Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Rogério

    Seria público se ela fosse paga com o nosso dinheiro, isso ocorreu?

    Responda
  2. Capilé

    E a Brasif por acaso é investigada em algum caso de corrupção ou de desvio de verbas públicas? Que semelhança tem este caso com os que envolvem empresas nos governos petistas? Se a Brasif quis pagar uma grana à tal Mirian Dutra em troca de nada, ainda que somente para atender um pedido pessoal de FHC, é problema dela. Só não pode ser dinheiro roubado de cofres públicos ou de estatais. Uma empresa como a Brasif paga salários de 3000 dólares por mês de seu próprio caixa sem problema nenhum.

    Responda
  3. Sidnei

    Está bem, bom texto. Tem que haver investigação sim, agora explique uma coisa: 1- Quem está por trás dessa senhora?, já se escreveu sobre Franklin Martins. 2- Por que não publicam o contrato de US$ 100 mil? 3 - O filho em questão não é procurado? 4 - Não se escreve que FHC recebeu um prêmio de US$ 1 milhão em 2012 nos USA? e por fim, a propina da Petrobrás paga agora campanhas de outros países e vai ficar por isso mesmo?

    Responda
  4. TONEW

    Picuinhas... FHC no último mês, kkk, melhor falar de Lu_lla no primeiro dia de mandato! Titica no ventilador não faz sumir a tsuname de mer.. da era PT!

    Responda
  5. magrus

    O problema maior não é esse! Por que a imprensa escondeu o "filho" do FHC durante tanto tempo? Porque fez chantagem conseguindo entre 3 e 6 bilhões de doláres com o Proer da mídia em 2000, arrancando a mudança da Constituição para permitir que a mídia brasileira, então falida, pudesse contar com 30% de capital estrangeiro. E conseguindo autorização para que o BNDES fizesse um empréstimo milionário à Globo. Tudo isso retirado da "bolsa da viúva".

    Responda
  6. semper

    Coitada da Dona Ruth, pelo menos não está vendo esse lamaçal.

    Responda
  7. jofre1956

    E a Rosemary Noronha, a amante de Lula? Essa do FHC pelo menos era paga por empresas privadas. A de Lulla viajava no avião presidencial, ficava em hotéis de luxo, desfrutava de restaurantes idem, alem de receber salário altíssimo tudo pago pelo governo. E ainda tem, sem explicação oficial, a história da maleta recheada de dólares em uma das inúmeras viagens. Esse não seria um tema mais interessante para um artigo, sr. Elio?

    Responda
  8. Lizbety

    Como diria o Moro, a parte discutível não vem ao caso...A corrupção só existe no quintal alheio, o nosso é sempre impoluto...

    Responda
  9. Urtigão

    Como o Brasil nestes últimos anos evoluiu no quesito corrupção. Falam que nesse caso talvez tenha acontecido um desvio ainda não comprovado de um valor de 100.000 dólares. Somente no Petrolão por baixo foi mais de 40 bilhões de Reais. Que maravilha de evolução! Esperamos punição de quem quer que seja.

    Responda
  10. David

    Respeito e admiro o colunista Elio Gaspari, mas antes de publicar esse artigo acho que ele deveria ter consultado o Eremildo.Nem com extrema boa vontade consegui achar algum motivo que autorize classificar o episódio como de interesse público. Problemas de lençóis e contratos particulares de funcionários parecem um pouco insignificantes nestes tempos de reformas milionárias em propriedades alheias, sítios de propriedade difusa e torres de celular no meio do mato.

    Responda
  11. Marcus

    É , os senhores do poder mudam de roupa, mas a alma, a essência, permanece.

    Responda
  12. Cristina Barboza

    Não foi Efe Haga Ce quem descolou o contrato fictício para a jornalista e sim o cunhado da fulana, o favor não foi feito ao político e sim à mãe da criança. Noticiam que a jornalista se encontrou com um ex ministro das comunicações j antes de abrir o bico para a Folha. Se investigarem não vão encontrar nada de ilegal, apenas que a jornalista mente e que Efe Haga Ce não é o pai. No caso se houve crime foi cometido pela jornalista.

    Responda
  13. Brasileira

    Homem Público não pode ter duas caras, caso contrário é notícia, e a oposição política explora, o que pode gerar um desgaste na imagem pública. Se o candidato quer passar uma imagem ética na política, ele deve também ter probidade em sua vida privada. Na teoria não se deveria levar o privado para o público, mas quando se é uma personalidade pública, a sociedade organizada explora esse comportamento com fins construtivos ou destrutivos.

