Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. mfjeckel

    ognitiva a realidade está em conflito com os fatos. Vc precisa parar com citações alheias e iniciar a refletir sobre elas. A compreensão do mundo passa pela das palavras é risível para não dizer ridículo. Livros são tão inbecils quando as redes sociais, posso ler Minha luta de Hitler e ser minha Bíblia, posso montar grupos em rede social e praticar ações sociais, o que os qualifica é o imbecil que seleciona o propósito. Os mais esclarecidos não são os mais sábios, Maquiavel podia te explicar.

    Responda
    1. Patrick

      Gostei. Apenas isso.

  2. O FIM DA ERA ESQUERDOZÓICA

    "uma delação, seja contra quem for, carece de comprovação, nada mais do que isso." Não é assim. A premiação só é concedida se houver comprovação na delação.

    Responda
    1. Patrick

      Falou (teclou) tudo meu caro.

  3. Veca

    Professor, me senti imbecil lendo seu texto. O que o senhor quis dizer mesmo? O senhor deu a entender alguma coisa a favor do governo e desabafou. A hostilidade, voltada aos leitores, tenho certeza que percebi (e senti).

    Responda
  4. Neli Faria

    Acho que sou analfabeta funcional, porque quem xinga não tem argumentos para defender o seu ponto de vista.

    Responda
  5. Alexandre

    Grande Pasquale, sempre te admirei no tocante à língua portuguesa e ainda admiro. Contudo, não acho oportuno este texto. É óbvio que o PT não inventou a corrupção, algo que recebemos dos portugueses e dos "índios" que aqui encontraram. Entretanto, há de convir que ele aperfeiçoou a técnica de tal forma, que hoje nos vemos em um mar de lamas. Infelizmente, você defende sim o PT, tentando igualá-lo e com isto diminuindo o impacto de seus atos. Também quero todos presos. Mas vamos começar pelo PT.

    Responda
    1. Patrick

      kkkkkkkkkkk Excelente e adorei a última parte.

  6. Resignado

    Professor, concordo com quase tudo o que o Sr. disse, mas há de se ter um pouco de compaixão com os leitores. Um leitor é uma pessoa, em toda a sua complexidade, e não apenas um comentário curto sobre um assunto pontual num jornal de um determinado dia. Não se deve pretender entender a pessoa do leitor apenas com base em comentários. Ademais, quem é um pouco mais politizado, por ter tido oportunidade de estudo, ficou chocado com a ideologização de nossa imprensa nos últimos anos. Abraços!

    Responda
    1. Patrick

      Belo comentário meu caro. Sem mais.

  7. sandro

    Fala Pasqua, é nois na fita manooo, tamo junto #pternamente# roubeternamente#

    Responda
  8. sandro

    Sr Pasquale, entristeço ao ler seu comentário, mas reflito que nunca gostei de português, apesar de minha mãe ser uma professora de português, sabe porque? Esta é uma língua complexa em que geralmente à margem para diversas interpretações, onde preto e branco se tornam um cinza, diferente do inglês, que é uma língua direta e fácil, "imbecis" como nós não são dignos de exercer a palavra, pois não a compreendem. Vejo que o senhor não apoia a internet ou a democracia que ela traz.

    Responda
  9. sergio

    Que texto maravilhoso!

    Responda
  10. Didif

    Sempre apreciei os ensinamentos do Senhor Pasquale Cipro Neto, tenho um CD com os ensinamentos dele. Concordo com tudo o que está nesse texto, nunca votei no PT, já escrevi várias vezes que realmente o PT não inventou a corrupção, ela existe desde o tempo Pedro Alvares Cabral. O PT institucionalizou-a quando diz todo mundo rouba, ou criticam nossa roubalheira, mas esquece do passado, o problema da corrupção que está vindo à tona as cifras nos assustam R$ 6 Bilhões desviados da Petrobras.

    Responda
  11. Marcelo Gorski Borges

    Nota 10 - muito bom o artigo. É isso mesmo, chega a doer na alma os comentários que a gente vê por aí (internet) em relação a assuntos do dia-a-dia.

    Responda
  12. kird

    Professor, o senhor poderia apenas comentar o assassinato da língua portuguesa realizado diariamente por nossa "presidenta" e deixar os comentários políticos para quem entende do assunto.

