Opinião > O problema das cotas Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Antonio

    A constituição não deveria ser evocada para apoiar comitês raciais. Isso é um atentado à história da humanidade. Nunca visitaram a casa de Anne Frank? Quantas atrocidades já foram cometidas com o conceito de raça!

    Responda
  2. baltazar

    ...muito simples: o DNA do candidato suspeito de cota é mais barato.

    Responda
  3. rãs

    há também outros caminhos para ações afirmativas. o uso de cotas engessadas pode ser substituído por uma pontuação extra dada aos que classificam-se segundo algum critério, o que anularia os argumentos de que as cotas abaixam o nível. explico, se o cara 'tá quase lá', tendo vencido grandes dificuldades, quando tiver oportunidade, vai ser o 'coelho' da turma. a pontuação extra daria esta oportunidade.

    Responda
  4. AgnaldoTrombim

    Aah! Como é difícil para a 'casa grande' lidar com bom senso, democracia e justiça social. A cabeça parece que irá 'ferver'! Já para golpe, crimes sonegacoes e privilégios, tudo é mais simples. Pra que complicar!? Que vergonha!

    Responda
  5. Recomeço

    Minha pele é branca, mas se trabalhar ao sol ou passar uma semana na praia, fica bem morena. Sou negroh ou não?

    Responda
  6. Recomeço

    Tenho a pele branca e o cabelo liso, mas meu "beiço" (que orgulho ter passado para minhas filhas), é africano. Sou negroh ou não?

    Responda
  7. jader

    No siste ma capitalis ta,tirando os que se beneficiam dele,branc os e negr os de classes pobres estão encurral ados na grande senzala.

    Responda
  8. BrunoVivas

    E vou além nessa questão: o percentual de vagas reservadas às cotas deveria ser definido após a realização das inscrições, respeitando-se a proporcionalidade da relação candidato/vaga para quem concorrerá pelo sistema de cotas e quem concorrerá pelo sistema de ampla concorrência. Não me parece justo que a cota para índios apresente um relação candidato/vaga de 2/1 e a ampla concorrência gire em torno de 40/1 para um determinado curso.

    Responda
  9. BrunoVivas

    ´Na época de graduação na UERJ, uma das universidade pioneiras na adoção de cotas, muito debati a questão da cor da pele como critério de acesso às vagas reservadas às cotas. Meu vestibular foi o último sem cotas. Portanto, vivenciei a implantação desse sistema e os calorosos debates que daí decorreram. Sempre fui dessa opinião de que a adoção de critérios objetivos era mais adequada. Subjetivismos não coadunam com processos públicos de seleção.

    Responda
  10. João Sebastião

    Tenho vários ex-colegas de faculdade negros que estudaram a vida inteira em escolas públicas e eles se orgulham do fato de não terem se valido desse sistema injusto de cotas para entrar na faculdade e serem ótimos profissionais. Volta e meia ouvimos relatos de pessoas humildes que pelo esforço próprio, conseguiram ingressar no ensino superior ou passar em vários concursos públicos. Com dedicação aos estudos e persistência e algumas horas a menos no whatsapp e facebook você consegue!

    Responda
  11. Mayane

    Sempre me posicionei contra cotas raciais, afinal, não há "raças". Não deveríamos sofrer distinção por clero, cor, sexo ou de qualquer outra forma. Isso sim é discriminação. E da pior forma: legalizada. Concordo plenamente com o autor: se deve haver cotas, que sejam sociais. Todas as cores e culturas estão sujeitas a situações financeiras desfavoráveis e deveriam receber ajuda, quando digo ajuda é para superar aquela situação, não uma bengala vitalícia, mas aí já entraremos em outra seara...

    Responda
  12. Calferr

    Comitês raciais! Meu Deus, onde estamos? na Alemanha nazista? Na minha visão, qualquer critério (dito) racial é totalmente inconstitucional e não consigo entender o porquê o STF determinou o contrário.

    Responda
  13. Recomeço

    Perfeito. Cotas raciais, antidemocráticas, são somente a expressão da cultura de privilégio no Brasil. Já cotas sociais representam igualdade de oportunidades permitindo acesso à universidade pública a um grupo que foi 'presenteado' com um dos piores ensinos públicos do mundo. Isso não significa que deve ser abandonado o principal: a reforma do ensino público de 1o e 2o graus para que tenham qualidade, quando todos os candidatos passam a ter condições iguais de competição valorizando-se o mérito

    Responda
  14. Iuri

    200 milhões de brasileiros deveriam assinar esse editorial.

    Responda
  15. aleluia

    Boa parte da população dita branca, tem origem na imigração no final do seculo dezenove, consequencia da abolição da escravatura Logo nós não temos divida alguma para quem foi explorado antes disso. Esse negocio de quotas é uma invenção demagogica para alguns ganherem votos fazendo caridade com o chapeu alheio., Está provado que a adoção de quotas piora o ensino superior, por permitir a derspreparados tentarem cursar para o que não estão capacitados.

    Responda
  16. Ezequiel

    No geral o sistema de cotas se mostra exitoso. A ele deve ser somada a cobrança generalizada nas universidades públicas onde a maioria dos estudantes é oriunda das classes mais privilegiadas, que pagaram pelo ensino secundário de melhor qualidade. Os que comprovarem insuficiência de recursos recebem bolsa.

    Responda
    1. Recomeço

      Exatamente Ezequiel, então a questão é de classe e não de raça e está sendo executada de maneira preconceituosa e injusta .

  17. Antonio

    Eu acredito que criar comitês de pureza racial é uma iniciativa lamentável. Nada foi aprendido ainda com os campos de concentração? Cota racial é falta de cultura.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.