Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Litho

    O Sr. Vinicius afirma em seu texto que " As pessoas que protestam na avenida talvez se admirem ,ou se frustem,ao saber que elas mesmas seriam alvos preferenciais de uma reforma tributária socialmente justa ". É curioso que o articulista fale das pessoas de classe média ,portanto as elites no cume da pirâmide,como informou no seu artigo ,e não fale em diminuir o tamanho do estado,esse sim ,cada vez mais guloso em abocanhar os tributos pagos pelos ricos" .Seria isso socialmente justo ?

    Responda
  2. jose

    O Vinicius está corretíssimo. O PT está pagando pela corrupção mas também por não ter cumprido o seu programa e realizado a reforma tributária, que seria mais ou menos essa a que ele se referiu, mas teria, sim, que taxar drasticamente o ápice da pirâmide, os bilionários que pagam pouquíssimo imposto, proporcionalmente, com quem o PT se aliou e por isso não pôde fazer as reformas. Sequer tentou o imposto sobre grandes fortunas, que sempre defendeu, e o incremento do imposto sobre heranças.

    Responda
  3. teixeira

    Você deve se supor o racional da história . Então explique, por favor, como o filho do llu lá recebeu 2,5 milhões pela cópia de um texto da internet, como o próprio pai recebeu mais de 30 milhões por palestras em subúrbios africanos sem que ninguém tivesse assistido, e como a atual presidente não percebeu desmandos e desvios bilionários quando no conselho fiscal da maior petrolífera nacional. Irracionalidade é enxergar ideologicamente crimes comuns trocando ideologia pela idolatria cega e burra.

    Responda
  4. moradia para todos

    Prezado Vinicius. Hoje em dia com este pessoal irracional que ganhou as redes sociais não é mais possível chamar as pessoas a pensar. Ninguém pensa mais, só transcreve o ódio destilado por uma mídia golpista e sem isenção.

    Responda
    1. teixeira

      Você deve se supor o racional da história . Então explique, por favor, como o filho do llu lá recebeu 2,5 milhões pela cópia de um texto da internet, como o próprio pai recebeu mais de 30 milhões por palestras em subúrbios africanos sem que ninguém tivesse assistido, e como a atual presidente não percebeu desmandos e desvios bilionários quando no conselho fiscal da maior petrolífera nacional. Irracionalidade é enxergar ideologicamente crimes comuns trocando ideologia pela idolatria cega e burra.

  5. ze guilherme

    Quero me desculpar, mas ocorreu uma falha no sistema da foolha e repetiu diversas vezes meu comentário.

    Responda
  6. Turco

    Essa bos de jornal é viciado em censura. Proponho um boicote. Ninguém deve comprar, assinar ou ler este marronzinho

    Responda
  7. Turco

    Tabloide apoiou tanto a dita dura que ficou viciado. Agora cednhsura os leitores. Xô censura.

    Responda
  8. Turco

    Censura go away.

    Responda
  9. Turco

    Este tabloide não censura o conteúdo. A censura é feita à pessoa. Meu comentário é apenas opinativo, com palavras que est6ão presentes em comentários de outros leitores. Mas vem lá a ameçaz: "comtém palavras que n~çao podem ser publicadas"..E não diz quais são esses palavras. É odioso. Vou cancelar hoje mesmo minha assinatura dessa mer de tabloide.

    Responda
  10. Cristina Barboza

    Se Dil. Ma cair, o estado terá que por profunda reforma, sem os petis. tas querendo elevar o custeio. As pessoas que protestam não são ricas e sim de classe média. Rico é outra coisa.

    Responda
  11. Turco

    Que todos os censores vão tomar onde a galinha toma.

    Responda
  12. Turco

    Abaixo a censura

    Responda
  13. Turco

    Não vou submeter nada a moderação prévia. Que o censor vá tomar no. Abaixo a censura.

    Responda
  14. Andrômeda

    O colunista não se dá conta que as manifestações verde amarelas são contra a cleptocracia e à favor de um Brasil mais justo e moderno. Ele acha que são reinvidicações egoístas, tipo, só penso no meu bolso. Ele não entendeu absolutamente nada, ele está boiando totalmente na maionese. Como é possivel?

    Responda
  15. Cogitoergosum

    Totalmente equivocada a sua visão Vinicius.O que revolta a classe media (ou ricos como você nos chama) não é o já alto volume de impostos.É a utilização criminosa do dinheiro que entregamos ao Estado o que nos faz sentir estúpidos.O PT e a Dilma são "state of the art" dessa pratica. Quebraram o Estado com roubalheira e ineficiência e nos avisam de que mais impostos serão necessários.Chega!! Queremos contrapartidas: menos corrupção, mais eficiência, mais transparência mais meritocracia.