    Responda
    1. Patrick

      kkkkkkkkkkkkk Sensacional.

  13. guaraçu

    Ler um texto como este não é de surpreender, tendo ele sido escrito por quem o assina. Ainda assim quero manifestar o deleite que é encontrar algo tão sensato, oportuno e decente na imprensa, tantas vezes marrom. Parabéns ao professor Pasquale e ao Vladimir Safatle. Mauricio.

    Responda
  14. Ricardo

    Petralha!!!!

    Responda
  15. lsouza

    O que o grande Pasquale parece fazer questão de não entender é que a falta de tolerância com um determinado partido e a maior paciência, digamos assim, com outros se devem a 13 anos de desmandos e desvios. Talvez nós, os imbecis de ontem, tenhamos nos cansado de ouvir, eternamente deitados em berço esplêndido, que a culpa é do FHC, que a crise mundial atinge apenas o Brasil e que o Collor e o Sarney, antes inimigos da pátria, agora se juntam com Maluf e são apoiadores de um bando de corruptos.

    Responda
  16. Eduardo

    Ha um sentido de urgência no julgamento dos criminosos sabidos de maior periculosidade, apenas isso.

    Responda
  17. Ricardo

    O contexto muda tudo. Mas na intolerância não há contexto, apenas o incontestável.

    Responda
  18. Negrão

    Para um professor, há muita arrogância no seu texto...lamento que com toda a sua cultura e conhecimento não respeite àqueles que são ignorantes por opção ou falta de oportunidade... Isto passa a ideia que os letrados são superiores. Decepcionante!

    Responda
    1. Patrick

      Genial seu comentário; você conseguiu expressar o que eu estava pensando.

  19. Francisco

    Grande professor, respeito muito suas lágrimas, mas salvo interpretação imbecil de minha parte, ao final do texto, o Sr. meio que contemporiza as tramóias atuais, escusando-as nas tramóias pretéritas dos tempos da dura dita. As instituições precisam reagir de forma imediata. Reflitemos que um governo que tem como primordial objetivo a mera permanência no poder, sem respeito a qualquer fundamento ético, não é a solução para o país que nós queremos para nossos filhos e neto. Um ótimo descanso!

    Responda
    1. Patrick

      Excelente comentário.

  20. Sonia

    Grande Pasquale!

    Responda
    1. Patrick

      Nem tanto; menos, please.

  21. RenataSP

    Muitos imbecis também não compreenderão o plural de modéstia (nós) empregado por você, Pasquale. Quer valer quanto que haverá imbecis comentando que você mesmo se reconhece imbecil?

    Responda
    1. clqueiroz

      Eu na condição de um imbecil, diferentemente da senhora, que deve estar acima disto, junto com o emérito professor, lamento informar, mas não há exceção. O professor se refere exatamente a nós, eu, tu, ele e eles. Nós, seres sociais, imbecis nesta ou naquela questão. Pense um pouco sobre isto.

  22. GaloGalo

    Meu caro Pasquale, somos tão imbecis que a maioria de nós não consegue discernir a verdade escondida em um texto enviesado como o seu... Alguns poucos, entretanto, não são tão tapados assim...

    Responda
  23. frezza

    O melhor e mais lúcido ensaio de hoje na F o l h a . Parabéns, professor.

    Responda
  24. clqueiroz

    É como diz o ilustre professor: saber ler o mundo é a questão. O genial compreendedor da língua portuguesa demostra claramente esta diferença. Ora, as delações provocam reações diferentes pelo mesmo fato que, se estão presos dois ladrões o primeiro me roubou, me agrediu, me feriu, como à minha família, o segundo realizou seu oficio em outras épocas e freguesias. Qual haverei de odiar mais ? Sim somos todos imbecis.

    Responda
  25. fernando flaubert

    Há mesmo muita imbelicidade grassando solta pelas redes sociais. Mas não venha, Pasquale, usar desta retórica para defender o indefensável: o PT é um flagelo econômico, político e ético, e sua maior liderança (Lula) está destruindo tudo o que possa ter feito de bom no passado, caminhando para tornar-se uma figura minúscula, do tamanho de um Mobuto ou Bay-doc.

