Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. BOZ

    Taí uma verdade cristalina: Os erros e as barberagens foram gigantescas Daí a necessidade de sair Não precisa pedir licença Te entrada ao pijama Dilma!!!!

    Responda
  2. gaucho

    Parabéns Helio. Faço das suas, as minhas palavras. Neste momento os milhões de brasileiros estão acima de qualquer interesse pessoal.Seja de Lula,Dilma ou Temer.Porem, agora necessitamos, urgentemente, de uma solução para o atual desgoverno.

    Responda
  3. nunes

    Este governo aí não pode reclamar, o hpetê ajudou a derrubar um presidente e além disto apoiou e pediu 50 impedimentos de outros governos como o Itamar e hFHC. Pimenta nos outros não arde? Derrubar os outros pode mas ser derrubado não pode?

    Responda
  4. jbpicado

    me pergunto aqui com meu zíper, em face da simples menção hipotética ao assassinato da presidente: é pra isso que serve um bacharelado em filosofia? ou teria esse curso sido feito por correspondência? ou seria o colunista daqueles estudantes bissextos que grassam nas universidades brasileiras?

    Responda
  5. Fabio

    Estou surpreso em ler palavras tão sensatas vindo de um jornal tão aparelhado como esse.

    Responda
  6. marcuslopes

    Como assim "impeachment aceitável"? Essa não é uma solução republicana! O impedimento do governante para acomodar as incongruências das forças políticas é um golpe branco. Estado de Direito respeita a Constituição, mesmo quando isso implica desencontro político. Estado Democrático respeita o governante eleito, fraco ou forte, popular ou não. Derrubar o governo por conveniência política sempre será golpe!

    Responda
  7. Hebe

    Tanto o autor do texto quanto os comentaristas que o apoiam devem sofrer as penalidades previstas na legislação brasileira por incitação ao crime. Assassinato? Esse pessoal perdeu o limite das coisas. Que sejam punidos!

    Responda
  8. Porciunculo

    Caro articulista , não espere este ato da presidente Dilma, ela como guerrilheira que foi , esta mais para Fidel Castro do que para Tancredo Neves.

    Responda
  9. JOÃO

    Não tenha dúvida! O Impedimento da presidente é o que melhor pode acontecer ao país. Há inúmeros crimes para embora o impeachment. Mas no fim é tudo resolvido politicamente. A sorte dessa presidente é que a classe política está tão desmoralizada que não teve forças para terá-la da cadeira. Ela deveria ter sido posta lá em 2013.

    Responda
  10. abf

    Demorou um pouco para enxergar, mas, bem-vindo. Imagina que jurisprudência esta turma deixará para as futuras gerações se não forem punidos exemplarmente agora. Estamos numa encruzilhada como nação.

    Responda
  11. FRANNZ

    Pior que um mandato pestista são três mandatos pestistas... pior que um pestista é uma seita inteira cheia deLLes... cantando sambinhas e fazendo piadas sem graça...

    Responda
  12. Levinas Bateson

    Vejo pelos comentários os defensores do governo. Não consigo nem entender a lógica que aplicam. Os argumentos são rasos, facilmente rebatíveis. O prejuízo para todos, em todos os níveis estão aí. Há um tremendo prejuízo paa a democracia a manutenção da Dil ma. Então, até tenho dificuldade de entender como alguém ainda defende esse governo.

    Responda
    1. Porciunculo

      Defende, ou por ignorância, ou por estar usufruindo do mesmo.

  13. capanjo

    O atual impeachment que por hora é instrumento de desfecho de solução democrática é uma usurpação do art. 85 da constituição , justificadoras e apenas elas do impedimento !Com postura firme da presidenta que não vai renunciar caiu por terra a manobra do golpe e garantiu a Dilma a herança da defesa da democracia !

    Responda
    1. Levinas Bateson

      onde esta a tal usurpação?

  14. Galileo

    Assim é, caro colunista, daí uma pergunta que não quer calar: Dá pra levar a sério uma proposta que tenha como condição prévia a dupla renúncia?

    Responda
  15. Ferolla

    É isso mesmo prezado colunista, pois a governante despreparada para governar arruinou os fundamentos da vida do Estado, criando as condições nocivas para a governabilidade que são, no meu entender, degradação da política, desregramento ético, economia no fundo do poço, desarranjo das estruturas governamentais ,rejeição e perda da confiança por parte do povo. E ainda tem a pretenção de querer governar??? C.

