Hélio Schwartsman > Desembarque Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Armstrong

    Muito boa a menção pelo colunista à impertinência de filigranas jurídicas num processo político como esse. Melhor ainda a metáfora do chute! Será que os lulistas não conseguem compreender ou só entendem o dilmês?

    Responda
  2. Fernando Arthur

    Não tem como não considerar cinismo essa postura de não defender em nenhum momento conquistas civilizatórios como fim da discriminação e o favorecimento a políticas públicas na sua coluna. Chamar de populismo distribuição de renda não combina com um liberal. O mais grave de tudo isso é querer responsabilizar exclusivamente PT e Dilma, enquanto seletivamente tira qualquer responsabilidade de vulto dos conservadores aquartelados na oposição. Alem de calar diante das manobras feitas para isso.

    Responda
  3. d j klein

    O autor não vê crime na utilização de financiamento da campanha pelo superfaturamento e desvios de Minibras; como se a utilização do serviço de Correios em MG não fosse crime; como se esconder os números reais da situação econômica não fosse crime... É cego quem não quer ver!!!

    Responda
  4. Lili

    Ela não perdeu só a base política. Ela tem toda a mídia contra ela, comandada e financiada pela direita que não admite ter perdido a eleição. Isso sem falar "nas forças ocultas"...

    Responda
  5. negobaco

    O melhor seria ela fazer uma reviravolta, reduzir ministérios para 10 no máximo, exonerar o PMDB e PT de seu governo e entregar cargos para técnicos competentes. Claro que as quadrilhas partidárias rapidinho tentariam tira-la de lá, mas teria o apoio do povo e poderia se segurar até 2018. Depois eleições diretas sem fichas sujas. Maravilhoso não? Mas ela não tem coragem..

    Responda
  6. Pegorer

    Mas, qualquer base política é constituída por partidos políticos movidos a propinas, ou por meia dúzia de idealistas que chegaram lá por alguma coincidência do destino em exposição na mídia. Os parlamentares também se elegem em campanhas milionárias.

    Responda
  7. ernesto,lu,tato

    Não se trata de ter perdido as condições de governar mas perdido o DIREITO de governar.Ou melhor desgovernar.Alguém que se demonstrou tão incompetente e irresponsável perdeu completamente o apoio e a confiança da população brasileira!

    Responda
  8. MarceloCoelho

    Como você disse, o impeachment é um processo que não é apenas jurídico, mas político também. No presidencialismo serve para tirar um presidente que perdeu totalmente a capacidade de governar, fracassado na economia, rechaçado pela maioria da população, e sem votos no Congresso. A legislação estabelece um quórum bastante qualificado, que é para garantir que só caia um presidente sem nenhum apoio político. Aliás, esse foi um dos principais argumentos dos discursos pet istas pela queda do Collor.

    Responda
  9. nunes

    Perdeu a "base" quando a Polícia Federal e a justiça mandaram fechar as torneiras da Petrobras, secou a fonte da felicidade, começou tudo a carcomer, tudo ruiu, o fim do mundo para a hpilantragem, desnudaram a hpicaretagem, o mundo é outro...

    Responda
  10. alicate

    quem está derrubado com perda é povo, o governo se desgovernou e quem dançou

    Responda
  11. Hélio

    A Dilma não perdeu a base política. Ela perdeu o opoio popular que fez com que a base política virasse as costas para ela. Sem apoio popular, ninguém consegue governar.Se ela tivesse um apoio de 60% da população, a base popular não viraria as costas para ela...

    Responda
  12. Gustavo

    Tem gente precisando ler a constituição. Se não tem crime não tem motivo de impeachment. Simples. Égalope

    Responda
    1. Luccas

      Errata: se houve ou não...

    2. Luccas

      Gustavo, é preciso você dizer se viu ve ou não crimes cometidos pela presidente. O seu texto não diz nada, é um golpe de argumentação, sem conteúdo. Se não houve crime fiscal, exponha seus argumentos.

  13. tersiog

    Se fazer a farra do boi com o $$ público, sucateando as empresas estatais fazendo-as afundar em dívidas com mega projetos superfaturados, usar indevidamente os fundos de pensão dos empregados dessas empresas, com um rombo bilionário, recursos dos bancos públicos, etc, etc não é crime, então o que é?

    Responda
  14. LUIZ

    E mais ainda, quem vota a favor do impeachment faz isso a partir da voz das ruas e nada mais, principalmente em ano eleitoral. Ou seja, mais democrático do que isso, impossível! E não vai ter STF que tenha poder suficiente para manter no poder um governo sem base.

    Responda
  15. LUIZ

    Comentário mais lúcido que li até agora neste jornal. Concordo plenamente com o comentarista, já que julgo impossível qualquer governo se sustentar sem base. Uma reflexão mais atenta sobre o rito do impeachment revela exatamente isso: se um governo não consegue nem um terço de apoio na Câmara, está certamente condenado. E o julgamento é no Senado, e não no STF, já que se trata de um julgamento político! E tribunal nenhum tem força suficiente para manter qualquer governo no poder!

    Responda
  16. icky

    Meu caro Hélio, então quer dizer que corrupção não é crime? Lamentável o título de sua matéria/artigo.É por isso que esse país nunca vai pra frente...

    Responda
  17. dalton1109

    Agora o Fabrízzio, negativador compulsivo e dissimulado incorrigível, adotou o nick "Game of Thrones".

    Responda
    1. Luis Zaneti

      Uma negativada do Wrolli é um atestado de que seu comentário foi correto.

  18. Silvio

    O desembarque acontece pela incompetência da Presidenta Anta em promover a governança do país, bem como tentar obstruir a justiça, mentir, descaradamente, para o seu povo e se fazer de inocente pra viver. Ela é corrupta, ajudou a acabar com a Petrobras e protege o criminoso "Lula" da justiça (olha, só use se necessário). Ela não merece a confiança do povo brasileiro... partiu PT.