    Responda
  26. Ilda

    Mas já seria um consolo se pudéssemos olhar o país mais poderoso do mundo e dizer: ok, somos imbecis, mas um dia chegaremos lá. Mas o sucesso de um Donald Trump não nos deixa nem sonhar...

    Responda
  27. Binho

    O Brasil todo é imbeciloíde mas ficou mais a partir de 2003!!!

    Responda
  28. gil

    outro que malufou !!!

    Responda
  29. aabrao

    Grande Pasquale... sempre um mestre!!! Obrigado por nos brindar com a ponderação que infelizmente se apresenta cada vez menos neste clima de Fla x Flu que virou nossa nação.

    Responda
    1. Patrick

      Sarinha, excelente comentário.

    2. Elefante

      Monstro, meu professor.

    3. agodoi

      Acho que há um erro de concordância nessa frase: "Os imbecis não conseguimos compreender a real intenção da nomeação de Lula para a Casa Civil, por exemplo, o que prova e comprova que somos todos imbecis."

    4. chico bento

      .....verdade, Sr jornalista, somos todos imbecis! mas 'voce' so si coloca entre nós, imbencís, porque é um fraco, dá uma no craco outra na ferradura! Honre a cueca, e diz quem tu és, e ninguem tem nada a ver com isso! Vc é um partidarista sim, todos somos, mas imbecis que soms, assumimos nosso papel

    5. Sarinha

      Somos mesmo todos imbecis, ou nos fazem de? O saco torna-se cheio de "não é meu é de meus amigos", "não sei de nada", "não fui eu quem o indicou para o cargo", "a culpa é de FHC", "nunca na história deste país", "fomos nós que lutamos pela democracia"... Em algum momento temos que dizer basta, reagir aos desmandos, ao projeto de perpetuação de poder, de transformar o Brasil num país comunista a la Gramsci. Diga-me, professor, o que é pior imbecilidade ou conformismo? Um abraço.

    6. Patrick

      Não há FlaxFlu, há apenas cidadãos de bem que são contra essa organização criminosa que tomou conta do governo deste país.

  30. tfreire

    Não podemos ser parciais ao ponto de acreditarmos que esse sistema corrupto começou com os governos do PT, afinal, as empreiteiras envolvidas há décadas se beneficiam dessa relação espúria com o poder público, independente de quem estivesse no governo. No entanto, isso não torna a conduta dos atuais governantes, também comprovadamente beneficiários do esquema, menos reprovável, não se pode usar do poder para atender interesses pessoais ou partidários.

    Responda
  31. gil

    prófi, o que quer dizer " abaixa-as-calças" ?

    Responda
  32. gil

    sacamoto ??? quem é esse cara ???

    Responda
    1. Patrick

      Gil, uma pessoa não entendeu que você fez uma ironia cáustica.

    2. Damata

      É, você é um dos quais o Professor fala que precisa voltar urgentemente para o banco da escola!

  33. Bricio

    Muito bem professor! Realmente é isso! Nos comentários do seu excelente texto, já podemos observar a realidade narrada... Pessoas vendo no que escreveu, uma defesa ao "governo". Quanta ignorância! Realmente devemos ser todos imbecis!

    Responda
  34. Jayare

    Pasquale Cipro Neto é um brilhante gramático e linguista. Leio sempre sua coluna sobre nosso idioma português e procuro acompanhar e aprender o que ele ensina. Com relação à política, bem... ele é o Pasquale Cipro Neto do idioma e não o Pasquale Cipro Neto da política.

    Responda
    1. Damata

      Então só pode comentar de política quem é expert no assunto? Porque você está comentando aqui então?

    2. clqueiroz

      Exatamente o "x" da questão. Ele é um grande linguista, mas passou, com seu próprio texto uma comprovação de todo o conteúdo. Não sabe ler o mundo. Sendo assim, somos todos imbecis, neste ou naquele modo.

    3. RenataSP

      Convém reler a abertura do texto e a famosa frase de Paulo Freire, a qual Pasquale explica tão didaticamente, para não passar atestado de a.nalfabetismo e -- por que não dizer ? -- de i.mbecilidade.

