Luiz Felipe Pondé > A história do Brasil do PT Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Estão fazendo medicina pra se dobrarem ao mercado. A Esquerda só Esquerda porque pensa.
O fato é que o pensamento crÃtico, contra-hegemônico, só poderia ter raÃzes na esquerda. Afinal, os conservadores querem conservar, e revolucionários, revolucionar. Qual a supresa aqui? Constatar que perdem de lavada "na produção de conhecimento, não os redime da paranoia promovida em conjunto com os poderes econômico e midiático. É preciso refinar o referencial teórico. Tens razão: Pondé, Marco Antonio Villa e Olavo de Carvalho são leituras de domingo à tarde mesmo.
Desde os anos 50 , vejo a história passar e desde "o petróleo é nosso" vejo outras sociedades evoluÃrem e cada bonde que deixamos de pegar, quando você diz que as Dilmas serão em série, sou obrigado a concordar que 50 anos é muito pouco pra se livrar dessa maldita cultura de esquerda.
"Se você não acredita no que digo é porque você é mal informado. " Menos Pondé...
O ativismo dos esquerzóides com seu mantra empoeirado, nos obriga a defender ideais libertários com mais ênfase e organização. Leiamos também mais Pondé, Lobão e Olavo de Carvalho, para não nos contaminarmos com a repetição das falácias dos politicamente corretos. E humidilmente, argumentarmos contra essa doutrinação obsoleta dos marxistas.
O Pondé fala de idealidades e fantasias próprias de quem vive no eixo Rio-SP e desconhece o Brasil em toda a sua extensão. Fala de "Pensamento Liberal" (do qual é um dos arautos) no Brasil como se houvesse aqui um Capitalismo Liberal, uma Burguesia Liberal sustentado(a) num mundo real - ah! desculpem-me: esse papo de ideias sustentadas em processos histórico reais é coisa do Marx (esse filósofo ultrapassado!). O Pondé é o máximo para falar de ideias "fora do lugar".
Concordo inteiramente com o colocado no artigo. A iniciativa proposta para reverter a tendência de domÃnio hegemônico da esquerda pelo financiamento de pensadores mais liberais ou conservadores é excelente. Deveria ser orquestrada por pessoas como você Pondé e outros como você, ao menos na articulação de um grupo que proponha uma pauta, metas e que agregue pessoas em torno para buscar-se financiamento e gerar um bolsão de acolhimento para os que pensam da mesma forma e hoje estão desamparados
Mestre Pondé, infelizmente você tem toda razão. Parabéns pela lucidez no desvelo do aparelhamento (esquerda vinho tinto) das universidades, em especial as públicas.
Pondé gênio como sempre. Essa é a relidade da educação no Brasil. Estudei a vida toda em escola pública e me lembro perfeitamente dos discursos vitimistas e dos livros em que na capa, mostravam uma multidão de protestos com pessoas de vermelho e bandeiras de movimentos sociais, como MST.
Só posso lhes dizer pra ler pesquisas. Sei que é difÃcil pra vocês...
De acordo quanto ao núcleo da mensagem: válida e bem transmitida. Quero, acrescentar duas coisas: a) bater no "conservadorismo de esquerda". Suas soluções pictóricas e polÃticas públicas se esgotaram, há muito, e o maior exemplo de fracasso está na área econômica; b) um bunker onde a "resistência" dessa intelectualidade conservadora se incrustou é a universidade pública, sobretudo as áreas de humanas: denunciar este gueto; c) mostrar o que aconteceu à s esquerdas na Europa dos anos 1960-1990.
O que faz supor ao um intelectual tão bem conceituado com vasto conhecimento enciclopédico e falando do “centro”; que a história seja ela escrita, ensinada ou vivida, deva ser pensada sempre a partir dos pressupostos da “casa grande”? Que o protagonismo histórico é uma predestinação, um privilégio? Como o pensamento letrado neste paÃs é violento! Como nossas epistemes amparam a exterminação do outro, de forma continua e sistemática, ainda que disfarçada de requintes intelectuais e insuspeitos!
