Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Rochalo

    Total desprezo ao voto porque aquela parte da sociedade que não gosta do PeTh mas perderam a eleição fizeram um barulhão . Mas não quer dizer que representam aquela maioria de homens e mulheres que recusaram essa gente que agora tenta se apoderar do governo demonstrando repito, total desprezo ao voto do eleitor. Buscaram de tudo, e mesmo sem base alegam pedaladas fiscais que todo mundo faz... Consumado esta situação de desrespeito ao voto, ele perde a razão para existir, não adianta votar

    Responda
  2. jgrpoco

    Se o PMDB sair do governo o Temer vai ser o primeiro a renunciar ao cargo? Eu não sou contra a operação lavajato, mas será que um eventual impeachment da presidente não acabaria esvaziando a operação? Acho que tem que "sujar a ficha" de muita gente antes de haver uma nova eleição, mas não sou contra haver eleições gerais antes do fim do ano. Quem sabe uma Constituinte exclusiva para lavar, digo, fazer uma reforma política. Será que quem está lá toparia fazer arakiri para resolver os problemas?

    Responda
  3. Pedro

    Temer é a única solução possível para o Brasil. Precisamos virar essa página negra da nossa historia e retomar o desenvolvimento. A alternativa são mais 3 anos de recessão , retorno da inflação, manutenção da ingovernabilidade.

    Responda
  4. Antonio Catigeró Oliveira

    É, senhor colunista. Esse "jogo jogado" está desde o começo com as cartas marcadas. Mas o Cunha tem chance de subir a rampa como presidente. O cargo de vice é barbada.

    Responda
  5. dauner

    Neste domingo de Páscoa, leiam ( nos mecanismos de procura) a comovente história do U D E S C Ã O que deixou a comunidade estudantil órfã no sábado de Páscoa de 2015 .

    Responda
  6. Turco

    Esta história de tirar a Dil para colocar o Tem. no lugar me faz lembrar a famosa frase de Lampedusa pela boca do personagem de O Leopardo: é preciso mudar tudo para que tudo permaneça como está. Leiam o livro ou vejam o filme de Visconti, valem muito a pena.

    Responda
  7. Kilgrave

    P.T. na zona de rebaixamento. Vai cair pra série B.

    Responda
  8. GARCIA

    Não tenho partido político. A política está completamente contaminada. O Temer sempre foi governo. Sempre foi situação. Se erros foram cometidos, por ação ou por omissão, ele é responsável. Assumir agora a Presidência da República, como se nada tivesse acontecido, torna-se ainda mais não confiável. Não tem honra nem moral para assumir a condução da nação brasileira. Neste momento, em cadeia de rádio e TV deveria sim assumir a sua culpa, a sua responsabilidade. Quem sabe não amenizaria.

    Responda
  9. Dewey

    Talleyrand também disse que tinha mais medo de um exército de ovelhas liderados por um leão do que um exército de leões liderados por uma ovelha.

    Responda
  10. PAULO ROBERTO

    Jamais Temer seria a solução, a solução é uma nova eleição com nenhum dos candidatos anteriores... um candidato com moral e determinado a ajudar o país, até acho dificil encontra-lo, mas não custa tentar. Deveria eliminar todos os partidos, é muito partido e pouco trabalho ou quase nenhum. Não sou a favor de nenhum partido, sou a favor do Brasil melhor e forte. Deus nos ajude.

    Responda
  11. TCavendish

    Solução desde que o vice consiga manter no armário os esqueletos do Marcelo w sua gestão na Codesp né?

    Responda
  12. GARCIA

    Não tenho partido político. A política está completamente contaminada. O Temer sempre foi governo. Sempre foi situação. Se erros foram cometidos, por ação ou por omissão, ele é responsável. Assumir agora a Presidência da República, como se nada tivesse acontecido, torna-se ainda mais não confiável. Não tem honra nem moral para assumir a condução da nação brasileira. Neste momento, em cadeia de rádio e TV deveria sim assumir a sua culpa, a sua responsabilidade. Quem sabe não amenizaria.

    Responda
  13. Lizbety

    Tiram a Dilma e ganhamos em troca o Cunha...que grande vantagem!!!

