Hélio Schwartsman > OAB e democracia Voltar
Comente este texto
Leia Mais
O articulista tenta desqualificar a decisão da OAB pelo impeachment, dizendo que o sistema de decisão nivelou regionais como a de São Paulo, com centenas de milhares de associados, a de Roraima, com pouco mais de um milhar. Mas faltou esclarecer como votou a regional de São Paulo. Foi contra ou a favor do impeachment? E os delegados dessa regional não teriam sido eleitos pelos advogados que votaram no pleito de escolha do presidente daquela regional? Parece que sim.
ImpossÃvel perguntar para todos os advogados filiados. O voto direto não é a única forma de democracia.
Desde quando eleição indireta não é um instituto democrático ? Fosse assim os EUA não seriam uma democracia , pois a eleição do presidente da república lá é indireta . Lembrando que em assunto institucional, não temos nada a ensinar a eles.
A OAB realmente precisa de maior participação e transparência em seus quadros. No Rio de Janeiro, uma das seccionais mais atuantes na ordem, o mesmo ocorre. Na gestão passada ao atual presidente, Wadih Damous defendia de maneira intransigente o Partido dos Trabalhadores. Ocorre que agora este é Deputado Federal pelo PT e também tomava, assim como tomam, atitudes sem a participação do quadro de advogados do Estado. Da mesma forma que a OAB nacional precisa disso, as seccionais também.
Defender a democracia é fácil,vivê-la já não é tão fácil assim! O governo petista que apregoa defender a democracia é exatamente quem mais a violenta! Aparelhou o Estado;até na Suprema corte está a presença petista e tem como projeto de governo manter-se no poder a qualquer custo e mais nada.É uma ditadura de esquerda aos moldes de Maduro que o PT deseja implantar no paÃs.Quem almeja um tal poder não pode,coerentemente,ser defensor da Democracia.Mas a praga do Roberto Jefferson é assustadora!
Muito bom! Adorei seu texto! A O A B deveria se envergonhar do que tem feito....entregar um pedido de impeachment, em mãos, ao presidente da Câmara (EC) é, no mÃnimo, imoral....
Todas as instituições brasileiras seguem o mesmo ritual do nosso legislativo e executivo. Une, OAB-RJ, cut, sindicatos em geral, fiesp, todos têm processo eletivo e representativo igual ou pior que o da cbf. Fracassamos em construir uma democracia pois não temos matéria prima: pessoas cidadãs. Somos atrasados e a única saÃda seria um investimento monstruoso em educação para daqui a 20 anos começarmos a ser uma nação. Mas como fazer isso??? Não temos liderança para tal. Rezar ...
Se fosse como o articulista quer então que façamos uma votação ao povo do Brasil : a favor ou contra o impeachment . Quer ? Seria mais democrático, ainda .
O advogado é capaz de tudo para ganhar uma causa; em casos extremos pode até chegar a falar a verdade.
Não se perca no roteiro. A origem, a raiz de toda essa encrenca é arrumar grana pra campanha eleitoral, porque ou o cara é milionário para bancar a própria campanha, ou tem patrocinadores, mas fica com o rabo preso, ou arma esquema. A PF, o MPF e a JF desbarataram o esquema e os envolvidos serão punidos, Não há mais como impedir a conclusão dos processos. A questão que se coloca agora para a sociedade é financiamento de campanha eleitoral, assunto de pouco interesse para muitos polÃticos.
Esse ato da entidade pela primeira vez coloca o risco de que a mesma se dÃvida.
O STF decidiu o procedimento de impachment da mesma forma ocorrida no caso Collor. A OAB, também se utilizou da mesma forma de deliberação ocorrida no caso Collor. Por favor colunista, agora não é hora de querer mudar o processo decisório da OAB, e lembre-se que, a decisão nas Seccionais, não foi tomada apenas pelo presidente, mas por conselheiros eleitos, assim como o impeachment será votado por deputados eleitos...
Realmente , quem dá "grassas a deus" realmente precisa urgentemente voltar a frequentar aqueles cursos existentes na época em que o paÃs progredia , a época do Sr. Médici , o tal do Mobral .
O que eu vejo na atitude da OAB é a libertação da servidão ideológica à esquerda, que há décadas vem apequenando a entidade. Isso é muito bom, tanto para o Brasil como para a própria OAB.
Convém lembrar que um Senador da República por Roraima tem igual valor que um por SP, RJ, MG, PR .... AL, SE !
Boa! Esse artigo não resiste a um raciocÃnio primário kkkkkk
Eh pq senador representa estado e não população...
A OAB funciona, apesar de tudo. E não se tem notÃcia que o partido que está no poder tenha domÃnio sobre ela. Tanto é verdade que protocolou pedido de impeachment, fato que deixou os advogados seguidores da alma viva mais honesta a ponto de um ataque de nervos.
Realmente a maioria do nosso povo não precisa "desta justiça". Pois que, vivem dentro da lei!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > OAB e democracia Voltar
Comente este texto