Parabéns Pondè pelo texto...
Como sempre muito aguçado e preciso seu raciocÃnio.Entretanto a falta de reflexão e de argumentação dos petistas deveria bastar para que não houvesse gente seguindo esses repetidores de frases e de pensamentos feitos,sem a menor crÃtica dos equÃvocos inerentes a sua ideologia.Há que se gerar riqueza antes de distribuÃ-la.A polÃtica de populismo fiscal quebrou a Venezuela e Cuba socializou a pobreza.Qualquer um enxerga o descalabro que a Nova Matriz Econômica causou à Nação.Menos o PT!
Gosto muito do que Pondé escreve, mas nesse caso exagerou muito na dose e beirando o niilismo, como se nada tivesse jeito mesmo. Se ficasse explÃcita uma proposição para fazer mais, tudo bem, mas da forma como ele encadeou seu argumento não se contabiliza adequadamente todo nosso esforço a passos largos. Basta uma rápida pesquisada na rede para se detectar que há muito mais do que um movimento pelo impeachment - que é, no fundo, só um reflexo - surgindo e sedimentando novas bases culturais.
Olha só a arrogância: "quem não acreditar no que digo é mal informado". Depois é o peettt que é o dono da verdade. Pimenta no dos outros é...
Brilhante, simples assim.
Parabéns Pondé. Não deve ser fácil para você resistir no meio acadêmico. Faço votos que continue escrevendo textos pedagógicos como este. Sempre afirmo que seus textos são muito necessários para a formação intelectual dos nossos jovens.
Excelente texto, o vitimismo esquerdopático está manifestado em todas as esferas da cultura brasileira, está tão enraizado que já nos acostumamos a ele, ficamos passivos. Os protestos nos últimos anos são uma respostas de que muitas pessoas já estão cansadas dessa bunda-molice da esquerda, queremos sair do lugar, avançar na história, virar a página.
A primeira etapa na resolução de um problema é reconhece-lo.
Tragicômico Pondé. Há um exagero algo assustador na argumentação. Muito do que a chamada esquerda tem de fundamental no mundo inteiro diz respeito à humanização de relações, à quebra de tabus teóricos (sem embargo da invenção de outros) à superação de estágios socioeconômicos educacionais meramente mercadológicos. Tomar a presidente Dilma como sÃmbolo das ideias e da prática administrativa possÃvel para as esquerdas não faz jus à sua inteligência. Melhor será focar o caráter brasileiro.
O PeTe destruiu o debate esquerda-direita, todos os debates polÃticos foram transformados em debates sobre o poder e não à s questões relevantes à sociedade. O PeTe traumatizou os brasileiros em relação ao pensamento esquerdista, sabe-se la quanto tempo a esquerda vai levar para ter um discurso coerente agora.
Perfeito. Pior do que o estrago econômico e a situação citada por Pondé é a geração de pessoas desocupadas, sem vontade de trabalhar e estudar, afinal boa parte da população é alienada politicamente. Este estrago será muito pior para as diretrizes do paÃs.
Enquanto estes jovens estiverem sendo sustentados por seus pais eles acharão lindo os ideais socialistas, não produzir e não ganhar dinheiro, pois isto é pecado para os esquerdistas. Receber de quem produz e distribuir aos desvalidos para valorizar a sua "humanidade" é bem mais fácil. Verdadeiros chupins....mas um dia descobrirão a verdade sobre a esquerda.
Excelente texto, também acredito que esse seja nosso grande desafio, acabar com a imagem de um Estado que deva fazer tudo por seus cidadãos, em todas as classes, desde o empresário que procura benesses e o campo tranquilo nos contratos públicos, por muitas vezes através da corrupção e propina aos entes estatais; da classe média, que aos montes procura estabiliade em um serviço público e os menos favorecidos que recebem quase nada de programas sociais, é uma mudança crucial, mas ainda paradigma.
