Antonio Prata > Crítica e autocrítica Voltar

Comente este texto

Leia Mais

1 2 Próximas

  1. Antonio Catigeró Oliveira

    Para ter ideia deste absurdo, exigir o que reza a Constituição sempre bastou para qualquer político no Brasil ser considerado "de esquerda".Um partido que chega ao poder deveria encarar essa política medíocre como ela é, ou como ela deveria ser? Propostas para uma reforma política efetiva, desde as manifestações de 2013, foram deixadas de lado principalmente pela oposição. Presidencialismo de coalizão, sem o protagonismo do Presidente, nunca vingará. Estão tramando para tudo continuar na mesma.

    Responda
  2. gartola

    Esses chinelas de couro são o zoio do urso...kkkk

    Responda
  3. Sidlinda

    Não tem como não admitir os desmandos do phete e os bilhões desviados em pró de alguns membros da qu/a/drilha. Também não tem como não admitir quem orquestrou toda essa destruição do país. à diferença entre a corrupção deste governo e os anteriores (sempre houve) é que lá alguns agentes do governo eram corrompidos, principalmente pelas empreiteiras. Agora, quem comandou e estimulou a corrupção foi o próprio governo (o cabeça). Isso é crime! Tem que ser punido!

    Responda
  4. Kuka

    Prata do céu ! O seu texto parece com o cidadão casado que está dentro de um bordel , mas, só para ver . Uma vez que "mirar" não é exatamente trair. Convoque a esquerda para refletir sobre os erros e fica comparando com o outro lá ( não digo o nome que é para não me intoxicar ). Isso é Patrulha, caro amigo ? Amplexo!

    Responda
  5. HoRuS

    Pobre Pra ta, teve que usar toda sua criatividade e fazer contorcionismo para tentar justificar para seus companheiros sua decisão de assumir uma auto-critica. Ele conhece a violência do patrulhamento.

    Responda
  6. HoRuS

    O Phe Te votou em peso a favor do impeachment do Co lor, posteriormente ele foi absolvido pelo S T F. Houve golpe?

    Responda
  7. HoRuS

    Vou tentar explicar para os chorões como ocorre um impeachment, matematicamente. O impeachment depende de duas variáveis: índice de aprovação do governo (IA) e gravidade do crime de responsabilidade (GC). O impeachment ocorre quando IA multiplicado por GC é igual ou maior do que a paciência da sociedade.

    Responda
  8. Galileo

    Bingo!

    Responda
  9. nunes

    Vários ministros e ex-ministros do STF já falaram claramente que não existe golpe, é preciso avisar pro colunista senão fica parecendo que tudo que ele escreveu nesta coluna é só blá blá blá pra cumprir tabela. Esquerda? Tá mais pra hbando ou hquadrilha.

    Responda
  10. Marcant

    Caramba, mais um pe-theba do jornal ? Resolveram todos escrever na f/o/l/h/a ?

    Responda
  11. Daniel erm

    Existem setores da esquerda que realizam essa autocrítica, tal como Fernando Gabeira e Ferreira Gullar ou Demétrio Magnoli. No entanto, a "nova face da esquerda", talvez pela pouca idade, não possui o conhecimento necessário para tanto. É essa esquerda que queremos e não aquela que cega diante de fatos injustificáveis. Me parece que apenas apontam para a oposição e se sentem menos errados do que ela, de modo que tal discurso justificaria o #nãovaitergolpe.

    Responda
  12. Analista MG

    Sim, há um golpe em curso, e não adiante dizerem que o impedimento não será golpe, no caso da presidente, por que será.

    Responda
    1. Analista MG

      Quanta tolice.

    2. Sidlinda

      Desde criança ouvia em casa que quando se esgota os argumentos, se sai na po.rrada! E é o que eu percebo nos remanescentes phetttistas. Na falta de argumentos consistentes, o discurso temos visto "é guerra", "cortar a veia", "incendiar", e outras agressões.

    3. dalton1109

      Algo de mais subsistente você teria como argumento ? ... essa tagarelice já não serve mais, e o impedimento vai ocorrer.

