Demétrio Magnoli > Farofa, Ustra e Marighella Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Bela coluna.
Perfeito. Lamentável que em um momento tão importante para a Brasil, alguns olhem para o passado representantado por 2 figuras dantescas que são Ustra e Mariguella.
"Não reflete uma Nação, mas sim um sistema eleitoral torto". Oras, infelizmente no Brasil muitas coisas são tortas, logo por associação o Congresso muitas vezes é um reflexo da sociedade.
Analise perfeita. A evocação dos varios personagens antes do voto demonstrava por quem os sinos dobravam. Note-se a forte pressao familiar sobre os deputados. Bom que seja assim.
Demetrio e seus excelentes textos! Equilibrado e bem articulado.
"Farofa, Ustra e Marighela". Esqueceram do Lamarca?
Caro Demétrio, Comparar Marighella a Brilhante Ustra só poderia ser o produto de um "pensador" reacionário como você! Vc poderia ter continuado sua missiva com o argumento comum e patético de que o torturador Ustra teve um papel fundamental, e deve ser louvado por isto, para evitar que o Brasil caÃsse nas mãos dos comunistas comedores de criancinhas!!
Marighella, 'profeta da morte'? O ultimo substantivo não seria mais bem empregado no caso do Ustra, o 'covarde torturador'? Aliás, torturar jah não eh covardia?
as delÃcias da terceira posição...
Normalmente não respondo, mas hj ( tenho algum tempo e serei mais tolerante c/ as agressões ), aqui vai: 1) Andrômeda, quando vc. me responde dizendo que "Ustra e Marighella são incomparáveis" e o 1º foi o vencedor e o 2º o perdedor concluo que vc. homenageia o "vencedor", certo ? Quanto aos "terroristas", assim tb eram chamados os combatentes da Resistência Francesa pela Gestapo e SS; 2) Svarat limita-se aos adjetivos como "boçalidades, do psicopata narcisista, assassino..." Onde está o boçal ?
Ora, e não era mesmo um psicopata assassino? Basta ler os manuais de guerrilha que escreveu, está explÃcito lá sua atração pela violência e pelo assassinato. Esses caras não eram combatentes de liberdade nenhuma, o que queriam era instalar um regime totalitário de esquerda aqui, não é segredo para ninguém porque eles próprios afirmavam isso. Vou dizer o que de quem defende essas porcarias fracassadas? Só boçalidade mesmo.
Exatamente Epitácio! As lutas contra tiranias sempre foram taxadas de "terrorismo". Pobre Gestapo que sofria na mão destes delinquentes da resistência Francesa! Pobre Ustra que tinha que lidar com estes marginais, ladrões de banco! Realmente o mundo está perdido! Mas vamos tentando humanizar este mundo!
Precisamos de uma reforma polÃtica urgente, com mais representatividade.
O voto dos deputados serviu a dois propósitos: o motivo do voto (pedaladas fiscais e crime de responsabilidade). O segundo motivo foi a Homenagem, em decorrência do momento historico ocorrido. Esta foi muito diversificada e gerou muitas criticas. Se a presidente não conseguiu cortar gastos, nem privilegios e nem fazer o ajuste fiscal, em tres anos. Acho que a maioria do congresso votou sim, pela mudança, pois a proposta de orçamento para 2017, tambem era de deficit no orçamento.
Será que o Brasil é tão conservador quanto nosso Congresso? Aquilo lá me pareceu uma reunião da Tradição FamÃlia e Propriedade. E como diria Santo Tomás de Aquino, a democracia é a ditadura do povão, a tirania da maioria. Como é que a Dilma consegue convencer alguém que seu impeachment é golpe? Qualquer governante sensato em seu lugar renunciaria.
muito bom . Você conseguiu melhorar o astral da folha. vê se consegue dar uma lucidez para quem ..redige.. O editorial da folha. paulo
Como o autor nivela Ustra com Marighella então não sabe do que está falando; aliás, não é de hoje. Até quando Folha teremos a difusão de ideias assim tão perigosas para a Democracia ?
De fato são incomparáveis. Ustra foi nomeado para o DOI CODI para combater os terroristas em que Mariguela era um dos lÃderes. Ustra foi vencedor e Mariguela miseravelmente derrotado. Mas nada justifica a tortura, uma das grandes desgraças da humanidade. Minha total repulsa à tortura, o terroristas seriam derrotados sem ela. O fato de duraria mais tempo e os terroristas cometeriam mais crimes e assassinatos não justifica. É o preço que pagamos para sair da barbárie.