Excelente tanto o texto anterior sobre os jovens como esse. Frase épica que todos deveriam ouvir e entender: Não importa quantas Dilmas destruÃrem o Brasil, pois elas serão produzidas em série.
Temos que ser Brasileiros....nosso povo....nosso orgulho....uma nação única...com suas diferenças...mas todos juntos....sem esquerda....direita....ou liberal....para que tantos conceitos....vamos pensar no Brasil.....misturando tudo...parece que na mistura nós somos craques....tirar proveito do bom de cada teoria...ou é ilusão???
Concordo plenamente! O Brasil necessita de uma reforma curricular nas escolas e se livrar de uma vez por todas da influência marxista nas matérias de humanas.
Excelente texto.
Sou Históriador formado pela USP. O seu texto é brilhante!!! A aversão a matemática, o desprezo pela livre iniciativa e principalmente a rala cultura geral é a marca do professor de Humanas.
Eu acho você uma pessoa incrivelmente inteligente com um conhecimento incrÃvel. mas tem coisa que mostra uma certa miopia. parece ter uma certa vontade de ser moderninho também.
Pondé, que texto genial!!! Me formei em História na PUC-SP, em 2009, e por algum motivo, em minha turma haviam (entre eles, eu) algunas raros estudantes, que causados do marxismo cultural, buscaram uma orientação mais liberal. Fomos perseguidos. Eu fui expulsa aos gritos da disciplina de Marxismo, ao adentrar a sala com um livro de Max Stirner. Seguimos cada vez mais liberais, e fico feliz em ver que esta tendência vem crescendo... :)
Pondé, vc está narrando o mundo das ciências humanas. Fora dele, a narrativa da esquerda não prosperou, nem entre os pobres. Tanto não há hegemonia no mundo real que o PT está totalmente isolado.
Pronto é o que estava faltando depois do golpe a censura
Perfeita análise, caro Professor Pondé: "O pensamento liberal no Brasil não tem raiz na camada intelectual, artÃstica ou acadêmica. E sem essa raiz, ele será uma coisa de domingo a tarde." Lamentavelmente, acho que nem esta Dilma será apeada. Com o simulacro de ''entrevista'' montada hoje, se vê que o circo do vitimismo foi montado, e o discurso dos ''perseguidos'' será repetido mil vezes, e virará verdade. E a grande mÃdia, superestrutura especialmente dominada pela esquerda, fará o serviço.
nossa Pondé vc não precisa disso! vc ja ouviu falar de capitalismo responsavel ou social? nada a ver com liberarismo ou marxismo. alias dizer que o pt é marxista faz o velho KARL se revirar na sepultura.
Esse é o ponto. Tivemos uma vitória polÃtica, ética e moral ontem. Falta salvar a economia e depois a cultura da ideologia socialista, criadora do caos e da miséria. Chega cuba, venezuela, bolÃvia, equador....só "paraÃsos" sociais.
Também acho perigosa a esquerda quando pretende ter teorias explicando tudo e que os outros se comportem segundo essas teorias, mas igualmente não consigo compactuar com as maravilhas do mercado liberal. Como ter liberdade para pensar e criticar ambos. O mercado liberal é darwinismo puro, conquistar e destruir os concorrentes em nome da eficiência &sobrevivência (na verdade é o lucro do capitalista). O socialismo busca solidariedade acima da eficiência. Acho que a solução é a alternância cÃclica
Por isso, o importante é manter a democracia funcionando plenamente. Como ambas, esquerda e direita, tentam solapá-la, pelo domÃnio dos corações ou do dinheiro, devemos estar sempre atentos e votando com alternância. Qualquer delas que se assenhore demasiado do poder vai acabar gerando imensa corrupção; pois essa é uma caracterÃstica humana, independentemente de ideologia. Estamos vendo isso no Brasil o tempo todo.