    Responda
  16. donna

    So lu ções menos ci v i l iz a d a s é o que estamos a s s i s t i n d o da parte dos d e r r o t a d o s desde o p r i m e i r o mi nu to p ó s e l e i ç ã o, in vi a b i l iz a n d o o p a í s. Como ne nhu ma d e l a s d e u cer to a t é a g o r a, pois vi ve mos uma jo v em, mas d e m o c r a c i a e a i n d a e x i s t e m H o m e n s na J u s t i ç a, só r e s t o u o a s s a s s i n a t o? A p e l a ç ã o ou i n c i t a ç ã o da F ?

    Responda
    1. Levinas Bateson

      As delações deram certo. Fazem parte das investigações. As investigações estão em curso e não foram concluídas ainda. Tratam-se de ilic itudes, que de gol pes contra a dem ocracia, de formação de qua drilha para as saltar o patrimônio público

  17. Levinas Bateson

    Se Dil ma realmente estivesse preocupada, pensando no Brasil, no que é melhor para o Brasil, já teria renunciado. Sua permanência só agrava e prolonga a crise e o sofrimento de milhões de brasileiros. Dil ma , e o PTê, só querem o poder a qualquer custo (custo dos outros, claro)

    Responda
  18. Waner

    A herança foi dilapidada pela sempre manippulação dos mercados feita pelo grande capital, que derrubou em doze meses o preço das commodities pela metade, nossa arrecadação como país caiu enormemente e isto o senhor autor da matéria nãoo fez alusão, é claro! É golpe no leitor, expor apenas uma visão distorcida e querer culpar a presidente como se atual crise econômica tivesse sido causada por ela. Nãao falar que a crise política foi causada pelo oposição é ocultação danosa, a omissão é pecado...

    Responda
  19. Inter Uai

    Duas observações: 1) O direito de Dilma concluir o mandato é o direito sagrado de 54 milhões que votaram nela, 3 mi a mais dos que votaram no outro. 2) Dilma tinha todas condições de bem governar e não governou, o autor teria razão se não houvesse uma guerra sem trincheiras da oposição inconformada com a derrota desde o primeiro minuto da sua eleição. Hélio a razão da vontade de derrubar Dilma é ideológica !

    Responda
    1. MarceloCoelho

      Mentira, a razão da vontade de derrubar a Dilma não é ideológica, é pragmática, para evitar que ela continue a destruir o país. A maior prova disso é que quando Dilma se elegeu pela primeira vez recebeu um grande crédito de confiança da população, que chegou a lhe dar uma aprovação maior do que a de L u l a em seus melhores momentos. Perdeu esse apoio porque seu governo foi um fracasso, e uma decepção para a imensa maioria da população.

  20. Arias

    uma coisa, Dr. Hélio... Não se trata do "direito" individual da presidenta decisão incluir o mandato. Se trata da estabilidade do procedimento eleitoral sobre o principal cargo de um dos poderes da república.... Esse procedimento é uma parte significativa do "contrato social". Logo, o cumprimento regular de mandato não é de interesse individual da mandatária, mas de todos aqueles que acordaram com os procedimentos constitucionais descritos na nossa democracia/contrato social

    Responda
  21. MarceloCoelho

    "Seu direito de concluir o mandato não é maior que o direito de milhões de brasileiros a um governo funcional". Pois é, é isso, o colunista resumiu muito bem, em uma frase, o verdadeiro e legítimo motivo para o impeachment. O resto são apenas formalidades.

    Responda
  22. Prof Gerson Chadi

    Caro Schwartsman, o Brasil todo, condescendente que é, prefere, historicamente, ver os mandatos de seus governantes concluídos. Entretanto, a conjuntura atual fez 86% dos brasileiros anteciparem aquilo que você chama de "solução aceitável". Tentar lavar aquele "caldo das ruas" da Marilena Chauí poderá levar todo o país para o esgoto.

    Responda
  23. zig

    Ela fracassou como guerrilheira " da esquerda cubana ", fracassou como Ministra de Minas e Energia, fracassou como presidente do Conselho da Petrobras. Como Presidenta da nação não seria diferente, é o curriculum dela.

    Responda
  24. Dewey

    É como se o Z/agallo tivesse falado, "vocês vão ter que me e/ngolir", e depois p/erdesse a C/opa de 94.

    Responda