    Responda
  14. GiulianiGrowth

    Lava Jato no Copom e Pasta Rosa. 9 pessoas no Copom decidem despesas anuais de R$500 Bi. Petrobras, Eletrobras e CARF juntos não chegam neste poder de fogo e envolvem muito mais agentes. Considerando nosso pixuleco sistêmico, é de se imaginar que este grupo deveria ser investigado. Causaram R$1,6 Tri de prejuízo econômico desde meados de 2013 quando iniciaram elevação dos juros. Crescimento de 3% reverteu para depressão de -4%. Lucro dos bancos subiu 15%. Pasta Vermelha?

    Responda
  15. JF

    Acredito que haja um erro no diálogo final de "Dilma e Talleyrand" quando "[...] um sujeito lhe disse [a Talleyrand]: Dou-lhe vinte mil francos e não conto a ninguém". O sujeito deve ter dito "Dê-me vinte mil francos e não conto a ninguém".

    Responda
  16. narrador

    Poi, é, caro Eli Gaspari. A patuléia não percebeu que está sendo usada, mais uma vez, pelo andar de cima. Sai Dilma, entra Temer e tudo mudará e tudo continuará na mesma.A gatunagem, a la dro ei ra, continuarão. Só o ci nis mo é que será maior, como nunca nesse país Lembra o personagem aristocrático do romance do Lampedusa.: È preciso que tudo mude, para que tudo continue exatamente como está ...

    Responda
  17. Lupasan

    "Há palavras no seu texto indicando que uma moderação prévia será necessária." Mais polido e reflexivo que o meu texto está para haver. Mas a FSP impõe uma censura prévia, não ao texto, mas a mim. Vou dar-lhes um motivo para censurar-me, desta vez, com razão: FSP, vai tomar naquele lugar...

    Responda
    1. Lupasan

      Vejam, só: a censura é burra!

  18. Lupasan

    Ser rigoroso com certas posturas não é exagero, é cuidado. A única impropriedade do articulista é usar a expressão "pixuleco". Um boneco assim ficaria bem como símbolo de corruptos e corruptores no país. Mas ele está associado, a meu ver, impropriamente à figura de Lula. Porque este é um dos poucos investigado que não é sequer réu. Os manifestantes que construíram o boneco cometem uma ilegalidade passível de questionamento judicial. Não é só pelo Lula, mas por qualquer pessoa. Até que se prove.

    Responda
  19. giba

    Estes tempos vividos estão mais para os da Revolução Francesa... Rei, rainha e centenas foram guilhotinados. Veio o Terror, que só passou quando rolou a cabeça do mais sanguinário - Robespierre. Tudo se acalmou quando emergiu Napoleão, que paz não trouxe... Melhor Temer. Por algum tempo não roubam tanto, depois tudo se normaliza, inclusive a corrupção, e entramos em uma nova época, a dos que roubam racionalmente, mas permitem que o país continue a crescer e enricar. ç

    Responda
    1. Luccas

      É triste, mas se os novos dirigentes roubarem menos e conseguirmos sair da atual letargia econômica, o Brasil emergirá com disposição renovada. Mesmo assim, avante Moro! Você é a esperança da restauração da vergonha nacional.

  20. Cristina Barboza

    Temer convém porque é mais rápido.

    Responda
  21. Tito

    Temer como qualquer politico de Direita que assumir terá a confiança dos empreendedores, ricos, que arriscará capital e abrirá empresa que gerará o emprego e salário do pobre. Retomará o projeto de desenvolvimento do Plano Real. Perderá a elite intelectual de Esquerda que sempre quis a miséria para se perpetuar com o poder do discurso suportado na vaidade e na convicção. Rico e pobre, irmãos xipófagos, gostam de luxo.

    Responda
    1. Ponderado

      Tua ideia de geração de emprego é tão ultrapassada que era adotada nos EUA na década de 80. Muita água já passou nesta ponte, quem garante o seu emprego e a sua estabilidade não é o patrão, é sim, seu vizinho! O projeto de desenvolvimento do plano real só deu certo quando houve melhor distribuição de renda e redução mínima na desigualdade, que aconteceu no governo Lula, quando não existe isso, vira paraíso de rentista como agora no péssimo governo Dilma que tem metodologia similar a era FHC.

    2. José Durão

      A luta maior do Temer vai ser contra a esquerda caviar, que são aqueles bêbados nas mesinhas das praias, que geralmente são subsidiados por programas culturais ou sociais do governo pra que, entre uma vomitada e outra, despejem opiniões favoráveis ao bolivarianismo do pais. O pior é que a bebida e a ressaca deles são pagas com o NOSSO dinheiro.

