Hélio Schwartsman > Lula, Heidegger e a verdade Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Bom artigo. Diante tantos indÃcios, não há dúvida que Lula deve ser investigado, que o PT está desmoralizado. Mas é preciso paciência para que não haja atropelos legais e democráticos. Senão, quem perderá não serão eles, mas o Brasil, a nossa valiosa democracia. Eles não valem o preço de violar a nossa democracia.
Petistas não acham feio roubar, feio é ser pego. Assim fazem o diabo para nao serem investigados. Para quem acha que pedalinho e barquinho não tem nada de mais, como explicar um instituto, que tem isenção fiscal, fazer pagamentos milionários para empresas dos filhinhos sem a devida prestação de serviços. Vão copiar mais trabalhinho da Wikipédia?
Show pirotécnico: simples assim. Para que buscar tanta explicação filosófica?
Bem disse o Lula, em sua simplicidade e sem precisar recorrer à intelectual explanação: show pirotécnico.
O próprio escriba poderia abdicar de sua visão apaixonada, ninguém está acima da lei, ele deve muitas explicações, e se aqui fosse um paÃs sério ele já estaria preso há muito tempo.
Sem noção e educação é não respeitar uma opinião divergente da sua, algo tÃpico da esquerda autoritária que quer que aceitamos calados verem eles saquearem o paÃs.
"Sem nocismo" sim, seu, pretender cassar as ideias do colunista. E falta de educação também.
Sem noção é apoiar uma organização criminosa que quebrou o paÃs, quero somente justiça para eles, e que o paÃs tenha um governo mais competente e menos populista e arrogante!
Quem é você para determinar o que o Hélio escreve? Não acha que isso é um certo "sem nocismo" de sua parte?
Renasce em terras da Araucaria angustifolia Kuntze, vestindo a camisa verde-amarela, os ideais de Roland Freisler, Andrei Vyshinsky e Joseph (Joe) McCarthy. Em tempos de insanidade ideológica onde todos os males não advêm da sociedade, mas de uma única pessoa ou partido, aguardemos o julgamento da história sobre os milhões de cadáveres, de fato ou morais, que a histeria insana produzirá.
Verdade é o que é, se é. Por outro lado, o que você quer é impossÃvel - ninguém é tão neutro assim,pois não está na natureza humana. C.
Até agora pelo menos dois ministros do STF já manifestaram inquietação com o comportamento da operação Lava-jato (em particular, Sérgio Moro). Hélio não está só portanto. Embora os comentários em geral venham carregados de ódio e preconceito, convém e agrada ver que ainda há luz e vida inteligente no paÃs. Luciano
Diante de dois criminosos como Stalin e a esquerda e Hitler e a direita, escolheria o último. A esquerda é tao absurda que mesmo um tirano como Hitler se torna criminoso mirim
Que tolice! Tiranias devem ser execradas, de direita ou de esquerda.
Uma ação humana destituÃda de paixão? Estaria o articulista pensando em um robocop?
Quem não deve, não teme!!
Depende.
O Império é poderoso caro articulista e o seu braço midiático, a redebobo, executa o seu trabalho com perfeição. Neste momento, todos são reféns dos tentáculos do grande Império, e não há quem ouse desafiar o extraordinário poder.
Os comentários censurados estão publicados no Facebook junto com esta matéria.
Hoje, a Carta Magna, os Códigos Penal e Processual Penal, foram estuprados à luz do dia. Hoje foi Lula, em apenas um ensaio. Amanhã poderá ser qualquer um.
"Quando eles levaram os sindicalistas, eu não protestei, porque, afinal, eu não era sindicalista. Quando eles me levaram, não havia mais quem protestasse", disse Martin_Niemöller. Hoje, a Carta Magna, os Códigos Penal e Processual Penal, foram estuprados. Hoje, Lula. Amanhã, quem?
Caro, sua visão é distorcida por um preconceito ideológico em relação à magistral obra de Heidegger. Nada de autoritário, nada de fascista no ato da PF . A verdade que se busca é a verdade dos fatos, a "alétheia" e não a verdade das chicanas e manobras feitas para esconder os fatos realmente ocorridos. E é aà que o Estado Democrático agiu, no interesse da sociedade : procurar a verdade real, que esta escondida pelas manobras petistas.
O problema foi o exagero. Lembrando que excesso de força mostra fraqueza, lá no fundo.
Artigo lúcido. Oferece-nos uma visão realista da situação. Realmente, houve excesso e pirotecnia na ação.
O nome pomposo pouco importa. Quando a lei, a começar pela Carta Magna é estuprada à luz do dia, devemos colocar nossas barbas de molho. Hoje, foi Lula, em apenas um ensaio. Amanhã, poderá ser qualquer um de nós!.
Articulista coloca algo importante. Estamos vendo e apoiando algo importante é histórico. Mas a tradição brasileira é autoritária, como se vê pelo domÃnio da receita federal, entre outros sinais. Nós, cidadãos pagantes de impostos, podemos virar reféns de um estado repleto de privilégios, e nós pagamos as contas.
Caro Hélio, parabéns ao artigo, como pagador de impostos , quero acreditar que as ações do Sr Moro são embasadas em fatos, simples assim, caso contrário, tudo irá para o ralo...Acredito também, como a própria folha escreveu, que a operação de hoje foi uma demonstração de força e independência da PF. Ninguém está acima da lei e não adianta agir como o mais honesto do mundo, quando os fatos se sobrepõe ao discurso...
