Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Quero lula preso!

    Sério, colunista? Depois do discurso megalômano elevado à enésima potência, na última sexta-feira, daquele que pensa que é jararaca, é a Lava Jato que precisa de humildade? Sério mesmo?

    Responda
  2. Quero lula preso!

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  3. Iconoclasta

    Na minha avaliação, parece que o senhor Gaspari anda sem ter absolutamente nada para fazer.

    Responda
  4. Leitor

    Finalmente Elio Gaspari usa a sensatez em suas análises. Pudera! Ele sabe bem do que está falando quando aborda a arbitrariedade coercitiva!

    Responda
  5. Lupasan

    Estou batalhando para ter o direito de emitir minha opinião sem censura prévia da FSP. Mais um texto acaba de ser "retido" para "moderação". Vários comentaristas ludibriam essa caça à "palavras que indicam a necessidade de moderação", e publicam suas mensagens, algumas ofensivas, e nada acontece. A FSP vai censurar esta aqui também pelo fato de citá-los no texto. A FSP precisa deixar que os comentaristas denunciem as situações em há quebra de decoro ou ofensa a quem quer que seja.

    Responda
    1. Leitor

      Ótimo posicionamento Lupasan! Totalmente solidário!

  6. Lupasan

    Parece difícil entender, sem falar em quem, de má fé, não quer entender. O articulista critica alguns tópicos da nota do MPF, típicos de quem se julga onipotente. Solicitar habeas corpus é perfeitamente legal. Não pode ser menosprezado por quem é advogado e/ou promotor. A coerção é necessária quando o indiciado não comparece à intimação. Coagir Lula foi apenas espetáculo, operação casada com a imprensa — que já esperava. Mas foi, também, um tiro no pé do Juiz e do MPF. Ninguém é perfeito.

    Responda
  7. Lucciano

    Não, não, quem denunciou o jararaca não foi a Lava Jato.

    Responda
  8. Eduardo Cantarelli

    Não tem pena não Gaspari! Ele procurou junto as empreiteiras a sombra de um futuro rico, porém, escondido dos pobres. Poderia ter mudado o país para a ética nas relações entre governo e empresas; um Papa Francisco, um Mugica etc, mas não, copiou o falecido Chaves.

    Responda
  9. Quero lula preso!

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Quero lula preso!

      Não, sr. Leitor: baixo nível foi o discurso do lullarápio. Ignorância é a de quem ainda acredita nessa corjja. E não é ódio, é apenas desprezo pelo maior corrruPTo e corrruPTor que esse país já teve.

    2. Leitor

      Baixo nível não. Chega de ignorância e de ódio no coração

  10. fedora

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Leitor

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  11. Dewey

    Como ex detentor do maior cargo da República e sabendo que corre uma investigação sobre a sua conduta, o mais digno a fazer seria apresentar-se de livre e expontânea vontade sem esperar convite, uma vez que, como ele próprio afirma, não possui nenhuma culpa no cartório. Todas as reações dele e seus seguidores, só reforçam a tese de que por trás do sítio e do apê existe coisa muito mais cabeluda. Avante MP e PF!

    Responda
  12. Urtigão

    Quem precisa de humildade e verdade é o Lula. Se julga o onipotente. Distorce os fatos e trata os brasileiros como idiotas. Todas as acusações que são atribuídas a ele e seus filhos são escamoteadas. Não responde nada e sempre culpa as elites e a justiça de persegui-los. É uma afronta a nossa inteligência.

    Responda
  13. mamgyn

    Segundo o colunista, a Lava Jato criou um momento luminoso na vida brasileira. Concordo inteiramente. E um dos raios de luz deste momento, o de maior intensidade até aqui, é a Operação Alethea.

