Ruy Castro > Um elenco de golpistas Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. walker

    se todos os envolvidos no processo, estivessem olhando para o bem do país. não teria problema algum. mas o que se vê é uma luta por poder e não é o país o objetivo. manobrou-se a população e a mesma aceitou o papel de bobo da corte, enquanto os chacais já estão dividindo a carcaça.

    Responda
  2. edubsilveira

    Né entristece as análises muito rasas a respeito do momento. Sinto com um imenso pesar que jornalistas, por conveniência ou magoa ou aversão ao partido no poder, não analisar profundamente a crise política vivida e o seu uso para derrubar um governo, não pro preocupação com o social coletivo ou com o país e sim seus próprios interesses. E a população apoiando isso pelo mesmo sentimento.

    Responda
  3. Nando

    Hummm, que caca ! Cara, volte para seus livros, que são ótimos. Aliás, adorei "A noite do meu bem", assim como todos os anteriores.

    Responda
  4. Medeiros

    Parabéns sr. colunista. Assim, todos os nossos problemas, inclusive a corrupção, serão resolvidos com a ascenção de temer e do honestíssimo pmdb.

    Responda
  5. Mader

    ta bom ...mais um inocente útil...porque não pediram o golpe quando a Dilma tava com 70% nas pesquisas .Pesquisas...gente nas ruas...jornal nacional. Esperem as eleições de 2018...Respeitem a democracia frágil do Brasil.

    Responda
  6. Luís

    O senhor conheceu pouquíssimos golpes de Estado, pelo que vejo. Tanto é que não citou nenhum. Em 1964, no Brasil, o golpe não só fracassou na primeira tentativa, em agosto de 1961, como vinha sendo anunciado aos quatro ventos desde 1963 por basicamente os mesmos que o fazem hoje: imprensa, sindicatos patronais, UDN, embalados por manifestações de massa da classe média. Não vou me ocupar com o golpe do Chile de 1973 pelo pouco espaço, mas o roteiro foi o mesmo.

    Responda
  7. Viva

    Brilhante!

    Responda
  8. Gilmair

    Afastar a presidente sem crime de responsabilidade é golpe. É o que reza a Constituição, respaldada por grandes pensadores e também, ao menos um dos ministros do STF. Há golpes armados e outros com verniz, que é o caso. Justificar o contrário invocando o povo na rua é defender, por extensão, a ditadura instaurada em 1964.Nas entrelinhas o colunista mostra-se adepto de uma ditabranda.

    Responda
  9. Antonio Catigeró Oliveira

    O "elenco" é grande mesmo, mas é muito menor do que os 54 Milhões de votos da Presidente do Brasil, eleita de acordo com as regras da Democracia, e de quem está indo às ruas para evitar a concretização deste golpe. Que bom que não é mais como era antigamente, quando as passeatas cínicas de direita, evocando a "moral e os bons costumes" demonstravam o tom da música; quem era contra, era calado pela polícia. Não é verdade, historiador?

    Responda
    1. Gilmair

      Concordo. "Presidente quem escolhe é a gente", cartaz que carreguei na campanha pelas "Diretas, já!". Não se discute nesse momento a paixão pela presidente e ou a seu partido, mas o funcionamento das instituições, a democracia. Sua administração deverá ser julgada pelo conjuntos dos eleitores em 2018. É vergonho ler pessoas bem esclarecidas e com o dever de bem informar defendendo o golped, as "indiretas, já!".

  10. Galeano

    Ruy Castro, você é um tremendo gozador. No futuro, a História vai se lembrar de você muito bem. Só o seu retrato é que deveria encarnar o seu texto: rindo muito! 'Tamos' ferrados!!!

    Responda
  11. Andrômeda

    Os mantras pppetesstsa de que o impeachment é golpe ou que não há base legal são mentiras evidentes. Os petttissstas acreditam piamente em um princípio de Joseph Goebbels, Ministro da Propaganda do Reich na Alemanha Nazi, de que uma mentira muitas vezes repetida acaba se tornando uma verdade. Não percebem que uma mentira muitas vezes repetida acaba se tornando uma mentira evidente. Goebbels acabou se suicidando com a família junto com Hitler.

