Ruy Castro > Problematizando a questão Voltar
Comente este texto
Leia Mais
O comentário de Ruy Castro é extremamente reducionista. A BNC está sendo discutida por docentes e pesquisadores em todo o paÃs e amplia o currÃculo. CurrÃculos são construÃdos não dados em tábuas divinas da lei. Fosse assim ainda estarÃamos decorando os rios das margens direita e esquerda do rio Amazonas. A meu ver a opinião do autor, com todo o respeito, trata-se de puro preconceito.
Missão dos estudiosos da havard soviética.: o brasileiro está ficando esperto demais, vamos dar um basta nisso
???? que text...texto não,...não dá pra chamar isto de texto, é um pixo curto de porta de banheiro: mesquinho, hipocrita, desagregador, anti-contextualizado e cego...distopia cultural brasileira gratuita. Censurismo barato contra qualquer menção à s raizes do paÃs. Pegue um livro didatico de historia de 1989 e releia e veja se uma evolução historiografica não houve. Lamentavel.
colocar brasil no centro do mundo ser a maior distopia da história . será A gargalhada do mundo . até os milongueiros vão rir . motivo de chacota .
Que não exagerem no materialismo histórico e passem a ensinar um pouco sobre a doutrina liberal também.....
Não devemos aceitar!!!
Isso não vai dar em nada, coisa de partido politico onde a vitrine e a bravata!!! O estudante que quiser realmente e pelo menos se adequar ao mundo moderno, vai buscar outros conhecimentos pela internet, livrarias, sebos e afins. Logo o adolescente que não é bobo vai perceber a tamanha inbecibilidade desses que estão ainda no poder e vai correr atras de outros conhecimentos.
Admiro muito o Ruy Castro, mas acho que, neste caso, ele está sendo precipitado. Em vez de induzir a essa histeria toda, vamos ver o que a Resolução do MEC diz , exatamente. O que diz a Resolução? Uma coisa é acrescentar um olhar que não seja unicamente eurocêntrico, lançando um outro olhar para as etnias e culturas que formaram o Brasil, outra, bem diferente, é eliminar pura e simplesmente a Europa e acultura europeia do currÃculo. Afinal, sem as grandes navegações, fenômeno europeu ,,,
os i d i o t a s pete querem reformular a historia . colocar brasil no centro onde sempre foi , junto com a Ãfrica e América latina , periferia . aquele que vive no morro e pensa que divide sitio com larápio judas . Algo inédito , uma estultice .
Também ouvi dizer que o ensino dos clássicos da literatura brasileira vai acabar.
Aproveito a oportunidade para dizer que foi interessantÃssima sua entrevista no Roda viva.
Os pete cabeças de frango querer criar novo terceiro reich . Arianismo substituir por indigenismo e swastica por estrela cinco pontas . De onde vir estrela cinco pontas ? Egito antigo . Nome de sba. Quando ligada a deuses sba neter. Logo para es alinhar cabeças de frango terão que mudar sÃmbolo . Sugestões : arco e flecha , cocar , oca ou frango .
roskov ,ficar satisfeito não colocar história da rússia ? cuba ? fidel , stalin , mao tse tung . Estudar bem a vida destes camaradas . aprenda bem a ser inumano para aplicar aqui no brasil .
suspende a amanita matutina do prestor
O partido da corrupção não está preocupado com currÃculo, seu interesse é idiotizar nossas crianças para que votem nele futuramente.(Não contam com seu fim, bem próximo).
De quem está sendo esta brilhante ideia dentro do MEC? Vamos dar nome para que a responsabilidade seja atribuÃda à pessoa certa ou ao grupo, para que futuramente essa mudança ocorrer, seja possÃvel cobrar
Ter vários antropólogos grupo pete calango . Pode ser idéia grupo . Procuraram origens da mulher sapiens e acharam o que saber saber . No vale subsaariano do olduvai , Lucy , uma australopitecus muito sky with diamonds. L S D . Os diamantes o larápio esconder e deixar somente o poste de reconhecimento da caverna .
Isso é feito de caso pensado. Os comunas bolivarianos - estrategicamente aliados ao Islã - querem destruir os três pilares da civilização ocidental: a filosofia grega, o direito romano e o cristianismo. Com isso, acabam com nossas liberdades individuais e com nossa democracia, e vão para o brejo as noções iluministas de "liberdade, igualdade, fraternidade". O objetivo é implantar uma ditadura regional - a Ursal ou Pátria Grande - seguida por uma ditadura mundial. Temos de resistir !!
Cara, primeiro pensei em responder, depois pensei em contra-argumentar,...depois pensei simplesmente em te zuar, mas desisti porque acho que seu caso é doença e pegaria mal eu fazer isto.
Aos três patetas - narrador, jorgever e brasileiro - pesquisem antes de falar. O marxismo cultural é uma realidade descrita em detalhes no livro do Antonio Gramsci. E os três pilares da civilização são um conceito lançado pelo sociólogo, historiador e professor de Direito, Jacques Ellul no livro "On Freedom, Love and Power". Leiam também sobre o Islã e sobre o Foro de São Paulo. Depois de tudo isso, daà podemos conversar.
O sr PH Andrade é PhD absurdizzzzzmo quanta babuzzzzeira para mim o sr é comediaante.
Meu Deus!!! De onde tu tirou isso?
Cara, você é completamente alucinado!
Obsoletos são os reformistas que graças a Deus estão indo embora! Não vai dar tempo!!!
O sr. PH Andrade é PhD
Tudo é feito para alguem lucrar , tornar milhões de livros obsoletos em um paÃs quebrado é um absurdo !!!!