    3. Luccas

      Xilófagos são os peteístas extremados e os lad rões de paletó e gravata.

  22. Herdf

    O vice é a solução mais conveniente a quem tem medo das ruas saírem do controle. E não se garante que elas ficarão sob controle com um plano de governo que vai contrariar interesses de muitos que hoje querem o impeachment. Faltou dizer que aprovado o processo no congresso, antes do vice, assume o presidente da câmara.

    Responda
  23. bolsona

    O correto é impugnar a chapa dilma/temer, com minúscula mesmo, pelo emprego de dinheiro crimoso na campanha, etc, etc. O resto é mala preta, cegueira, manipulação e hipocrisia. Uma briga de facções que se amam. Ficha limpa ? Alguém lembra-se ? Não aplicável por falta de universo amostral.

    Responda
  24. patriota

    Temer evitará a eleição agora. Mas, evitando que Lula se torne primeiro ministro da doutora, permitirá que o Serra se torne o seu. Porque quem sabe governar é o Serra. O Temer sabe falar nas sombras. Em seguida, o Serra afasta o Alkimin e o Aécio e sai presidente do Brasil.

    Responda
  25. Luiz Rogério de Carvalho

    Temer não é o ideal, mas a melhor opção.

    Responda
    1. Wasantos

      No caso de impedimento ele é a única opção. Mas caso o TSE impugne a vhapa vencedora, abre-se novo pleito. Direto se isto ocorrer este ano e indireto se ocorrer após este ano. E ele não poderá se candidatar.

  26. negobaco

    Acho que não deveriam aceitar a delação de Marcelo. Passou do tempo. Deveria aprender com sua arrogancia. A não ser que conte tudo, mas tudo mesmo.

    Responda
  27. luizao

    Até tu diplomata?

    Responda
  28. Viva

    Não invente e não faça média, senhor Gaspari. O vice Michel Temer é a solução porque é o vice.

    Responda
    1. ernesto,lu,tato

      Concordo plenamente com você.Se não tem tu,vai tu mesmo! mas o Brasil vai sair desse coma induzido por um descrédito e uma total falta de respeito por esse governo falido!

    2. Wasantos

      Até ser impugnado, pois o processo no TSE não deve parar após o impedimento.É a chapa vitoriosa que está em análise e não apenas a Presidente. Se "deixarem para lá", vai ser mais uma pizza brasileira e tudo volta a ser como era antes!!

    3. alemão

      Elio, é a velha história do Brasil, "mudando para não mudar"! Quero ver ele abafar a Lavo Jato?

  29. capanjo

    A historia brasileira é ciclica, os momentos decisivos pois pode haver o retrocesso democrático , promovido pelas forças do atraso, pois atingir o poder por meio de atalhos é crime contra a democracia , no Brasil e no voto do povo . Será que vamos ter outro Joaquim Silvério dos Reis na nossa Historia !

    Responda
  30. Polon

    pois é, a maioria sonha. jamais estes politicos eleitos por nós votaram o voto distrital. ai esta. nas proximas eleições procurem e votem apenas em quem está a favor do voto distrital.

    Responda
    1. Polon

      votarão.

  31. Mari Ribeiro

    Sem impeacment, será Temer ao lado de Lula-Dilma ou, com impeachment, teremos Temer ao lado de um governo de coalizão, o que é melhor pro país. Adotar esta retórica de que todos são ladrões, é acabar com a Lavajato e aceitar o partido e os lideres que mais roubaram nesse esquema de corrupção. As instituições da Lavajato são indepedentes, e as investigações continuarão, ainda mais fortes, sem Dilma.

    Responda
    1. Ponderado

      Governo de coalizão?! Nome bacana que será bastante propagado para livrar o país da década perdida...sei. O governo Temer aliado aos derrotados das eleições, com um congresso onde 2/3 estão na lista da operação lava jato, irá com certeza atuar para acabar com as investigações, como na época do FHC e do Lula, onde tudo era abafado e a classe média não se importava, afinal estava comprando o apê financiado e indo para Miami...a chapa deve cair por irregularidades, essa é a única alternativa legal!

  32. motor

    Élio, nós, povão, queremos é renovar 100% deste congresso promíscuo e, eternamente, corrupto. Queremos, sim, eleições!

