Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. cacá

    Um bom diagnóstico do caos em que vivemos. A imoralidade, infelizmente, viceja em nossa política partidária e nos governos, sejam de que cor. A matéria prima dessa gente, o povo, há muito anda brincando com a canalhice em suas atitudes quotidianas, todos querem levar vantagens daí, um pulo para esse putrefato produto.

    Responda
  2. caitolc

    Se o impeachment vingar sai como vítima . Se não, sai pela porta dos fundos pelo TSE com a Lava Jato no colo

    Responda
  3. Waner

    Tem muita gente que se diz honesta, cumpridora dos seus deveres, religiossa, que quer ver um país melhor, que quer que os seus filhos sejam honestos, mas que está fechando os olhos a armação... fechando os olhos como se nãao entendesse que falta o crime de responsabilidade para dar legalidade ao impedimento, alegre porque vai tirar alguém do poder que ela nãao gosta, mas traindo as suas convicções(?), dizendo que os fins justificam os meios... ou lavando as mãos, como Pilatos...

    Responda
  4. Waner

    E estão dando todo apoio a um senhor como Ckunha... o jeitinho brasileiro, agora institucionalizado, no parlamento... não vamos construir um país, estamos desconstruindo a moral, os bons costumes, o que é certo. Se nãao gostam da Presidente, por ser mulher, ou por ser do Phethe, ou por nãao ser flexível, ou por qualquer coisa: tudo bem! Mas vamos respeitar a lei, a moral, os bons costumes, os mais jovens que irão ver o que se está fazendo e tirarão como base para a sua vida...

    Responda
  5. Waner

    Se o impeachment passar, realmente poderemos dizer que este país nãao é sério. Os que nãao gostam de Dilma e nem do Phethe, e se dizem honestos, estão fechando os olhos para a falha legal: nãao existe razão para o impeachment - crime de responsabilidade. Isto é muito triste: estaremos confirmando que os fins justificam os meios, que vale tudo neste país, que o gol roubado qdo é para o nosso time pode, que este é o jeitinho brasileiro para tirar o phethe do poder... e churrascando...

    Responda
  6. Waner

    Como vamos construi um país a partir de um golpe. Vamos gastar mais vinte annos para que as instituições voltem a ter credibilidade. Como um deputado tem a coragem de olhar para o seu filho e dizer: está errado, a lei exige um crime de responsabilidae, mas isto eu nãao estou preocupado. o que eu quero é tirar esta mulher do poder... custe o que custar... os fins justificam os meios. Este é um momento que o país poderia virar a página do ajeitamento, do golpe, da corrupção... impedindo um erro.

    Responda
  7. Waner

    Você que é honesto, que quer criar os seus filhos com dignidade, tem agora uma grande oportunidade, para dar um grande exemplo. Diga para o seu filho, sua filha: nãao gosto da Dilma, nem do Phethe. Penso que eles são corruptos, desonestos etc., mas nãao posso ser a favor de uma armação, de um golpe, de um impeachment sem um crime de responsabilidade. Filha(o), nãao é sim que construiremos um país. Sou contra e vou agir: vou ligar para o meu deputado e vou dizer o que disse a vc...

    Responda
  8. Waner

    A principal causa dos problemas econômicos se deve a desvalorização das commodities que ocorreram nos últimos quinze meses: primeira verdade. Para se tirar honestamente, dentro de toda a legalidade, um presidente do poder dado pelo povo, respeitando a C f tem que se ter um crime, caracterizado como de responsabilidade, nãao é qualquer motivo. E ainda tem que ter o dolo! Agora se querem dar um jeitinho, fazer um golpezinho...

    Responda
  9. Waner

    Nãao tente enganar a sua consciência, a sua honestidade: impeachment é julgamento político sim, tem base legal sim, mas antes tem que ter um crime. Nãao é um crime qualquer não: tem que ser crime de responsabilidade e tem que estar bem caracterizado e tem que ter o dolo da Presidente. Nãao existe o crime de responsabilidade! Portanto, vc que está feliz com o impedimento, nãao deverá ficar feliz com a sua consciência e nunnca mais diga que somos um país do jeitinho e isto está errado!