    4. Brasiliano

      Caríssima, isso de repetir tantas vezes que o impeachment será um golpe até parece um mantra às avessas, mas não adianta negar a realidade. Para você ficar melhor informada, sugiro uma leitura detida das declarações dos Ministros do STF e tantos outros juristas sobre a legalidade do processo de impeachment. Boa leitura!

  13. adilson

    O dia que os verdadeiros patriotas se derem conta que esquerda e direita são apenas indicações de direção, e que as boas ideias não se importam se são de d ou de e. Quando o desenvolvimento de um povo atinge a todos indisciminadamente, as leis e a ética não podem receber adaptações. Então todos passaremos a ser dignos do nosso próprio ideal.

    Responda
  14. motor

    O choro é livre !

    Responda
  15. narrador

    Concordo em gênero, número e grau com o Prata

    Responda
  16. sylvio

    O passageiro do camburão é uma pessoa arrogante,prepotente que vinha tratando o Brasil como se fosse o quintal da sua casa. As coisas estão mudando. Logo, logo vai ter que capinar a horta!

    Responda
  17. narrador

    Desanima opinar nessa m . e. r. d.a

    Responda
  18. bisturco

    Prata, Boulous e Sakamoto, todos comunistas meio arrependidos. Hoje seus textos não passam de ambiguidades de quem sabe o certo mas tem medo do arrependimento.Basta admitir que o socialismo é uma excrecência.Tenha coragem!

    Responda
    1. ricborg

      Claro, só existe corrupção em partidos socialistas...é tão bom ser ingênuo de direita quanto de esquerda! Corrupção é algo ligada ao humano e ao poder, não interessa qual a cor do poder.

  19. anita

    Gostaria de dizer a todos os que escreveram comentários cheios de bom senso e racionalidade, surpresos pela hesitação e dificuldade em se enxergar o óbvio por parte do colunista, que no meio de "esquerda" a que ele se dirige, tudo se resume a uma questão de pertencimento. Não tem nada a ver com a verdade e com os fatos concretos.

    Responda
  20. idelson Alan

    Não ande de banda, não tergiverse. Golpes só existem se forem conduzidos ao arrepio das leis. Quanto ao Cunha, don't worry, be happy, ele será enquadrado no seu devido tempo legal. O impeachment é conduzido pelo Congresso, sob a guarda do Supremo. Quanto à esquerda...saia desse condicionamento ultrapassado. É preciso recriar os conceitos de democracia, estado, participação popular, controle social etc etc. Levanta-te e anda, Lazarus.

    Responda
  21. OMAR AHMED

    Milhares de desempregados, empresas falindo, a indústria nacional sucateada, bancos prevendo perdas bilionárias com grandes clientes, corrupção e incompetência levam a maior empresa brasileira ao fundo do poço...é mas nada disso a "esquerda" e seus apoiadores enxergam...o Brasil precisará quebrar até 2018?

    Responda
  22. Boca II

    ..pra essa gente..o povo e apenas hospedeiro ...mas o vermífugo está chegando...Hiii hi hi

    Responda
  23. Gutto

    E a indignação seletiva continua nos comentários dos raivvosos coxxas, muita massa e pouco conteúdo. Após o golp.. ops, impeachment, certamente voltaremos a ser a Suécia que éramos antes destes communnistas tomar o poder a força, ops, no voto. Como dizem, que não tem voto dá gorpe.

    Responda
    1. dalton1109

      Tá fraco. Melhora o discursinho. Esse já era.

    2. Brasiliano

      Caríssimo, com todo respeito, por favor não faça parte do grupo de pessoas que o próprio jornalista afirma ter muita dificuldade para reconhecer os tantos erros que o governo federal praticou. E um eventual novo governo formado pelo Vice Pres. estará longe de ser o ideal e com certeza terá muitas dificuldades para cuidar da herança que receberá. Mas ele deve ter muitas competências, afinal a Presidente o escolheu para ser o Vice Presidente. Espero que não tenha sido mais um erro dessa senhora.

  24. angelo nunes

    Folhinha? como publica texto tão defensor do PT sem pé nem cabeça assim???

    Responda
  25. sylvio

    Não sou contra luiz Ignácio falar palavrão.Todos falamos. É do temperamento dele, coisa de sua personalidade banaliza-lo. Agora, chacota não. Ele zomba das instituições. Isso não, "baralho"!