    Responda
  14. Antonio Catigeró Oliveira

    O projeto de entrega do pré-sal para as petroleiras transnacionais, do senador de SP José Serpa, foi aprovado no Senado. Alguém citou Judas Iscariotes, lembrei do verdadeiro.

    Responda
  15. Presto

    lulinha control c e v ? lurian abandonada por larápio desde criança ? cem mil dólares comparação milhões do pete ser nada. cem mil dólares f h c tirar do salário . E milhões bndes para cima e para baixo do larápio e ode a brecht ? problema ser que larápio se dizer do povo, mas ser judas iscariotes. Entregar 30 moedas oligarquia alma pete . próxima comparar judas e larápio. O que ser vender alma? comparar com Santo Tomas More !

    Responda
  16. Ronald

    O Brasil afundado na lama e você ocupado em escrever sobre FHC??? Pra que serve Elio Gaspari? Ser pautado pelo PT???

    Responda
  17. Andrômeda

    Esse caso está mais para fofoca premiada.

    Responda
  18. emily

    Olha, sinceramente eu não sei como as esposas desses políticos têm estômago para aguentar esse tipo de coisa. Ou elas não estão nem ai pros maridos, ou seja eles não passariam de uma conta bancaria para elas ou a baixa estima é tão grande que elas se contentam com o que conseguiram. Fica, ai a minha dúvida

    Responda
    1. Roberval II

      Na época, FHC já era viúvo

  19. Antonio Catigeró Oliveira

    Toda nudez será recriminada; toda mulher será discriminada; toda canalhice será perdoada, desde que o infrator seja amigo do rei.

    Responda
  20. ValveMark

    Agora não temos tempo para tratar de fofocas e coitos, nossa prioridade agora é livrar a nação dos cumpanheiros!!

    Responda
    1. Presto

      Enquanto a mídia requenta fatos de 20 anos para atrás de nós , os pete estão soltos e faceiros mandando pixu para dentro e se livrando do impedimento . joga pauta para pe.esse.de.be que nem poder ter hoje , aqui e agora , para nos impor CPMF ou seja que artimanha for e não falar : inflação . desemprego . recessão . lojas fechadas , 300 mil . Ser armadilha

  21. toninho

    existe o moita e o ga/mbá, o moita foi traido e o ga/mbá se lambuzou.

    Responda
  22. toninho

    meu caro articulista estes são os verdadeiros "moitas", a história só vem a tona se algum moitinha ressentido der com a lingua nos dentes.

    Responda
    1. Presto

      enquanto a mídia requenta fatos de 20 anos para atrás de nós , os pete estão soltos e faceiros mandando pixu para dentro e se livrando do impedimento . joga pauta para pe.esse.de.be que nem poder ter hoje , aqui e agora , para nos impor CPMF ou seja que artimanha for e não falar : inflação . desemprego . recessão . lojas fechadas , 300 mil . Ser armadilha

  23. Doutor

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Presto

      enquanto a mídia requenta fatos de 20 anos para atrás de nós , os pete estão soltos e faceiros mandando pixu para dentro e se livrando do impedimento . joga pauta para pe.esse.de.be que nem poder ter hoje , aqui e agora , para nos impor CPMF ou seja que artimanha for e não falar : inflação . desemprego . recessão . lojas fechadas , 300 mil . Ser armadilha

  24. Bolla

    A Brasif pagava a moça: onde é que tá dinheiro público (ilegal) nessa história?

    Responda
    1. Presto

      enquanto a mídia requenta fatos de 20 anos para atrás de nós , os pete estão soltos e faceiros mandando pixu para dentro e se livrando do impedimento . joga pauta para pe.esse.de.be que nem poder ter hoje , aqui e agora , para nos impor CPMF ou seja que artimanha for e não falar : inflação . desemprego . recessão . lojas fechadas , 300 mil . Ser armadilha .

    2. Lupasan

      Não leu direitinho a matéria. O empresário da Brasif recebeu concessão para explorar lojas em aeroportos. E se você se lembra, não eram aeroportos privados. O episódio citado: o governo reduziu o teto para compras (contrariando o interesse do empresário) e logo em seguida cancelou a medida, retornando-o para o valor maior. O rabo preso do presidente pode ter falado mais alto. O outro exemplo, do Roberto Campos, é claro e quase trágico. Envolveu embaixada e acabou em mentiras. E facadas.