    Responda
  14. Patrick

    Mais um inconformado fazendo tempestade em copo d'água, o ex-presidente vinha negando sistematicamente de fazer depoimentos, inclusive com o tal do habeas corpus preventivo, é lamentável, se não devesse nada como comenta aos 4 ventos já teria ido fazer suas declarações, porém a última do homem mais honesto deste país é poder arrumar um carguinho de ministro, justamente para fugir da justiça comum, aí os defensores de uma justiça ultrapassada, lenta e cheia de subterfúgios vão dizer o quê?.

    Responda
  15. Dbrasileiro

    Caro Gaspari. Leio e admiro profundamente seus artigos, e sua capacidade de analisar os fatos com lucidez e imparcialidade. Entretanto, quem utiliza do arbítrio como instrumento de ação e intimidação é justamente o PT.

    Responda
  16. Antonio Catigeró Oliveira

    A Lei também é para ser cumprida por juízes, promotores e delegados; mesmo que estes iluminados pensem que, a bem da justiça que eles querem fazer, possam extrapolar os limites e agir arbitrariamente. O colunista só comunicou o que está escrito na constituição e nas leis que regem esta incipiente república.

    Responda
    1. Pedro Leon

      Só estão felizes com esse governo os que ficam debaixo da mesa comendo as migalhas que caem dos pratos dos chefões.

  17. TFC

    A Lava Jato precisa é fazer justiça, tão almejada pela população. E a condução da operação como está indo tem agradado e muito.

    Responda
  18. Avante

    Tão querendo transformar a Lava Jato em duchinha de nenê...mas gostaria que se transformasse em rolo compressor ou o Brasil não vai se livra do vovô da faccccção

    Responda
  19. cali

    Começa a responder a suas acusaçoes , lula , em vez de abafar , fugir do assunto e tentar tumultuar o ambiente . tem MUITO que esclarecer a seu respeito , dos teus filhos e da promiscuidade com empreiteiras envolvidas na lava jato . Voce ate deu um passaporte DIPLOMATICO para o lulinho que so devolveu na justiça ... Pode !!! Pode publicar ...

    Responda
  20. salt

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  21. TCavendish

    A investigação dos crimes conetidos por essas várias organizações infiltradas no poder serão sempre objeto de admiração e reconhecinento por parte da sociedade. Mas as conduções coercitivas, nos moldes como são requeridas pela PF e deferidas pela Justiça Federal nada mais são do que prisões para averiguação que duram o tempo da diligência. Ao Delegado foi dado o poder de intimar. Que o faça ou peça a prisão temporária se cabível e necessária.

    Responda
  22. BETO

    Eu penso que O Juiz Sergio Moro levantou a bola na área para o LuLa marcar um Gol e ele foi infeliz. Poderia ter conclamado o povo para uma união e tolerância. Poderia ter usado palavras de Gandhi e usou de Hugo Chàvez. Perdeu o traquejo de se fazer de vítima.

    Responda
  23. jcamargo

    E aqueles que se acham acima da lei, não precisam de humildade? Mas o colunista foi assertivo: "A Lava Jato criou um momento luminoso na vida brasileira. Nunca na história deste pais a oligarquia política e empresarial foi ferida com tamanha precisão e transparência". Não precisava ter escrito mais nada, o restante é só chororô...

    Responda
  24. Analista MG

    Caro colunista, ótimo artigo. O que vimos na sexta-feira passada e as explicações dadas sobre o que houve foi um festival de prepotência, tão típica do passado - e infelizmente, também do presente - no nosso Brasil. Não é por aí. Membros do Supremo questionaram o que houve.Foi, sim, prepotência. Sem falar na percepção de que certo líder político da oposição pode estar sendo poupado nas investigações (não digo isso com prazer, por que gostava dele). A justiça não deveria ser cega?

    Responda
    1. MLygia

      Só um membro do supremo criticou o que houve, Não generalize. E prepotente pra mim foi a reação de quem se acha acima da lei e da justiça.

    2. Analista MG

      Vou fingir que acredito que você está preocupado com malfeitos e malfeitores. Sua indignação é seletiva, meu caro.

    3. Patrick

      Quem não deve não teme, agora o homem mais honesto deste país está pleiteando um carguinho de ministro para ver se consegue fugir do Moro, tenha paciência, cadeia para esse marginal!.