Na mosca, Luiz Felipe Pondé é um dos motivos [poucos] para continuar pagando a assinatura.
Na mosca. Luiz Felipe Pondé é um dos motivos [poucos] para continuar a assinando a folha.
AntÃdoto: Ler a coleção completa, de 1942 a 1989, da Seleções do Reader's Digest. Sério !
Seria melhor. Ler os "intelectuais" comunistas brasileiros, com sua ideologia caduca, fracassada e derrotada, só nos traz atraso. "Aonde um esquerdista pisa, não cresce grama", Margaret Thatcher.
Eu não entendo, como podem aderir a uma ideologia que restringi toda sua liberdade. Todos os paÃses comunista/socialistas foram ou são ditaduras. Não existiu ou existe um único caso de democracia entre eles. Desafio qualquer um a apontar um único caso em que foram ou são democratas. PaÃs em que existe preso polÃtico é democracia? De maneira nenhuma. Fidel Castro derrubou uma ditadura de direita e implantou uma de esquerda.
A esquerda vai e volta, a direita vai e volta e nós continuamos na mesma.... Acorda Brasil!!!!
A esquerda "ensina", que a direita é o na....zi...smo, nada mais errado. Direita é o Liberalismo, que prega estado pequeno, pouco imposto, responsabilidade pessoal para resolver os seus problemas e a procurar soluções sem um estado baba que tudo deve dar. Exemplo EUA, exemplo maior da verdadeira direita.
Pondé,fui professora e sei do que vc está falando. As salas de aula são contaminadas com ideais esquerdistas e professores que não são de esquerda sofrem preconceito por parte dos petistas. O que me deixa indignada é que a maioria deles se submetem a este patrulhamento dentro das escolas. Eles adquirem crédito com os alunos quando dizem que a esquerda lutou contra a ditadura a favor da democracia , o que não é verdade, eles queriam a ditadura comunista. Quem lutou contra a ditadura foi o povo.
concordo com o que vc diz, no entanto creio que está na hora de começarmos a mudar isso . o BRASIL é muito maior do que estas ideias esquerdistas tentam fazer dele. precisamos de pesquisadores e formadores de opinião isentos no Brasil pessoas que seja isentas e que realmente construam uma historia mais próximo da verdade. digo isto porque sou historiadora e pesquisadora de educação.
SEGUINDO ao longo desses anos. Você fala em jovens para repensar o paÃs e eu quero estar entre esses jovens. Uma jovem com experiência vÃvida dos dois eventos. Idade cronológica diferente da idade que exibo, ainda dançando ballet, professora de Yoga, amante praticante de dançar tango, pesando 52 quilos e sem tomar nenhum remédio. Muito prazer, Celeste Gomes dos Santos. A continuidade dessa distorção na educação me preocupa MUITO e eu desejo e vou me esforçar para que isso seja corrigido.
Não sei qual é a deste pondé, pura balela, você acredita mesmo que no colégio Dante Alighieri, no bandeirantes, rio branco a corrente majoritário alà é mesmo a da esquerda marxista, pense bem, o que ocorre com ele é que acho que ele gosta de apanhar destes bol..sonarinhos da direita, vai ser republicano lá no Texas, benzinho.
Cuidado, não existe colégio sem infiltração comunista. Veja o currÃculo, os livros, alguns professores. Na Universidade então......Quanto a ir para o Texas? Que tal tu ires para cuba, "paraÃso" socialista do miséria e da opressão.
Desculpe Pondé, mas se você diz que a inteligência é escrava do pensando de esquerda e que o liberalismo está mais para uma conversa de domingo a tarde, então porque o liberalismo não começa a melhorar sua produção intelectual no Brasil? É culpa da esquerda a falta de produção intelectual dos outros?
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Luiz Felipe Pondé > A história do Brasil do PT Voltar
Comente este texto