    Responda
  12. Moreira Matos

    Este movimento que a "presidenta" Dilma , PT e seus coadjuvnates chamam de golpo, realmente, se reveste de conotações adversas dos golpes antes praticados. Todos os golpes de estado, em todo o mundo, sempre foram urdidos sobre a proteção de conspirações ardilosas e revestidos de absoluto silêncio. A palavra de ordem do do PT e seus aliados, "Golpe", soa e cheira ao desespero de quem apela para a última catada. Eles não aceitam perder o poder absoluto e eterno, único projeto que concebera.

    Responda
  13. Josefino Gomes

    O único golpe em andamento é perpetrado pela parte parasita e improdutiva da sociedade (representada pelos partidos de esquerda) contra a parte produtiva e honesta.

    Responda
  14. Mloup

    Ruy Castro, você é a alegria das minhas manhãs!!!!

    Responda
  15. Boca II

    ....tudo o que o povo quer é que os paras´tas sejam expulsos...e serão...Hiii hi hii

    Responda
  16. TONEW

    Caro Rui; nada mais justo e natural que esta multidão de "golpeados" pela falácia petralha se sinta do direito de devolver o cipó de aroeira no lombo de quem mandou dá! Todos estão loucos pra chutar o (des)gorverno cachorro morto! Ah tinha me esquecido dos "militões" e "militonas" dessa seita que os provem com suas tetinhas e tetonas ; estes estiveram na ultima "passeata" ontem!

    Responda
  17. serprib

    Qualquer pessoa medianamente instruída sabe do que se está falando. E Wagner Moura foi bem claro em seu artigo na Folha: ninguém é a favor da corrupção, mas contra um processo mal ajambrado, que visa somente retirar o PT do poder e manter o restante da lama intacta. Ninguém é contra a prisão de criminoso, desde de que a culpa esteja efetivamente provada e que todos os partidos sejam investigados da mesma forma. Todos os partidos receberam doações das mesmas empresas envolvidas.

    Responda
  18. Kane

    Caros, Realmente podemos perceber, não pelo texto (que diria de passagem ironico e sarcastico muito bem construido!), vemos que as antiteses se convergem em criticar a coluna. Para a unidade do país, sugiro a Folha que Ruy Castro escreva todos os dias.

    Responda
  19. MARMO

    Mister Ruy Castro...todos esses "golpistas" amparados pelo guarda-chuva da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo -Fiesp- que desembolsou também milhões advindos de contribuições sindicais para bancar páginas e páginas de um anúncio pró-impeatchment nos jornalões.

    Responda
  20. Bolla

    Além do elemento surpresa, assinalado pelo colunista, em gol pe que se preze há a soldadesca armada ocupando as ruas, com tanque e tudo, há toque de recolher, suspensão da liberdade de ir e vir. Força-se o uso da palavra, distorce-se a realidade, pra desviar a atenção de crimes acumulados ao longo de anos.

    Responda
  21. zig

    Esse é o próprio "ESTRELA SOLITÃRIA "

    Responda
  22. Rodrigo Amaral

    O colunista que já viu muitos golpes sabe que fabricantes de molho de tomate, distribuidoras de energia, banqueiros, e outros setores da indústria, urdidos pelo então coronel Golbery do Couto e Silva, criaram em 1961 o Instituto de Pesquisas Econômicas e Sociais - IPES e o Instituto Brasileiro de Ação Democrática - IBAD. Ambos funcionaram no Edifício Avenida Central, no Rio, e à luz do dia financiaram a "Marcha da Família com Deus pela Liberdade", e documentários que o Ruy Castro conhece bem.

    Responda
  23. nunes

    Golpe é mensalão, petro lão, aparelhamento do Estado, destruição da economia do país, é operar secretamente com dinheiro público pra financiar regimes totalitários, estes sim, são sintomas de golpe.

    Responda
  24. nunes

    "Entende de povo"? Ninguém cai mais neste jargão, dizer que "entende de povo" é coisa de populista hpilantra.

    Responda
  25. cgarcia

    Huuuuum!!!! Também sou contra duto isso que tá aí: g/o/v/e/r/n/o; rou//ba//lhe//iras; conchavos... Será que também sou um go//lpis///ta??????????

