Opinião > A gravidade do impeachment Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. José

    O problema reside nesse regime presidencialista, uma aberração afro-americana tristemente copiada por nós; deu nisso...

    Responda
  2. MANOELITO

    O professor, em seu artigo, defende uma tese interessante, é que o impeachment, pelas razões discutidas na formulação da Constituição americana, não deve ser aplicado no Brasil, a despeito de o governante vir arruinando o pais. Então, deixemos que as epidemias grassem, como vem ocorrendo, o desemprego cresça, como vem ocorrendo, a inflação se eleve, como vem ocorrendo, tudo se desmorone, mas não se adote o impeachment, pelas razões invocadas na formulação da Constituição americana.

    Responda
  3. umcvs

    As críticas ao artigo de Marcus André Melo são pertinentes, mas os EUA possuem um sistema político que é praticamente bipartidário, a chance de um presidente vir a ficar sem base de apoio é ínfima. O impeachment é fruto do esgotamento do funcionamento do nosso sistema político e das besteiras feitas por este governo. Ademais, Vargas não é exemplo para democracia alguma e o colunista parece não achar que os pedidos de impeachment que o partido no poder fez quando era oposição foram "anormais".

    Responda
  4. cassiooliveira

    um processo de impedimento calcado no inconformismo com a derrota do candidato oposicionista, e deflagrado por chantagista envolvido em esquemões desde o governo collorido, pode ter valor efêmero ao vocalizar insatisfações de grupos, mas será apenas mais uma nota de rodapé em nossa história de compadrios e privilégios.

    Responda
  5. Flávio C

    Podem defender a posição que quiserem, mas a melhor definição foi do mestre Delfim: O presidencialismo não funciona sem presidente. Este é o ponto. Este governo acabou antes de começar. A opção é: Ou se viabiliza o im peach ment, ou trace uma meta para sobreviver por mais três anos e reze. Reze muito!!

    Responda
  6. Sensato

    Acho engraçado quando falam que o impeachment é golpe, que a democracia regrediria entre outras baboseiras. O impeachment seria importante para resgatar a credibilidade do país, afundado em uma crise moral na política. Até acredito que a presidente não é corrupta, mas é despreparada e omissa (impossível que não sabia dos escândalos), com isso o impeachment se faz necessário para moralizar a política do país.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.