Luiz Felipe Pondé > A seita da jararaca Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2
Texto irretocável, escrito com muita clareza do nosso momento atual, parabéns Pondé.
A seita da jararaca louca é real e ainda tem poder, mas não engana mais ninguém. Tem endereço, telefone, está bem identificada. Ontem os brasileiros avisaram que já sacaram a seita e querem-na fora das instâncias de poder. Fora PT!
É difÃcil fugir dos pares de opostos; é difÃcil falar da seita jararaca sem omitir a seita da cascavel, da coral, da surucucu, etc. Por mais que sejamos adeptos do "politicamente incorreto", lá no fundo comungamos liturgias de um tipo novo d religião.
Seita mesmo: o famoso partido-seita mafioso cujo lÃder é um tal de jararaleco (a expressão apareceu em Pernambuco se não me engano) rs
Esse partido,(Seita) não tolera ideias divergentes. Tipico de facistas e reacionarios. O engraçado e que eles existem devido a Democracia e que ousa divergir é taxado de facista.Não nos iludamos os seguidores da seita facista e reacionaria não deixara o poder de forma pacifica.Mesmo que o tirarmos de la na forma da lei. Devemos nois preparar tempos escuros virão.
Será um novo Toninho malvadeza??? rs
Sr. Tony, o que entende por fascismo??? Não vale dar um google rs
Mussolini criou seita, foi justiçado pelo povo italiano, mas renasce, hoje, em escribas que mal escondem seu fascismo.
Caro Pondé, gostaria de ter a sua capacidade de análise para poder escrever tudo o que escreveu, pois é exatamente o que penso. Eles não estão nem aà para estas manifestações de coxinhas, como eles chamam as pessoas que contestam tudo de errado que este (des)governo faz. Não acredito que tais manifestações surtam algum efeito prático, a não ser que o PMDB abandone o barco. Vamos ver.
Agora descobri que sou "tolo", conforme o filósofo inteligentinho de direita. Nada como termos um arauto dos bons costumes e da boa polÃtica de plantão.
Viva, viva a sua inteligência. O Brasil está salvo!!!
Marcos, "grupo apartidário"????
A esperança é a última que morre. Parabéns pela percepção, mesmo que tardia. Bem-vindo ao grupo (apartidário) daqueles que desejam um Brasil justo e desenvolvido em bases sólidas e não enganado em polÃticas eleitoreiras de curtÃssimo efeito. Como, por filosofia, não guardamos rancor, o receberemos de braços (e mentes) abertos.
Mas este cara não é inteligente. Filósofo? Somente brasileiros para usar tal termo."Cientista polÃtico", ao invés de polÃtólogo. Somente no Brasil .
Antes tarde do que nunca.
Agora descobri que sou "tolo", segundo o filósofo inteligentinho de direita. Nada como uma intelligentsia de direita para dizer o que somos.
Ótimo texto.
Tony, quanto ao leigo, gostei muito da sua modéstia e sinceridade. Dados teus comentários e posicionamentos, suponho que a tua flata de conhecimento não se restrinja a cobras. Que tal estudar um pouco de História? Chegarás à conclusão que os partidos radicais de esquerda, como esse que você defende, só trouxeram atraso e sofrimento por onde passaram, o que, aliás, começamos a experimentar aqui. Supondo, ainda, que não sejas masoquista, sugiro, após estudar, reconsiderar seus valores. Abraço.
Ele deve entender de cobras. Não discuto este item, poque sou leigo.
Ótimo texto. Seita da jararaca encaixa tão bem quanto pet ra lh a. Como todo seita, protege os seus seguidores que acreditam cegamente em dogmas, entre eles a virtude do lÃder e a grandeza de seus ideais, por mais ca na lha que seja.
Quem não tem elegância diante da derrota é a oposição, que perdeu a eleição no ano atrasado e fala em impedimento o tempo todo, se aproveitando de uma crise internacional de paÃses exportadores de commodities para justificar. E ainda diz que o par_tido dos trabalhadores é uma seita e que tem como traço essencial o ódio. Não reconhecem que foi Dilma que apoiou criação das leis de delação e dá condições a P f para as investigações. Se o P t é coisa do passado, aguardem as próximas eleições.
Caro Pondé, sem a pretensão de melhorar sua precisa análise, lembro que as mais peçonhentas jararacas que conhecemos, vivem confinadas na "Ilha Queimada" a uns 20 km da costa da minha bela e querida Itanhaém (litoral sul de S.Paulo)...A natureza é perfeita e nos dá o exemplo...Jararacas têm que ser aniquiladas ou confinadas...Ou na ilha Queimada, em Curitiba ou na Papuda...apenas , não podem estar em nosso convÃvio...
Gostei muito. Ótima análise.
Filósofos tem refletido sobre as condiçoes da existência desde sempre. E qdo o tema é a vida polÃtica a unica possÃvel premissa é a da complexidade. Reduzir a uma só dimensao e demonizar um dos lados nao ajuda o pensamento e muito menos à reflexão critica. Seu texto jararacamente raivoso nao ajudou. Nem um pouco. Sugiro um chazinho pra relaxar.
A profissão de filósofo ainda não foi criada. Ela não existe nem em nosso paÃs nem, até onde eu saiba, em nenhum lugar do mundo. O que existe é a profissão de professor de Filosofia (com suas exigências e formações próprias) e em alguns paÃses, como a França, a de pesquisador de Filosofia. Afinal, o exercÃcio de pensar, seja em temas filosóficos ou quaisquer outros, é livre para cada um, por sua conta e risco.
