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No Brasil, além de se ter poucos meios alternativos de resolução de conflitos, nosso judiciário é barato para quem ingressa com uma ação. Tem gente aqui comparando com outros paÃses. Primeiro são paÃses com tradição democrática de centenas de anos, sociedades organizadas e instituições mais consolidadas, ou seja, mais pessoas conhecem e respeitam a lei. Segundo, ingressar com uma ação nesses paÃses é muito caro! Então, lá, as pessoas buscam outras alternativas antes do judiciário.
Isso é coisa do serviço público brasileiro: poucos trabalhadores especializados e excesso grosseiro de pessoal burocrático. Muitos deses burocratas inúteis são intocáveis, passaram em concursos que privilegiam a decoreba e são os brasileiros de primeira classe, tratados pelo sistema muito melhor do que o sistema trata quem trabalha e produz.
Caro Hélio, na Alemanha e na Inglaterra não há o número de processos aqui existente. Nosso Judiciário é inchado porque nossa sociedade é conflituosa e avessa à ideia da "rule of law", daà a enorme quantidade de processos. Além disso, e principalmente, nosso Judiciário é o ganha pão dos numerosos advogados em atuação no PaÃs. Não há interesse do poderoso lobby da OAB na redução da estrutura do Poder em questão.
O benchmark revelou dados assustadores da ineficiência do nosso judiciário,parabéns ao articulista. Sugiro aprofundar o tema comparando informatização,formação e instâncias legais com os mesmos paÃses.
O primeiro fator da morosidade é o servidor publico que ganha pouco não tem meta, não tem meritocrácia no emprego e tem estabilidade do emprego.A 2* é muitos recursos até ser sentenciado.
Na Alemanha são 80 milhões de habitantes. Na França são 67 milhões. São PIBs bem maiores. Sem falar no padrões ético e legislativo superiores, que diminuem a carga daqueles Judiciários. É necessário contextualizar melhor os argumentos, mas o colunista tem muita razão.
Excelente comentário do articulista. Sistema caro ineficiente e pouco ético. Sendo os mais bem pagos de todos os funcionários e em plena crise ainda queriam setenta por cento de aumento.
Lucas, um médico que trabalha atendendo os servidores do Ministério da Saúde? É isso? Comparando com um médico que trabalha dentro do Congresso Nacional e com um médico que trabalha em um fórum? Pois é, te garanto que o que trabalha no Congresso ganha muito mais, seguido do que trabalha no Ministério e depois o que trabalha no Fórum. Todos concursados. É só ver o salários nos editais dos concursos.
O comentário do Denis é falho quanto aos salários no poder executivo. Será necessário analisar quanto recebe um médico do Ministério da Saúde e quanto este mesmo médico receberia se trabalhasse no legislativo ou no judiciário. Ridiculamente menos.
De longe, os mais bem pagos são do legislativo, seguido do executivo. Os servidores do judiciário queriam reajuste por volta de cinquenta porcento para repor perdas inflacionárias por cerca de dez anos sem reposição.
O mesmo raciocÃnio se aplica a quase todas as esferas do poder público. Há necessidade de tantos deputados, senadores, vereadores, secretarias etc? O Estado poderia ser reduzido a, no máximo, um terço do atual sem prejuÃzo de seu funcionamento.
A questão do tamanho e da i-neficiência extrapola o J-udiciário e vale para todo o governo, em todos os nÃveis incluindo-se as estatais e autarquias. Dados de 2014 dão conta que o Banco do Brasil possuÃa 5.450 agências no paÃs com 112,216 funcionários. Já o Bradesco possuÃa 4,649 agências com 83.000 funcionários. Numa regra de três simples, se o Bradesco fosse adotar o padrão do BB, em vez de 83.000 funcionários teria mais de 95.000.
Na verdade, o Judiciário gera receita e não despesa, em função da cobrança das custas processuais. Para reduzir o tamanho do Judiciário - e o tempo processual - seria necessário a implementação e ampliação de outras instâncias de resolução de conflitos, como as câmaras de mediação e arbitragem, e outras soluções conciliatórias comunitárias. No Brasil, qualquer confusão, qualquer discórdia, vai parar no Judiciário.
Nao sao os juizes que tornam a justica cara e lenta no Brasil. O Governo e' o maior descumpridor de leis do pais, recorre de tido e ultimamente tem sobrecarregado tambem a justica criminal com a corrupcao edemica.
Ainda lembro que numa palestra, sobre a lisura nos tratos jurÃdicos, um palestrante fez uma comparação inesquecÃvel. A comparação era entre juÃzes no Brasil e na Inglaterra, e assim se expressou: lá um juiz recebe junto ao holerite, um cheque a ser preenchido. Fosse adotar o mesmo procedimento aqui, terÃamos que aumentar a capacidade da Casa da Moeda.
Não resta dúvida que ao acompanhar uma seção dos diversos tribunais, rara aquela em que não nos envia a um ambiente entediante, recheado de firulas sem objetivos que causa tédio e desconfiança.Raros aqueles que nos dá certeza do domÃnio jurÃdico.Faz-nos acreditar que estamos nas mãos de espertos.
Quando um leigo fala de justica, dá dó.
Quando a maioria dos entendidos só quer saber do próprio umbigo e dos próprios salários, talvez os "leigos" que pagam a conta desses "entendidos" tenham algum direito de reclamar... Os super-salà rios do Judiciário (e não só dos experts jurÃdicos, mas também do corpo técnico) são acintosos. Cobrar mais eficiência de todos eles é o mÃnimo que se deve fazer.
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