Ilustríssima > Quem deu o golpe, e contra quem? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Os patos da f i e s p não tem um argumento contra. Só sabem falar "vão perder a boquinha", "vai ficar desempregado", etc. Quanta gente estúpida tem este paÃs.
Tadinho ... parou de estudar História em 1917 e por isso não consegue entender as consequências reais de seu modelo idealizado. Essa patologia, no futuro, será objeto de muita compaixão e, principalmente de perplexidade, por contagiar justamente os que deveriam fazer da interpretação da História um processo crÃtico honesto.
Sou aposentado, tenho tempo para ler idioti.ces. A propósito, ... "dedicado A escrever...", não "dedicado EM escrever...". Aprenda português primeiro.
Golpe contra as boquinhas e boconas
Entendo! Quem tem boquinha ou bocona deve lutar até o fim.
São os maus contra os bons.MAUS: elite do dinheiro, elite intelectual, imprensa, meios de comunicação e redes de TV, Forças Armadas, sistema jurÃdico, Ministério Público, complexo policial, FHC, escravocratas, rentistas, empresários industriais e agrÃcolas, classe média, povo nas ruas e pobres contra o governo. BONS: petistas, funcionários públicos, pessoas em cargos comissionados, sindicalistas, MST, UNE, empresários favorecidos por licitações superfaturadas e que recebem empréstimos do BNDES
Sintetizou com perfeição.
A sociologia é em sÃntese uma ciência engajada. Paradoxo: ou é ciência ou é engajada. A esquerda brasileira envelheceu. O tempo passou na janela, só a esquerda não viu. Se esquerda é renovação, vanguarda e procura da utopia, vê-la fossilizada é um espetáculo lamentável. O instrumento para seu estudo é a arqueologia. Os argumentos são os mesmos de 90 anos atrás. As elites e o capitalismo não querem o desenvolvimento. Como se não fosse o desenvolvimento a maior causa de lucro capitalista. PÃfio.
O PT foi criado por intelectuais ressentidos contra o capitalismo. Mas, por que esses intelectuais e certos artistas têm ressentimento contra o capitalismo? Porque eles se acham a elite pensante e acham que os empresários são toscos, seres inferiores, que só sabem ganhar dinheiro e nunca ouviram falar de ciclos econômicos, mais valia. Intelectuais de esquerda se julgam os sábios que deveriam mandar nesses empresários burgueses ou eliminá-los e substitui-los por burocratas. São nazifascistas.
Nunca li tanta baboseira reunida.
O PT é um partido reacionário a serviço de um sindicalismo corrupto e pelego aliado ao corporativismo do funcionalismo público e com a face populista e assistencialista da oligarquia do atraso do atraso: Sarney, Collor, Renan, Barbalho, Newton Cardoso, Maluf, Cunha ( só rompeu com o PT há um ano ). Estabeleceu uma quadrilha junto com empresários, onde dinheiro do povo via Estatais e BNDES criava superfaturamento e o dinheiro voltava para os companheiros via pixulecos, sÃtios e pedalinhos.
O grande golpe é o sistema presidencialista que optamos. Votamos para um ditador por tempo determinado, 4 ou 8 anos. Tempo suficiente para aparelhar o estado. O eleito nao pode ser avaliado pela sua eficiencia, por pior que seja. Mesmo que nao tenha 1/3 de votos na câmara a seu favor para evitar a iniciação do seu impedimento. Fica lá. E o paÃs parado, enquanto o desemprego sobe geometricamente!
A leitora RenataSP é exatamente quem este jorna.l pretende ter como assinante Totalmente aliena.da. E manipula.vel Parabéns, mantenha sua assinatura.ra
Se realmente me considerasse uma alienada, não teria dedicado seu tempo em escrever algo para me criticar. É muita importância dada a uma alienada não acha? Obrigada pela importância dada ao que escrevo.
Futuro ex-presidente do ipea Vai perder a boquinha A que ponto chegamos , ter um desqualifica.do destes como presidente de um instituto de renome
Respeito o Dr. Jesse, mas infelizmente ele repete junto com a Dra. Chauà um preconceito piegas contra a "classe média" que na opinião deles é desinformada, idiotizada e, por isto, facilmente manipulada pela "elite", por intermédio da imprensa. O problema dessa ideia é achar que todos somos "Homer Simpson" e somos incapazes de pensar e tomar decisões por conta própria. Esse preconceito macula a história desses professores.
Alexis, entendo o que diz, mas, no geral, eles estão errados?
Só mesmo a FSP para dar voz a esse tipo de viés pseudo histórico e filosófico. Perda de tempo.
É funcionário do governo, está a serviço da máquina.
Há o mérito de ter reduzido os juros e criado bolsa famÃlia, minha casa / minha vida, mais médicos etc. Contudo elevou os juros a partir de 2013 e criou déficit nominal de R$614bi. Causou até agora R$1,7tri de prejuÃzos econômicos, desemprego e perdas de vidas. LÃder é responsável. Querer desviar a atenção para as "elites", que não estão no comando do paÃs, é sinal de irresponsabilidade.
