Opinião > A Folha é pluralista o suficiente? Não Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Antonio Catigeró Oliveira

    A maior falta de "pluralidade" vem da benevolência com os corruptores do setor privado, dando a entender ao público leigo que essas coisas acontecem apenas pela "falta de ética" dos políticos. Vide Operação Zelotes, que desviou bilhões dos cofres públicos, mas não há políticos graúdos envolvidos: por que não há reportagens suficientes sobre o assunto? Empresas estão blindadas?

    Responda
  2. Alice T

    Quando se tem o Aécio como colunista e todo seu Staff, como a FSP poderia ser pluralista? Está faltando dinheiro de patrocínio?? O problema não é ser pluralista ou não? O problema é dizer que é pluralista, sendo que possui colunistas ligados diretamente a partidos como o PSDB.

    Responda
  3. Lili

    Não há como não concordar com o articulista. Descreveu, com clareza e sem radicalismos, o que as pessoas isentas e lúcidas têm percebido no dia a dia. Não subestimem os leitores de bem.

    Responda
    1. gustavb

      O texto está errado, não é verdade que não haja poucos colunistas de esquerda na folha.Percebido o que no dia a dia?A posição explícita da folha de SP em favor da esquerda?Isso sim é explícito para qualquer pessoa que acompanhe de verdade.

  4. Lili

    O articulista colocou muito bem as palavras e definiu acertadamente como eu também vejo a Folha. Como assinante percebo, como ele, as diferenças de abordagem. Infelizmente, apesar de não ter o mesmo acesso aos demais jornais, ainda acho que a Folha é a 'menos ruim"...

    Responda
  5. gustavb

    Além da lista extensa lista de colunistas de esquerda já citada, o que refuta a sua história de a esquerda ser minoria, ainda temos as capas da folha.Vc sabe qual foi a capa da folha de São Paulo nas vésperas do primeiro turno das eleições de 2014?Basta pesquisar, nada além disso.A folha não está contra este governo e não é um jornal de direita há muitos anos.

    Responda
  6. gustavb

    Renato Janine Ribeiro, cite os colunistas de direita e esquerda por favor, faça um outro texto e cite-os, dê nome aos colunistas.Você quer saber?Se a folha fizer uma pesquisa entre os colunistas dela, certamente a maioria dirá que se identifica com a esquerda.A lista de colunistas de esquerda é maior do que a de direita.:Gregório Duvivier, Guilherme Boulos, André Singer, Laura Carvalho, Vladimir Safatle, Elio Gaspari, Clóvis Rossi, Laura Carvalho, João Paulo Cuenca, Bernardo Mello, dentre outros

    Responda
  7. MARCÃ O

    O que escrevi é amplo, sai picotado, por isso pode parecer incompreensível nesse espaço...Janine é filósofo, e tem filósofos com Karl Popper que diz não existir neutralidade.

    Responda
  8. Maria

    Parece que querem ler só o que agrada, é só virar a página, bem simples! Janine implorou:não acabem com o meu partido kkkkkkkkkk esta página eu não virei, sabia q/ o "ético" ia sair assim kkkkkkkkkkkkk

    Responda
  9. MARCÃ O

    O que escreve é amplo, sai picotado, por isso pode parecer incompreensível nesse espaço...Além do mais tem a moderação, acho que não chinguei nenhum politico ou partido, nem pessoalmente ninguém, o texto pode ficar mais confuso ainda.

    Responda
  10. MARCÃ O

    O que escreve é amplo, sai picotado, por isso pode parecer incompreensível nesse espaço...Tudo isso leva a por em dúvida a neutralidade. A Folha tem o direito de ter suas posições. Embora critico esse cinismo editorialista que coloca em dúvida, muitas vezes, sua credibilidade, mas o público e a história julgarão melhor. É bom que o jornal sempre dá espaço para protestos quanto às suas matérias. Além do pouco espaço, muito do que escrevi foi vetado pela moderação

    Responda
  11. MARCÃ O

    O que escreve é amplo, sai picotado, por isso pode parecer incompreensível nesse espaço...Com relação à família, também, sou bem conservador. Mas admito que os homosexuais têm direitos em suas relações interpessoais e devem receber a proteção do estado. Se quiserem adotar filhos, podem fazê-lo, desde que legalmente constituídos e com o estado acompanhando psicologicamente a formação do menor. O ambiente do homosexualismo muitas vezes não propicia isso. E a reação conservadora da sociadade, pior.

    Responda
  12. MARCÃ O

    O que escreve é amplo, sai picotado, por isso pode parecer incompreensível nesse espaço...Com relação à violência, sou a favor da pena de morte, algo bem de direita. Mas pelo simples raciocínio puramente jurídico, a pena deve corresponder ao dano. Assim se o dano foi a perda da vida de uma pessoa, a pena tem que ser a mesma. Isso em vista à pacificação social. No íntimo religioso acho que Deus é quem julga, e um apenado pode ser salvo. E isso não deve ser motivo para se descuidar da educação.

    Responda
  13. MARCÃ O

    O que escreve é amplo, sai picotado, por isso pode parecer incompreensível nesse espaço...Não suas relações pessoais, muitos brasileiros de "direita" são libertinos sexuais. Se tiverem a chance de fazerem alguma ilegalidade para ter alguma vantagem não vão pensar duas vezes. Muitos de esquerda, como eu, não aprovo a liubertinagem sexual, e consegui minhas coisas na vida sem ajuda estranha de ninguém. Na questão economica é que sou de esquerda, acho as pessoas maiores que os lucros e orçamentos.