A defesa de ditaduras, em qualquer tom é sim um pesar. Concordo no argumento do colega ao rejeitar a comparação entre os dois, pois maior do que a simples luta ideológica, um representa a o braço armado do Estado violentando constantemente direitos civis e o outro a luta armada contra o próprio Estado. Qualquer relativização do tipo presente no texto preza pela covardia de tornar equivalente o posto das duas figuras, que não são.
E por que não? Quem era Marighella senão um boçal arrogante, cultor da violência e com claros traços de psicopatia narcisÃstica? Quem não sabe do que está falando é você que ainda cultua essas boçalidades da esquerda, fracassadas humana e economicamente em todos os lugares em que foram tentadas. Ideias perigosas à democracia não eram só as do Ustra, as do Marighella também.
Demétrio sempre com bons argumentos e boa leitura da polÃtica. Parabéns.
O espetáculo dantesco de domingo não reflete o Povo, mas reflete a sociedade civil e o sistema representativo sim. O próprio colunista, com seu achismo enviesado, demonstra a capacidade de um grupo, legitimado por diplomas, a pensar que o Voto em sua região vale mais do que o Voto no resto do Brasil. Duvido que o sociólogo tenha coragem de escrever um absurdo destes em um artigo para publicação acadêmica. Esse tipo de comunicação é para leigos, desinformados, convertidos e mercenários da rede.
Onde é que o texto do colunista diz que o voto em sua região vale mais do que o voto no resto do Brasil?
Amapá, Ceará e Bahia estão adorando o esquema do Phetê, com repasse abundante de impostos coletados mais ao sul, ou é preconceito meu?
Excepcional!
O nÃvel dos deputados se revelou, na média, baixÃssimo. Mas pergunto: e o nÃvel do Executivo? Uma presidente que não consegue concatenar três frases lógicas em sequência; depende de marqueteiros. Um "presidente de facto" de nÃvel moral e intelectual abissais. Dez ministros que podem ser presos assim que saÃrem do governo. Edinhos e Berzoines especialistas em propinas. Pansera como Ministro da Ciencia e Tecnologia. Filho do Barbalho como Ministro da Pesca. O da Justiça um pau mandado do Lulla etc
Perfeito!
Nada mais a declarar. Fecha a conta e passa a régua.
Que deputados fizeram foi como numa feira vender seu produto . Cada um vendeu o seu . Quem nunca foi a feira ? Tem de tudo . Vende se o que não tem . Farofa parece que o povo come a muito tempo . Fubá . Tortura teve dos dois lados com a presidente mandando bombons nos fortes apaches e mandando para lápide recrutas . Muitos pensam como bolsonaro e sabem se esta turma que está aà levasse 68 onde estarÃamos agora ? Quem reviveu 68 ? Quem trouxe de volta estes nomes ? Quem dividiu : nos e eles ?
Valeu Demétrio, penso que eles votaram mesmo pra ficar bem na fita com seus eleitores já que não fazem nada mesmo por nós.
Por Rui Barbosa, por Joaquim Nabuco, por Machado de Assis...
Demetrio,você como grande escritor que é,brilhante autor de livros didáticos onde milhares de alunos espalhados pelo Brasil estudam em seus livros,me decepciona por sua posição diante esse processo todo,você vai na contramão dos seus colegas da AGB ( associação dos geógrafos brasileiro).uma pena,você age com a cabeça no futuro é um pé no passado...
Blábláblá...
Ele deveria acompanhar o mainstream da mediocridade e ser um zé ninguém no pensamento nacional? Se fosse assim a humanidade ainda viveria nas cavernas.
E se, por hipótese, a grande mÃdia tivesse um lado, o que resultaria em opinião pública manipulada, a democracia não ficaria mais para plutocracia, reproduzindo, por fim, os interesses dos donos e patrocinadores destas mÃdias?
A "grande mÃdia", num sistema democrático, reflete posições da sociedade, o que ela não pode ser é socialista, porque senão, para ser coerente, teria que entregar as chaves de suas redações ao Estado, porque, como sabemos, num sistema socialista toda a mÃdia é do Estado.
Humm,um sem cabelo por aÃ,está apavorado com a eminente perda da boquinha caviar.
Esta hipótese é hoje uma realidade em Cuba através do jornal Granma. Para quem gosta de tiranias implacáveis, é um prato cheio.
A alternativa, Vladimir, é muito pior: a versão oficial, que só é boa para quem está no governo. Embora se possa discordar, eu acho a nossa imprensa bastante plural, basta ver os articulistas deste jornal que estamos lendo.
Ufa. Ainda bem que é só uma hipótese.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Demétrio Magnoli > Farofa, Ustra e Marighella Voltar
Comente este texto