  25. Zé Campos

    O problema é quando quem esta encarregado de promover a justiça age fora da lei e promove espetáculo midiático.

    Responda
    1. Zé Campos

      Salt, você não imagina o pântano de obscuridade que é a falta de investigação sobre merendão, trensalão e rodoanelão aqui em SP. Sem falar o secretariado paulista que foi as compras no mercado imobiliário.

    2. salt

      Espetáculo midiático é a facção que tomou de assalto o país operar inúmeras irregularidades e levar a PeTrobrás para o brejo...

  26. joao

    Todas as decisões do Juiz Sergio Moro teem sido referendadas por tribunais superiores. Mas a lenhada é só nas costas dele.

    Responda
    1. Leitor

      A missão do preclaro juiz corresponderia em um governo de partido único à função que Alfredo Buzaid desempenhou no passado

  27. Dinho

    Comentário lamentável de um colunista que se diz isento.

    Responda
    1. Zé Campos

      Lamentável é a ação espetaculosa de quem tem que ter serenidade.

  28. Polon

    Ótima opinião, faço de suas palavras, minhas também. Um erro como a de intimar uma pessoa com o mesmo nome é erro elementar de investigação, nem o mais baixo nível de investigadores comete este erro, e aconteceu na lava jato.

    Responda
    1. Luccas

      Ainda bem que o erro do Lava Jato é dessa natureza, mínimo, portanto. Os grandes acertos é que interessam à sociedade brasileira, principalmente o próximo aprisionamento do Jararaca51, o maior embusteiro da nossa história.

  29. nunes

    O juiz Moro é uma benção para o Brasil, se não fosse por ele provavelmente a Petrobras já seria um esqueletinho quebradiço, irrecuperável, sem a Lava Jato o destino do Brasil seria o fundo do abismo, o hbando que assaltou o Estado Brasileiro não tem limites, aliás, o limite é até onde estiver o fundo do abismo.

    Responda
    1. nunes

      É melhor uma reza brava do que enterrar o país.

    2. Leitor

      De benção em benção vamos acabar na TFP e na OPUS DEI. Aliás a turma lá dos procuradores é chegada a uma reza braba!

    3. Luccas

      Analista MG, seu desejo secreto parece ser o de o Lava Jato perder-se. Não acontecerá, a depuração promovida por essa operação já está entranhada no estado de espírito dos brasileiros. Você sentirá isso no próximo domingo, dia 13. O movimento não é político, e sim a favor da regeneração da política brasileira, infelizmente para o paetê, pela exclusão da maioria dos seus líderes. Estamos construindo um Brasil Novo e não uma nova Venezuela.

    4. Luccas

      Analista, o ex-presidente é que humilhou a sua própria biografia. Começou bem, mas ficou deslumbrado com o poder e se aliou ao que tinha de pior na política brasileira, chegando a lamber os pés de um certo Maluf. Empolgado, quis perpetuar o seu mando usando a corrupção como o meio de financiar suas campanhas políticas e aproveitou para enriquecer a si e seus filhos. Ele é um embusteiro, cuja máscara finalmente caiu e exibiu o verdadeiro rosto: o de uma jararaca.

    5. nunes

      Humilhação é o que fizeram com a Petrobras, é usar o governo pra fazer negócios esquisitos com ditaduras, é a esculhambação generalizada com o país. Falar que não sabiam de nada é conversa pra boi dormir, só vocês defensores do partido é que fingem acreditar nisto, apenas fingem, no fundo vocês sabem o que é real.

    6. Analista MG

      Correção: retomem.

    7. Analista MG

      Ainda tenho esperança que os condutores da Ljato realmente retome o conceito de "justiça cega e legal", que, a meu ver, se perdeu na última sexta-feira. Buscando isenção e respeito aos ritos legais.

    8. Zé Campos

      O problema é que o sucesso lhe subiu a cabeça.