    Responda
  16. Santos Show

    Decepção maior acredito não será esta, mas aquilo que o P.T. não conseguiu fazer, a saber. Todos os político estão ávidos por parar esta Lav@ J@to, sem distinção de partido, e a semelhança do que aconteceu na inspiradora mãos limpas, logo que este ou o novo conseguir tratar de outra pauta que não seja o impeachment, prioridade será a mudança nas leis para frear a punição atual e-ou futura destes políticos que vivem as custas da farra do erário.

    Responda
  17. Quico

    Sr. Vinicius Mota, podia não ter escrito tanta bobagem hoje, dormiria melhor. O Des Governo tem muito onde cortar (ministérios e assessores inúteis), muito que arrecadar (sonegação e evasão de impostos) e muito onde poupar ( transposição do São Francisco e obras do PAC feitas pros compadres) antes de vir atrás da nossa poupança. Outra coisa, estou cansado de ver repetido ad infinitum " Ricos pagam proporcionalmente pouco imposto no Brasil", isto é um absurdo.

    Responda
    1. Quico

      Grande Fábio, a conta pode ser esta, ou não, este proporcionalmente pode ser usado de várias maneiras. P. exemplo. Meu consumo é maior, logo proporcionalmente ( ao total arrecadado) eu pago muito mais, e por aí vai......

    2. Fábio

      Pois é, Quico, mas vc se esqueceu do significado de "proporcionalmente". Enquanto o pobre, em geral, consome toda a renda e, com isto, paga lá seus 40% em impostos sobre o consumo, os ricos jamais são obrigados a consumir toda a renda e, portanto, jamais veem 40% da renda comprometida em impostos. O desnível dificulta a mobilidade social, pois sobra mais dinheiro para o rico investir, e menos para o pobre. E os dados estão aí, pesquise um pouquinho que vc encontra. Abraço.

    3. Quico

      Outra coisa, estou cansado de ver repetido ad infinitum " Ricos pagam proporcionalmente pouco imposto no Brasil", isto é um absurdo. não existe uma conta sequer para corroborar esta frase. Depois de pagar impostos escrochantes de 25 a 55% de tudo que consumimos, ainda somos usurpados em de 27,5% do que sobrou !! Haja paciência com estes comentaristas.

  18. Antonio Catigeró Oliveira

    O objetivo da maioria que foi às ruas, seja pró ou contra o governo, na verdade querem é o fim da corrupção. E isso não será conquistado mesmo. Com Temer na cadeira e Cunha vice, é impossível.

    Responda
  19. nunes

    Consertar a lambança vai ter mesmo um certo trauma, fizeram muita bagunça, será preciso pessoas confiáveis pra convencer a população sobre medidas amargas, o que não é possível é um governo completamente desacreditado como o atual fazer isto, infelizmente o atual governo se perdeu completamente, só resta um monte de cinzas calcinadas pela corrupção.

    Responda
  20. aivlis

    Que visão mais estreita... Se fosse como diz o jornalista, não haveria bem-estar e paz social em grande parte dos países desenvolvidos onde inexiste esta preocupação pela etiquetação e divisão de membros da sociedade. Independente do tipo de trabalho, todos dão a sua contribuição. E levam uma vida digna.

    Responda
  21. JPL

    Como eu sempre digo, pessoas sem um conhecimento mínimo e necessário dos assuntos sobre os quais pretendem opinar deveriam calar. Esse artigo é impressionantemente ordinário. Não sei se é pela obrigação de escrever alguma coisa dentro de um prazo curto ou se é por simples inépcia mesmo.

    Responda
  22. ANA

    Considerando pelo último dado disponível, somente em 2013, foram repassados aos sindicatos R$ 3,2 bilhões, sem considerar os movimentos sociais como MST, MSTU, uma alta de 13% frente a 2012, você pode imaginar quanto dinheiro pode ser mais bem aplicado quando esse bando cair fora do governo. Muitas CPMFs serão descobertas com os impostos que já temos e são mau empregados. Essa é a esperança que nos move, que os nossos patos sejam pelo menos compartilhados conosco e não só com os amigos do PT.

    Responda
  23. Gaia

    Análise rasa, queira desculpar minha sinceridade. Estamos lutando contra a corrupção, contra os desmandos do governo. Todo mundo sabe que para resolver o problema de um déficit de 96 bilhões de reais, a conta recairá sobre as pessoas que trabalham e produzem.

    Responda
  24. Marco TKN

    Evidente a visão míope desse colunista. Vê-se que não entendeu nada do que está acontecendo. Meu amigo, a sociedade está careca de saber que terá que pagar a conta dos desmandos e corrupção que tomou conta de todos os setores desse Governo. O que a sociedade também sabe é que, se pagar a conta deixando o dinheiro com o Governo que aí está, esse dinheiro também será desviado e continuaremos com a conta por pagar.