  25. Andrômeda

    É também notável que se Miriam Dutra levanta suspeita sobre o dinheiro que recebeu, não nega que é, no mínimo, suscetível a receber dinheiro suspeito. E negar exame de DNA duplo não tem sentido. Só há indícios que as declarações dela são muito estranhas, principalmente dentro do ambiente de acirramento político que vive o país.

    Responda
  26. Pery

    O que nao encaixa em ambas historias é o motivo. A menos que estemos na França, ser amante é questão de vergonha, nao de orgulho. A não ser que voce tenha 22 anos e acredite que o parceiro realmente vai deixar a esposa, papagaio e os filhos por voce a qualquer momento, as amantes nao escrevem livros e vao a talk shows promoê-los orgulhosas de terem se encontrado escondidas durante anos, traido outra mulher e até terminado uma família. Nao acredito em teoria da conspiração, mas o motivo me escapa

    Responda
  27. Cacá

    A bigamia deveria ser legalizada.

    Responda
  28. Waner

    E a Globo?

    Responda
  29. Andrômeda

    Convenhamos que são ilações totalmente arbitrárias. Mais provável que seja mais um caso Miriam Cordeiro e que o contrato com a Brasif foi prosaicamente regular. Não há qualquer indício de que não tenha sido apenas um caso de má profissional confessa e que o contrato de trabalho foi desfeito. Estão procurando pelo em ovo.

    Responda
  30. paulo

    Queria que no Brasil todos fossem investigados igualmente, mas pelo jeito não é o que acontece. Me pergunto se a lava-jato tem objetivo juridico mesmo ou só político.

    Responda
  31. manoveio

    Pra quem gosta de fofoca ta aí uma notícia que certamente mudará o destino da nação. O país se desmanchando e vem um blablablá sobre Roberto Campos, por favor....escreva sobre cinema

    Responda
  32. Dinho

    Concordo com o autor. Essa questão da Brasif merece ser investigada. Como também merece ser investigada a mudança de opinião da mãe, que altera a versão dos fatos no momento exato em que discutimos o tri plex e o sitio em Atibaia. Isso soa muito mais estranho do que a matéria a questão. Principalmente se considerarmos recentes episódios de petr alhas alopr ados.

    Responda
  33. tersiog

    Um mero factóide vindo em momento oportuno para desviar a atenção. Mesmo que tenha fundamento, não seria uma simples verba ilícita para sustentar uma senhora e seu filho que iria quebrar o país como está ocorrendo agora

    Responda
  34. Flávio C

    Cobrem as devidas explicações dos envolvidos, inclusive a apresentação desse contrato e questionem essa dona se ela não andou firmando algum outro contrato recentemente para faturar mais uns $$$. Agora isso não vai isentar aquele sujeito de explicar a história de Guarujá e Atibaia. Não usem isso como desculpas.

    Responda
    1. LUIZ

      Caro colunista, faço parte da população que está cansada de bancar "essa festa podre" que se investiguem tudo e todos, que tiver rabo preso que pague o pato, o que não dá pra engolir é essa história de " ele fazia antes que eu".

  35. flusao

    Por que o senhor não escreve sob os lençóis do gabinete da presidência da republica em São Paulo? Lençois lembram fronha que rima com noronha

    Responda
  36. ze guilherme

    Ahhh mas FFHH fosse do PeTe, certamente o teriam investigado até a alma!!

    Responda
  37. Ferolla

    Tem toda razão e tem mais é que investigar. Só não entendo a ênfase no caso,que perante o que tem acontecido no país, não me parece tão importante assim. Os porões trancados a mais de uma década, estão sendo vasculhados e o que sai deles é impressionante....C.

    Responda
  38. Medeiros

    Um homem com tanto dinheiro, inclusive o suficiente para comprar tantos deputados e senadores e modificar a constituição a seu favor, pode sim pagar quantas prostitutas desejar.

    Responda
  39. Medeiros

    De novo não! Santo não comete ilegalidade. Por tanto, deixem o santinho em paz!

    Responda
  40. Calferr

    Ahhhh, sr. Gaspari, mas como diz a molecada (que acompanha política deste país a menos de 10 anos), corrupção é faceta exclusiva do PT. Quer outra, essa estória do FHC saindo agora, é para tirar a atenção da Lava-Jato (que está há quase dois anos no ar). OÔÔÕo memória fraca...