  35. Jayare

    Pasquale Cipro Neto é um brilhante gramático e linguista. Leio sempre sua coluna sobre nosso idioma português e procuro acompanhar e aprender o que ele ensina. Com relação à política, bem... ele é o Pasquale Cipro Neto do idioma e não o Pasquale Cipro Neto da política.

    Responda
  36. BethO

    Os comentários na Internet são um reflexo da síndrome do futebol: Meu time é o melhor, ganhe ou perca. Seu time é uma m*rda por definição. A realidade é que pensar é uma arte em decadência.

    Responda
  37. Lume

    Querido, seu conhecimento da lingua portuguesa não está na altura de seu conhecimento histórico. Para refrescar: o P T agiu da mesma forma no período do Collor e diante do incidente do Ricupero (ministro). Outra informação para você: o P T vendeu a ideia de que iria acabar com a corr up ção e fez o contrário. Está pagando por isso. Será que você consegue tirar a venda vermelha e perceber que estão colhendo o que plantaram?

    Responda
    1. sportfogo

      lume, voce foi simplesmente genial. acertou na mosca ! parabens.

  38. ze guilherme

    Como não poderia deixar de ser, parabéns, mestre Pasquale! Graande!!

    Responda
  39. ze guilherme

    Como não poderia deixar de ser, parabéns, mestre Pasquale! Graande!!

    Responda
    1. Patrick

      Graaaande desonesto intelectual!!

  40. Patrick

    É muita desonestidade intelectual em um único texto!!.

    Responda
    1. Damata

      Este texto cabe muito bem a você caro Patrick!

  41. Patrick

    É muita desonestidade intelectual, não há o que defender corruptos de qualquer partido, mas quando mexem com o líder do bando, eles ficam furiosos. É lamentável que tenhamos pessoas deste tipo ensinando nossos jovens!.

    Responda
  42. Patrick

    Os mesmos argumentos fracos para defender o PT, ninguém acha que não existia corrupção antes da era do partido que tem o homem mais honesto do mundo, o fato, a realidade, é que vocês não querem enxergar que se instalou uma corrupção sistêmica no governo, a fim de manter o partido de forma permante no poder e também, logicamente, o enriquecimento ilícito de seus líderes. Apenas isso, se há corruptos eem outros partidos não tenho dúvida, que sejam investigados e punidos, assim prefiro ser imbecil

    Responda
    1. clqueiroz

      É como disse o brilhante professor, questão de saber ler o mundo, ele pode entender bem sobre ler a palavra escrita, mas de mundo ele está bem longe.

  43. hugo

    Deve ser difícil a vida quando os porta bandeiras de nossas convicções ideológicas se mostram piores que os que delas não compartilham. Sofra bastante e sinta seu nojo, sua pena e sua raiva de nós, também. Isso não mudará o fato de que suas escolhas foram, em sua maior parte, um desastre. Infelizmente, o azar está sendo de todos nós. Seu texto é fraco.

    Responda
    1. RenataSP

      Comentário ininteligível.

    2. Murilo

      Mais um que não sabe ler com compreensão do texto. Pasquale fala em termos gerais, sobre todos os que professam ódio e recebem, em troca, ódio. Diz que um é reflexo do outro. Ele não diz, de forma alguma, que sua reflexão trata de sua posição particular. Ela é genérica, distribuída pelos blogues, insultos e respostas no Facebook, nas páginas sociais. E tem toda a razão. As pessoas não estão debatendo idéias, estão trocando insultos. Isso, a raiva, o ódio, o preconceito, não levarão a nada.

  44. Giuseppe Cadura

    Gente, Sakamoto não é aquele que contemporiza a ditadura cubana? Como o professor cita pessoas desse quilate? E por que cada comentário meu que dá nome aos bois é bloqueado?

    Responda
  45. Giuseppe Cadura

    Ô, professor. Que companhias o senhor tem ao seu redor? Admiradores do Bolso? Muita gente que está criticando o X quer que investiguem também o Aé-cio, o Cunh-a e todos esses mestres da cor-rupção. Quem não está sabendo lidar com seus ban-di-dos de estimação são os adoradores do Par-tido das Tre-vas, que acham, por exemplo, que da dela-ção do Delcí-dio só é verdade a parte em que ele cita o Cunh-a e o Aé-cio. Eu, de minha parte, quero que qualquer político cor-rupto vá para a ca-deia.