Mas demonstração para investigar tapioca (pedalinhos com nomes de crianças)? Aà não, né?
Excelente texto, Hélio. Realmente, tudo que peca pelo excesso é ruim. Um exemplo: tentar pegar alguém que foi mandatário do PaÃs com investigação sobre ... pedalinhos!... É o fim da picada! Qual é a lógica de dar tiros em mosquitos e fazer uma barulhada danada com isso? Para o contribuinte, dinheiro mal gasto.
Respeito sua visão, mas tenho a minha, diferente. E entendo ser substancialmente estreita a ideia de colocar toda a culpa de um sistema polÃtico ruim, adoentado, nas costas de um partido polÃtico, cujos programas sociais evitaram uma explosão da violência no Brasil (partido esse que vem sendo detonado por guerra de poder, não por que seja o pior). E governar para diminuir injustiças e diferenças não é populismo, é cuidar do povo, como diz o Papa Francisco.
Você deve continuar a defender uma organização criminosa que quebrou o paÃs, mas ainda acredito que a justiça prevalecerá e seremos merecedores de um governo mais competente, menos populista e arrogante!!, apesar que o mal que eles fizeram ao paÃs, levaremos décadas para nos recuperar.
Pois é, Patrick, e você acredita que quebraram o setor elétrico em certo governo da oposição? Não parece bem mais grave? Chegou a ter racionamento de energia. Prá você ver. Sobre a nossa querida petroleira, ela vai se recuperar.
Drianous, merenda, metrô, investigações não feitas no tempo do "engavetador geral da república" ... tanta coisa! Concordo com você.
Quebrar a Petrobrás, hoje com uma dÃvida de R$ 500bi, é gastar nosso dinheiro à toa e eles merecem o peso da lei.
Se focem questões relacionadas somente a pedalinhos. Muitas outras questões tem que ser respondidas. Pedaladas, Petrolão, financiamento de campanha, BNDS, etc, etc, etc...
Pois é, se houve problema ali, este seria um bom mote para investigar, por que o dinheiro envolvido pode ser grande. Mas pedalinho, meu filho, vamos combinar, isso está mais para tapioca.
concordo , Passadena tambem foi dinheiro mal gasto...
Texto infeliz e absurdo feito de encomenda para as viúvas do chefe.
Creio que estamos realmente num estado de exceção onde uma policia, antes considerada corrupta, passa a ser a paladina da ordem...Os tempos mudaram ou os velhos donos do poder estão maquinando seu retorno de porta dos fundos...Quanta covardia...Pobre Brasil!
Só que a justiça está operando apenas por um lado, não te parece? Por que o mensalllão de uns é diferente do de outros?
A justiça tem que funcionar para todos, não importando se foi é ou será presidente rei, ministro, juiz ou absurdamente rico. Um cidadão comum por muito menos teria por muito menos já sofreria uma tremenda devassa em sua vida, e certamente estaria preso e condenado.
E seu moralismo é seletivo. Por exemplo, o caso da merenda de SP. Cadê a sua revolta com ele?
Viva, você, como muitos, parece muito moralista. Mas não é perfeita, minha cara. Menos.
Covardia é o paÃs ser roubado miseravelmente. Covardia é condenar os mais pobres ao desemprego por incúria administrativa e grossa corrupção. Covardia é se fingir de perseguido para fugir à s suas responsabilidades. Covardia é conspirar contra a democracia usando dinheiro desviado para financiar um projeto de hegemonia polÃtica. Covardia é julgar que tem a solução para todos os problemas e afundar o paÃs em uma depressão que ainda durará anos. Covardia é iludir os fracos e comprar os fortes.
Perfeitas as ações da PF, MPF e STF. Enfim alguma justiça na história desse paÃs. PoderÃamos emprestar o pessoal do nosso MPE para os Federais, pois nosso Estado não há corrupção. Assim ajudaria prender o PT, acabando com a corrupção no paÃs. Acorda SP.
Eles não se conformam de estar somente há 14 anos saqueando o erário público que quebrou o paÃs!!
Parabens ao articulista. Entendi perfeitamente a sua mensagem. E isso me preocupa, eis que confirma aquilo que venho pensando. Estamos caminhando para uma insegurança pessoal nunca vista antes. Quem irá nos proteger de uma justiça ou uma policia ideologicamente estruturada para pensar que somos todos ladrões e vigaristas até prova em contrario?
Não é essa a questão, ninguém pode se julgar acima da lei pensando apenas num futuro politico incerto. Enriquecimento ilÃcito , trafego de influencia , obstrução da justiça neste pais ainda é considerado crime, então que seja investigado e determinada a culpabilidade do referido acusado.
Concordo com você, Jonas.
Acho que não entendeu não, mas o texto serviu ao seu propósito de ver arbitrariedade onde há apenas o cristalino funcionamento da justiça no Estado Democrático de Direito. Ninguém está sendo ameaçado nos seus direitos fundamentais, nem mesmo o Lula... Diante do que tem aparecido no desenrolar da Lava-Jato, a justiça deveria fazer o quê? Fechar os olhos? Fingir que não está acontecendo? Alethea é a verdade como aparição, sem julgamento de certo e errado. É o que é. E apareceu para todo mundo...
Não se preocupe Jonas, é apenas o outro lado da moeda. O povão do lado de baixo da pirâmide sempre teve "ideologicamente"na praxis esse mesmo conceito das polÃcias. E para com os pobres os agentes da lei sempre os abordam com este conceito.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Lula, Heidegger e a verdade Voltar
Comente este texto