Hélio Schwartsman > Lutando contra os deuses Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Faltou definir a quem se aplica o tal "ambiente de liberdade intelectual". Se você trabalha em um ambiente predominantemente ateu, tente revelar sua fé e verá se você está em um ambiente de liberdade intelectual. É o mesmo patrulhamento realizado por fanáticos religiosos. O que diferencia Richard Dawkins de um fanático religioso?
O ateÃsmo é uma religião. Claro, portanto que sua origem se confunda com as demais. Quando se apropia da laica ciência para se propagar, legitima os Felicianos da vida no espaço público...
Na antiguidade gregos e outros povos não tinham intuÃdo a existência do Deus, mas tinham pleno conhecimento dos enteais que cumprem as leis da Criação, Apolo, Zeus, e tantos outros, que recebiam outros nomes em outros povos, mas eram os mesmos. Só restaram lendas e mitos da realidade. Os judeus intuÃram Deus, e lhes foi enviado Moisés. Jesus veio para explicar a vida, e não criou religião, está sim criou normas próprias eivadas de erros que os pensadores logo perceberam e duvidaram de tudo.
Uma das caracterÃsticas do ser humano, é acreditar em coisas que não existem.
Laerte fez uma vez uma charge muito didática. Era um diálogo entre dois personagens. Um fazia um discurso sobre "o brasileiro" (claro que enumerando os adjetivos negativos usuais) e ao final perguntava algo do gênero (oops Laerte) ".. e você, o que pensa do brasileiro?" Resposta do outro algo do gênero (oops, etc) "Acho xxx a forma dele falar de si na terceira pessoa". Obrigado pela involuntária generalização. Paerabéns Laerte!
Hélio Schartsman, não olvides de que a MetafÃsica, ramo da Filosofia, foi tratada Kant e Spinoza.
"MetafÃsica", na origem por Aristóteles..e..?.
É por tal razão que apoio um liberalismo social em diversas questões polêmicas que acometem o Brasil dos dias de hoje. Em matéria de religião, drogas e aborto, por exemplo, sou a favor de maior liberdade e autonomia individual para todos. Aqueles que simplesmente não concordam com a posição do outro podem continuar com suas convicções e práticas. O que não pode ocorrer é uma tentativa forçada de mudança através da positivação de um ideal moral por meio da lei.
Penso exatamente como você e agradeço ter expressado isso tão bem.
Numa de suas peças, 2.500 anos atrás, EurÃpides, um dos grandes nomes da tragédia grega clássica, legou-nos a famosa passagem: "Oh, Zeus, o que posso dizer? Que você se interessa e cuida da humanidade? Ou nós, mantendo que os deuses existem, nos iludimos com sonhos vazios e mentiras, enquanto o acaso controla o mundo?”
Trazendo para a vida real o que o colunista diz corretamente: total liberdade de culto, nenhum dogma religioso em lei. Simples e direto.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Lutando contra os deuses Voltar
Comente este texto