    Responda
  25. Anderson

    Caro colunista, não vejo absolutamente nenhuma semelhança entre os dois movimentos que foram às ruas. Temos de um lado aqueles que produzem, que carregam o país nas costas e que veem claramente que rumamos para um caminho que é o oposto do progresso, com um estado inchado, apadrinhado, ineficiente, corru.pto e desestimulador e do outro aqueles que se agarram a um sistema falido e que resultará na mor.te da galinha dos ovos de ouro, pergunto, depois de mor.ta, como o sistema socialista se manterá

    Responda
  26. fedora

    Tirando os peyralhas do poder o que vier é lucro !

    Responda
  27. Ezequiel

    Inegavelmente existe uma margem de economia possível com a substituição do atual governo, mas o rombo é tão grande que será inevitável um aumento de impostos. A CPMF ou algo assememelhado, que corretamente recusamo-nos a por na mão do mais incompetente dos governos deste país, terá que ser aprovado no caso de queda da Dilma. Recuperação econômica, só a médio prazo e quem não tiver consciência disto experimentará enorme frustração.

    Responda
  28. alfredo

    As despesas do governo são no mínimo ridículas se miradas de forma empresarial. Manter o número de senadores e deputados e seus custos escorchantes. 39 Ministérios! Independentemente dos milhões que são roubados. O corte de despesas da máquina pública, o fim da estabilidade do cargo público. O desperdiço e gigantesco. Vinicius e uma vergonha que só 30 milhões de brasileiros declarem Imposto de renda dos duzentos milhões de cidadãos. A saída nao e mais imposto na minoria que produz !

    Responda
  29. BLeal

    Entristece ver uma análise serena ser duramente criticada por quem só enxerga pela frente “esquerdismo” e “comunismo”. Esquecem, por exemplo, que programas sociais foram criados para combater ondas de saques que se iniciavam no interior. Eventual governo Temer começará com apoio das atuais oposições, que logo desembarcarão para concorrerem às eleições de 2018. Os governistas de hoje também serão oposição em futuro próximo. Será que algum político aventureiro está pensando no Brasil?

    Responda
  30. pankeca

    Faltou o colunista postar a foto da carteirinha de sua filiação petista......FOlha ta ficando um lixo!!!

    Responda
  31. Fabricio Fabricio

    A força do povo na rua é grande, pois representa os votos que os candidatos precisam para suas eleições. O povo deu sinal de que está saturado dos escândalos que envolveu este país e a classe empresarial pela carga tributária sem finalidade, apenas arrecada e vai para o ralo o dinheiro do povo.

    Responda
  32. Luccas

    Aos moderadores de comentários dos assinantes da FSP, o meu texto não foi liberado mesmo sem conter palavrões ou ofensas. Deve refazê-lo para agradar a posição política do revisor ou posso expressar a minha?

    Responda
    1. Ezequiel

      Já aconteceu comigo, de forma incompreensível (ou não) para mim; um texto singelo em que eu afirmava não haver neutralidade na imprensa (um negócio) ou entre jornalistas (pessoas com suas circunstâncias).

  33. R Villas

    Artigo ridículo. O fato cristalino é que os brasileiros que votaram no Lullla e no P.T. erraram e colocaram no poder, uma quadrilha que suga a riqueza e os valores do país. Erramos, ponto! O conserto, quem vai pagar é o país inteiro, porém, ninguém aceitará pagar enquanto os responsáveis pela destruição continuarem no poder. Mas aceito pagar quando os sugadores estiverem colocados no olho da rua. Gostaria de dizer que sinto orgulho em participar dos protestos. Frustração é coisa de P.T.ista.

    Responda
  34. Luccas

    Lorenzo, você só disse "muito bom". Muito bom o quê? Teria sido seu alívio por ter acabado de ler um artigo cansativo, felizmente curto? Ditadura da mídia, isso existe? Como? O autor se dirigiu a alienados. Serão eles os que vão às ruas pedindo o impeachment da presidente? Não tachada (ainda) de desonesta, deverá continuar, mesmo envolvida com malandros e incompetentes? Se ela cometeu crimes fiscais e idiotices contra a economia, por que não o impeachment, se este é um instrumento da lei?

    Responda
  35. Luccas

    Lorenzo, você só disse "muito bom". Muito bom o quê? Teria sido seu alívio por ter acabado de ler um artigo cansativo, felizmente curto? Ditadura da mídia, isso existe? Como? O autor se dirigiu a alienados. Serão eles os que vão às ruas pedindo o impeachment da presidente? Não tachada (ainda) de desonesta, deverá continuar, mesmo envolvida com malandros e incompetentes? Se ela cometeu crimes fiscais e idiotices contra a economia, por que não o impeachment, se este é um instrumento da lei?