    Responda
  26. JOSELINO

    As vezes fico procurando onde realmente estão reformas estruturantes que se possa chamar de obra da esquerda nesse interim histórico dela no poder. Seria o bolsa família? Seria os grandes ganhos obtidos pelo sócios do poder em diferentes posições? Ou quem sabe o fortalecimento das corporações sindicais?. Mas acabo mesmo nos braços do petrolão. Acho que é disso que o país tenta se livrar

    Responda
  27. laercio rocco

    não gosto deste colunista , alias não gosto de nenhum colunista de esquerda deste jornal ,porem ate que este texto ficou razoavel

    Responda
  28. Éder

    Governaram por mais de uma década abraçados a Cunha, Renan e Temer, e agora reclamam que estão sendo traídos? Antes tarde do que nunca. Parabéns pela coragem, prepare-se pq amanhã descobrirá que ganhou alguns inimigos por ter exercido seu lado intelectual por inteiro.

    Responda
  29. Obviululante

    Concordo com os petistas que dizem que agora não é hora da auto-crítica. Sugiro hara-kiri !!!

    Responda
  30. Jeff Beck

    A esquerda não quer perder a boquinha ... Querem é mamar !

    Responda
  31. Nando

    É isso aí Prata, ótimo texto.

    Responda
  32. Beto

    O Congresso com deputados podres serviria para que o PT continuasse no poder ?

    Responda
  33. rocha

    Eu sou liberal, e não me identifico com a esquerda, com o socialismo. Existe muitas falhas em sua ideologia, vejo como desmoronou esta ideologia nas últimas décadas. Mes neste texto percebi coerencia e reconhecimento de erros, desvios de condutas cometidos pela esquerda brasileira. É sensato admitir,, mas mesmo assim não acredito neste ideal de sistema.

    Responda
  34. Farol

    Dizem que é golpe um processo de impeachment conduzido por um "congresso podre" presidido por um corrupto e que não se respeita a "vontade das urnas". Ora, o rito é previsto pela constituição e confirmado pelo STF para ser aplicado justamente a presidentes "eleitos democraticamente", como são aliás os "deputados podres" que podem votar pela destituição do eleito. A seletividade não é só do judiciário, parece que somente são legítimos os eleitos que escolhemos, não é, colunista?

    Responda
  35. Mari Ribeiro

    Para o colunista, me parece, que Temer e Cunha só caem bem qdo estão ao lado de Dilma e do PT, puro cinismo - lembre-se que a presidente estava de conchavos com Cunha para demove-lo do impeachment, como agora está ao lado de Renan... Cargos do governo foram loteados, e muita propina dada para sustentar o PT. Não adianta chorar, o PT esta colhendo os frutos de todo mal-feito, e agora sendo atacado, por bem, por seus antigos comparsas politicos.

    Responda
  36. Farol

    "Cunha (,,,) esteja livre e conduzindo o processo de impeachment em nome da moral e do cuidado com a coisa pública, enquanto o Lula, por muito menos, foi posto num camburão da PF e teve seus grampos divulgados para toda a imprensa." A diferença, nesse caso, é que Cunha é deputado federal exercendo mandato, então não pode ser conduzido pela PF, enquanto Lula não tem (ou tinha?) foro privilegiado, apesar de se considerar acima da lei. Simples assim.

    Responda
  37. Marcant

    Se todo mundo ficar sem fazer nada, vocês pe-thebas, começarão a berrar pelos quatro cantos do Brasil : " Não vai ter golpe ? "

    Responda
  38. João

    Devagar com o andor. Assim vai parecer que o problema começou com o atual governo. O aparelhamento do Estado e a corrupção sem medida foram forjadas pelo antecessor, que além de tudo escolheu uma sucessora despreparada. Vale seu mea culpa, mas precisa ser aprofundada às raízes do problema.

    Responda
    1. ricborg

      A corrupção não começou no governo anterior, sempre existiu, apenas não era revelada. Quando os corruptores cresceram vertiginosamente? Agora saiu uma lista de propinas dos anos 80/90 cujos crimes estão prescritos (as vezes nem eram tipificados ainda); quem estava no poder e quem eram os corruptores? Sempre as mesmas panelas. Agora a moralização é necessária em razão dos "outsiders", os "novos corruptos" da classe operária. A partir de agora, punam-se todos, mas não se demonize apenas os atuais

  39. LUIZ

    Mas e a questão de Lula e Dilma afirmarem que "não sabiam de nada"? Como fica para pessoas inteligentes e bem formadas como vocês?