    Responda
  41. Paulo

    Bem dizia meu velho avô, do alto da sabedoria dos seus 90 anos: meu neto, se um dia você resolver entrar para a politica, nunca abra a braguilha fora de casa..

    Responda
  42. Celé

    Você, nós eleitores somos culpados de tudo isso. Pagamos um preço alto para manter a REIpública FEUderativa funcionando e não cobramos nada. Só temos a obrigação de pagar e os direitos sobre estes pagamentos, não existem? Qualquer cala-te boca resolve. Hospitais que mais parecem hospícios, escolas sem qualidade e a segurança? Assim vocês estão querendo demais, dirão eles. E os omissos e cúmplices continuam elegendo representantes sem qualificações para os cargos de executivos e legislativos. Até

    Responda
    1. Celé

      continuando Até quando senhor eleitor irás tomar conta da SOBERANIA POPULAR, artigo quatorze da C. Federal e assumir o compromisso de eleger pessoas éticas, morais e com qualidades para os respectivos cargos do Executivo e do Legislativo. Depende de você.

  43. adê

    O melhor de tudo é ver todos esses pa na cas que sempre defenderam essa dita es querda descendo a ladeira junto com o F S P. O desespero é grande. Até tu Doutor Gas pa ri? Tenho um nome bom para um livro ... A imprensa arrega nhada.

    Responda
  44. Levinas Bateson

    Ok, essa história do FHCê precisa ser investigada. Mas, o que irão achar? DNA é questão privada e pode ser refeito a qualquer hora. Se a moça recebia da Brasif, assinou contrato e era uma funcionária ruim, e daí? O máximo que as investigações irão concluir é que ela foi contratada porque o contratante quis, ela aceitou, e a empresa não a demitiu, mesmo sendo ruim. E vai ficar por isso. A empresa mantém o funcionário que quiser. Mas, investiguem.

    Responda
    1. Lupasan

      Você não leu tudo. Essa é a parte privada. A parte de interesse público é que relata ter recebido o empresário concessão para exploração de lojas em aeroportos. Isso é de interesse público. Inclusive o fato de o governo ter baixado o teto de compra de 500,00 para 300,00 (creio que foram esses os valores), e depois revogado a medida, retornando para 500,00 o teto, depois dos lobbies. O exemplo de outros casos também é de interesse público: acabam envolvendo manobras à custa do erário.

    2. Eder

      Inocente!

    3. Levinas Bateson

      Ah, mas alegam que o dinheiro era do FHCê. Na boa, duvido que ele não tenha se precavido. Ou ele pagou as taxas para remessa para o exterior, ou quem pagava o salário era mesmo a Brasif, e de forma legal (como contratante). Ou seja, duvido que FHCê tenha vacilado em um detalhe tão tosco. Mas, investiguem, é importante investigar. Obs, não foi dinheiro público desviado da Petrobrás como do atual partido do governo em depósitos no exterior....

  45. Zé Campos

    Acho que mais caro saiu silenciar as outras pessoas envolvidas. Até isenção de CPMF foi usada como pagamento.

    Responda
  46. Galeano

    Os lençóis de Brasília e a profecia(ou maldição) de Dom Bosco onde se dizia que a capital jorraria muito 'leite' e 'mel' sendo que este último virou 'acarajé'! Quanto ao 'leite', nem precisa falar. Que diferença entre FHC e Obama? Da próxima vez, FHC deveria ouvir os baianos: segura o 'tchan', amarra o 'tchan'... Porca miséria!!!

    Responda
  47. Mári

    De fato, melhorou. E podemos ler Camões quando queremos (e se queremos). E falar o que nos dá na telha sem arriscar porões sombrios de ditaduras. E quem sabe um dia possamos ter amadurecido e nos civilizado a ponto de lidar com o fato de que somos seres imperfeitos. O exercício do poder exige um certo tipo de pessoa, que resista aos cantos das sereias - pinique tenha um mastro por perto para amarrar-se quando a tentação se torna irresistível.

    Responda
    1. Presto

      existir este tipo de pessoa . sempre ter tudo de tudo . só procurar . achar . as sereias cantam e nós temos que nos amarrar no mastro . O inconsciente pode nos levar ao rochedo . Por isso temos que tentar tentar e tentar domar em parte ..