    Responda
  36. Monize

    Eu fui a Paulista desde março , e sou a favor do aumento de impostos dos mais ricos. E sei Q não há saída da crise indolor. Mas quero um uso eficiente do meu dinheiro, não quero Q ele vá pelo ralo nos subsídios tarifários só para ganhar eleição, ou em empréstimos do BNDES que não posso entender. Todos queremos um país mais eficiente e justo, e se tiver Q participar mais da conta, estou feliz!

    Responda
  37. FRANNZ

    Acredito que o grande problema é que não existe gestor competente do dinheiro arrecadado. Temos um órgão muito bom, o arrecadador. Este intimida o contribuinte e dele tira o que entende (se entende) ser necessário (não justo). Já o órgão (ou os órgãos) que utiliza o numerário, o faz por politicagem e não onde o numerário é necessário. Demonstra falta de conhecimento, por isso não acredito que saiba investir (ou gastar). Se continuar como está, fracasso garantido.

    Responda
  38. Marcant

    Se pararmos para pensar, caro vinícius, teremos a leve impressão que nos é mais palatável engolirmos patos, do que engolirmos jararacas e postes. Gulp ! O meu patinho de hoje, acabo de engolir. Inté.

    Responda
  39. Dinho

    Não entendi. Está criticando a saída do governo e deixa a entender que a solução é manter esse governo ? Em resumo: parece o caso do filho que rou ba o pai para comprar dro ga e como solução o pai aumenta a mesada !

    Responda
  40. viganelas

    Prefiro errar tentando do que errar por omissão.Como está e com quem está o governo de nosso país não tem como continuar. Sabemos q o caminho será árduo porém como está agora não há caminho algum.

    Responda
  41. paim

    Parabéns a todos os que se dispuseram a organizar os movimentos que abalaram as trincheiras petistas. O projeto petista faliu, graças aos Pessimildos. Depois de tirar a Dilma do poder, de defenestrar de vez o Lula da vida pública, de levar o PT à condição de partido nanico, buscar apoiar o Temer à frente de um projeto de transição até 2018, devemos partir para a instalação de uma Constituinte que trate da reforma política, agora, sem o viés esquerdopata do projeto defendido por petistas.

    Responda
  42. Leandro

    Quem acreditou e ainda acredita nos planos esquerdistas, mesmo após afirmar que o governo fracassou, não vê outra saída a não ser acreditar neste mesmo governo.

    Responda
  43. Guilhas

    Pagaremos muuuuiiiitttooooos patos ainda. Não há salvador da pátria. A carga tributária será a mesma;os compromissos serão os mesmos; nossas obrigações serão as mesmas. A arte da superação será o diferencial.

    Responda
  44. VampirishV

    Entre os legados do partido dos "trabalhadores" esta a fragmentacao politica do congresso nacional e do proprio povo brasileiro. Hoje vemos uma sociedade do odio, fragmentada, sem lideres. Cidadao contra cidadao, inflamados por conviccoes que nao mudam para melhor em nada. Ha pessoas que tentam se aproveitar da desgraca ao botar a cara na frente das manadas manifestadoras. Estamos mal. Mas o artigo acima da uma ideia do que nos espera.

    Responda
    1. Guilhas

      Fragmentação política... Como construir unidade quanto temos 35 partidos políticos ? Com todo o respeito, sempre haverá fragmentação: situação e oposição.

  45. Squalo

    É impressão minha ou esse Vinicius Sid Vicius quer melar um futuro menos podre?

    Responda
  46. Procast

    Fim do governo? Para muitos fim do desgoverno e incertezas...

    Responda
  47. duca

    Melhor então é ficar em casa e continuar decepcionado, apático ,mas sem gastar a passagem...

    Responda
  48. camargo

    Tendenciosa esta é a definição para esta materia...é de chorar quando vemos jornalistas usando um espaço tão precioso para ir de encontro contra a maioria da população.....maioria que não recebe pix/////$$$$$$ulecos para irem a manifestações.

    Responda
  49. alicate

    já acho diferente, decepção são os eleitores que colocaram encrencas no planalto

    Responda
  50. CARRIERI

    Senhor Secretário Vinicius Mota, já lhe passou pela cabeça que se a CORRUPÇÃO diminuir, pagaremos menos impostos? Já lhe passou pela cabeça que aquele dinheirão todo, que saiu da PETROBRÁS, se fosse aplicado na SAÚDE E EDUCAÇÃO, teríamos menos desemprego e falência dos hospitais públicos? Senhor Vinicius Mota, ACORDA ALICE! JÁ PASSOU DA HORA. Falta-lhe massa cinzenta. Um Secretário sem o mínimo de discernimento é um reflexo deste País sem eira nem beira e do senhor não precisamos.

    Responda