A profissão de filósofo ainda não foi criada. Ela não existe nem em nosso paÃs nem, até onde eu saiba, em nenhum lugar do mundo. O que existe é a profissão de professor de Filosofia (com suas exigências e formações próprias). Em alguns paÃses, como a França, há a de pesquisador de Filosofia. Afinal, o exercÃcio de pensar, seja em temas filosóficos ou quaisquer outros, é livre para cada um, por sua conta e risco. Portanto, falar e escrever asneiras não torna ninguém filosofo.
Tu é (no popular) filhote de jacaré.
Parafraseando a Mulher Mandioca - "atrás de toda jara*raca, tem uma figura oculta que é um delator premiado".
E ainda falam do perfil elitista, da classe média branca,da falta do povo "verdadeiro" nas manifestações.... Esquecem ou nem sequer percebem, que são ele os tutores da falência do paÃs . Já os donos das altas cabeças pensantes, sentados em suas cadeiras nas instituições aparelhadas, devem estar com os neurônios emaranhados e descalibrados pelo choque da realidade. Quanto aos outros adeptos da seita, vc tem toda razão - tudo é possÃvel. C.
Li dois parágrafos desse seguidor de Nietzsche e me deu ânsia, parei ! Ele e Josias estão disputando na ponta o campeonato de tiro ao PT !
Corre por aà que essa manifestação foi patrocinada por setores e partidos de direita, especialmente de São Paulo. A Fiesp não reclamou, pelo contrário, quando teve subsÃdios para alavancar a indústria. Agora se recusa a cooperar.
Em parte, foi sim, porém em grande parte foi espontânea. Mas e daÃ, o que isso tem a ver ? Você fala como a "direita" fosse um demônio. Vou lhe contar um segredinho - não é !! Deixe um pouco de lado a grande mÃdia e leia mais, estude os clássicos, veja vÃdeos no YouTube. Bolsonaro, Nando Moura e Olavo de Carvalho não são monstros devoradores de criancinhas. São pessoas com mais caráter do que as jara*racas levarão umas dez vidas para conseguir.
Sérgio, não é só boato, eu tenho vÃdeo de uma empresa em BH reunindo os seus empregados e oferecendo transporte e lanche para os empregados e quem mais ele quisesse convidar. Espero que isto não seja censurado !
Até ontem, eu me perguntava q tutano teria essa militância fanática q se presta a servir de escudo pra roubalheiras mil. TaÃ, nem tutano é. É veneno desse ofÃdio desprezado, a jararaca; é o q os move. Cruzes!
- Ponde compartilhamos da mesma opinião, eles não estão nem ai, é uma seita de odio, vai fazer de tudo para se manter. Produzem e criam b, and- idos de estimação.
"Profunda vocação para o engodo". É isso, engodo, empulhação, farsa, mentira, impostura. Isso é pete, e, na verdade, toda a esquerda. É assim porque as ideias polÃticas e econômicas da esquerda não funcionam no mundo real, então só resta a farsa, o discurso, a propaganda enganosa.
Pelo que vi ao vivo, e não pela televisão, pessoas de todas as classes sociais estavam presentes na Paulista ontem à tarde. Sem dúvida a grande maioria era de classe média. Um partido se gabava de ter inserido 40 milhões de brasileiros pobres na classe média, agora os chama de elite branca.
A crÃtica raivosa do Sr. Pondé em relação ao PT e especialmente ao Lula é compreensÃvel. Os " intelectuais " e pseudointelectuais, ou intelectuais de periferia, jamais aceitaram que este paÃs (que eles na sua intelectualidade preferem falar "esse") de povo tão educado e intelectualizado, fosse governado por um mestiço retirante nordestino, que não tem curso universitário ( nem mesmo por quilometragem ou à distância) e principalmente (esse o erro maior: não fala Inglês). É inadmissÃvel.
Ah, a antropologia, grande ciência incompreendida e portanto mal falada.Porém, poucos a dissecam e descrevem as vÃsceras expostas como Pondé.Parabéns a ele por mais uma estupenda análise, concordemos o u não com a sua lógica.
Careca, Ray-que.., estão órfãos...descobriram que o seu santo agostinho é de barro e que nessa altura só faz correr da Justiça. Descobriram que o discurso era endereçado à ouvidos mais ou tão toscos que os seus e que, talvez, não era verdade o que falava...
O tal do Careca tem muita dificuldade em entender o ambiente polÃtico, assim como com a lÃngua pátria. Como uma boa Jararaquinha, não está nem aà para o que milhões pensam,mas deve estar preocupado com o fim da sua boquinha.
Me surpreende que um pensador como Pondé incorpore o senso comum da "sociedade organizada" em sua análise da situação atual. Lastimável para dizer o mÃnimo. A quem ele chama de povo? A elite branca emburrecida pelo discurso da Direita que foi à s ruas com seu modismo ridÃculo gritando palavras de ordem das quais nem o significado ela sabe? Melhor seria discutir o uso das cores da Bandeira em um projeto claramente entreguista...
Esta foi maravilhosa. Valeu, Valeu, Salvou o dia
Tudo que é fanático é nocivo, torna as pessoas cegas e fora da realidade. PolÃtica é assim também.
Excelente artigo do Pondé, um dos poucos articulistas que vale a pena ler na Folha
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Luiz Felipe Pondé > A seita da jararaca Voltar
Comente este texto