    Responda
  10. narrador

    Não me canos de dizer: querem parir Mateus; terão que embalá-lo depois. Não se queixem , pois terão tido o que prepararam.

    Responda
  11. BethO

    A única solução é trocar a constituição que está ai, feita por deputados e senadores em benefício próprio. Constituinte exclusiva, membros independentes de filiação partidária, escolhidos por voto direto e em número proporcional à população de cada estado, e quem for constituinte torna-se inelegível por muitos anos para não legislar em causa própria.

    Responda
  12. Antonio Catigeró Oliveira

    Esperava o quê? Que os chupins se comovessem com as dissimuladas indignações midiáticas e se transformassem em mártires do controle de gastos públicos? Quantas propostas de corte foram rejeitadas na Câmara, no objetivo de enfraquecer o governo Deilma? Esqueceu por falta de memória, ou por conveniência mesmo?

    Responda
  13. Hebe

    Veja para onde nos conduzem as peripécias dos que podem vir a ocupar os principais cargos da República, amplamente comemoradas pelos coxinhas, fascistas, tucanos, demos e assemelhados e pela parcela do povo, coitada, que crê em tudo que diz a tv globo. nessa insana cruzada anti-Dilma,Lula,PT, a maioria (inclusive jornalistas) só enxerga a árvore, não a floresta. A mediocridade dos temer e cunhas se espalhou e se tornou uma praga insidiosa que vai ferrar o Brasil por 20 anos ou mais. Lamentável

    Responda
  14. ANDREAA

    Elite? A elite é o PT que está no governo arruinando a economia. Os petistas são muito mais coxinhas do que aqueles que eles chamam de coxinhas.

    Responda
  15. Arnaldo

    “Refundar”. Não adianta. Já afundou. Desde o primeiro mandato a nave já começou à deriva quando a presidente cercou-se das meninas sonhadoras e incompetentes. O Brasil não é um satélite girando em torno da Terra. O país está no planeta. “E la nave va”, à deriva. Impeachment! A turma no poder pela incompetência e cabeça nas nuvens deram asa às cobras.

    Responda
  16. Adriano

    Que o Temer e o PMDB são muito ruins todo mundo sabe. Mas se vice ruim for motivo pra não impedimento de presidente, basta um candidato escolher um vice bem ruim pra garantir que ele nunca será impedido, estando livre pra fazer o que bem entender como, por exemplo, quebrar um país para se reeleger.

    Responda
  17. Mari Ribeiro

    O cenário parece apocaliptico...mas não faz sentido deixar na presidência a responsável mor por toda crise econômica que estamos vivendo, isto sim seria o fim de tudo.

    Responda
  18. Cosmocrático

    Na minha modesta opinião, o ápice da canalhice é o Cunha virar vice-presidente e escapar da cassação.

    Responda
  19. Guriatã

    No mato sem cachorro, se ficar o bicho come se correr ele pega, se passar o impedimento seremos geridos pela papelaria panamenha. Aliás a direita daqui é muito amiga de Soria, Aznar e Mário Conde?

    Responda
  20. MAAT

    "Para políticos tudo é possível, desde decidir que a escassez é inconstitucional até que 2 corpos podem ocupar o mesmo espaço ao mesmo tempo", disse o anãozinho esquartejador.

    Responda
  21. Recomeço

    O tal "direito adquirido" é uma das maiores pérolas do nosso S.T-F, amigo da impunidade e muitas vezes também do privilégio; por exemplo se um sindicato de funcionários públicos corrompe um político a troco de legislar para de um salário astronômico e socialmente injusto, o que considero que seria um roubo, automaticamente se torna direito adquirido e ao invés da justiça perseguir o rouboh, ela o perpetua. Isso é simplesmente chacota com os "othários", eu inclusive; alguém mais se habilita?