    9. Analista MG

      Você se engana. Eu também me enganei. A Ljato fez péssima escolha, tentando humilhar um ex-presidente, isso não se faz. Ficou a percepção forte que o objetivo é apenas destruir o ex-presidente. Poupando pelo menos (e para meu real desgosto) um político citado várias vezes e que é sistematicamente blindado, mas devia ser investigado como qualquer outro. Que pena. Perde-se uma oportunidade real de mudar o Brasil.

  30. qscfopemc

    Quando aquilo que devia ser técnico-jurídico vira arma nas mãos da oposição oportunista e golpista, dá no que tá dando. Salve-se quem puder, porque são muitos pescadores e as redes são imensas. Cuidado aí colunista.

    Responda
  31. toninho

    o triste é ver que o pessoal que está à frente do impedimento é de uma mediocridade impar, não há luz, a sociedade vai ter que atravessar este deserto de forma solitária, não pode depender destes politicos da oposição, são muito ruins.

    Responda
  32. Bolla

    Ainda esse assunto?! Tá q nem a Dilma, só q ela tem interesse direto em distrair a atenção, desviar do foco do q interessa ao país. Nem onipotência, nem arbítrio, foi td feito à luz do dia, ao vivo e a cores diante da nação, dando -- de quebra -- palco no qual ele e Dilma continuam com faniquitos, tentando superdimensionar o episódio.

    Responda
    1. Bolla

      Inteligências medianas captaram:medida judicial padrão é superdimensionada com um propósito:fugir às explicações devidas à nação.Lula aproveita-se e imediatamente entra em "modo comício",pra desviar o foco do principal.Até se compara a uma jararaca.Dias depois,D. Darci Nicioli, bispo-auxiliar de Aparecida,diz aos fiéis para pedirem “a graça de pisar a cabeça da serpente”.Pois é,Dom Darci foi promovido pelo super-antenado papa Francisco.

    2. Analista MG

      Prepotência sim. Respeite a inteligência das pessoas, por gentileza, não tente minimizar algo grave. Não é assim que se muda um País e muito menos o Brasil.

  33. Dagô

    Com o maior respeito, sr. Gaspari, quem precisa de humildade é o Lu_la, que se julga a alma mais honesta. O Juiz Moro foi muito prudente: Convidar para depor, NÃO algemar, usar veículo descaracterizado, NÃO permitir filmagem, NÃO ouvir D. Mariza. Convenhamos: a uma jararaca ensaboada não dá para fazer reverências, haja vista que ontem, mais uma vez, o ofídio entrou com petição ao plenário do STF para ter suspensas as investigações. Na sua visão, tal cidadão é confiável?

    Responda
    1. LUIZ

      Muito obrigado por seu comentário, Dagô. è exatamente essa a questão: quem precisa de humildade inclusive para liberar o país e o povo brasileiro da situação em que nos colocaram, são Lula e PT. Até que ponto é possível garantir os direitos de pessoas que não respeitaram nenhum dos direitos mais fundamentais do povo e da nação? Ninguém pode estar acima da lei em país algum, e é isso que pretende lula e Cia Ltda.

    2. PH Andrade

      Muito bem observado. Acrescento que o chefão obteve uma benesse indevida pois foi recebido na ala "vip" da Polícia Federal do aeroporto de Congonhas, que é reservada a autoridades. Só que o chefão não é mais autoridade... Portanto, a Polícia Federal prevaricou ao lhe dar privilégio indevido. Foi até frouxa demais, o que viola a igualdade de todos perante a lei. Lamentável esse privilégio descabido.

  34. Lucciano

    sr. jararaca, na fase 31: Depoimentos sobre obstrução de justiça, corrupção ativa, corrupção passiva, lavagem de dinheiro, fraude, cartel e por integrar uma organização criminosa. Dezenas de delatores com penas diminuídas apontando o mesmo caminho, o mesmo ninho de cobras. MO responde apenas pelos desvios da Odebrecht e pegou 19 anos, nesta primeira sentença. A serpente mais honesta da terra vai responder por cada uma das cinco empreiteiras, ai ai, que alegria, vão ser séculos de pena.

