Opinião > Máxima culpa Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. RAFAEL

    Ótimo texto.

    Responda
  2. Leitor Assiduo

    Xing.ar e ame.açar quem pensa diferente é errado e Monica nunca deveria ter sido persegu-ida. Dito isso, vamos rever o que ela disse: "Ai, que preguiça de quem defende o direito dos animais e das bicicletas". À colega de GNT que tinha uma opinião contrária, ela disse: "Pega sua bicicleta, seu franguinho e vai ma--tar lá em casa com carinho". Não parece uma atitude bastante respeitosa à opinião diferente da dela, mas, vá lá, ainda é aceitável, em nome do bom humor. O inaceitável é que (continua)

    Responda
    1. Leitor Assiduo

      da minoria irracional de cicloativistas para dizer que os cicloativistas "interditam a opinião discordante". Uns dez artigos em diferentes meios refutaram a fala da Monica com respeito e argumentos. Ela não respondeu a nenhum. Preferiu focar nos idio-tas que a amea-çaram, para dizer que estava sendo perseguida. As pessoas podem pedir que ela se desculpe. Ela tem o direito de não se desculpar. Mas fugir do debate e depois posar de rebelde perseguida é menos do que se espera de alguém como ela.

    2. Leitor Assiduo

      (continuação) ela tenha um programa de debates na TV, traga um tema polêmico para a conversa, opine (uma opinião rasa, sem qualquer número, dado ou experiência que acrescente à discussão), ridicularize quem pensa diferente, ataque quem expressou outro ponto de vista e, depois de ser criticada por isso, fuja da discussão inicial e escolha os ataques (continua)

  3. Gobbato

    O "vestir a camisa" quando se tem uma visão obtusa e fanática pela própria causa, é a autoaniquilação do seu eu.

    Responda
  4. Andrômeda

    A internet está contaminada por organismos como a M.A.V, profissionais remunerados para perseguir aqueles que exibam ideias que consideram contrárias aos privilégios e interesses dos donos. A intolerância está profissionalizada.

    Responda
  5. o iletrado

    A jornalista em suas colunas e programas lança alguns mísseis opiniáticos sobre pessoas, idéias e grupos políticos. Esta maneira de interferir na opinião das pessoas criou uma escola, tornou-se uma maneira de viver: na intolerância. As redes sociais e semelhantes simplesmente imitam caricatamente a intransigência com o outro.

    Responda
  6. ARNALDO

    O tal do "ser humano" não é racional. É um doente mental. Todos nós. A linha da razão é muito tênue e se rompe com muita facilidade. Poucas pessoas têm a coragem de receber opiniões e ponderações contrárias a seus sentimentos. A maioria transforma-os em agressões e vêem seus semelhantes em entes preconceituosos, tratando-os como inimigos. O mundo é para ser compartilhado e a vida é um direito sagrado de todos. Parabéns a Fernanda Montenegro e todas as mulheres que têm coragem de se expor.

    Responda
  7. Rubens MS

    O historiador M. Finley em "Democracia Antiga e Moderna" conta que nas assembleias dos gregos antigos o debate era livre, mas as opiniões poderiam ser rejeitadas e os debatedores ou aparteadores punidos. Os ataques à pessoa são tática antiga e ilegítima de persuasão. Na Internet algumas vezes eles são melhor descritos como instrumento de constrangimento e coerção. Juridicamente diante de ameaças nas redes sociais há solução, mas não na mesma escala de tempo e esse problema permanece em aberto.

    Responda
  8. Rubens MS

    O historiador M. Finley em "Democracia Antiga e Moderna" conta que nas assembleias dos gregos antigos o debate era livre, mas as opiniões poderiam ser rejeitadas e os debatedores ou aparteadores punidos. Os ataques à pessoa são tática antiga e ilegítima de persuasão. Na Internet algumas vezes eles são melhor descritos como instrumento de constrangimento e coerção. Juridicamente diante de ameaças nas redes sociais há solução, mas não na mesma escala de tempo e esse problema permanece em aberto.

    Responda
  9. Andrômeda

    Sou absolutamente contra feminazis e ciclofascistas e qualquer forma de autoritarismo.

    Responda
  10. Kes

    certo sobre linchamento, mas me lembro desse episódio. Bicicleta não foi a única coisa que você ridicularizou (uso essa palavra com cuidado). Você também disse ser ridículo que animais para consumo devam ser abatidos com humanidade. Não consigo pensar em dois exemplos melhores para ilustrar a visão de mundo egocentrica que é um grande problema, hoje. Sobre "comentário improvisado": você estava trabalhando. Sua função exige medir palavras. Atenuar culpas num artigo como esse já começa mal.

    Responda
  11. View

    É possível militar por uma causa sem abrir mão do bom senso! Respeitar o outro é fundamental!

    Responda
  12. Cogitoergosum

    A Internet e as redes sociais viabilizaram a propagação de ideias originais e instigantes das pessoas e grupos inteligentes mas igualmente das pessoas estúpidas, ignorantes e anti-civilizatórias. São pessoas covardes, intelectualmente limitadas e sem autoestima que só conseguem "pensar" dentro de esquemas pre-formatados como feminismo, petismo, nazismo, racismo, etc.São covardes. Assim como são covardes aqueles que se dobram ao linchamento eletrônico e voltam atras nas suas opiniões. Uma pena

    Responda
  13. eline

    Isso, Monica. Defenda suas ideias, não se deixe patrulhar por maiorias radicais. Um dos valores que devemos defender e preservar é a liberdade de pensamento.