    Responda
  22. MarceloCoelho

    Acho que o que se deve perguntar a esses ministros do Supremo que piscaram para a ideia de recalcular as dívidas estaduais com base em juros simples, é se concordam que suas aplicações financeiras (que certamente as têm) também sejam remuneradas por juros simples. Quanto ao resto, a situação é feia, mas temos que pensar positivo, a inflação vem caindo, daqui a pouco os juros poderão cair, a confiança na economia melhorará com a saída do pete e de suas ideias estúpidas e imprevisíveis...

    Responda
  23. Bene

    Não há equilíbrio, apenas busca de vantagens. Estado vai inchando. Obras superfaturadas. Dívidas e juros aumentando. Não há responsabilidade com o futuro. Déficits internos e externos. As contas estouram. O crédito foi uma boa invenção para promover o desenvolvimento, mas dominante, suplantou o humano. O sistema levou séculos para chegar à forma atual. Poder e dinheiro desumanizaram a vida. Não há boa vontade.Mercado e Estado se afastaram do humanismo, do real objetivo da vida. Decadência geral.

    Responda
  24. Dewey

    Qualquer análise baseada na condut a de partidos corre o risco de se tornar obsoleta antes mesmo da publicação. O que existe são grupos ligados a diferentes lideranças, sendo Temer uma delas, grupos esses compostos de vàrias tendências. Ninguém deveria ser tão ingênuo para imaginar que as decisões serão tomadas para favorecer a sociedade em detrimento dos grupos de interesse. Cabe a sociedade civil se organizar para mais uma vez não ficar a margim do processo esperando passivamente pelo melhor.

    Responda
  25. Arnaldo

    “A metástase da mediocridade”. No Brasil, por causa dos mecanismos da Conciliação, que datam de 1850 e perduram nesses odiosos "governos de coalizão", os partidos perderam importância, esvaziados de seus conteúdos propriamente ideológicos, programáticos, civilizatórios”. Carlos Guilherme Mota. “O crescimento (desenvolvimento de uma nação) é um estado de espírito, só cresce quem acha que vai crescer, e isso se perdeu”. Delfim Netto.

    Responda
  26. Arnaldo

    “A METÁSTASE DA MEDIOCRIDADE. No Brasil, por causa dos mecanismos da Conciliação, que datam de 1850 e perduram nesses odiosos "governos de coalizão", os partidos perderam importância, esvaziados de seus conteúdos propriamente ideológicos, programáticos, civilizatórios”. Carlos Guilherme Mota. “O crescimento (desenvolvimento de uma nação) é um estado de espírito, só cresce quem acha que vai crescer, e isso se perdeu”. Delfim Netto.

    Responda
  27. Atemu

    "para votar em uma das chicanas do Eduardo Cunha" O supremo considerou improcedente devido ao Eduardo Cunha ter seguido o regimento interno. Alías, a única pessoa que queria atrasar o processo via chicana era o Advogado Geral da União. Logo no primeiro estrofe o colunista já tenta falar uma informação incorreta, fica dificil levar à sério este texto.

    Responda
    1. IPA

      Exato, falam no Cunha como se todo mal tivesse sido causado por ele, o Cunha vai pagar na justiça, já a Presidente tem que pagar pelos erros que cometeu pra isso existe leis.

  28. Krüger

    Mais vale errar tentando do que permanecer repetindo o mesmo erro. Há uma nítida diferença entre o atual e o eventual futuro governo que é a capacidade de diálogo do vice e a capacidade de promoção de golpes palacianos da atual titular do Planalto. No ano passado, quando o impeachment era uma hipótese apenas remota, fez-se de tudo menos o necessário para que a economia recuperasse. Se temer não é brilhante, espera-se a capacidade de aprender com os erros. Só essa novidade, já seria boa.

    Responda
    1. Krüger

      Acho que da idade da sua mãe! Sugiro fazermos um DNA, pois há o risco!

    2. narrador

      Krüger, você tem quantos anos, meu caro? Seis?!

  29. cleide

    A esta altura da trag édia brasileira, qualquer coisa é melhor que D ilma. Mas concordo com o colunista num ponto. Grande parte dos componentes dos três poderes parecem totalmente bi polares!

    Responda