Uma verdadeira aula de História da elite do Brasil muito bem integrada ao presente. Infelizmente, é essa a situação em que nos encontramos.
Texto de altÃssimo nÃvel, brilhante, que justifica o valor que pago para ser assinante deste jornal. Jessé Souza nos brindou com uma aula magna sobre a história da polÃtica brasileira em um único texto. Putz, me alegrou demais neste domingo. Obrigada!
Quem escreveu essa baboseira é ma caco e não entende de números. A elite nunca ficou tão rica como agora. A desigualdade de rendimentos está mais alta do que na década de 80. Por que o ma caco não comenta os 1,85 milhões de desempregados de janeiro de 2014 até agora ? Maior número desde 1992 quando se iniciou os estudos.
Quem está sendo golpeada é a sociedade que viu seus partidos se transformarem em qua dri lhas e os governantes em epÃgonos de Al Capone,Lucky Luciano e outros.Temos que mudar a forma d escolher nossos representantes de modo que os ban di dos fiquem só nas suas quadr ilhas de origem e fora da vida pública.
Como sempre, só asneiras, baboseiras delÃrios, fantasias e manipulações baratas. Esse aà não conseguiu sair da década de 60 do século passado, é uma espécie de prisioneiro do tempo e das próprias fantasias ideológicas. Está na hora de a Fo lha escolher melhor os textos para a IlustrÃssima.
Quem você sugeriria?
E você mais um candidato a campeão dos boç ais e energú menos lambedores de botas do pete.
perfeito; nada acrescentar,é tudo o que penso..Parabéns.Sinto vergonha de quase todos juizes , midia, capital financeiro,e politicos.
Esse aà está defendendo a boquinha gorda que tem.
O texto incomoda pois põe o dedo na ferida, nos desvios de caráter, na hipocrisia...
A Esquerda andava dormente, mas já acordou.
Caro professor, o seu texto é exemplar. É uma aula de altÃssimo nÃvel acerca da situação do Brasil. E uma prova disso são os inúmeros posts agressivos que já estão surgindo aqui na página de comentários. É, verdadeiramente, um texto irretocável. Vou copiá-lo e guardar para ler vez em quando e mostrar a outras pessoas. Parabéns. Não sei se a c.sura do jor vai deixar passar.
Essa classe média, a serviço de uma elite de ganho rápido, de que fala Jessé, não é argumentativa e apta ao debate, isso é, não tem argumentos e apela para o fascismo. Agride e insulta. Assim fica isolada do contexto democrático. Chico Buarque, José de Abreu, LetÃcia Sabatella e inúmeros professores do ensino médio em cidades do interior assediados por serem comunistas. Nunca pensei que fosse ser coagida por minhas ideias. Sair de camisa vermelha, ler carta capital, ser de esquerda...
Já pode rir?
vai rir de nervoso
informar imparcialmente. Recuso-me, por exemplo, à explicar a este senhor as distorções básicas entre os conceitos de classe média e burguesia, visto que ele, claramente, e apesar de notória formação, atropela covardemente as associações históricas. Seletividade é abordar corrupção à despeito da institucionalização promovida pela 'frente social moderna', liderada por um senhor de grandes e generosos amigos, e que tenta impor nova roupagem à fracassada tentativa de frear o desenvolvimentismo.
Não esconde que é um texto "chapa branca".
Não da para ler artigo que trata classe média como burguesia e depois apresenta oligarcas que foram escolhidos pelo pete como campeões . Oligarcas não são classe média . Professor não aprender com alemães que comunismo não funciona ? Alemanha perder duas guerras e ser capitalista , mas com justiça social melhor que paÃses AL e Ãfrica . grande classe média .que aprender na Alemanha ? Presto ter parte famÃlia lá .Conhecer polÃticos CDU . Então escreva por que la dar certo ? Não vale educação .
...sobre as cooptações generalizadas, nada.
Dizer que tinha gente incomodada porque classes mais pobres estavam acessando e frequentando shopings e aeroportos, é a mesma colocação usada recentemente para defender Dilma, que bobagem.
Não é bobagem, é a mais pura verdade. Só q inconfessada. O colunista tem razão! Alguém q vive noundo real sabe disso! A única falha da coluna foi não dizerq pobre, quando acha subiu pra elite faz pior q os ricos de berço!
Tudo que é bom, a defesa do bem estar, das minorias, mobilização; só a "esquerda" pode e sabe fazer. Ideologia arrogante! Pensamento ordinário. Tudo que a esquerda fez, diz que fez, em oito anos, virou pó nesses últimos seis. Imprensa, classe média, o quê!!! Seu melhor papel é oposição. Nunca mais serão presidentes de nada. Vai tarde.
Facil culpar a classe media pelo ''golpe'' e dizer que a esquerda é a salvação do pais. Culpar quem paga os impostos, movimenta a economia do pais e gera o dinheiro que paga o assistencialismo do governo. Programas de inclusão social tem de existir e tornar os mais necessitados cidadãos de verdade.O que não da mais é para ler tanta besteira, tanto fanatismo por um sistema comprovadamente falido e que se continuar vai levar o pais de volta ao terceiro mundo.
Mais um ptistøide que vai perder a boquinha.