    Responda
  46. Boca II

    Coluna de ódio.....Hiii hi hi

    Responda
  47. Farol

    Também sou um imbecil, professor, pois não entendo o contexto em que põe sua indignação seletiva. As empreiteiras nunca foram santas, mas por isso não devem ser julgadas? Teríamos que investigar todos os desvios cometidos na ditadura militar para só então chegar ao que foi perpretado na era PT? O PSDB não é inocente, mas como ele poderia corromper tanto quanto o PT se não tinha poder de nomear cargos e controlar licitações? Só se pode investigar o Lula depois de concluída investigação de FHC?

    Responda
    1. Damata

      Esse Farol anda meio cego!

  48. Luis Zaneti

    Se, por um lado, é vergonhoso para um professor de português citar Leonardo Sakamoto - que nem a língua portuguesa conhece -, pelo outro é o que deve restar à esquerda cadavérica deste país.

    Responda
    1. clqueiroz

      Sou admirador do professor Pasquale, mas se o que restar da esquerda for o blogueiro patrocinado Leonardo, os Jacobinos estão aniquilados. E, sim, somos todos imbecis.

  49. Clara

    Também me sinto completamente esgotada com esse clima de inquisição da idade média no país, em que se tenta impedir qualquer possibilidade de defesa com "panelaços" e "buzinaços". Permitir a divulgação sem impedimentos (barulhos que obstruem a audição) na mídia apenas da versão do POLÍTICO Sérgio Moro é um desrespeito não apenas contra a 1ª mulher eleita presidente do Brasil, mas também contra todos os cidadãos que a elegeram legitimamente. =(

    Responda
    1. Clara

      Patrick, peço que, por favor, faça um exercício de empatia: 1) Suponha que alguém comece a fazer todo tipo de insinuações e acusações a seu respeito. 2) Que isso seja amplamente divulgado por todos os grandes meios de comunicação. 3) Que, sempre que você consegue algum espaço para falar em sua defesa, façam "panelaços" e todo tipo de manifestações pré-históricas para não ouvir o seu lado da história e nem deixar ninguém te ouvir. Você acharia certo? É uma questão de princípios.

    2. Clara

      Caro Otavio, vc diz que "não se questiona a (legitimidade da) eleição", o que estou dizendo é justamente que os seguidores fanáticos do Moro e da Globo não questionam nada! Como diz esse artigo: "uma delação, seja contra quem for, carece de comprovação". No entanto, não é isso o que se vê diariamente. Condenaram sumariamente a Dilma faz tempo, depois foram atrás de quaisquer meios para tira-la. E organizam "panelaços" e todo tipo de barulho pra impedir que ela fale em sua defesa. Isso é certo?

    3. Patrick

      Eleita baseada no maior estelionato político do país, financiado pelo maior esquema de corrupção já visto. Não é ódio, é a realidade, será que essas pessoas de esquerda estão vivendo bem mesmo?, acho que elas de fato não se importam com o país, com o desemprego e inflação em alta e um desgoverno total. Hoje qualquer tipo de solução passa basicamente pela saída deste governo, o resto vamos ficar discutindo eternamente e não resolvendo nada.

    4. otavio barroso

      Cara Clara, não se questiona a eleição, o elegido não é acima de tudo e de todos. As responsabilidades permanecem. Falsas promessas, abuso de poder econômico. Volto a lembrar o quanto sofremos com a quebra da Petrobrás aqui no Rio, e o nosso prefeito é quilo que se viu...

    5. mephisto666

      Desculpe-me, mas você não acha um desrespeito o que a primeira mulher eleita presidente do Brasil faz com toda a população ao nomear ministro um indivíduo com várias questões na justiça? A fase da presidenTe faxineira passou rápido, não? Antes, exonerava pessoas envolvidas em fatos nebulosos, agora as acoberta. Além disto, soa no mínimo suspeito, para não dizer cabalmente cRiminoso, o fato de ficar usando celular de segurança do ex-presidente para oferecer "ajuda, em caso de necessidade", não?

  50. skank

    É, talvez imbecis e bolivarianos, porque não, né?

    Responda