    Responda
  14. cacá

    "Persiga projetos, nunca siga deuses ou homens, porque quando seguimos homens ou deuses, nos assemelhamos a porcos, que aceitam a comida que eles lhes servem no cocho". Autor desconhecido. Eis a realidade dos tais militantes.

    Responda
  15. Andrômeda

    Fernanda Torres quer agradar militantes tontos e se deu mal ao querer exibir idéias próprias. Se sua mácula, ensaiar uma coluna ereta, é indelével, sua resposta servil foi aceita e até elogiada. Continue assim Fernanda, mas, para manter estes seletos leitores satisfeitos, jamais esqueça da lição que eles lhe impingiram.

    Responda
  16. Hamilton

    O politicamente correto está passando dos limites e restringindo a liberdade de expressão. Falta pouco para que se passe a controlar até nossos pensamentos.

    Responda
  17. guzula

    Corajosa e sensata sua opinião. Prepare se para a enxurrada de ofensas e impropérios e principalmente : seja firme ! Defenda seu ponto de vista e contrariamente a Fernanda , não retroceda . Tem gente q não aceita opinião contrária, se acha a dona da verdade. Não passarão. Boa sorte !

    Responda
  18. Caco

    ro, como Mônica e Fernanda, exemplos de mulheres que possuem e por isso manifestam suas sinceras e inteligentíssimas opiniões, são alvo de agressões radicais de quem muito panfleta mas pouco lê, fornecem-nós a prova cabal que vivemos a "Era" insuportável do politicamente correto, homogeneizada pela falta de cultura, educação e conhecimento protagonizadas em grande medida é responsabilidade pela militância entorpecida do PT. Triste do país que assim age com suas melhores jornalistas e atrizes...

    Responda
  19. MarceloCoelho

    Acho que Fernanda errou ao ceder ao patrulhamento. Está mais do que na hora de as pessoas começarem a reagir ao fascismo de esquerda, tão pernicioso quanto o de direita.

    Responda
  20. wrenatobr

    Times de futebol, posições políticas, religião, gênero...são vários os temas em que o Brasil se transformou no paraíso da ignorância e da falta de respeito pela opinião dos outros.

    Responda
  21. Fer Cardoso

    Parabéns pela publicação.....muita lucidez e pragmatismo em sua análise.

    Responda
  22. aleluia

    Parabens a articulista. Demonstrou com toda clareza a realidade do livre pensamento e discussão de idéias no mundo atual. É impossivel hoje em dia alguem formular uma opinião contra alguma coisa, eis que os que acham que estão certos não admitem contestações e nos levam de volta a idade média, onde alguns foram queimados vivos por dizerem que é a terra que gira ao redor do Sol e nao o contrario. O melhor mesmo é calar e deixar a ignorancia prosperar, até retornarmos a idade da pedra. .

    Responda
    1. Maurício

      Verdade, Jonas.

  23. Dick

    Não vejo as feministas defenderem a isonomia no caso da aposentadoria por tempo de serviço, já que elas se aposentam 5 anos mais cedo. E também não vejo essa gente defendendo que, no divórcio, a mulher se vire e não arranque os bens do marido e até o escalpo do mesmo, se pudessem. Se elas são tão capazes, devem ter sua própria vida sem depender do ex.

    Responda
    1. Leitor Assiduo

      Quando os homens cuidarem da casa e das crianças na mesma proporção que as mulheres, o tempo de aposentadoria pode ser o mesmo. Enquanto isso, 5 anos de diferença é até pouco. E se o casal se uniu em regime de comunhão de bens, os bens obtidos durante o casamento não são "bens do marido", são do casal. A mulher tem direito a metade de tudo. Não entendo porque tem homens tão incomodados com as feministas, em uma sociedade em que o homem tem muito mais privilégios do que as mulheres.

  24. Evans

    Nos anos 60, as ativistas do feminismo queimavam sutiãs. Agora ativistas do Femen exibem os seios. Ciclistas virulentos, étnicos com causa, torcidas organizadas, são todos tribos que se formam, organizam e saem à caça de suas presas, como no tempo em que mamutes e bisões habitavam o planeta. De uma forma ou de outra, cada um tem suas razões. Em nome do politicamente correto, porém, ignoram um termo chamado Civilidade, isto é, convivência entre civilizados. E o pior, ignoram seus próprios motos.

    Responda
    1. Leitor Assiduo

      Politicamente correto é um nome que inventaram para que os grupos que sempre ofenderam todos os outros possam ridicularizar esses mesmos grupos quando eles se defendem. Todo mundo tem direito à liberdade de expressão, mas se a sua expressão é de ódio, de ridicularização do diferente e de preconceito, porque você acha que os outros não podem criticá-la? Na verdade, quem mais se incomoda com a liberdade de expressão são os "politicamente incorretos", que queriam seguir ofendendo sem restrições.

    2. Maurício

      Exatamente isso, perfeito.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.