    Responda
  26. ze guilherme

    Sr. escritor, como colunista de politika e ekonomia o sr. é excelente em autobiografias. Não existe na constituicao impedimento devido à queda ekonomica, meu querido!

    Responda
  27. joy

    Se eu não estivesse pagando para ler este jornal seria realmente interessante ler a opinião do Ruy Castro, no entanto quando lembro que o jornal é sustentado por mim tenho vontade de cancelar a assinatura e vocês da folha que procurem outra fonte de renda. Que tal mamar na petrobras como fazem os que o Ruy Castro defende ? artigos como esse que não fazem bem ao pais.

    Responda
  28. Ferolla

    E pensar que ainda somos tachados de fascistas da direita golpista, anti-democráticos, elite que não abre mão de seus privilégios e desqualificados porque não somos o "povo verdadeiro"... Chega a ser engraçado ,e em casos assim, só a ironia e humor inteligente resolvem. C.

    Responda
    1. o iletrado

      Ironia e humor inteligente, é o que tem orientado os escritos do nosso colunista nos últimos meses, por favor, se empenhe em acompanhar: é muito importante a sua opinião!

  29. Herdf

    O colunista transformou os sindicatos de patrões na maioria da população, pode não ser golpe, mas o que se pretende é ter um governo antipopular.

    Responda
  30. juliamatos

    Acho que este senhor voltou a beber, se não, como explicar essa visão deturpada da realidade.

    Responda
    1. Farol

      Ao contrário, ele mostrou a realidade sem retoques. Todas essas categorias afirmaram estarem contra o governo e desejam seu fim. É a falta de visão de outros que não permite enxergar a realidade.

  31. gartola

    Existe uma inversão de valores e princípios, onde observamos o menos sendo mais e o mais sendo menos. Toda fantasia e sonho foi tolhida pela realidade capitalista, onde na ilusão do milagre estava escondido o caos da realidade. Utilizamos o mesmo modelo que quebrou e foi substituído nos eua (crédito). Damos crédito sem perspectiva de receber de volta, temos uma selic de 15% e emprestamos por 7%. Realmente acreditam em golpe? Cadê a cpi do bndes? Cadê a abertura de empréstimos? Cadê o dinheiro?

    Responda
  32. julinho

    .Sr. Ruy, como sempre, texto enxuto, irônico, ferino, espetacular. Julio.

    Responda
    1. rodrigo

      Julinho, após ler os comentários dos assinantes, e concordando com vc, fica claro que nem todos que leram a matéria estão aptos à entendê-la.

  33. eline

    Não se trata de esperar que com a substituição da presidente todos os problemas sejam resolvidos num passe de mágica.Ao contrário. O recomeço será difícil e amargo e a retomada do crescimento e bem-estar social -o objetivo desta campanha- deve ser atingido em alguns anos. O que se pretende é impedir a sangria total de um sistema econômo/político/social combalido e sem forças .Espero que o povo brasileiro saiba cobrar transparência e responsabilidade aos novos governantes.

    Responda
  34. simoli

    Seu artigo me leva a pensar: - Será que ela realmente acredita que há um golpe? Que golpe é esse feito tão às claras e pela maioria da população e das instituições? A quem ela deseja convencer? O papel de vítima serve bem às pessoas inconscientes e inconsequentes, mas haverá um momento em que serão obrigados a sair de seu refúgio e encarar a realidade.

    Responda
  35. Scórpyos

    Mas a caravana passarará,sim.

    Responda
  36. Eduardo Cantarelli

    Se até o fabricante de porcas e arrebites acha que não é golpe, porque eu acharia? De golpe em golpe, penso que somos um golpe da natureza. Viva o golpe nos golpistas! Viva os golpistas que quebraram a petrobras. Viva os golpistas que colocaram dinheiro do FGTS - dinheiro dos trabalhadores nos negócios da Sete Brasil. Viva a pelegada (que pouco produz), golpistas da realidade.

    Responda
    1. o iletrado

      Ah bom, se o fabricante de porcas e arrebites não acha que é golpe então é evidente que não é um golpe.

  37. BOZ

    Todosgolpistas!! Governo estertora!

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.