    Responda
  14. MARCÃ O

    O que escreve é amplo, sai picotado, por isso pode parecer incompreensível nesse espaço...Ultimamente ser de esquerda e de direita vem perdendo muito do significado. No Brasil então, cuja volatilidade de convicção pessoal é manifesta, a coisa se torna mais difício. Muitos dos que se dizem de direita da boca pra fora, são de esquerda da boca pra dentro. Vão mais da tendência do discurso, querem ter a lábia da moda para angariar público ouvinte, algo bem malandro brasileiro bom de papo.

    Responda
  15. MARCÃ O

    O que escreve é amplo, sai picotado, por isso pode parecer incompreensível nesse espaço...Então a Folha era por nós querida. Mesmo aqui em Goiás. Eu não participava de nenhum movimento, estudava em um seminário de uma congregação desconhecida e conservadora, os estigmatinos. Não era Jesuíta, Franciscana ou Dominicana, mais atuante politicamente. A Folha junto com o movimento veio com a força de uma convicção pessoal, o que se tornava mais importante.

    Responda
  16. MARCÃ O

    O que escreve é amplo, sai picotado, por isso pode parecer incompreensível nesse espaço...Janine é filósofo, deve lembrar que uma parcela de filósofos, principalmente Popper diz que não existe neutralidade. Conheci a Folha em 2003/2004, na campanha das Diretas, era um dos únicos órgãos que divulgou o movimento. Começou de forma espontânea. Não existiam PC, Tablets, smartfhones a conclamar a população 24 horas/dia. Blogueiros chamando o povo para as ruas, nem partidos, o PT, PCS proscritos.

    Responda
  17. fedora

    O ético que durou seis meses na peyralhas,que vergonha cara!

    Responda
    1. Lili

      Você não sabe o que é ética.

  18. ADRIANO

    Francamente, não há comparação entre os currículos e as argumentações do ex-presidente do STF e do ex-ministro desse governo falido e que faliu o país, Além disso, basta olhar para a página 2 e dar de encontro com o colunista André Singer, o qual realiza verdadeiros contorcionismos mentais para justificar as políticas econômicas estapafúrdias do PT, o que lança por terra a formulação do Sr. Janine de que a Folha é parcial.

    Responda
  19. aparecida

    Se alguém nada menos que um professor titular de ética e filosofia política da USP usa de argumentos como "um partido que venceu as últimas quatro eleições presidenciais e conta com a segunda maior bancada na Câmara", para defender o PT, o que esperar, então, dos ignorantes? Não que a referida titulação devesse, por si, conferir credibilidade às palavras do Professor, mas tal defesa frente ao que hoje assistimos, demonstra que o Professor esqueceu-se da vinculação entre moral e ética. Tenha dó!

    Responda
  20. Silvia

    Interessante a observação. E verdadeira.

    Responda
  21. dandrade

    O problem, meu caro, é que os crimes da dita "esquerda" se multiplicam com mais velocidade e evidência.

    Responda
  22. Arami

    Vejo o pluralismo de forma diferente desse reducionismo de esquerda e direita. As pessoas que escrevem e tem opinião, não são necessariamente de esquerda ou de direita. Abordam diferentes temas jurídicos, econômicos, sociais, políticos, de forma técnica e científica. Ficou me perguntando, onde a esquerda prosperou visando o "interesse público" mais abrangente possível?

    Responda
  23. Flávio C

    Nobre lamentador. Lembro-lhe que o noticiário nacional é o que chama mais a atenção. Logo o foco são as ações de quem está no governo nacional e se este só promove escândalos, isso não é falta de pluralidade, apenas noticiário. Agora, realmente, deve estar difícil encontrar pessoas que tenham alguma credencial, com vontade de escrever defendendo esse governo.

    Responda
  24. Vladimir

    Só li verdades, excelente texto

    Responda
  25. MarceloCoelho

    Esquerda sem voz, na Fo lha? isso é mais uma mentira escandalosa eum vitimismo sem-vergonha da esquerda. Só alguns nomes para demonstrar a falácia dessa afirmação: Janio de Freitas, Vladimir Safatle, André Singer, Bernardo Mello Franco, Cony, Celso Barros, Clóvis Rossi, Elio Gaspari, Gregório Duvivier, João Paulo Cuenca, Laura Carvalho, Todos de esquerda, e todos eram defensores do pete, se hoje alguns não o defendem mais é por causa do fracasso econômico, político e moral desse governinho.

    Responda
    1. MarceloCoelho

      Também não tem cabimento a reclamação do articulista com relação às reportagens. Ora, as reportagens concentram-se no pete porque o governo é do pete; e se o tom é majoritariamente negativo é porque os resultados do governo são muito ruins, então não tem como ser diferente. Qualquer um pode entrar no acervo Fo lha, no ano de 1999, e verá que as reportagens concentravam-se no P S D B e no governo F H C, e o tom também era predominantemente negativo por causa da crise e da desvalorização do Real.

    2. MarceloCoelho

      E ainda tem o Boulos, o Conti, a Tati Bernardi, o Marcelo Coelho, o Caversan... Por outro lado, liberais e antipetistas podemos considerar o Reinaldo Azevedo, o Aécio, o Kataguiri, o Alexandre Schwartsman, o Malberguier, o Pondé, a Raquel Landim, o Bernardo Guimarães, o Caiado e o Coutinho. Outros podem ser considerados de centro, não identificados claramente com a direita ou a esquerda. Portanto, a choradeira do articulista não tem razão de ser, é só o velho vitimismo da esquerda mesmo.

  26. baltazar

    ...jornalismo, e pluralismo, é só direita e esquerda ou, para evitar duvida, esquerda e direita.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.