    Responda
  35. Flávio C

    A propósito do equívoco da convocação do homônimo que foi convocado a depor, não houve nenhum desrespeito ao sujeito. Apareceu, identificaram o equívoco e pronto. Agora estou esperando o Sr. escrever de um governo que escolhe um ministro da justiça, que por sua vez aceita e encontra-se impedido de assumir. Pelo visto o camarada "sabe tudo" de justiça. Estou aguardando os seus comentários.

    Responda
  36. Flávio C

    Quem precisa de humildade é essa turma que está no poder e não tem mais condições de governar. Faça-me o favor, Sr. Gaspari: Levante o histórico de suas colunas e verifique quantas vezes escreveu, criticando as conduções coercitivas de outros atores e voltamos a conversar.

    Responda
  37. Lili

    A luz dos holofotes está "inebriando" os personagens. Espero que não se sintam o Supremo, como o ex Joaquim Barbosa...

    Responda
  38. Recomeço

    E a Fo de SP precisa renovar seu time de colunistas. Este aqui conclui que Lulhah é intocável, já que critica a possível coercitiva de alguém que fugia como um ratoh da políciah, e que nem aconteceu porque o Pixu-leco acabou concordando em acompanhá-los tendo ainda o tempo de tentar montar 'cena' com algemas; e se não concordasse, o que fariam os policiais? Pediriam ao Pixu-lecoh para aguardar um pouquinho até buscarem uma coercitiva em Curitiba?

    Responda
  39. PH Andrade

    Pra quem não sabe, Moro já intimou outra vez o chefão para depor, desta vez com hora marcada, no próximo dia quatorze. Neste caso, não como investigado, mas como testemunha no processo do Sr. Bumlai. O depoimento será por videoconferência. Informação divulgada ontem no blog de Josias de Souza do Uol. Foi revelado que o Oficial de Justiça tentava há semanas achar o chefão para esta intimação, e a PF aproveitou a condução coercitiva pra intimá-lo. Está muito claro que o chefão foge da Justiça.

    Responda
    1. Lucciano

      O advogado Ralph Lichote, do Partido das Cobras de Itaperuna (RJ), protocolou hoje mais cedo no TRF4 um habeas corpus preventivo para tentar evitar que sr. jararaca tenha que depor na segunda-feira 14 como testemunha de José Carlos Bumlai.

  40. PH Andrade

    O colunista omitiu de sua análise a jurisprudência do próprio Supremo Tribunal, a favor das conduções coercitivas, que também está na nota da Força-Tarefa da Lava-Jato. E não considerou, também, que outro objetivo da condução coercitiva do chefão foi impedir, por algumas horas, o contato do investigado com terceiros, para permitir o cumprimento simultâneo de 30 mandados de busca e apreensão, e de mais dez mandados de condução coercitiva.

    Responda
    1. Luccas

      Excelente comentário, PH Andrade. Elio Gaspari quis apenas preencher seu dando conselhos sem entender do assunto, mas, ao mesmo tempo, dando espaço aos maus brasileiros que vão ser levados para onde, há muito tempo, já deveriam estar: nas prisões.

    2. Zé Campos

      Quando a justiça começa a tratar diferente por orientação partidária está caminhando para uma ditadura.

  41. Viva

    É... Tudo é perigoso, não é, senhor Gaspari? A tal cortina de fumaça pode servir para violentar as prerrogativas legais do Estado de Direito, mas geralmente serve mesmo é para obstaculizar e impedir o trabalho da justiça. Essas pessoas que estão sendo investigadas não são pobrezinhos desamparados. São figurões, medalhões poderosíssimos que movimentam um exército de advogados e de recursos, quaisquer recursos, mesmo os ilícitos e criminosos. A coerção, nesse caso, não é exagerada coisa nenhuma.