    Responda
  19. Gutto

    O colunista exlica de forma didática pq esse impeachment é um jeitinho, um golpe à Py.

    Responda
    1. Luccas

      Desculpe, Gutto, chamei-o de Gueto por culpa do meu editor de texto.

    2. Luccas

      Gueto, o impeachment é o jeitinho legal e democrático de nos livrarmos de uma presidente incompetente cujo governo quebrou a Petrobras, fez voltar a inflação, inflou o desemprego, além de conseguirmos destroçar o establishment de ladd ões incrustados nos órgãos públicos. Vivas aos recursos legais previstos em nossa Constituição! Chega de golpes contra o dinheiro do nosso povo. Você é a favor da esculhambação da nossa economia? Se for, meus sentimentos. Avante, Moro!

  20. Biloca

    só pelo fato de mentir descaradamente ao povo, tentar acobertar c.r.i.m.i.n/o/s/o/s do seu ban/do já seria motivo para a mandioca ser afastada, e nem estou falando de crime de respons/abilidade fiscal!!

    Responda
  21. Fabricio Fabricio

    Acha, tão honesta que comandou e sabia da organização criminosa no Governo. É que o mentor (ela, no caso) nunca pode aparecer, sempre escondida para não ser descoberta. Mas deu errado, falhou.

    Responda
  22. IPA

    Srº HS, tá vai sair porque não agradou a base aliada ou porque é uma gerentona e não gosta de políticos envolvidos com a justiça, por que é ética? Vai ser julgada porque cometeu c r i m e de responsabilidade fiscal não adianta vocês tentarem minimizar as pedaladas essa irresponsabilidade já levando milhões de Brasileiros a perder seu emprego isso sem falar em outros d a n o s.

    Responda
    1. Luccas

      Calfer, pelo seu comentário, o impeachment só deveria ser aplicado diante do caos, já com a desorganização completa da economia. O povo nas ruas é mais sábio do que você, soube gritar pela saída da presidente incompetente para dirigir nosso país. Gerentona, ela pode servir para administrar um pequeno condomínio, mesmo assim, sujeita à destituição. Avante, Moro!

    2. Calferr

      Faça me um favor. As chamadas pedaladas não passam de empréstimos provisórios (não autorizados sim) de bancos públicos para o Tesouro. Lamentável, com certeza, mas insuficiente para um impeachment. É muito pouco para invalidar o resultado de uma eleição. Agora entra o sr. Temer, cujo partido está metido até o pescoço no mesmíssimo escândalo do seu outrora aliado, e vai assumir a presidência sem voto algum. Isso é justiça?

  23. Roberto Cavalcanti

    Perdoe-me o filósofo, a Dilma precisa cair pelos crimes cometidos. ´"´Pedaladas fiscais, por unanimidade já julgado pelo TCU, é um deles, sem contar os dois últimos quando da nomeação do suposto criminoso Lula, os de desvio de finalidade e obstrução da justiça. Deixando a ideologia a parte, por menor que seja o comportamento delituoso, é crime e deve ser punido, principalmente, por se tratar de ´pessoa que ocupar um cargo que deve ser exemplar para a nação.

    Responda
  24. zig

    Perdeu a base politica, porque não era e nunca foi preparada para ocupar o cargo. Não é técnica nem politica. É apenas uma "militante " na politica, que por incompetência de um tornou-se ?????..........CREDO !!!!!!

    Responda
  25. rufino

    O povo engole tudo calado,até sem saber ou sem saber que não sabe o que engole dos políticos. São os mais "espertos" do mundo.

    Responda
  26. Evans

    Sou a favor e sou contra. Explico. Seria ideal que a presidente permanecesse até o fim do seu mandato. Acabaria de enterrar ainda mais fundo seu partido, sua reputação e a de seu mentor. Desmoralizado o partido ao nível de mosca do c.o.c.o do cavalo do b.a.ndido, essa estúpida aventura populista típica de esquerda latino-americana, teria feito o que a odiosa ditadura e seus calabouços não fez. O problema é que o País vai junto. Não há mais qualquer miligrama de governo.

    Responda
    1. Rodrigo Azevedo

      não penso assim..... não posso expressar minhas ideias... afinal sou pró pt" E o PT é o partido vermelho, comunista, haaaaaa, Você acredita em lobo mau!

    2. MarceloCoelho

      Totalmente de acordo, a situação é exatamente essa.

    3. Emilia Silva

      Eu não aguento até 2018, não tenho condições espirituais, morais e muito menos financeiras...

    4. Luccas

      Sim, caro Evans, Ddil ma teria também enterrado a economia brasileira e sepultado o povo na inflação e no desemprego, e as pequenas empresas destruídas, como está acontecendo. Livrando-nos dela, estaremos também alijando a cambada de desonestos que se incrustaram nas estatais e nos órgãos públicos, transformados em apêndices do ppêttê. Isso tudo, sem falar na governabilidade zero por incompetência. A eleição dessa senhora foi, mais uma vez, uma conquista pelo engano da massa, fácil de enganar.

  27. Recomeço

    Quem está derrubando o Poste são os mesmos que o ergueram na eleição quando foram enganados por phetistas men-tirosos, são os mesmos a quem os congressistas devem obediência caso queiram renovar seus mandatos e também são os mesmos que apoiam Sergioh Moroh contra ataques daqueles que se debatem diante da iminência do fim dessa estrutura de privilégios e pixu-lecos. É a democracia brasileira funcionando como nunca.

    Responda
    1. Luccas

      Concordo, Wilson, toda desonestidade será castigada. Avante Moro, MP e PF! Avante!

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.