Demétrio Magnoli > Síndrome de Allende Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. rufino

    O poder os fazem mudar a convicção ideológica, são apenas concorrentes dos outros partidos do sistema da ganância capitalista que está destruindo o Planeta e irá nos destruir a Humanidade

    Responda
  2. Arthur

    Se houvesse imparcialidade em algum nível sera possível conversar, mas o tom e a direção de quem quer dar aula sobre democracia e usa a captura do estado com fez o PSDB como se is fosse exemplo de exito dificulta e muito qualquer possibilidade de dialogo sério.

    Responda
  3. Antonio Catigeró Oliveira

    Ué, mas a construtora do Marcelo Odebrecht só faz doação para um partido? A construtora só trabalha para o governo federal? As instituições, cheias de boa vontade, dividiram o dinheiro "bom" para a oposição, e o dinheiro "mau" para os partidos do governo? A Odebrecht foi fundada em 1944: antes do lulopetismo, a construtora não atuava em áreas públicas? Está difícil contar essa estória, senhor sociólogo. O Povo tem suas crenças e mitos, mas a realidade Ele conhece bem.

    Responda
  4. Herdf

    A falha no artigo é que esquece de dizer que a tal oposicao de Centro é parte do esquema, sempre foi.

    Responda
  5. Veca

    Um texto lúcido, bem escrito e verdadeiro. É revoltante assistir à derrocada do país com a cumplicidade de seus intelectuais.

    Responda
  6. Patrick

    O que dizer de um partido avesso a discussão política?, o PT nunca foi democrático, aliás estamos em um sistema cleptocrático, somado a uma incopetência política e administrativa generalizada, que levou o país a bancarrota. Precisamos fazer algo, não podemos ficar impassivos e ver o país ser destruído, apenas pela vaidade e arrogância de uma presidente de se manter no poder, quanto isto nos custará e as próximas gerações?,pois já está claro que este governo não tem a capacidade e credibilidade

    Responda
  7. saminho

    Lula e o PT estão armando uma ruptura com Dilma para voltarem à oposição e assim tentar cooptar os deserdados para uma "reação" a isso tudo que aí está como se não foram eles que levaram o país a essa situação. Essa é a estratégia de Lula, ir logo para a oposição, apostando que levará um longo tempo até o país se recuperar. Vão tentar dar o mesmo golpe de 2004: esperar que uma aliança do PSDB recupere o país para dele se apropriarem de novo em 2018.

    Responda
  8. Elvira

    Prof. Demétrio, nada mais claro, lúcido, lógico e verossímel sua análise. Quiçá os "çábios" da elite que se julga pensamente, consigam entender sua descrição e, por conseguinte, suas conclusões!

    Responda
  9. Maria

    Quanta elegância pra falar da decadência de um partido que foi a esperança de uma (a minha) geração.

    Responda
  10. dalton1109

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. MarceloCoelho

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    2. LuisInacioparaCuritiba

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    3. dalton1109

      Putz, Maria. Tomara que não.

    4. Maria

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  11. eline

    Se o país está à beira o caos, o intelectual continuará a defender as mesmas ideias que levaram à derrocada final? Na minha modesta opinião, intelectual é aquele que pensa, reflete sobre um problema e depois emite sua opinião. Esta opinião não é definitiva, poderá mudar de acordo com as circunstâncias. Nunca poderia pertencer ao partido do pensamento único pois estaria sempre aberto ao diálogo e à mudança, se necessário.

    Responda
    1. dalton1109

      Perfeito !

  12. P

    "Complexo de Vira Lata", única justificativa para explicar e não Justificar esta Lambança imposta pelo Lulopetismo, aliado a isto a ganância em todo espectro Social, Econômico e cotidiano , engavetado noções básica de zelo tipo " Cuidado com andor, o Santo é de Barro", Ou ainda " Economia não Tolera Desaforo"

    Responda
  13. TONEW

    Demétrio; como a verdade doí; mas é libertadora! Agora chamar estes çabios de intelectuais é muita indulgência de sua parte! Na verdade são "obreiros" tarefeiros, galos de briga preso em círculos de giz... Faltou a velha gralha MConceição!

    Responda
    1. ze pindare

      Você é 'bom' (demais ) de 'briga'...rsrs!

  14. Monteiro

    Como sempre fantástico, a esquerda pira.....parabéns Demétrio.

    Responda
  15. criatura jurídica

    Perfeito, o texto deixa claro o que apenas se intuia, ha muitos anos o pais e' governado por Marcelo Odebrecth. Os que ocupam o planalto sao meros figurantes, regiamente pagos pela corrupcao. As eleicoes? Espetaculo de faz de conta orientado pelo marketing vazio e caro, tambem alimentado pela corrupcao. Como pode ter estado oculto quando tera sido o obvio?

    Responda
  16. Dewey

    A verdade é, se os esquerdistas entendessem de economia eles não estariam na esquerda, porque o socialismo conflita com a natureza humana. O ser humano quer ser reconhecido pelos seus méritos e por consequência ser remunerado pelo investimento que fez para melhorar como pessoa e como profissional. É preciso acabar com essa ideia de que o pobre é mais puro do que o rico e que o rico é rico porque explorou alguém. Governar um país é diferente de fazer caridade.

    Responda
    1. CORUJA

      E mesmo para se fazer caridade é preciso ter dinheiro, ou algo para dar ! Intenção e discurso não sustentam caridade...

    2. CORUJA

      E mesmo para se fazer caridade é preciso ter dinheiro, ou algo para dar ! Intenção e discurso não sustentam caridade...

    3. MarceloCoelho

      É verdade, Estados não podem funcionar como instituições de caridade, é desastre na certa.

  17. MarceloCoelho

    Nenhuma surpresa nisso, intelectuais de esquerda não prestam, nunca prestaram. A esquerda é amoral por natureza, "os fins justificam os meios".

    Responda
  18. Marcos RS

    Excelente e didático artigo! Todo brasileiro deveria ler para que fosse desmontada a farsa pethista. Os qua.drilheiros pe.tralhas querem ressuscitar medidas que afundaram o país e não deram certo. Como desejam, deliberadamente, repetir o erro e a enganação, acrescentam ao grupo o adjetivo de sabotadores do Brasil.

    Responda
  19. Peter J

    Magnoli, claro, lúcido, objetivo e coerente. Tudo que os c"cumpanheiros" abominam.

    Responda
  20. JOSELINO

    Eu, que militei minha adolescência política na infância desse partido, hoje me recuso a dar um parabéns pra você. O saldo histórico de sua existência é a negação do que fora sua essência.

    Responda
  21. Déjà vu

    "A crise política está Estressando demais o ambiente Econômico. Nós temos que nos preocupar com a Economia. A população Ñ pode sofrer enquanto aguarda os políticos se entenderem"[Haddares Suvinil].** "Desde já, porém, pode-se dizer q a importância do avanço da Lava Jato contra Santana Ñ está nos apuros desse Personagem, e sim na Evidência Inapelável de q, nas Campanhas Eleitorais Pettistas, “fazer o Diabo” não era mera Força de Expressão”

    Responda
  22. Déjà vu

    "...o ex-PR Luulalá da Silva afirmou que, para sair da crise, o Brasil precisa de uma "Economia Desaforada"(??!!). *** “O ser Alienado não procura um Mundo Autêntico. Isto provoca uma Nostalgia: deseja outro País e lamenta ter Nascido no seu. Tem Vergonha da sua Realidade.” - Paulo Freire

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.