Hélio Schwartsman > Tesconjuro Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Insistir na diferença absoluta entre o jurÃdico e o polÃtico é a arma de oportunismo para justificar vontade polÃtica. O processo de impedimento (palavra correta – não ‘impeachmentÂ’) é um julgamento de foro polÃtico, mas apenas se tiver crime jurÃdico. Sem crime se torna apenas polÃtico e isso permitiria maioria no Congresso tirar qualquer presidente por motivos puramente polÃticos.
A teocracia não é um governo que emana de Deus, pelo menos, não no conceito cristão, pois Jesus disse: "Meu reino não é desse mundo" e o apóstolo Paulo completa: " Pois com que direito haveria eu de julgar os de fora? Não julgais vós os de dentro?". Portanto, quem acha que Deus aprova a teocracia, que Ele consente que religiosos estão autorizados a gerir a privacidade da mulher, etc... está totalmente equivocado.
Uma dúvida me vem: ou esses deputados, alçados ao congresso pelos artifÃcios de uma legislação eleitoral ruim (coeficiente eleitoral e voto de legenda) não são representativos da população brasileira ou, ao contrário, são nosso espelho e a amostra perfeita e representativa dos brasileiros. Somos isso? Somos assim?
Não sei se Sucupira é uma miniatura do Brasil, ou se o Brasil é uma grande Sucupira! - Dias Gomes - autor de O Bem Amado. Olhando pelo lado 'otimista' pelo menos temos essas 2 opções descritas acima! Faça sua escolha.
"as perspectivas econômicas do paÃs são melhores sem ela do que com ela.". Onde estão estas perspectivas? Show me please! Se o congresso trabalhasse com o mesmo vigor que trabalhou para a aprovação do impedimento, seguramente, neste caso, terÃamos melhores perspectivas. Hoje, não. Nada! Que fique claro que não apoio a Dilma, mas de forma alguma demonizo e credito somente a ela o que acontece no paÃs.
A pedalada, que é o motivo do impeachment, seria o pecado menor. Não é nada surpreendente constatar que este Congresso é ultra conservador, praticamente TFP.
diretamente. Os que estavam no topo da cadeia de sugação a um fio de matar o hospedeiro. Necessário é afasta-los para recuperar um pouco a energia do hospedeiro. Ele tá quase sem sangue ($$$) com o tal projeto de poder pseudo bolivariano. Incompetência e irresponsabilidade sem fim! Em tempo, para acabar com a liberdade de crença no paÃs, basta colocar mais alguns religiosos no parlamento! Eles estão doidinhos para impor sua fé à forcps. Ah pelo fim da imunidade de religião/empresas.
Vamos para o caos...psdb não participará do governo....o ArmÃnio já disse que tá fora....os melhores não vão querer participar de um governo com pecha de golpista....Será: Temer, Renam, Cunha, Maluf, Jucá, e aà vai.....Parabéns aos Brasileiros...Ah...e na primeira seção do congresso após a posse.....a câmara vai votar, aumento dos impostos do combustÃveis e a volta da CPMF.....quem viver verá....
Somos um paÃs onde falta tudo. Precisamos de estradas, metrôs, ferrovias, escolas, hospitais e milhões de unidades residencias. Estão esperando ser construÃdas. Não faltam recursos nem força de trabalho. O que falta é pedigree. Somos um paÃs de vira-latas. Conseguimos a proeza de, com dinheiro público, formar mentes talentosas nas mais diversas áreas cientÃficas para ao final mandá-los embora do paÃs, obrigando-os a desenvolver seus potencias em laboratórios estrangeiros.
Os comentários dos deputados justificando o seu voto é o melhor retrato falado da cultura deste paÃs, caberia um sociólogo ou antropólogo analisar e nos brindar com uma leitura objetiva.
Os discursos dos parlamentares indica que o paÃs caminhará para uma teocracia distribuÃda entre seitas dominantes em cada região.
Confesso a melancolia. A coluna traduz o que a maioria que ouvi, sentiu. Acrescento: vergonha e consternação.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Tesconjuro Voltar
Comente este texto