Opinião > Até sífilis Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Déjà vu

    "Há algo de muito enfermo em um Sistema de saúde que não consegue, em pleno século 21, manter e distribuir estoques adequados de um remédio tão básico." * Governo de Vira-latas!!!

    Responda
  2. Déjà vu

    Governo de Vira-Latas!!!!!

    Responda
  3. Déjà vu

    ."Subdesenvolvimento não se Improvisa; é obra de Séculos". N.Rodrigues

    Responda
  4. Mári

    Esse problema deveria ser tratado já no pré natal das mulheres grávidas. Sabe-se há anos que o sistema de saúde está um desastre. Aliás como tudo no país. E os ministros que lá se instalam? A corrupção e incompetência domina totalmente o sistema. Há que mudar o sistema político que propicia dezenas de partidos de alugue. Aliás, se Marina Silva, com seu prestígio, teve dificuldades, como esses partidecos conseguem? Merece investigação ?

    Responda
    1. Paulista

      Quem toca esse país são os sindicalistas e os amigos dos sindicalistas. só podia dar nisso.

  5. Dewey

    Se um paciente de dengue for atendido num hospital nos Estados Unidos, corre o sério risco de m orte. Isso porque existem poucos médicos capazes de fazer um diagnóstico correto devido a raridade da doença. O problema não é muito diferente no Brasil com relação a sífilis que apresenta uma grande quantidade de sintomas, confundindo os médicos que poderão tardar na medicação. Num país onde a grande totalidade de pessoas morre do "coração" por carência no diagnóstico faria bem reciclar os doutores.

    Responda
    1. Paulista

      Totalmente errado, sorologia para sífilis faz parte de qualquer e todo pré-natal de rico e pobre, a culpa não é dos médicos se falta penicilina o primeiro e mais barato antibiótico do mundo. E o paciente não vai morrer com dengue hemorrágica nos Estados Unidos porque o tratamento é sintomático. Não tem medicação específica para dengue.

    2. Mári

      Não deveria fazer parte do kit pré-natal? De uma campanha para todos os jovens em idade de reprodução? Ao invés de gastar zilhões enaltecendo os feitos desses incompetentes governantes?

  6. Levinas Bateson

    O governo PTê, que se diz voltado para os pobres, na verdade, por incompetência administrativa, abandonou os pobes. O governo se acomodou no programa que deveria ser peliativo, emergencial, que foi o "mens alão" da compra de voto chamado Bol sa Fam ília, um programa neoliberal nascido na Inglaterra, e ficou só nisso. Vários programas de transferência de renda, enquanto educação, saúde, segurança, seneamento... que emancipariam o cidadão, ficaram abandonados ou regrediram.

    Responda
  7. Daniel erm

    O governo federal sequer consegue entregar o básico à população. Os hospitais, quando não estão sendo esvaziados ou com as portas lacradas para o impedimento da entrada da população, se encontram em estado de calamidade pública. É lamentável a situação e o despreparo dos nossos políticos. Todavia, em grande parte, também é culpa do eleitor brasileiro, despreparado para conferir o seu voto aos mesmos políticos de sempre. Somos um país cuja população está deixada ao relento e à sorte.

    Responda
  8. rãs

    a falta do remédio (penicilina) não é toda culpa das autoridades. o governo do estado rio, por exemplo, tenta comprar no mercado, pagando o que cobrarem, já faz um tempo. não tem ninguém vendendo, exatamente por ser uma droga básica e barata. aliás, o problema é ser barata, não vale a pena produzir e comercializar. sem querer polemizar, talvez seja uma falha que possa ser melhor discutida se forem incluídos argumentos da economia liberal...livre mercado e coisa e tal.

    Responda
    1. rãs

      talvez. pelo que sei, no brasil, não se fabrica medicamento, nos compramos os ativos e embalamos. na fiocruz do rio, que conheço razoavelmente, é assim. no butantã fazem umas vacinas e soros. os privados não sei bem, provavelmente fazem o que estiver mais barato na ocasião, podem comprar ou produzir, se for o caso. o fato é que não tem medicação prá vender, já faz mais de ano...

    2. Levinas Bateson

      No Rio de Janeiro, entre outros, há o Bio manguinhos, o IV B, o LA QFA, o LF M, o LQF Ex. (Esses três últimos ligados às For ças Ar madas, se não me engano). Com certeza os laboratórios ligados às For ças Ar madas produzem penicilina. Talvez falte planejamento, um pouco mais de investimento...

    3. Levinas Bateson

      Trata-se, portanto, de má gestão, para variar. Os laboratórios públicos produzem medicamentos baratos, cujo custo não é interessante para os particulares, além de genéricos, qo funcionam como reguladores de preço do mercado. Muitos desses laboratórios são ligados a universidades. Alguns tem conexão coma a Fiocruz, por exemplo.

    4. Levinas Bateson

      No Brasil existe há muitos anos a "Rede Brasileira de Produção Pública de Medicamentos", composta de mais de trinta labo ratórios de portes variados, que produzem medicamentos para o SU S, por exemplo. Em São Paulo, apenas uma fábrica de medicamentos, da F URP, (programa do se certa) possui vinte e sete mil metros quadrados.

    5. Levinas Bateson

      Acho que é questão de gestão, sim. No Brasil existe há muitos anos a "Rede Brasileira de Produção Pública de Medicamentos" (RBPPM), composta de mais de trinta laboratórios de portes variados pelo Brasil, que produzem medicamentos para o SUS, por exemplo. Em São Paulo, apenas uma fábrica de medicamentos, da FURP, (programa dose certa) possui vinte e sete mil metros quadrados.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.