    Responda
  40. Nelson

    Não merece comentários.

    Responda
  41. LUIZ

    Mas até você, que ensaia uma auto-crítica, dá a entender que acredita que Lula e Dilma não sabiam de nada... é possível isso em pleno século 21?

    Responda
  42. LUIZ

    Mas pelo que diz a respeito do Lula, até você acredita que ele "não sabia de nada"! Como vocês, pessoas inteligentes sim, com estudo, formação privilegiada, mas de esquerda, lidam com esse problema? É possível a um chefe de Estado não saber???

    Responda
  43. LUIZ

    E lendo melhor este artigo, me dei conta que até mesmo você, que ensaia uma autocrítica, acredita mesmo que diante de todos estes descalabros, Lula e Dilma "não sabiam de nada"! Você conhece alguma democracia respeitada em que um governo permanece na base do "eu não sabia de nada"??? Nestas democracias o chefe de governo não é um indivíduo... é o chefe do Estado, e o chefe tem que saber, assume-se que deve saber!!!

    Responda
  44. LUIZ

    É, meu caro comentarista...Os fatos estão aí, os descalabros, os desmandos de um partido que se julgou dono do Brasil, e cujas afrontas à constituição e ao estado de direito causaram muitos e muitos males a este país...E a estória do "eu não sabia"? Dilma diz que "nas democracias" tais e tais desrespeitos aos direitos individuais não ocorrem...Mas não me lembro de nenhuma dessas democracias que tenha se sustentado no poder por tanto tempo na base do "eu", indivíduo, "não sabia de nada"!

    Responda
  45. E M

    Não largam o osso por nada!

    Responda
  46. BethO

    A única solução é trocar a constituição que está ai, feita por deputados e senadores. Constituinte exclusiva, membros independentes de filiação partidária, escolhidos por voto direto e em número proporcional à população de cada estado, e quem for constituinte torna-se inelegível por muitos anos para não legislar em causa própria.

    Responda
  47. Dewey

    Os seguidores do partido do governo comemoram toda vez que algum nome da oposição aparece nas listas de delação e argumentam que está todo mundo no mesmo barco. Não é verdade, porque quem venceu as eleições usando fundos da propina tem mais responsabilidade, justamente porque venceu as eleições. Isso não exime todo mundo de culpa, mas tão pouco a nivela perante a lei. Isso posto, a conclusão é que a saída para o país não está nem num lado nem no outro; haverá que ter uma terceira via.

    Responda
    1. Farol

      Concordo, Dewey. Se é verdade que os dois lados receberam dinheiro de empreiteiras, também é verdade que apenas um lado tinha a caneta para devolver os favores com desvio de dinheiro público. Se há crimes em ambos os lados, ambos devem ser punidos, mas a punição deve ser proporcional à gravidade dos delitos. O dinheiro da Petrobras só abasteceu um lado. E só um partido tinha responsabilidade de saber e de coibir tais crimes.

  48. Professor

    Putz, parei quando ele falou que ha um golpe em curso.

    Responda
    1. eduardo

      Concordo e vou além: o único golpe em curso é aquele patrocinado pelo ParTido, seus satélites, base aliada e aliciada, ao tentar empossar o eneadáctilo em algum cargo que o torne blindado a fim de evitar que seja preso.

  49. RCC

    O Prata ia bem, até certo ponto, quando teve a recaída. Ora Prata, o PT passou mais de 13 anos procurando “escândalos de corrupção” do PSDB, sem encontrar nada. As empreiteiras tinham horror a FHC. Claro, sempre tem alguma coisa, em qualquer governo, mas foram coisas de trombadinhas, em comparação com os enormes assaltos do Lulla e da Dotôra, a todos os cofres do país.

    Responda
  50. Bolla

    Essa "autocrítica" tem de vir necessariamente com aspas, bem como a "esquerda" q ele diz professar, advinda do lulopetismo, que rebaixou o significado de esquerda às escalas mais baixas da compreensão humana.

    Responda

1 2 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.