E quem disse que o P...T e o (des) gov. que está aà é de esquerda? Esquerdismo é coisa séria. Isso que está aà não é nada, a não ser corru.
Tudo isso faz parte do plano em curso seguido à risca do "Foro-de-São-Paulo", um protocolo formal preparado pelos paÃses latino-americanosecaribe, que vem sendo implementado passo a passo rumo ao comunismo-bolivarianismo. Nivelamento por baixo preparando as pessoas para aceitar o pãoecirco, tirando-lhes a dignidade de lutar pelo seu espaço na sociedade em condições de igualdade, pequeno exemplo disso colocam osnegros como se fossem menos-inteligentes, daà as cotas disso e daquilo!
O Haiti é aqui!
Faço parte dos 50 de brasileiros de hoje, cujos ascendentes para aqui vieram em fins do seculo dezenove e inicio dos vinte. Logicamente não tenho como pensar como alguem de etnia negra ou india, eis que vivi em outros tempos e em situações bem diferentes. Lembro-me de um film de Wood Allen, chamado "Bananas" em que fazem uma reforma em republiqueta na america do sul, onde abandonam o espanhol e adotam o idioma sueco, e determinam que as cuecas devem ser usadas em cima das calças etc etc.li
Vai nada, tudo no Brasil é feito para nivelar as coisas por baixo, logo é só dobrar as páginas que serão anuladas.
Isso se resolve com enfoque interdisciplinar endógino psicoestimulado em estudo de caso grupal voltado à correta inserção e evolução do elemento teosinto no sistema digestivo do indivÃduo galináceo para a obtenção do produto que define, sinteticamente, mas por conotação, do valor didático curricular em implementação.
Os livros didaticos ,antes da obrigatoriedade nada traziam de historia indigena e africana.O colunista desconhece o problema ou continua sendo eurocentrico de copacabana
Então que se acrescente. Jamais substitua-se, sob franca negação da realidade pretérita e com horizonte em flagrante doutrinamento ideológico nocivo e dissociado de pragmatismo mÃnimo necessário a quaisquer populações da atualidade.
Mas o objetivo é esse mesmo ! Tornando os livros obsoletos novos livros terão que ser comprados, gráficas terão produção e lucro para sustentar o caixa 2 daqueles polÃticos e mais grana poderá ser desviada. Viu, vc está vendo o copo meio vazio.
O impossÃvel acontece: o que já é ruim pode ficar pior.
Sempre e infinitamente.
Não é qualquer paÃs que tem o privilégio de ter um Ministério da Estupidez Cultural.
O problema da baixa qualidade da educação no Brasil é outro, e esses alienados reformadores só fazem piorar a situação.
Caro Ruy, é um desastre e as novas gerações pagarão caro preço por essas lacunas. Mas vou acrescentar algo que também é tÃpico desse desgoverno: Já pensou quanto se vai ganhar na renovação de livros e materiais? E quem vai ganhar? Vai ser uma festa.
Claro que precisamos de reforma curricular. Isso é obvio. Mas tem que ser para melhorar, não para piorar! Temos que hierarquizar, enfatizar o ensino de português e matemática. Aliás, o Brasil só dá enfase para humanas, exatas, que tanto nas faz falta, fica em posição secundária. Essa reforma parece meio tola e um tanto de perfumaria. Parece baseada apenas em uma ideologia da moda. Precisamos de um planejamento voltado para o futuro do pais.
Ou seja, mais importante que esta ou aquela doutrinação é o incentivo a leitura de diversos conteúdos, em um leque mais amplo de opções, que o professor apenas acompanhasse. Agora, matemática, com um braço na fÃsica e outras ciências, deveria ter uma ampliação na escola, com laboratórios que evidenciassem a ponte entre o estudo e a vida prática, especialmente no ciclo básico.
Se a leitura se torna um hábito, ele pode ler sobre feminismo, questões de gênero, sobre história dos tupinambás ou sobre os afr icanos, ética, polÃtica, ra cismo, etc e tal. Mas o importante é que o aluno leia como hábito. Isso que é o fundamental e é isso que a escola deveria incentivar. Por exemplo, grupos de discussão de leituras no contra-turno. Tais conteúdos não deveriam ser obrigatórios, mas deveriam estar acessÃveis, entre outros também importantes, de escolha mais livre pelo aluno.
Enquanto esses boçais da esquerda que se apossaram do sistema educacional brasileiro não transformarem o paÃs num Haiti não vão sossegar.
Ademais, elegeram-se sob o compromisso sagrado de resolver o problema de má qualidade da educação. Transcorridos já 14 anos, só piorou. A mim era inimaginável que dano maior do que aquele causado por Jarbas Passarinho (irgh !) fosse possÃvel de se materializar. Pois aà está, e paulatinamente pior.
Ora rapaz, quem não quer alunos pensantes e discordantes é a esquerda, cujo objetivo não é educar, mas doutrinar. Essa conversa da esquerda de formar cidadão crÃticos é enrolação. O que eles querem é formar cidadãos que digam amém aos dogmas da esquerda, que, para eles, são a própria verdade revelada, que não admite contestação. A esquerda é pura enganação, fracassou em todo lugar, mas continua arrotando suas baboseiras marxistas com a arrogância ideológica que a caracteriza. Fora esperpentos!
Com todo o respeito, foram os boçais de direita e em uniforme que acabaram com o sistema público de ensino. Não queriam alunos pensantes e discordantes. Boçalidade é uma caracterÃstica que ignora esses refinamentos.
Aos neófitos sobre os AmerÃndios Tropicais: 1º Curso de Variações Semânticas do Alto Xingu!!!!!!!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ruy Castro > Problematizando a questão Voltar
Comente este texto