Opinião > Universidades em defesa da democracia Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Sensato

    Perfil de boa parte dos professores de universidades públicas: pessoas que nunca trabalharam até concluir o doutorado e cresceram sob a sombra do governo militar, com isso acham bonito ser de esquerda. Resultado disso? Politização das instituições e pífia quantidade de patentes produzida no Brasil...

    Responda
  2. bruno

    "A ninguém -trabalhadores, empresários, intelectuais, instituições- interessa um país com economia estagnada, com instituições e lideranças políticas debilitadas, uma sociedade fracionada e beligerante. Por isso mesmo, a situação requer, mais do que nunca, a obediência aos preceitos constitucionais e espírito público na defesa da democracia e do Estado de Direito." Essa frase resume porque a maioria da população é favorável ao impeachment, especialmente os que de fato leram a Constituição.

    Responda
  3. Mári

    Aqui jaz um comentário que abalroava em linguagem correta reflexões pertinentes e censuradas por um veículo que deveria defender a liberdade de expressão dos leitores - liberdade que acha justa para si próprio .

    Responda
    1. Mári

      Abordava

  4. Taylor

    O primeiro paragrafo já contem uma mentira (há outra palavara). Sou da UFSC e Andifes não representa nossa universidade. Faz uns quatro anos que uma assembleia muito corrida da Associação dos Professores da Universidade Federal de Santa Catarina (APUFSC) se disafilou de ANDES por voto livre muito expressivo. Tem umas dez pessoas que dizem ou acham que Andes representa os professores dá UFSC e as mesmas já foram repreendidas pela justiça mas não largam o osso.

    Responda
    1. Mári

      Bom saber. Não largar o osso é uma característica comum à tribo...

  5. Recomeço

    Sobre o mundo real: as universidades públicas brasileiras são muito mal avaliadas mundialmente e a produção científica do País é desprezível, mais ainda a de uso comercial que poderia ajudar a bancar os gastos, nos condenando a bancar eternamente os custos dessas entidades e a continuarmos como exportadores de commodities (exceto o militar e disciplinado I.T-A. Quanto a professores estarem fazendo de tudo, devemos incluir política e choro e excluir tecnologia e conhecimento de ponta.

    Responda
    1. Taylor

      Minha universidade talvez não cheque a ser uma das melhores do mundo mas eu a defendo de unhas e ... Qualquer um que sai de UFSC não é neceseriamente bom por que a administração das universidades é podre como é explicito neste "artigo". Meu filhos, tenho dois, formados na UFSC; um em direito que é promotor do MP/SC e uns 5% passem no concurso do MP/SC. O segundo é formado em engenharia de materias , É mestre duas vezes em nanomaterias nos pais de Holanda e Alemanhâ e doutor em Biologia (Alemanhã

    2. Mári

      Aplausos!!

  6. Leitor

    Lastimável ver comentários aqui demonstrando completa ignorância sobre a função da Universidade Pública brasileira. Esses que acusam professores - que dão a vida para o ensino e a pesquisa - devem achar que os jovens aprendem mais assistindo televisão. É de uma ignorância atroz. Privilégios? Ora, todos sabem que os professores universitários recebem salários totalmente desatualizados; que trabalham em condições adversas, com salas de aula lotadas, e ainda assim tudo fazem pela Educação do país.

    Responda
    1. Mári

      Não é bem assim e isso digo por professores universitários. Ouvi dizer que se aposentam cedo e bem e vão lecionar na rede privada. Também ouço dizer (de alunos) que muitos se esforçam pouco e cuidam de seus interessa particulares, inove se ausentando muitíssimo da cátedra para viagens pagas pelos troux...digo, contribuintes.

  7. gaucho

    ja entendi Sra Maria Lucia Primeiro : não representam a maioria das Universidades e do pensamento dos brasileiros Segundo: Seja Franca és Lulista e estas contrariada pela perda do cargo de teus amigos Assuma o verdadeiro motivo de tua explanação, fora outros que não conhecemos.

    Responda
  8. Tuze

    A universidade realmente não é o melhor ponto de observação da realidade brasileira. Privilegiados a favor de que tudo fique como está. Nada como elocubrar no conforto e na blindagem da condição de plena estabilidade sem qualquer pressão por produtividade, posseiros de toda uma estrutura operacional que não pede a devida contrapartida, salário garantido e aposentadoria integral. Que delícia...

    Responda
    1. Mári

      Compartilho sua opinião

  9. Recomeço

    Eu mudaria o título do texto para "Universidades em defesa de privilégios" pois com o que se gasta nas universidades públicas do Brasil daria para oferecer a graduação para o dobro de alunos se as mesmas fossem privatizadas, o que seria obviamente um terror para docentes, que teriam que ser produtivos ou perderiam o emprego, e para alunos, que caso reprovassem deveriam arcar com custos sobrando menos tempo para coisas como festas, álcool, maconh*, greves contra os governos "de direita" etc.

    Responda
    1. Taylor

      Desculpe o erro no genro.

    2. Mári

      Nem precisa privatizar (as privadas na maioria são piores), bastaria fazer com que os alunos que podem pagar, paguem. Simples. E que as universidades davam como as americanas, que captem fundos para ajudar o sustento. Ah, e mudar as regras de aposentadoria precoce...

    3. Taylor

      Infelizamente, não e realmente verdade que a senhora diz. As universidades federais tem alunos demais (sem interrese) e os alunos que não tem aproveitamento não são jubilidados. Os culpados por isso: o nome que a senhora usa "boliviarnos" é bom mas posso pensar de outros que não vou usar aqui. Sou professor aposentado de UFSC (agora seria compulsorio) mas quando me aposentei, foi por que não aquentava mais admistradores com a autora deste "artigo".

    4. Recomeço

      Não sou dono de escola particular, tenho uma filha estudando na Unesp e mais três se preparando para prestar vestibular e se fossem privatizadas as escolas hoje realmente seria um custo muito alto para mim, mas ainda preferiria assim, pois reduziria privilégios e ineficiências e seria melhor para o País. Podemos ter capacidade de doação ou as vezes nos colocar em segundo plano, bolivariano.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.