    Responda
  42. Mári

    Gaspari está certo em lembrar os riscos e perigos da onipotência. Ainda mais com o autoritarismo que faz parte de nossa cultura. Apoiemos a LavaJato mas se perder o senso crítico. Melhor para todos.

    Responda
  43. TONEW

    Elio, para pegar um bagre ensaboado, notório chicaneiro com "grandes" advogados que vinha se escondendo, tripudiando o MP o juiz Moro teve que usar uma tarrafa fina! Se nada deve, se é um vestal, uma alma mais honesta do mundo por que tanta recusa em comparecer? Quem não deve não teme! Você viu o depoimento do "capoteiro"? Respondeu firme, "não conheço, não senhor".

    Responda
    1. Viva

      Belo comentário.

  44. Lucciano

    É lindo esta história de achar que a Lava Jato é o Juiz Moro, sozinho. FÉ, o Futuro Existe e vai ser lindo, a Justiça é cega mas não tarda, esperemos o STF botar o sr. jararaca na cadeia, um dia.

    Responda
  45. Lucciano

    Arbítrio? Que bom para os acusados, né? 116 e advogado nenhum conseguiu provar ilegalidade. Chora, petralha, fujam do assunto que deveria ser discutido: A enorme quantidade de informação, as delações que não param e a esperança de entender o porque de diminuir a pena do MO (quantos anos de regime fechado para os políticos? O sr. jararaca vai responder por muitos e muitos processos...).

    Responda
  46. Sensato

    As operações são feitas de pessoas, logo, possuem erros e acertos, porém comparar a quantidade de erros e acertos é cinismo e hipocrisia.

    Responda
  47. Cristina Barboza

    Um jornalista a serviço da cortina de fumaça. Quanta inocência! E as nossas forças policiais alguma vez respeitaram os direitos dos criminosos? Por só com o Jararaca vocês jornalistas se manifestam? Existe uma óbvia simpatia do jornalista com o político.

    Responda
    1. Mári

      Com todo o respeito, dois errados não somam um certo. Exatamente pela importância da LavaJato, não pode ser posta em risco por passos afoitos.

  48. Herdf

    Nunca houve essa primeira convocação, não por parte de Curitiba, e a outra estava em discussão no supremo. E vazou, foi vazada por alguém da operação, isso é claro como a luz do sol. Os vazamentos continuam e nem são comentados, as duas da manhã um jornalista já sabia, ou seja, avisaram a imprensa para ter espetáculo. Operações anteriores cheias de provas foram à gaveta por aspectos formais.

    Responda
    1. Viva

      O líder do governo no Senado diz que a presidente tentou interferir em uma investigação da justiça e que o ex-presidente pediu a ele (líder do governo) para comprar o silêncio de uma testemunha. O que o governo diz? Reclama de "vazamentos"!!!... Quer dizer, para o governo, o problema não é o ato criminoso em si e sim o vazamento, a publicação da notícia. Com esse pensamento, não é de admirar o empenho em controlar conteúdos e censurar a imprensa. Quanto às acusações, nenhuma resposta substantiva

  49. Cadu P

    O aviso é extremamente válido. Está claro que todos estamos procurando uma profunda reconstrução do Brasil, onde a corrupção não seja mais um dos pilares da nação; cabe, nesse processo, atenção permanente para os meios pelos quais estamos indo para esse fim. Esse cuidado é essencial para que a mudança, valha a pena, pois terá sido atingida por um caminho que valeu a pena.

    Responda
  50. Déjà vu

    "Pois agora q os Empregos minguaram, a Inflação comeu o poder de compra, a Estagnação da economia subtraiu-lhes os empregos, o Crédito anteriormente contratado os Afundou em dívidas, os Parceiros empresários estão na Cadeia e a Lava Jato assentou que a lei é igual para todos. Cabe recordar o poema de Carlos Drummond de Andrade: “E agora, José?”. “A festa Acabou, a luz Apagou, o povo Sumiu.” E agora, Luiz, você marcha, Luiz, para Onde?"

    Responda