Dilma errou muito ao mexer em alguns direitos trabalhistas e previdenciarios no inÃcio do segundo mandado. Perdeu grande parte de sua base de sustenção popular, que são os trabalhadores pobres. Também deveria ter alterado a faixa de isenção do imposto de renda para agradar os trabalhadores mais bem remunerados e aumentado na faixa de cima da pirâmide. Tentou agradar a dois reis e se deu mal. No entanto, o povao, ainda que insatisfeito, sabe que a vida melhorou demais para eles.
Excelente texto. Acho que os interesses dos servidores públicos de alta patente irão colidir com os interesses dos empresários e banqueiros em um eventual governo Teeemerr. O novo governo terá que criar a idade mÃnima para aposentadorias e também mexer na estabilidade. Aà irão gritar "eu era feliz e não sabia".
Estou esperando as OABs de todo o paÃs e os Ministérios Públicos Estaduais e o Federal entrando com pedidos de impedimento dos governadores que fizeram pedaladas e decretos orçamentários indevidos no ano passado. Estou aguardando para ver se haverá dois pesos e duas medidas.
É, o que Dilma fez não há equivalência nos governos estaduais e municipais.
O que a Dilma fez foi fraude orçamentária para maquiar o desastre das contas públicas que seu governo produziu e poder dizer na campanha eleitoral que estava tudo bem na economia; e assim que recebeu a notÃcia da vitória dizer que era mentirinha e teria que fazer um severo ajuste fiscal. Crime de responsabilidade, impeachment já!
No caso da Dil ma, os bancos públicos financiaram o governo. Isso não aconteceu nos estados
Vai depender do tamanho das pedaladas praticadas por esses governadores. No caso de Dilma, as pedaladas foram de tal proporção que deixaram de ser um expediente contábil e se transformaram numa manipulação grosseira do orçamento, verdadeira fraude. Será que os governadores têm crime nessa mesma dimensão?
Não vai terq aguardar muito, não! Até aquela figura nedonha do solidariedade já pediu anistia do amigo tenebroso q dirigiu a sessão circense do domingo. Dois pesos e duas medidas é o procedimento padrão dessa casta aqui referida!
Cara, aqui ninguém tem medo de punição, não. Porque aqui não idolatramos ninguém. Aqui não tem nenhum santo lula. Que se processe, destitua e prenda qualquer governante de qualquer partido. Aqui não se faz concessão a ninguém. Em paÃs que pretende ter alguma importância, ninguém está acima da lei. Nem o paizão da nação.
Então, já de cara, não é a mesma situação, entendeu. É muitÃssimo comum os tribunais de contas aprovarem as contas com ressalvas. Isso existe desde que o mundo é mundo. Ou os órgãos julgadores podem apontar que houve um ato que infringiu a lei, mas que não é suficientemente grave a ponto de provocar um impeachment, pois a natureza difere do ato praticado por Dil ma, esse sim extremante grave. Acho que ficou claro, não?
Caro Wa ner, se praticaram crime contra a lei de responsabilidade fiscal, evidentemente devem ser punidos. Contudo, vale ressaltar que o aspecto mais grave praticado por dil ma infringe o art. 36 da referida Lei: "É proibida a operação de crédito entre uma instituição financeira estatal e o ente da Federação que a controle, na qualidade de beneficiário do empréstimo". Ora, para isso, é necessário que a entidade controle um banco estatal, e isso só ocorre no nÃvel federal.
Waner, leio os seus comentários e vejo que estamos na mesma trincheira, mas se formos nos orientar pelo artigo do Jessé, estas medidas não serão tomadas e a "elite perversa" que ele se refere vai voltar a ter lucros exorbitantes, os pobres vão emprobecer no bojo de um ajuste neo-liberal fortÃssimo e não sei mais o que está por vir, nada de bom, te asseguro!
Dizem que não é golpe e justificam falando sobre forma, mas o golpe está na falta de essência, no argumento indevido, na falta do crime de responsabilidade... na falta de uma razão legalmente prevista para o impedimento, que seja forte, aliás teria que ser fortÃssima, pois vai conttra a vontade do povo expressa nas urnas. É golpe sim!
MI MI MI MI
Simplesmente ridÃculo esse texto. E não cheguei nem na metade.
Idiotizante. A visao conspiratoria da esquerda falida . Perder a boquinha e dificil Jesse. Mas falta pouco .
E não conseguem aceitar também que foram rejeitados pelo povo, que que a administração foi um desastre completo, especialmente para os mais pobres.
Impressionante a falta de conhecimento da realidade ora vivenciada no Brasil. Aqui vai um conselho sincero vá trabalhar! Esqueça esses pensamentos pixotescos. Compreenda que comunismo fez um mal terrÃvel a humanidade e que não deu certo em lugar nenhum do mundo. Funciona sim! As instituições e o respeito à Constituição neste Brasil sofrido, por anos de comando imcopetetente do PT. Salve a classe média e a democracia e você, meu amigo se mude pra Cuba ou Venezue aqui pertinho.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ilustríssima > Quem deu o golpe, e contra quem? Voltar
Comente este texto