Educação > Por que Pedro Álvares Cabral é pouco lembrado em Portugal? Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Paulo

    ele nasceu em muzambinho

    Responda
  2. Paulo

    ele era genoves

    Responda
  3. Paulo

    ele era japones

    Responda
  4. Paulo

    ele era canadense

    Responda
  5. Paulo

    Porque na verdade Cabral era Irlandes havia nascido em Dublin o pai era Irlandes e a mae era cearense de Juazeiro do Norte. Foi batizado pelo padre Cicero que na epoca era Ministro do Exterior de Ceara em Crato. Cabral na verdade era de Belmonte em Portugal que na época pertencia ao Reino da Irlanda. Entrnderam?

    Responda
  6. Maurício

    Gostei muito de ler este texto. Muito interessante.

    Responda
  7. Presto

    Portugal não dava tanta importância por que a questão principal eram as especiarias. Estas passaram a valer vinte vezes menos para os portugueses e foram financiadas por banqueiros italianos.Era negócio. Aqui só pau brasil. A questão de ser colonizado vale para todas as nações. Ver Ãfrica: Belgas.Franceses. Ingleses. Todos problemas. O que faz a diferença ? geografia?raça?costumes? não ! politica econômica inclusiva. Ver diferença cidades de los nogales.Fronteira divide cidades: méxico e usa.

    Responda
  8. Presto

    Existem três documentos referente ao achamento ou a fundação do Brasil : carta do piloto anônimo , de uma das treze naus; carta do mestre Farras, médico e astrólogoe a Carta de Caminha. Duarte Pacheco andou lá por cima do Brasil e não existem grandes evidencias de que se considerava descoberta ,umas três viagens. No final quem se deu melhor foi Vespucci que narrou as estórias de canibais e índias que foram lidas na Europa como ' aquela terra do o livro do amérigo', a America.

    Responda
  9. alicate

    na verdade não dava importância a Portugal

    Responda
  10. cacá

    Será que os portugueses têm vergonha de dizer que foi um deles que descobriu o Brasil? Querem ficar longe dessa bagunça? Tudo bem irmãos, mas vocês também estão bem atrasadinhos, hoje em dia.

    Responda
  11. Achilles Heliodoro

    A missão de Ca bral era o Oriente. Sua passagem pelo Brasil foi um mero desvio de rota (intencional ou não). Outro navegador chamado Du ar te Pa che co teria reconhecido terras por essas bandas três anos antes. Fora esse suposto descobrimento, a viagem de Ca bral foi insatisfatória.

    Responda
  12. Turco

    Em "os Lusíadas" Camões não cita o nome do descobridor uma única vez. Nem faz nenhuma referência ao "achamento da terra de Vera Cruz". E o poema se propõe a enaltecer os feitos lusitanos.

    Responda
  13. Turco

    A maior evidência do pouco caso que os lusos davam a Cabral pode ser notada até n"Os Lusíadas". Na sua epopeia, Camões se propõe a contar os grandes feitos portugueses e louvar os grandes homens da história portuguesa. No entanto, o nome de Cabral não é citado uma única vez no poema. Também ignora o "achamento da terra de Vera Cruz". É sintomático.

    Responda
  14. ALEX PEREIRA

    Há uma tese de que Cabral chegou para a tomada de posse das terras que foram descobertas por Duarte Pacheco Pereira, que havia aportado na costa paraense. De fato, pouco importa pois a documentação, fundamental para a posse da colônia, foi gerada pela esquadra de Cabral.

    Responda
  15. Galeano

    Quando os lusitanos aportaram no Brasil, os índios botocudos do litoral foram os primeiros a sofrer na carne a civilização. Os lusos queriam somente as mulheres e as terras deles. Daí que os botocudos subiram o rio Doce parando em Mariana-MG. No séc 19, von Martius, em viagem pelo Brasil, se deparou com os botocudos da cidade e notou que eles eram desconfiados. É a origem do 'mineiro desconfiado', como conhecemos. Em 2015, com o desastre ambiental em Mariana, os botocudos estavam certos!

    Responda
  16. tersiog

    Quem dera fôssemos descobertos por navegadores ingleses ou vikings. A história seria totalmente diferente. Ca bral não merece ser lembrado mesmo. Os lusitano s vieram aqui só pra saquear e escravizar, o que aliás continua até hoje

    Responda
    1. Achilles Heliodoro

      Diferente com certeza, melhor acho difícil. Cabe lembrar que os ingleses colonizaram a Jamaica, país bem problemático por sinal. E o negócio dos Vikings era mais no campo dos saques e pilhagens. Realmente os portugueses aprontaram das suas, mas ao menos deixaram um resquício de civilização.

  17. Presto

    viagem foi por duas causas : verificar o que existia além da volta do mar. uma manobra que navegadores davam para evitar correntes contrarias da Guiné , e depois prosseguir à Calicute, com as treze naus. Na viagem de Gama , e mesmo de Bartolomeu Dias , constam nos escritos de haver aves que prenunciavam possibilidade de terra .

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.