Luiz Felipe Pondé > O novo moralismo jovem Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Gente careta e covarde. Parece que o Blues da Piedade, do Cazuza, foi escrito para o jovem de hoje. É incrÃvel que as pessoas consigam ser promÃscuas, drogadas, e ao mesmo tempo caretas e covardes. Demorei pra entender isso.
Texto fraco. Repleto de generalizações vazias, com poucos exemplos e argumentação confusa. Começa com devaneios polÃticos que pouco se relacionam com o assunto principal, depois faz alusões históricas fracamente conectadas... Parece mais um chilique do que um artigo de opinião.
Me impressiona a omissão de Pondé em dizer o verdadeiro causador disso que ele relatou! E sei qie ele sabe quem é o causador disso... Eu sei que Pondé sabe que o causador disso são os "intelectuais" marxistas que a 70 anos dominam na área de humanas nas universidades do ocidente e hoje os seus "filhos" estão atuando nas escolas básicas fomentando essa ideologia. Pondé sabe que é o marxismo "cultural" (Lucáks, Gramsci, Adorno, Marcuse, Freire, etc) o germe disso, mas, nunca diz.
O fantasma da adultera é um sintomático delÃrio moralista de séculos. Que inversão fantástica, digna de um velho padre.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Assusta-me a desonestidade intelectual do colunista. Sob a embalagem de combate ao "novo moralismo", vende, na verdade, o retorno ao velho moralismo. A sua implacável perseguição ao politicamente correto, encobre uma defesa ferrenha do pensamento obscurantista de outrora ("Dê-me um jovem que não gosta de ler, mas não me dê um jovem que acha Nelson Rodrigues um machista.") Em resumo, o filósofo prefere a ignorância ao questionamento do status quo (seja este válido ou não).
Perfeito Pondé, porém tudo isso cabe mais a nossa geração que a dos jovens. Talvez por você viver em um meio digamos mais despido de preconceitos nem perceba qual percentual da nossa geração tem a coragem de peitar regras impostas pela geração antecessora. Os jovens sim, educados por nossa geração, acrescidos de muito ego, porque a eles foi dado acesso irrestrito a informação, se acham donos do mundo. Os jovens de hoje tem necessidade de enfrentamento e muitos de nós não tem capacidade pra isto.
"O problema é que os imbecis são cheios de certeza e os inteligentes, cheios de dúvidas", Bertrand Russell
Como sempre,excelente! Adorei a definição de moralista.'Moralista é aquele que caga regras!"Os torquemadas de bolso incomodaram muito esse ano com a posição contrária à reforma na Educação.Uma escola pública é do povo e jamais será de um grupo temporário de alunos.
Nós contemporâneos, como infantis que somos, não percebemos que estamos construindo um novo clero puritano, com todo o moralismo, a boçalidade, a insensibilidade e a arrogância que marca toda a pureza de coração nesse mundo. Que bom que tem alguém Lúcido para nos mostrar o caminho.
Num mundo onde o importante é o big brother , o que dizer dos jovens ? No meu perÃodo de Universidade (1977-80) éramos "esquerda festiva" x "direita reacionária" e lutávamos por nossos ideais . Eu militava no conservador Centro de Estudos de Administração da UFPR e promovÃamos "Altos debates" . E hoje ? Vivemos no mundo do "copia e cola" ...
Ele tem que escandalizar um pouco, para ver se a cabeça de vocês pega no tranco. Mas é difÃcil, não pega nem assim...
Lamentável é ver um pensador esclerosado tentando barrar o avanço da civilização, em nome do que se pode chamar de um romantismo perverso. Saudoso da barbárie?
Barbárie é Dilma.
Barbárie é a Dilma, o Lula e o PT.
Ao fim do texto fiquei com a impressão oposta, alguns senhores estão caducando mais cedo.
Para jovens tolos o contraditório tem de ser desqualificado.
Nunca li tanta bobagem concentrada em tão poucas linhas...
Está enganado(a). Não me identifico a partir de grupos. Não divido o mundo entre "meus" e "deles". Sou livre para criticar quem quer que seja, independentemente da natureza de suas ideias. Não acho os textos do Pondé, em seu conjunto, melhores nem piores do que os de outros colunistas. Refiro-me especificamente a este texto. Reducionista; historicamente inconsistente; filosoficamente frágil. Se para você isso é um texto de qualidade, um VIVA à mediocridade!
Com Janio de Freitas você estará entre o seus...
Quanta "coragem" a sua, né, Pondé? Falando de covardia de jovens de um paÃs que não o seu, numa época que não a sua, em que você não teve que fazer a opção, para dizê-los "covardes" por se recusarem a ir para uma guerra suja, articulada e mantida por gente com mentalidade similar à sua: Nixon e MacNamara, este último que, em extenso documentário, afirmou ter sido um enorme erro a guerra. Eram covardes, meu deus, Muhammad Ali, Thomas W. Bennett, Joseph G. LaPointe, Respeito a esses homens.
Chamar quem não quer ir a uma guerra de covarde e/ou preguiçoso é de um mal-caratismo, de uma perversidade, de uma falta de humanismo e falta de caráter assustadora. Dos jovens moralistas eu não tenho medo, pois um dia amadurecem. Tenho medo é dos velhos moralistas, que já não têm nada à perder em suas mediocres vidas. Esses sim são nocivos à sociedade. Pior é que alguns tem espaço em grandes veÃculos de comunicação.
Em geral gosto das ideias do Pondé, mas hoje não deu. Ser contra guerras injustas é covardia? Guerras que atendem interesses econômicos de grupos apenas, não são nem mesmo geopolÃticas como interesse da nação mas de grupos de controle econômico do poder. Seria errado recusar combater no Iraque quando Bush resolveu atacá-lo sem qualquer evidência concreta de que fosse ameaça ao paÃs, para atender interesses dos falcões petroleiros? Aliás, a verdadeira ameaça vinhas dos sócios da Arábia Saudita.
Você não entendeu o texto do Pondé... Ele está mais para Jack Kerouac... O resto é beicinho de bebê de esquerda.
Não sei em qual mundo vive o autor. Porque a realidade que vivencio no dia a dia é muito distinta do exposto no texto.
Hahahahah , boa essa Viva !
É por que você é um dos jovens que ele descreve.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Luiz Felipe Pondé > O novo moralismo jovem Voltar
Comente este texto