    Responda
  33. Farol

    De fato, "Setor de Operações Estruturadas" pode entrar no léxico político brasileiro, mas apenas porque, bem antes, Delúbio Soares criou "recursos não contabilizados" como novo sinônimo de "Caixa 2".

    Responda
  34. Presto

    A presto ser oferecido muito mais em 2006 pelo pete . Mas presto não aceitar . Ser colocado no porão do navio por isso . Carreira quase acabar por não aceitar convite empresário pete . Formação vir de berço e de cultura . A visao política ser uma coisa é técnica ser outras . Política carece moral e ética , finalidade de ajudar seus irmãos , e técnica a competência . Nem uma nem outra ver no pete . Popularismo e comunismo não funcionam . Temos que ter políticas econômicas inclusivas .

    Responda
  35. Presto

    A presto ser oferecido muito mais em 2006 pelo pete . Mas presto não aceitar . Ser colocado no porão do navio por isso . Carreira quase acabar por não aceitar convite empresário pete . Formação vir de berço e de cultura . A visao política ser uma coisa é técnica ser outras . Política carece moral e ética , finalidade de ajudar seus irmãos , e técnica a competência . Nem uma nem outra ver no pete . Popularismo e comunismo não funcionam . Temos que ter políticas econômicas inclusivas .

    Responda
  36. Valentina

    Temer é solução pra que tudo continue como sempre foi...ELIO Gaspar, da próxima vez desenha, porque tem muita gente que ainda não entendeu...Se Dilma já não consegue governar, o Temer governará para que escória do Congresso sobreviva com os mesmos métodos de sempre: troca de favores, um varrendo a sujeira do outro ora debaixo do tapete. Uma pizza gigante já foi pedida para ser entregue no Congresso....

    Responda
    1. Luccas

      Valentina, você é a favor de alguma medida de exceção? Escrever sem sugerir alternativa é pregar o pessimismo capaz de gerar uma liderança messiânica miltarmente civil ou civilmente militar. Deus nos livre de qualquer das duas. Continuemos na legalidade e... avante Moro, MP e PF! Avante!

    2. Viva

      A cena que você pede para o colunista desenhar tem que incluir o atual governo, ou não? Petrolão, empreiteiras, pedaladas, obstrução da justiça, BNDEs, ruína dos fundos de pensão, aparelhamento do Estado, falência geral. Acho que você é uma daquelas pessoas que pensa que ladrão novo representa algum tipo de justiça, um revezamento saudável, digamos assim. "Os de sempre" não podem "voltar" porque os novos ainda não roubaram o suficiente... Deixar o PT continuar seria uma pizza menor, ou melhor?

    3. Mari Ribeiro

      Sei, então continua com Dilma, Temer, Maluf, Renan, Collor...o impeachment de Dilma é o começo do combate a impunidade, a existência de outros corruptos não justifica, em hipótese alguma, que se aceite um governo ladrão, mentiroso, que instituiu um esquema de corrupção jamais visto. Depois do impeachment, a Lavajato continua, com instituições independentes, que deverão punir todos os corruptos.

  37. Luccas

    O colunista explicitou como deve ser a estratégia a favor e contra o impeachment, Resta segui-lo, principalmente a favor, a única opção de viabilidade nacional a curto prazo. A presidente morreu politicamente e Lloulla é o coveiro.

    Responda
    1. Luccas

      Junqueira, a entrevista de Delfim é uma apologia ao que ele faria de acertado e uma crítica ao que o governo atual fez de errado, esquecido de que ele foi um assessor escondido deste mesmo governo. Em que ele influiu, beneficamente? Faltou dizer ou não existiu?

    2. junqueira

      Concordo e, o colunista, deveria ler a entrevista com o Dr. Delfim Neto, hoje, aqui.

  38. Bento

    Temer não é solução pra nada, nem pra substituir o mordomo do filme de Drácula. Esse senhor faz parte da escória da sociedade santista e paulista que nenhum homem ou mulher séria do porto quer tê-lo como amigo. Como se diz no meio político, o povo adora a traição, mas detesta os traidores.

    Responda
    1. Luccas

      Bento, estamos entre Drácula e o coveiro Lloula. Resta-nos escolher o menos pior ou chamar Deus, já renunciante á cidadania brasileira. Outra solução seria por meios antidemocráticos. Não queremos.