geral, e não se sabe o que fazer para reequilibrar.
O mundo está pagando agora pela enxurrada de dólares e euros que EUA e Europa despejaram no mercado para reanimar o mercado. Este keynesianismo tosco é que gera os juros negativos. Os próprios governos são a causa daquilo que, agora, tentam remediar.
O que temos hoje é muita economia de papel, sem lastro na economia real. Isso vem sendo estimulado inclusive por governos, que praticam um keynesianismo de botequim para tentar estimular artificialmente o crescimento econômico.
Não teria o sistema financeiro ficado tão disfuncional que não consegue sair do atoleiro em que se meteu até 2008? Creio que a solução virá da polÃtica, ou as burguesas não financeiras retomam o poder polÃtico entregue à burguesia financeira, ou a situação não terá solução. A solução vai doer para o mercado financeiro que para não passar pelas dores, controla parlamentos e governos mundo afora. O governo e o congresso terem dado trilhões aos bancos sem lhes cobrar nada em troca deu nisso.
O Canada está implementando juro negativo de -0,5%, mas vem vez de deprimir a economia esperam um efeito inverso, ou seja, a taxas negativas as pessoas terão mais incentivo para gastar do que para economizar. A taxa negativa, segundo o BC de lá não significa que os poupadores terão que pagar os bancos para guardar suas economias porque as taxas oferecida pelos bancos nunca abaixam de zero. A medida terá mecanismos para incentivar os bancos a emprestar ou punir quem segurar o dinheiro no BC.
Enquanto isso, aqui, somos saqueados com juros de 12% no cheque especial e 15% no cartão de crédito, sem que haja justificativa plausÃvel para isso. Conivente, o governo assiste, de braços cruzados, esse achaque à população.
A pergunta que fica é e porque no Brasil estão fazendo ao contrário?? Porque o governo federal está pagando juro tão alto, mentindo que é para controlar a inflação. Será que é porque o Banco Central Brasileiro nunca foi independente e sempre esteve e está dominado pelo sistema financeiro?? Se a Selic baixar o Governo não precisa de CPMF para acertar o caixa.
É para controlar a inflação sim. Esses paÃses que estão praticando juros negativos, estão todos com inflação baixa ou até ameaçados de deflação, ao contrário daqui, em que temos inflação de dois dÃgitos e com tendência estrutural de alta, por isso os juros são altos por aqui, e isso é culpa exclusiva do governo, que não consegue controlar suas contas, e não do sistema financeiro.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Vinícius Torres Freire > O mundo do avesso Voltar
Comente este texto