Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Dignidade

    Resposta ao comentário de tersiog: Vc sabe porque foram feitas audiências ? Teve ao menos curiosidade de saber porque ? Vou te informar: O Dr. Gilberto Chierice tentou por vários anos obter o registro da substância, mas não conseguiu, obviamente por interferência indireta da ganância das empresas bilionários, já que o referido cientista não queriam e não querem ficar bilionários. O único jeito que encontram foi bradar para o público para que os testes oficiais fossem feitos. Consulte o Facebook.

    Responda
  2. Dignidade

    Carlamyn, os pesquisados do MCTI utilizaram concentração 100 vezes inferior à recomendada Um dos pesquisadores (Dr. Durvanei Maria) do grupo do Dr. Gilberto Chierice (titular da patente) publicou relatório PORMENORIZADO de como deveria ser efetuado o teste in vitro que, segundo ele, o resultado daria positivo para ação anti-tumoral. Será realizada audiência pública na Câmara Federal nessa terça-feira (amanhã) na Câmara Federal envolvendo o MCTI e os detentores.

    Responda
  3. Valente

    Ou Vossa Excrescência.

    Responda
  4. nene

    Concordo, principalmente se for estendido ao atual Executivo a começar pela chefa.

    Responda
  5. Castrinho

    Parabéns ao colunista. O artigo está perfeito mostrando conhecimento do tema. Os farmacêuticos sérios e éticos agradecem.

    Responda
  6. Dick

    Pela ordem, ou melhor, pela desordem, Vossa Ignorância.

    Responda
  7. Guto

    O sistema judicial precisa urgente de uma vara especializada em saúde, a quantidade de decisões sem nenhuma base científica tem sido enorme,as inúmeras liminares contra o sistema público com agentes de má fé 'deitando e rolando' sobre o sistema que tem seus juízes com uma visão até 'romântica' de estarem fazendo justiça, fora as que rasgam contratos ....mas esse tema já é mais complexo.

    Responda
    1. Dignidade

      O sistema judicial não deve ser braço especializado em saúde. Deve, sim, ser capaz de analisar a prova documental acostada ao pedido, no caso, diagnósticos médicos e todo um conjunto de evidências que respaldam uma pretensão. Deve, inclusive, ser perspicaz ao ponto de "sentir" os interesses da indústria bilionária em sentido contrário à pretensão da pessoa enferma. Ou seja, o Judiciário jamais decidirá com base em "bases científicas" que ocultem o ímpeto ganancioso por ganhos bilionários.

  8. zezé

    Tenho acompanhado o esforço do senador Ivo Cassol - dentre a maioria dos congressistas - em defender as excelências da fosfoetanolamina. Ao pisotearem os protocolos universais dos experimentos científicos, viraram raizeiros vendedores de chás milagrosos e igaulmente deletérios. O senador, no entanto, Impressionou-me sobremaneira: sua teimosia em jamais usar a letra "s" nos vocábulos, enquanto proferia falação sobre as vantagens farmacológicas da substância. A cobrança virá.

    Responda
    1. tersiog

      Dignidade A 'comprovação' que vc menciona pode muito bem ser uma armação de quem defende a comercialização da fosfoetanolamina. Ela deveria ser feita (caso procedente) no meio científico e não em audiências públicas de leigos

    2. Dignidade

      Você compara a fosfoetanolamina a garrafadas e chás, revelando que não acompanhou nenhuma das audiências públicas - longas e exaustivas - realizadas na Câmara Federal, no Senado e em Assembléias Legislativas realizadas em alguns estados, inclusive Paraná e Rio Grande do Sul, onde pacientes comprovaram com exames de imagem que tumores foram reduzidos, metástases foram paralisadas, incluindo a cura ou atenuação do sofrimento do mal. Porém, ignorando tudo isso, vc. opinou dessa forma. Lamentável.

  9. CJP

    Interessante a posição "científica" do colunista, haja vista que o processo por que passa a "fosfo" ainda não passou pelas ditas 3 fases e que as dosagens usadas no primeiro teste foram 100 vezes menor do que a já utilizada pelos pacientes, mesmo os pesquisadores sabendo disso, e sem efeitos colaterais. Tal posição está mais para a defesa da ind. farmacêutica do que das pessoas portadoras da doença! A ANVISA é criminosamente omissa para o problema da dengue, e agora posa em defesa dos pacientes?

    Responda
  10. Dignidade

    Este composto vem sendo debatido desde o ano passado na Câmara e no Senado Federal e não interessa às bilionárias empresas farmacêuticas. A equipe do MCTI utilizou a fosfo em percentual 100 vezes menor do original, disso resultando resultado negativo in vitro. Além disso, o composto deve ser metabolizado pelo fígado, juntamente com ácidos graxos, inexistentes no tubo de ensaio. Tal resultado foi contestado pelos detentores da patente da fosfoetanolamina, antes que se passe aos testes in vivo.

    Responda
  11. TONEW

    Marcelo o momento é de metástase no (des) governo e visando apenas ser populista ella vai engolir esta "pérula fosfatada" ! Para perdido todo rumo é saída do labirinto do pântano.

    Responda
    1. Dignidade

      Respondo a você o mesmo que eu disse à "ZEZÉ". Lamentável porque revela total desconhecimento dos fatos.

  12. VBSTORM

    É a análise mais perfeita do tsunami de mediocridade que assola este país.

    Responda
    1. Dignidade

      Observação que nem precisa análise pela completa ausência de elementos convincentes, revelando cabal desconhecimento dos fatos. A confirmação da eficácia da fosfo dará, ao meu sentir, orgulho de ser brasileiro, em razão de o patenteador da substância ser do meu país, vergastado por tanto desmando e fracassos no comando e na Economia da nação nos últimos anos.

  13. Francisca

    Em que país do mundo os legisladores tomam decisões fora de sua competência? Talvez essas medidas visem desafogar as filas dos hospitais públicos e permitir aos doentes morrerem à míngua e enganados com falsos tratamentos. Também pudera com o padrão de formação intelectual de nossos legisladores e a ética reinante tudo é possível .

    Responda
    1. Dignidade

      Para você eu repercuto os mesmos argumentos com os quais eu repliquei a posição do "GUTO". Totalmente sem nexo de causalidade. Vc acabou ofendendo ao ministro Edson Fachin, o qual concedeu a uma paciente - em estado terminal - o direito de se tratar com a fosfo - "falso tratamento" em suas palavras -, porque a medicina nada mais podia fazer por ela. Ela se recuperou, por acaso você sabia disso ?. Claro que não, você não acompanhou nada disso. Se informe mais antes de opinar por favor.

  14. ambidestro

    Nós somos mesmo o pais do " jeitinho", é impressionante a capacidade que temos de fazer escolhas erradas, de transformar oportunidades de evolução da nossa sociedade em mais problemas.

    Responda
    1. Dignidade

      Transmito a você a mesma resposta que dirigi ao "VBSTORM.